Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alternativa para ferro de solda


Gatomor

Posts recomendados

então gente, tenho que fazer uma ligação dos fios de uma celula de carga em um amplificador 
o problema é, por mais q eu tenha feito curso de eletronica, eu tenho pirofobia, que consiste no medo ( pavor eu diria) de fogo e altas temperaturas, o que inclui o ferro de solda que ironicamente é o que eu preciso
então, alguem sabe um jeito de fazer essa ligação sem precisar passar por isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Vitor Cesar Torres disse:

Você pode usar um kit de solda a frio.

poderia me explicar um pouco mais sobre? seria isso massa epoxi? porque todo turial q eu acho na internet sobre isso, fala sobre massa epoxi e ou os caras estão mexendo com peça de carro kkkkkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Gatomor disse:

poderia me explicar um pouco mais sobre? seria isso massa epoxi? porque todo turial q eu acho na internet sobre isso, fala sobre massa epoxi e ou os caras estão mexendo com peça de carro kkkkkk

 

Eu não entendo muito sobre o assunto e decidi dar uma pesquisada e achei esse vídeo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

4 horas atrás, .if disse:

2 comentários óbvios:

Eletronica definitivamente não é seu ramo e emende os fios.

Bom dia
é. eu creio que n seja bem assim que a banda toca, primeiro porque eu ja faço faculdade disso ( e eu sinceramente acredito que a eletrônica  não se resuma a derreter estanho numa plaquinha )
meu unico impecilho é justamente a parte do ferro de solda e dizer que " eletrônica DEFINITIVAMENTE  não é pra mim" tem um tom de arrogancia um tanto quanto desnecessario, segundo que o objetivo é uma ligação enrtre uma célula de carga em um HX711, ou seja, não existe fio maneira de " emendar fio"  ( até porque se tivesse como, eu não tinha nem vindo aqui) então eu recomenda que se você não tem nada util a dizer, não diga 👍
inclusive, aproveitando sua colocação ainda quero adicionar mais uma coisa, vi em um outro forum um post sobre usar ao invés de ferro de solda, esmalte incolor com grafite em pó, mas no ppróprio post diz que cria uma certa resistencia, então n queria tentar sem ter certeza de que realmente daria certo pro meu caso porque seria uma tentativa unica, imaginei que se o cara criou isso alguém poderia pensar em algo semelhante ou talvez pelo menos confirmar que é efetivo, mas, tudo bem 
link do post em questão

2 minutos atrás, Ricardov disse:

Ou use conectores.

se refere a jumpers?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
30 minutos atrás, Gatomor disse:

DEFINITIVAMENTE  não é pra mim" tem um tom de arrogancia um tanto quanto desnecessario

Perdão amigo mas foi apenas ponto de vista. Um engenheiro eletrônico com pirofobia por soldador é como um alpinista com acrofobia: não há como subir na montanha. Melhor escolher ser mergulhador... ambos tem seu valor.

 

20 minutos atrás, Gatomor disse:

primeiro porque eu ja faço faculdade disso ( e eu sinceramente acredito que a eletrônica  não se resuma a derreter estanho numa plaquinha )

Sinto informar que vai ter alguma dificuldade em se encaixar numa das "minhas" empresas daqui de fora. Os "calos" são importantes. Mas se conseguir colocação, que bom pra você. Com sorte vai manter as mãos macias e ficar o resto da vida sentado em frente a um computador fazendo altos projetos eletrônicos e com muitos colaboradores à disposição pra pegar no pesado pra você. Dica: use e abuse de estagiários 😁.

De novo.. apenas . de vista prático ok?

 

Além do sindal do amigo @Ricardov você pode tentar também garrinhas jacaré. Tem até umas garras minúsculas parecidas com a da ponteira do osciloscópio... qualquer hora acho imagens dela pra você...🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use resina epoxi. @.if não é arrogante. Expressou um ponto de vista. 

1 hora atrás, Gatomor disse:

acredito que a eletrônica  não se resuma a derreter estanho numa plaquinha

Não, mas é a parte mais importante. Se não for trabalhar numa indústria onde máquinas especiais e caríssimas fazem soldas ou pessoas que fazem isso para você, concordo que eletrônica não é para você. Sou mecânico de refrigeracao e eletricista. Comparando, ter ailurofobia ou medo de fios e cabos (nem achei o nome dessa fobia) inviabiliza completamente o exercício da profissão. 

 

https://www.3m.com.br/3M/pt_BR/3m-do-brasil/todos-os-produtos-3m-do-brasil/~/Resina-3M-Scotchcast-4/?N=5002385+8711017+3292129956&rt=rud

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sabe o cúmulo da acrofobia? Sempre andar descalço 😁... ok.. fraquinha mas inventei isso agora 🤪

 

O amigo @Gatomor tem razão quando disse que não somei muito e desrespeitei seu medo. Perdão de novo. Pra tentar me redimir, peço-lhe que publique fotos dos pontos que quer unir pra que eventualmente lhe haja mais luz. Por enquanto, como prometi, posso lhe sugerir uma garra de testes algo como...

Grampo-universal-da-garra-do-teste-do-ci


Ah e não desolculte ...

Spoiler


148x270-00001.jpg Bem que avisei!!😁. Rlx irmão... a vida é curta... curta a vida! 🙂

 

 

  • Curtir 1
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é que a melhor forma de unir metais, afastando a presença nefasta do "Osmar", é fundir um ao outro, e essa fusão geralmente se dá através do calor.

 

Mas fiquei pensando... será que há um meio químico de fazer essa fusão? Imaginei uma gota de um líquido que corroesse os metais colocados em contato um com o outro mas que interrompesse essa corrosão na presença de um outro líquido. Encostaria um metal no outro, punha uma gota do líquido A e, depois de alguns segundos? minutos? punha uma gota do líquido B em cima e pronto! A corrosão seria interrompida. Aí era só limpar tudo com, sei lá... álcool isopropílico e tava soldado. Coisas alcalinas interrompem a reação entre um ácido e um metal...

 

Outra forma de unir, não tão eficiente quanto a fusão, é juntar e colar. Por exemplo, enrolar o rabicho de um transistor no de um resistor e derramar uma gota de cola (araldite? superbonder?) no nó. Ou prender esse nó com massa epóxi, com silicone... algo isolante.

 

Por último - por enquanto, que a cabeça não para de pensar - um amálgama de metais que fosse mole ou até líquido e que, em contato com o ar ou com uma terceira substância, endurecesse. Unir-se-ia os dois metais - rabichos ou terminais de componentes - e, por cima, um pouco desse amálgama. Quando eu era menino, o dentista preenchia cáries com uma mistura fria de, se não me engano, prata, mercúrio e óleo de cravo. Depois de meia hora já dava prá mastigar em cima desse dente que esse amálgama ficava bem duro. No caso, não precisaria do cravo, rs...

 

Acho que se estudar dá para encontrar uma solução.

 

 

1 hora atrás, Mega Blaster disse:

ailurofobia

rs...

---

 

Ops! Lembrei de um detalhe: se o amálgama que preenchia cárie fosse feita de um jeito ou de outro - precisaria dar uma estudada para saber qual - o dente sintonizava sinal de rádio e a gente ouvia música, locução pela boca, hehe... Principalmente quando passava perto da antena da emissora.

 

Mais uma vez, precisaria dar uma estudada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalhar com eletrônica sem ferro de solda considero estranho. Mesmo com faculdade eu nunca conheci um engenheiro civil que tivesse mãos macias. Não sou psicólogo para falar de fobias mas recomendo procurar ajuda enquanto ainda está no banco escolar. Nas ruas isso será uma barreira terrível. Tentar contornar o problema como está fazendo agora não é uma boa ideia.

Boa sorte.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Ricardov disse:

A colega if não é arrogante.

ele pode até não ser, não preciso entrar nesse merito, mas a frase teve sim tom de arrogância, mas isso é claro " é só a minha humilde opinião"

 

15 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

nunca conheci um engenheiro civil que tivesse mãos macias.

eu entendo que sim, mas penso que calos tem que ser consequencia, e não objetivo ( isso considerando que calos são, realmente calos, e não uma maneira de se referir ao nivel de experiencia pratica ) e dizer que não contrataria  engenheiro civil de mãos macias ( sim, eu entendo que a frase não foi essa, mas, imaginemos que sim a titulo de comparação)  é a mesma coisa que dizer, ao pé da letra, que não contrataria um programador sem L.E.R ou algum problema de visão por usar muito o computador porque ele também não teria os "calos" da profissão dele, acho que tem maneiras bem mais eficientes de se avaliar um profissional ( até porque, nem só de teoria vive o homem, então, porque só de pratica viveria também? equilibrio é tudo, não?), mas isso continua sendo só minha opinião 

22 horas atrás, .if disse:

Sinto informar que vai ter alguma dificuldade em se encaixar numa das "minhas" empresas daqui de fora. Os "calos" são importantes.

 

 

e complementando o que eu disse acima, eu não sei o que você quis dizer com "aqui de fora" mas... bom,  se isso quer dizer empresas estrangeiras, a ironia dessa frase é comica ( mas claro, não é falar da minha carreira, o objetivo desse topico)

23 horas atrás, .if disse:

 Mas se conseguir colocação, que bom pra você. Com sorte vai manter as mãos macias e ficar o resto da vida sentado em frente a um computador fazendo altos projetos eletrônicos e com muitos colaboradores à disposição pra pegar no pesado pra você. Dica: use e abuse de estagiários 😁.

De novo.. apenas . de vista prático ok?

evitar " pegar no pesado" e "manter as mãos macias, ficando a vida toda na frente do computador" não é nem de longe o objetivo, porém, não é crime nenhum também, correto?  penso que o importante é ser eficiente e eficaz, naquilo que faz, seja lá o que for, até porque, qualquer trabalho honesto, é digno, certo?

21 horas atrás, .if disse:

peço-lhe que publique fotos dos pontos que quer unir pra que eventualmente lhe haja mais luz. Por enquanto, como prometi, posso lhe sugerir uma garra de testes algo como...

Grampo-universal-da-garra-do-teste-do-ci


Ah e não desolculte ...

  Mostrar conteúdo oculto

 

148x270-00001.jpg Bem que avisei!!😁. Rlx irmão... a vida é curta... curta a vida! 🙂

 

 

essa tirada foi excelente, adorei a piada 
mas, voltando ao topico, seria tipo... 
 

Spoiler

1097116837_WhatsAppImage2021-03-17at23_59_09.thumb.jpeg.eb6267846ad3e4ffcc3aa262a67d5489.jpeg

ligar um fio desse tipo ( a imagem está com bastante zoom, o fio é muito mais fino do que aparenta )

Spoiler

1628983563_WhatsAppImage2021-03-17at23_59_21.thumb.jpeg.3d32c3beb43ea923418620004d69fb47.jpeg

em um conector? ( não lembro como chamam isso aqui) desse tipo e ligar os dois a este sensor 
 

Spoiler

image.png.ab692dd9b5a5944409193d8e9fe64816.png

 

nesse caso não sei bem se a resina époxi citada mais cedo adiantaria, mas não custa tentar

uma outra coisa que eu gostaria de acrescentar como duvida, essas ponteiras de ferro de solda que vendem a parte, no encaixe, elas são tamanho padrão, e só mudam o tipo de ponta, ou cada tipo ( marca) de ferro de solda tem seu proprio tamanho de encaixe? ainda que com receio gostaria de fazer um teste, mas pra componente eletrônico, seria ridiculo usar o ferro de solda com a ponta do tamanho que possuo no momento
 @rmlazzari58 acho que você esta no caminho certo da linha raciocinio, seria bem mais eficiente assim do que com ferro ( penso eu )

@Mega Blasteragradeço vossa contribuição, estarei analisando a maneira mais adequada 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gatomor o fio no pino é barbada, não precisa soldar. Tem uma ferramenta usada em telefonia que você descasca o fio, introduz num orifício lateral e coloca no pino. No centro também é furado. Ao girar, vai ficando enrolado e bem apertado. Já os pinos na placa só soldando. 

 

https://www.cofermeta.com.br/ferramentas-manuais/chaves/chave-enroladeira-e-desenroladeira-para-fios-de-telefone-mtb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Gatomor disse:

eu entendo que sim, mas penso que calos tem que ser consequencia, e não objetivo ( isso considerando que calos são, realmente calos, e não uma maneira de se referir ao nivel de experiencia pratica ) e dizer que não contrataria  engenheiro civil de mãos macias ( sim, eu entendo que a frase não foi essa, mas, imaginemos que sim a titulo de comparação)  é a mesma coisa que dizer, ao pé da letra, que não contrataria um programador sem L.E.R ou algum problema de visão por usar muito o computador porque ele também não teria os "calos" da profissão dele, acho que tem maneiras bem mais eficientes de se avaliar um profissional ( até porque, nem só de teoria vive o homem, então, porque só de pratica viveria também? equilibrio é tudo, não?), mas isso continua sendo só minha opinião 

Lindo discurso, narrativa bem desenvolvida. Se aquele que te entrevistar aceitar isso tudo bem.

Insisto na busca de ajuda para eliminação do problema mas a vida é sua.

boa sorte.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aqui fora o sistema é bruto - algo como campo de batalha - penso ser um baita desperdício de talento (além de extremamente tedioso) um engenheiro eletrônico trabalhar apenas em setor burocrático mas deve ter algum valor. Um caminho do meio seria ser professor onde os valores são mais elevados... mas sua rejeição em entrar num laboratório pode não ser bem vista pela diretoria da escola... então.. a opção é "voltar pra prancheta" ..

De novo.. visão pessoal externa e... de baixo...

 

Enfim...

Após você publicar o .jpg (>1k.txt) me veio a lembrança da técnica wire wrap (que sim, também já usei num passado) que parece até que foi desenvolvida especialmente este seu momento...

 

Insert_Wire_Wrap_Tool_Header_Post.jpg

https://learn.sparkfun.com/tutorials/working-with-wire/how-to-use-a-wire-wrap-tool

 

Computerplatine_Wire-wrap_backplane_deta

 

Uma opção quiçá não totalmente inútil...

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei em conector sindal: www.sindal.com.br . É um conector com parafuso. Mas pode usar terminais isolados de compressão também. Tem que saber a seção (bitola) do fio para escolher o conector correto: ww.intelli.com.br .

 

O wire-wrap também é uma boa opção.

 

Quanto ao ferro de solda, depende do que quer soldar. Em eletronica se usa geralmente ferro de 30 ou 40 W. As ponteiras mais usadas em eletronica são a achatada e a cônica. Depois de praticar um pouco e usando as ferramentas adequadas (suporte para ferro de solda, suporte para soldagem) a possibilidade de se queimar é minima.

suporte.jpg

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A alternativa da resina epoxi é usar poxipol. É bem mais prático, vem em 2 bisnagas pequenas e pode ser de uso geral. Não é aquela massa dura do Durepoxi. Entretanto, não resolve o problema de soldar os pinos na placa. 

Tem incolor. Visite o site e pesquise. 

https://poxipol.com.br/

Tem o Araldite também, mesma linha. 

 

https://www.tekbond.com.br/pt-br/produtos/araldite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!