Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

No esquema anexo aqui embaixo tá mais fácil.

Nele dá prá ver o conector CN700, que tem, no pino 13, o terra, que iria ao negativo de sua plaquinha. O positivo você pegaria do pino 8, onde tem +10v.

Essa plaquinha de bluetooth pode ser alimentada com qualquer tensão acima de 6,5v e abaixo de 12v. Ela consome pouca corrente, no máximo uns 100mA. Mas, por precaução, talvez seja bom, antes de fechar tudo, deixando a plaquinha fora, soldar ou conectar de alguma forma, usar (principalmente o USB) e verificar se o trafo não está esquentando e se as outras funções - CD, rádio, tape deck etc. - não estão prejudicadas.

762883423_gradE6501.pdf

---

Quase esqueci: falando em precaução, antes de usar esses pinos (13 e 8 do CN700), mesmo com o manual dizendo que ali tem 10v, não custa nada verificar se tem mesmo essa tensão.Geralmente o manual está certo mas, sabe como é... o seguro morreu de velho. ;)

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, rmlazzari58 disse:

No esquema anexo aqui embaixo tá mais fácil.

Nele dá prá ver o conector CN700, que tem, no pino 13, o terra, que iria ao negativo de sua plaquinha. O positivo você pegaria do pino 8, onde tem +10v.

Essa plaquinha de bluetooth pode ser alimentada com qualquer tensão acima de 6,5v e abaixo de 12v. Ela consome pouca corrente, no máximo uns 100mA. Mas, por precaução, talvez seja bom, antes de fechar tudo, deixando a plaquinha fora, soldar ou conectar de alguma forma, usar (principalmente o USB) e verificar se o trafo não está esquentando e se as outras funções - CD, rádio, tape deck etc. - não estão prejudicadas.

762883423_gradE6501.pdf

O cd eo tape nao funciona, o cd nao tem nem a bandeja !!!! Foi retirado pelo antigo dono!

E não utilizo

Só para tirá uma dúvida esta placa funciona com 4.92 volts? E que lá diz  de 5 a 14 volts 》》》》》》https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1002531421-placa-p-amplificador-modulo-usb-mp3-bluetooth-aux-12volts-_JM

• Curtir 1
Postado

Fica no limite mas dá para usar os 4,92v, sim. Tem lá no pino 9 do conector CN700 da placa.

Mas se for usar 5v, bem... aí eu não usaria a entrada de tensão normal, aquele conector vermelho, para não ter perda. Eu soldaria os 5v direto na plaquinha, no ponto em que está soldada a saída do regulador de tensão, aquele chip preto ao lado da caixinha de plástico vermelha, assim:

78m05.jpg.b6cf0ca3561805582aa4097ca495b4cb.jpg

Além disso cortaria a perninhas do chip. É que a traseira dele está no terra. Vai que atrapalhe algo, né?

Postado
4 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

O cd eo tape nao funciona, o cd nao tem nem a bandeja !!!! Foi retirado pelo antigo dono!

E não utilizo

Só para tirá uma dúvida esta placa funciona com 4.92 volts? E que lá diz  de 5 a 14 volts 》》》》》》https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1002531421-placa-p-amplificador-modulo-usb-mp3-bluetooth-aux-12volts-_JM

Não era só para tirar uma dúvida sobre se a placa funciona com esta tensão pois tenho outro mini system que quando clico no power libera esta tensão de um acho que é o 7805 regulador de tensão!!!!! Pois ainda não comprei o decodificador bluetooth. 

Postado
6 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Fica no limite mas dá para usar os 4,92v, sim. Tem lá no pino 9 do conector CN700 da placa.

Mas se for usar 5v, bem... aí eu não usaria a entrada de tensão normal, aquele conector vermelho, para não ter perda. Eu soldaria os 5v direto na plaquinha, no ponto em que está soldada a saída do regulador de tensão, aquele chip preto ao lado da caixinha de plástico vermelha, assim:

78m05.jpg.b6cf0ca3561805582aa4097ca495b4cb.jpg

Além disso cortaria a perninhas do chip. É que a traseira dele está no terra. Vai que atrapalhe algo, né?

Então o pino do meio seria o negativo? Deste 78m05?

Cortar quais perninhas nao ficou muito claro ? Este 78m05 entra a tensão de 7 a 14 e sai 5 nao e! Por isso deveria cortar a( perninha) terminal )  da entrada 7 a 14?

Postado

Eu sempre corto as duas e ponho 5v direto no "cotoco" do terminal de saída que ficou soldado na placa. Faço isso sempre porque por duas razões: uma que esse 7805 esquenta, aí o pendrive sai pelando. Tendo espaço, ponho um 7805 convencional, TO220, num outro lugar, perto da fonte, por exemplo. E outra que não sei muito bem o que está dentro desse 78M05. Vai que eu deixe ligado e alimentado pela saída e isso o faça, sei lá... queimar? Explodir?

Uma vez dessoldei esse regulador mas não é fácil: a área de solda na parte de trás, a que vai ao terra, é muito extensa, até derreter essa solda, todas os outros componentes soldados no mesmo terra ficam com suas soldas meio moles. Vai que o calor levante a ponta de um capacitor de filtro, que esse fique com algum mal contato, pronto... o som sai com ruídos ou chiados.

Também já aconteceu de, por ter colocado o novo 7805 longe, da placa começar a engasgar, principalmente no FM e na USB, que são os dois modos que puxam mais corrente. Aí tirei o capacitor que fica na entrada, aquele perto da caixinha vermelha, que era de 220uF e coloquei um de 560uF e resolveu.

Na verdade botei um de 1500uF, tirado de uma placa-mãe, mas ficou fazendo barulhos no ligar e no desligar. Troquei pelo de 560uF e ficou jóia.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, rmlazzari58 disse:

Vai que eu deixe ligado e alimentado pela saída e isso o faça, sei lá... queimar? Explodir?

Alimentar o 7805 pela saída o faz queimar mesmo. 

1 hora atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

Cortar quais perninhas nao ficou muito claro ?

As duas da ponta, assim não tem erro. 

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Renato.88 disse:

Alimentar o 7805 pela saída o faz queimar mesmo. 

As duas da ponta, assim não tem erro. 

Não sei se você lembra, mas esse toque - alimentar 7805 pela saída pode prejudicar - foi você que me deu. 👍

• Membro VIP
Postado

Não entendi (e nem sei se quero) o lance de cortar pernas principalmente

13 horas atrás, Renato.88 disse:

As duas da ponta,

12 horas atrás, rmlazzari58 disse:

alimentar 7805 pela saída pode prejudicar

Era uma vez um lance que eu fazia que era alimentar com 5V a saída. A missão era temporária: gravar um ci ... icsp usando a fonte do programador. Não lembro de ter tido prejuízo 🤔

Postado
53 minutos atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

Entao no caso cortaria as duas da ponta e soldaria na placa  no lugar do pino 2 o opositivo da fonte 4.92 volts e o negativo no meio?

Exatamente. 

O negativo pode soldar ali na carcaça mesmo. 

54 minutos atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

cortaria o pino 1?

Não é tão necessário, mas é melhor, menos coisa pra atrapalhar. 

• Curtir 1
Postado

O 1 (entrada) e o 3 (gnd) são conectados de alguma forma dentro do chip.

E também dá para fazer o seguinte: cortar os dois terminais e soldar, entre si, os dois "cotocos" - o que era ligado no pino 1 e o que era ligado no pino 2) que ficaram grudados na placa. Aí dá para usar o conector da caixinha vermelha que já está ali, soldado na placa e que recebe um cabo que já vem junto com a placa.

Dois toques: se fizer isso, sugiro colar uma bandeirinha, um durex dobrado, no cabo lembrando que ali é prá ter 5v. E cuidado com a polaridade. O outro é o seguinte:

Depois de cortar os pinos, quando for soldar os "cotocos" entre si, pode ser que o calor do ferro solte-os da placa. Nesse caso, não tem problema: é soldar essa "ponte" entre os dois direto nas ilhas que ficarão expostas na placa.

• 5 semanas depois...
Postado
3 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

Como faço para fazer a saída deste decodificador mono? Posso juntar as duas vias positiva? 

Precisa colocar uns resistores para atenuar... Depende se o amplificador tem só uma entrada (mono, claro) ou se tem duas, uma esquerda e outra direita mas você quer que ele amplifique para mono. Se tiver apenas uma entrada, depois dos resistores pode juntar o esquerdo e o direito. Depende, também, se você quer que seja mono permanentemente ou se prefere colocar uma chave para alternar entre mono e estéreo.

Uns rabiscos, aí, como diz @.if, "1 .jpg > 1k .txt"

1327249429_mono-estreo.jpg.84fb93954252157de0d9255828e2dc10.jpg

Se ficar muito baixo, pode diminuir os resistores para 2k2 mas se diminuir mais que isso pode ser que distorça.

• Curtir 2
Postado
8 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Precisa colocar uns resistores para atenuar... Depende se o amplificador tem só uma entrada (mono, claro) ou se tem duas, uma esquerda e outra direita mas você quer que ele amplifique para mono. Se tiver apenas uma entrada, depois dos resistores pode juntar o esquerdo e o direito. Depende, também, se você quer que seja mono permanentemente ou se prefere colocar uma chave para alternar entre mono e estéreo.

Uns rabiscos, aí, como diz @.if, "1 .jpg > 1k .txt"

1327249429_mono-estreo.jpg.84fb93954252157de0d9255828e2dc10.jpg

Se ficar muito baixo, pode diminuir os resistores para 2k2 mas se diminuir mais que isso pode ser que distorça.

ATENÇÃO! Não consegui nem editar nem apagar o desenho acima. Ele está errado. Desculpem.

O certo é:

994357270_estreo-mono.jpg.e233ab432cd729b9318d56616a8029b0.jpg

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!