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Como identificar a causa de uma tela azul?


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Olá,

 

Recentemente fiz upgrade do meu pc (placa-mãe, ram, processador),  começou a dar tela azul de vez em quando. (Eu pedi para uma loja de informática montar as peças, na época não falei nada porque dava uma vez ou outra, achei que poderia "passar" os sintomas...)

 

O problema é que cada vez que dá, mostra um erro diferente. Então não sei como descobrir qual o problema. Eu consigo usar o pc normalmente, essa tela azul deve dar na média, 1 ou 2 vezes ao dia.

 

Obrigado.

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@StrukMaster    Olá ,  realmente assim não é nada bom , se desse essa tela azuL  uma vez ao ano aí você até poderia deixar por isso mesmo , mas  2 por dia não  né !  ,  tenho visto essa tela muitas vezes com erro de memória , mas também pode ser erro na bios , que talvez precisa ser atualizada .    Qual o modelo da placa-mãe  e processador e fonte ?  atuais .

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@StrukMaster O mais comum é ser problema na fonte, memória ou HD. Se reaproveitou a fonte genérica da montagem antiga, ela provavelmente é a causa, pois se fez upgrade de processador e placa-mãe então pouco do PC antigo restou para causar o mesmo defeito. Outra coisa importante de observar é que se seu windows foi reaproveitado também ele certamente está problemático, pois quando trocamos placa-mãe é obrigatório reinstalar o windows do zero para não causar conflitos.

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  • Moderador

@StrukMaster Tudo bem jovem?

 

Tela azul é majoritariamente problema físico no computador (hardware), tire fotos das mensagens de erro e coloque-as aqui para podermos analisar. Aproveite e diga qual configuração completa do seu computador, com modelo e fabricante dos componentes, inclusive se puder uma foto do interior do gabinete.

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  • Membro VIP

@GusGraf Na verdade não: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1507170-não-formate-seu-computador-caso-ele-esteja-apresentando-telas-azuis/

 

@StrukMaster

Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

 

  • Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Você faz overclock no seu PC?
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

 

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

LogsCdH.zip

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

É para mover A PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

Te3Ul9U.png

 

3- Abra a pasta e dê um duplo-click no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

 

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

 

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

 

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

 

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, NÃO É PARA SALVAR ARQUIVO POR ARQUIVO!) e anexa-la na sua próxima resposta.

Quando a pasta "LogsColetados" for criada, certifique-se de que existem 6 arquivos e uma pasta dentro dela, como na imagem abaixo. Se não existirem, apague a pasta e execute o script novamente.

4iAvusF.png

 

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

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@GabrielLV

Ok. Eu não vou conseguir realizar o procedimento que pediu agora, mas já vou responder as perguntas porque talvez já ajude a ir adiantando alguma coisa.

 

Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;

-Eu ligo o pc em uma régua de tomadas da Clamper. (ela possui filtro de linha, porém o cabo de internet não passa por essa régua)

 

Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);

-Não.

 

Você faz overclock no seu PC?

-Não

 

Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

-Não uso. Quando comecei a pesquisar sobre esse problema de tela azul eu atualizei todos os drivers. Mas o procedimento que segui para atualizar os drivers era feito pelo próprio windows, não precisei baixar nenhum programa externo.

 

Hoje deu uma vez tela azul, e o erro reportado foi: paged fault in non paged area

 

Configs do meu pc: 

 

Placa-Mãe ASRock B450M Steel Legend, AMD AM4, mATX, DDR4 -

Memória Husky RGB, 8GB, 3200Mhz, DDR4, CL16, Preto 

HD Toshiba P300, 1TB, 3.5´, SATA - 

Processador AMD Ryzen 5 3400G Cache 4MB 3.7GHz (4.2GHz Max Turbo) 

FONTE PICHAU GAMING NIDUS 500W

Vídeo: VGA PowerColor Radeon HD7950 3072MB (3GB) DDR5 PCI-Express

SSD Hyperx  128 gb

 

*Itens em Negrito são os itens novos colocados no último upgrade.

 

Assim que possível irei realizar o procedimento que pediu e posto aqui.

 

14 horas atrás, WOZ Dods disse:

@StrukMaster O mais comum é ser problema na fonte, memória ou HD. Se reaproveitou a fonte genérica da montagem antiga, ela provavelmente é a causa, pois se fez upgrade de processador e placa-mãe então pouco do PC antigo restou para causar o mesmo defeito. Outra coisa importante de observar é que se seu windows foi reaproveitado também ele certamente está problemático, pois quando trocamos placa-mãe é obrigatório reinstalar o windows do zero para não causar conflitos.

Sim, o windows foi reaproveitado pois estava no SSD que eu não troquei.

 

Obrigado.

 

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@StrukMaster

9 horas atrás, StrukMaster disse:

paged fault in non paged area

Instale o HDTune ou o CrystalDiskInfo, rode o programa, vá na aba Health ou SMART (respectivamente) e verifique a saúde de seu HD. Faça também um teste de superfície para verificar se há setores defeituosos. Esse erro é indicativo de que seu arquivo de paginação está corrompido, indicando então falha no disco ou na memória. Se os testes passarem sem erros, teste sua memória com o memtest86 iniciando ele por um pendrive (o instalador cria o pendrive para você).

9 horas atrás, StrukMaster disse:

-Não uso. Quando comecei a pesquisar sobre esse problema de tela azul eu atualizei todos os drivers. Mas o procedimento que segui para atualizar os drivers era feito pelo próprio windows, não precisei baixar nenhum programa externo.

Como dito anteriormente, é ideal que você baixe os drivers do site do fabricante de sua placa-mãe. O acervo de drivers do windows update é limitado e raramente contém correções expedidas pelos fabricantes. Comumente um driver defeituoso ou conflitante tem correções lançadas posteriormente à fabricação do hardware e essas correções são vitais para manter a estabilidade do sistema.

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14 horas atrás, WOZ Dods disse:

@StrukMaster

Instale o HDTune ou o CrystalDiskInfo, rode o programa, vá na aba Health ou SMART (respectivamente) e verifique a saúde de seu HD. Faça também um teste de superfície para verificar se há setores defeituosos. Esse erro é indicativo de que seu arquivo de paginação está corrompido, indicando então falha no disco ou na memória. Se os testes passarem sem erros, teste sua memória com o memtest86 iniciando ele por um pendrive (o instalador cria o pendrive para você).

Como dito anteriormente, é ideal que você baixe os drivers do site do fabricante de sua placa-mãe. O acervo de drivers do windows update é limitado e raramente contém correções expedidas pelos fabricantes. Comumente um driver defeituoso ou conflitante tem correções lançadas posteriormente à fabricação do hardware e essas correções são vitais para manter a estabilidade do sistema.

Fiz os testes tanto no HD quanto na RAM e nenhuma deles acusou algum tipo de problema.

 

Baixei manualmente todos os drivers da placa-mãe como sugerido.

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  • Membro VIP
Em 05/03/2021 às 08:14, WOZ Dods disse:

Esse erro é indicativo de que seu arquivo de paginação está corrompido, indicando então falha no disco ou na memória.

Nem sempre. "Page Fault in non paged area" é um erro que indica que um determinado recurso do sistema tentou acessar um endereço inválido de memória, sendo que várias coisas podem fazer com que esse erro seja gerado (desde drivers mal programados a defeitos de hardware). Evite ao máximo apontar o culpado de uma tela azul somente pelo stopcode pois problemas diferentes podem gerar o mesmo código (especialmente se o defeito for memória RAM, a qual pode gerar todo o tipo de stopcode diferente).

 

@StrukMaster image.png

 

image.png

 

Os logs estão apontando para o "ene.sys" como provável culpado da tela azul, sendo que eu não faço a menor ideia de que driver seja este pois não existem informações nem nos logs nem no Google...

 

image.png

 

Em 04/03/2021 às 22:36, StrukMaster disse:

Sim, o windows foi reaproveitado pois estava no SSD que eu não troquei.

 

Obrigado.

É sempre recomendado que o Windows seja reinstalado após troça de peças, especialmente de placa-mãe e processador. Talvez isso tenha relação com as telas azuis.

 

image.png

 

1- Vá em Iniciar > Escreva "CMD" > Clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador" > Digite CHKDSK /R e tecle enter, uma mensagem de confirmação irá aparecer, tecle S e tecle enter e reinicie o computador. O procedimento pode demorar algumas horas, seja paciente e não interrompa o processo.

 

2- Vá em Iniciar > Escreva "CMD" > Clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador" > Digite SFC /SCANNOW e tecle enter. O procedimento pode demorar alguns minutos.

 

3- (Faça o procedimento 3 SOMENTE se o procedimento 2 emitir um aviso dizendo que existem erros que não puderam ser corrigidos, do contrário, pule para o procedimento 4).

 

Vá em Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação > Clique em "Reiniciar Agora" para entrar na inicialização avançada.
Vá em "Solução de Problemas" > Opções Avançadas > Prompt de Comando
no Prompt de Comando, digite o comando bcdedit e tecle enter


bNrNBJb.png

 

Localize o item "osdevice" onde informa a partição que o Windows está instalado (na imagem acima, ela está na partição E:), e então utilize o seguinte comando


sfc /scannow /offbootdir=X:\ /offwindir=X:\windows


(atente-se aos espaços antes de cada / e \)


Neste comando substitua X pela letra informada no comando bcdedit.


5- Após executar o passo acima, volte para o Windows na inicialização normal, abra um CMD como administrador e digite o comando:


DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth


(atente-se aos espaços antes de cada / )
 

Se o problema persistir, me envie novos logs do script LogsCdH.

 

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@GabrielLV Nem toda falha de disco significa que o disco possua um defeito. Às vezes uma falha de escrita, um desligamento brusco, um erro adverso pode causar o corrompimento de arquivos de sistema e isso gerar outros erros. Recomendei a verificação da integriade do disco e da memória e, se não apontasse para um problema físico, prosseguisse para a reinstalação do sistema. Discordo veementemente de quem diz que não se deve reinstalar o sistema quando há erros do tipo, pois mesmo que outros métodos possam trazer de volta a estabilidade do sistema, eles não são garantidos em 100% dos casos e comumente demoram mais do que o processo de reinstalação inteiro. Compreendo que hajam outras linhas de pensamento, mas priorizo praticidade e eficiência, especialmente quando tenho uma fila enorme de computadores para reparar e algum deles, ou mais de um, apresenta uma falha indeterminada sem hardware claramente defeituoso. No geral, 20 minutos de tempo de instalação do windows são um bom diagnóstico secundário, especialmente se não há como determinar o que o usuário andou fazendo com o sistema. Já vi casos de usuários que apagaram arquivos de sistema achando que eram vírus (isso na época do XP), de outros que usaram ferramentas externas baixadas na net para supostamente aumentar a velocidade do PC e acabaram danificando o sistema (isso em todas as versões de windows) e também o bom e velho desligamento abrupto durante o uso por falha elétrica que corrompe arquivos por vezes cruciais. Em todos os casos, se não há falha de hardware a formatação é rápida, simples e soluciona o problema.

Nota, da hora que esse post foi criado até agora o sistema do usuário já teria sido reinstalado incontáveis vezes e ele já teria certeza de que o sistema está saudável ou não.

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  • Membro VIP
58 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@GabrielLV Nem toda falha de disco significa que o disco possua um defeito. Às vezes uma falha de escrita, um desligamento brusco, um erro adverso pode causar o corrompimento de arquivos de sistema e isso gerar outros erros.

Não contestei isso em nenhum momento...

 

59 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Discordo veementemente de quem diz que não se deve reinstalar o sistema quando há erros do tipo, pois mesmo que outros métodos possam trazer de volta a estabilidade do sistema, eles não são garantidos em 100% dos casos e comumente demoram mais do que o processo de reinstalação inteiro.

Isso em nenhum momento foi mencionado neste tópico mas ok. O que eu recomendo é que deixe a reinstalação do sistema para último caso pois o primeiro passo é verificar os logs para ter certeza de que a falha não é de hardware. Se for, a reinstalação irá piorar a situação dependendo do caso (como impedir o acesso ao Windows) e por se tratar de auxilio online (via fórum), o usuário provavelmente não irá ter meios de realizar o diagnóstico fora do Sistema Operacional (trocar peças, DVDs/pendrive com programas tipo Hirensboot, etc.) caso ele não consiga acessar mais o Windows por ter tentado reinstala-lo e a falha fosse de hardware.

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Compreendo que hajam outras linhas de pensamento, mas priorizo praticidade e eficiência, especialmente quando tenho uma fila enorme de computadores para reparar e algum deles, ou mais de um, apresenta uma falha indeterminada sem hardware claramente defeituoso.

Estamos em um fórum, não em uma assistência técnica presencial (sendo que se fosse, o que foi mencionado por você faz todo o sentido, mas não é o caso aqui).

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

No geral, 20 minutos de tempo de instalação do windows são um bom diagnóstico secundário, especialmente se não há como determinar o que o usuário andou fazendo com o sistema.

É exatamente por isso que eu sempre solicito logs 👍

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Já vi casos de usuários que apagaram arquivos de sistema achando que eram vírus (isso na época do XP), de outros que usaram ferramentas externas baixadas na net para supostamente aumentar a velocidade do PC e acabaram danificando o sistema (isso em todas as versões de windows) e também o bom e velho desligamento abrupto durante o uso por falha elétrica que corrompe arquivos por vezes cruciais. Em todos os casos, se não há falha de hardware a formatação é rápida, simples e soluciona o problema.

Nota, da hora que esse post foi criado até agora o sistema do usuário já teria sido reinstalado incontáveis vezes e ele já teria certeza de que o sistema está saudável ou não.

Nada disso é o que está em pauta aqui amigo, o que eu disse foi somente para não apontar o possível culpado de uma tela azul apenas pelo stopcode pois erros diferentes podem gerar o mesmo código. Eu não disse nada além disso... Mas ok, obrigado pelas informações.

 

PS: 

4 horas atrás, GabrielLV disse:

É sempre recomendado que o Windows seja reinstalado após troça de peças, especialmente de placa-mãe e processador. Talvez isso tenha relação com as telas azuis.

.

 

@StrukMaster No aguardo de resultados 👍

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Apenas para acrescentar informações.

 

Deu uma tela azul com erro de: Cache Manager

 

Reiniciei, deu uma mensagem sobre os arquivos: \windows\system32\drivers\iaStorAV.sys e \windows\system32\config\system

 

Reiniciei novamente deu nova tela azul: Unexpected Kernel Mode Trap

 

Reiniciei deu umas mensagens sobre reparar o windows e depois abriu o pc normal.

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  • Membro VIP

@StrukMaster É o 5 mesmo (dism), esqueci de mudar a numeração.

 

Em 06/03/2021 às 11:10, GabrielLV disse:

4- Após executar o passo acima, volte para o Windows na inicialização normal, abra um CMD como administrador e digite o comando:


DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth


(atente-se aos espaços antes de cada / )
 

Se o problema persistir, me envie novos logs do script LogsCdH.

 

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  • Membro VIP

@StrukMaster image.png

 

Novamente apontando para o ene.sys. Após uma outra pesquisada no Google, o que descobri é que este driver provavelmente é parte do anticheat utilizado no jogo CS:GO. Recomendo que desinstale o jogo e instale-o novamente.

 

image.png

 

Desinstale os programas ativadores que você utilizou no seu PC pois a imensa maioria deles é responsável por gerar diversos erros no Windows. Após a remoção, utilize novamente os comandos sfc /scannow e dism /online /cleanup-image /restorehealth, além de criar um tópico na área de remoção de malware:

https://www.clubedohardware.com.br/forum/89-remoção-de-malware/

 

Ou, caso queira (após ter feito os devidos testes com os procedimentos que recomendei acima para se certificar de que os problemas pararam), reinstale o sistema operacional.

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  • Membro VIP
5 horas atrás, StrukMaster disse:

Não entendi a parte de criar um tópico na área de remoção de malware.

Você usou um ativador que simplesmente destrói o Windows, eu recomendo mesmo é reinstalar o Sistema Operacional, pois remover o ativador não reverterá os danos causados pelo mesmo.

 

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  • Membro VIP
9 minutos atrás, StrukMaster disse:

Não fui eu que usei esse programa. Foi o pessoal da loja de informática.

 

Ok. Mas sugiro que reinstale o SO para remover o ativador e veja se o problema é resolvido. Aliás, sugiro também não voltar nesta loja, pois pirataria é crime.

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O que esse programa faz? Ele gera uma key como se eu tivesse comprado o windows?

 

Eu sei que tem de monte desses vídeos tutoriais no youtube(tem um monte de porcaria tb), alguém tem conhecimento de algum BOM vídeo/canal para recomendar para reinstalação do sistema operacional sem perder os arquivos?  

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  • Membro VIP
22 minutos atrás, StrukMaster disse:

O que esse programa faz? Ele gera uma key como se eu tivesse comprado o windows?

 

Se quiser mais informações sobre ativadores: https://www.youtube.com/watch?v=esu55Q74NU0

Enfim, não irei me alongar muito nisso, pois é proibido aqui.

24 minutos atrás, StrukMaster disse:

reinstalação do sistema operacional sem perder os arquivos?  

Você pode criar uma partição de disco indo no próprio Gerenciador de Disco no Windows e copiar suas pastas de documentos, vídeos, músicas, imagens e downloads para lá (aliás é fundamental ter outra partição e JAMAIS salvar arquivos importantes na partição em que está o Sistema Operacional). Você também pode copiar seus arquivos para um HDD externo ou algum serviço na nuvem também.

 

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