Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alguém aqui que use uma distribuição Linux como Daily Driver?


RobertoGB

Posts recomendados

Bom dia!

Alguém aqui que use uma distribuição Linux como Daily Driver? Nada do que eu realmente faça, trabalho e estudo, não pode ser feito numa distro Linux.

 

Para os que usam exclusivamente ou já usaram apenas Linux no pc:

 

  1. Como foi a adaptação?
  2. Sentiu falta de algum programa ou funcionalidade específica num dos programas alternativos?
  3. Precisou recorrer à alguma instalação do Windows para resolver um problema?

 

Não sou totalmente novo nesse meio, mas sempre usei distribuições em dual boot ou através de VMs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha sugestão é. Se não precisa não use, se consegue fazer tudo que precisa no Windows, continue com ele.

Como foi a adaptação?

Não existe muita adaptação, basicamente tem que aprender tudo de novo.

Sentiu falta de algum programa ou funcionalidade específica num dos programas alternativos?

A única coisa que tive que quebrar a cabeça é o pacote Adobe.

Precisou recorrer à alguma instalação do Windows para resolver um problema?

Principalmente com jogos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, MARLON LACERDA disse:

Minha sugestão é. Se não precisa não use, se consegue fazer tudo que precisa no Windows, continue com ele.

Desde que mudei para o W10, estou com uma sensação esquisita de estar sendo constantemente observado no que eu faço no pc. Já desativei várias coisas nas opções de privacidade, mas ainda assim a coisa persiste.

 

22 minutos atrás, MARLON LACERDA disse:

Não existe muita adaptação, basicamente tem que aprender tudo de novo.

Não sou totalmente novo ali. Meu primeiro contato com programação foi através de scripts bash.

Permissões, contas de usuário, montagem de sistemas de arquivos... tudo isso eu já sei. Eu ainda teria que aprender sobre a parte de rede e as mudanças que ocorreram na troca para o systemd na maioria das distros.

 

21 minutos atrás, MARLON LACERDA disse:

A única coisa que tive que quebrar a cabeça é o pacote Adobe.

Isso eu não tenho problema. Não uso nada da Adobe ou que exija alguma funcionalidade exclusiva da Adobe.

 

21 minutos atrás, MARLON LACERDA disse:

Precisou recorrer à alguma instalação do Windows para resolver um problema?

Principalmente com jogos.

Eu praticamente cortei games da minha vida. Eventualmente um emulador de Snes ou Playstation.

 

De qualquer maneira, agradeço a participação 😀

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, RobertoGB disse:

Bom dia!

Alguém aqui que use uma distribuição Linux como Daily Driver? Nada do que eu realmente faça, trabalho e estudo, não pode ser feito numa distro Linux.

 

Para os que usam exclusivamente ou já usaram apenas Linux no pc:

 

  1. Como foi a adaptação?

 

Não uso exclusivamente Linux. Entretanto, detesto dual boot. Tenho duas máquinas: uma com Windows (que tenho usado cada vez menos) e outra com Linux (Arch + XFCE).

 

Adaptação já aconteceu. Comecei a me aventurar nesse mundo do pinguim há quase 20 anos.

 

Citação
  1. Sentiu falta de algum programa ou funcionalidade específica num dos programas alternativos?

 

Sinto falta do Notepad++, do 7-Zip (com a interface). Nada crítico. Para trabalhos mais especializados, no entanto, a situação é mais complicada. É inviável substituir programas como o Affinity Photo, Photoshop, AutoCAD, CorelDRAW, todos de edição de áudio profissional, etc. Porém quem usa esses programas? Pouca gente...

 

Citação
  1. Precisou recorrer à alguma instalação do Windows para resolver um problema?

 

Que lembre não. Porém sempre tenho minha máquina Windows à mão!

 

3 horas atrás, RobertoGB disse:

Não sou totalmente novo ali. Meu primeiro contato com programação foi através de scripts bash.

Permissões, contas de usuário, montagem de sistemas de arquivos... tudo isso eu já sei. Eu ainda teria que aprender sobre a parte de rede e as mudanças que ocorreram na troca para o systemd na maioria das distros.

 

systemd foi a mudança mais bem-vinda que aconteceu no mundo Linux nas últimas décadas.

 

--

 

O eterno problema das distribuições é a falta de QA. Sempre tem um bugzinho que outro com os quais temos que conviver e volta e meia aparecem novos. Já passei por Conectiva (sim, sou velho o bastante), Ubuntu, Fedora, openSUSE e agora estabilizei no Arch, pois é a que me permite com mais facilidade uma instalação enxuta e rápida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Marcos FRM disse:

uma com Windows (que tenho usado cada vez menos)

Você usa a com Windows para quê? Apenas por curiosidade.

A única coisa que me vejo precisando do Windows é jogar sem se preocupar com Wine (quando roda com performance satisfatória), ou se tem versão nativa (o que ainda é muito pouco!)

14 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Sinto falta do Notepad++, do 7-Zip (com a interface). Nada crítico. Para trabalhos mais especializados, no entanto, a situação é mais complicada. É inviável substituir programas como o Affinity Photo, Photoshop, AutoCAD, CorelDRAW, todos de edição de áudio profissional, etc. Porém quem usa esses programas? Pouca gente...

Pois é... não faço nenhuma dessas atividades. Preciso basicamente de editores de código. Trabalho / estudo com programação + desenvolvimento web.

19 minutos atrás, Marcos FRM disse:

agora estabilizei no Arch, pois é a que me permite com mais facilidade uma instalação enxuta e rápida.

Uns anos atrás tentei instalar o Arch... foi uma experiência traumática kkk. Fiz a instalação lendo a wiki deles através de um navegador em texto (acho que era o elinks). Depois de uma tarde lendo e seguindo os procedimentos, consegui instalar o sistema base e uma interface gráfica (KDE). O problema foi depois... Aí fiquei no "e agora?". Qualquer alteração, problema ou edição simples, eu precisava ficar lendo manpages ou consultando a wiki deles. Muitas vezes eu sequer sabia onde procurar a solução para o problema ou o que eu desejava fazer.

 

A learning curve dele é muito íngreme. Usei por poucos dias aquela instalação. Você entrou de cara no Arch como eu ou já possuía alguma bagagem com uma distro tão espartana?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Faz mais ou menos um ano que só uso GNU/Linux. Comecei no Ubuntu, tentei algumas outras distros ao longo do caminho, percebi que estava complicando minha vida desnecessariamente e acabei voltando ao Ubuntu, que é fácil. Recentemente troquei para o Pop!OS, que é o Ubuntu, só que melhor.

 

18 horas atrás, RobertoGB disse:

Alguém aqui que use uma distribuição Linux como Daily Driver? Nada do que eu realmente faça, trabalho e estudo, não pode ser feito numa distro Linux.

Estou usando Pop!OS em meu desktop e meu notebook.

 

Ao contrário do que dizem certos Youtubers atacados, que falam besteiras como "o Windows é uma solução, enquanto o GNU/Linux é apenas um sistema operacional com ferramentas que não têm sequer metade da capacidade", migrei e consegui não apenas realizar minhas tarefas, mas também melhorar meu workflow.

 

18 horas atrás, RobertoGB disse:

Como foi a adaptação?

Considerando o Ubuntu na situação atual, não é mais difícil que o Windows, apenas diferente. Precisei aprender como funciona a instalação de programas e atualizações, por exemplo, mas não achei difícil. Pelo contrário, foi mais fácil que imaginei. Eu tinha uma visão errada antes de testar, em parte porque escutava certos profissionais que distorcem as coisas.

 

18 horas atrás, RobertoGB disse:

Sentiu falta de algum programa ou funcionalidade específica num dos programas alternativos?

No começo eu senti falta do AutoCAD, mas migrei para o LibreCAD e estou satisfeito (não uso para trabalhos complexos). Também insistia em usar o Microsoft Office, mas migrei para o LibreOffice e utilizo o MS Office 2013 (instalado via PlayOnLinux) apenas ocasionalmente, quando recebo algum documento .docx (pois a compatibilidade do LibreOffice não é perfeita). Às vezes sinto falta do Riva Tuner e do MSI Afterburner (apesar de haver o MangoHUD para fazer esse trabalho).

 

Eu já usava diversos programas open source, como GIMP e QGis, então simplesmente continuei usando o que já sabia usar.

 

18 horas atrás, RobertoGB disse:

Precisou recorrer à alguma instalação do Windows para resolver um problema?

Instalei o Windows 10 em máquina virtual apenas para usar o PowerBI, que era obrigatório em uma das disciplinas que cursei. Depois que a disciplina acabou, não precisei mais da VM.

 

Mesmo para jogos não preciso do Windows. Tenho tido a mesma experiência que tinha no Windows ao utilizar a Steam e o Lutris. A maioria esmagadora dos jogos de Windows funciona normalmente. Os jogos problemáticos são geralmente os que têm anti-cheat invasivo que depende do kernel do Windows (quase um malware, coisa que o Valorant, por exemplo, tem). Ou seja, geralmente são jogos tóxicos que eu não jogaria mesmo... Então não estou sentindo falta do Windows.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 horas atrás, RobertoGB disse:

Você usa a com Windows para quê? Apenas por curiosidade.

 

Para quase nada. Antigamente o MS Office era importante para mim; hoje, não mais. Por motivos profissionais, preciso usar o Windows AIK. Daria para migrar tudo para uma MV, mas acho mais confortável ter uma máquina real para isso. Questão de gosto.

 

15 horas atrás, RobertoGB disse:

A única coisa que me vejo precisando do Windows é jogar sem se preocupar com Wine (quando roda com performance satisfatória), ou se tem versão nativa (o que ainda é muito pouco!)

 

Jogo para mim é em console.

 

15 horas atrás, RobertoGB disse:

Pois é... não faço nenhuma dessas atividades. Preciso basicamente de editores de código. Trabalho / estudo com programação + desenvolvimento web.

 

Editores tem bastante.

 

15 horas atrás, RobertoGB disse:

Uns anos atrás tentei instalar o Arch... foi uma experiência traumática kkk. Fiz a instalação lendo a wiki deles através de um navegador em texto (acho que era o elinks). Depois de uma tarde lendo e seguindo os procedimentos, consegui instalar o sistema base e uma interface gráfica (KDE). O problema foi depois... Aí fiquei no "e agora?". Qualquer alteração, problema ou edição simples, eu precisava ficar lendo manpages ou consultando a wiki deles. Muitas vezes eu sequer sabia onde procurar a solução para o problema ou o que eu desejava fazer.

 

A learning curve dele é muito íngreme. Usei por poucos dias aquela instalação. Você entrou de cara no Arch como eu ou já possuía alguma bagagem com uma distro tão espartana?

 

Sim, precisa uma bagagem maior para instalar e configurar o Arch "puro". Automatizei toda a instalação e configuração (do XFCE inclusive) em dois shell scripts. Não preciso dar comando algum, com exceção de chamar os dois scripts no momento da instalação. No geral dá para dizer que é um sistema para fuçadores. Melhor começar com algo mais automatizado e, se desejar, ir lendo documentação, entendendo aos poucos como o encanamento funciona.

 

Outra coisa que esqueci. O Google Chrome (e, pelo que sei, aplica-se aos demais navegadores baseados no Chromium) é inferior no Linux, pois por padrão aceleração por hardware é desativada em muitas GPUs, ao contrário da versão para Windows. É um daqueles bugs com os quais temos que aprender a conviver. Estou usando o Chrome proprietário mesmo, pois o Chromium perdeu suporte ao Sync há pouco tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@RobertoGB Não tenho números do Windows para comparar... Mas minha experiência de jogo tem sido bem semelhante.

 

Pelo que ando lendo, aparentemente a maioria dos jogos roda com uma pequena perda de desempenho no Proton, enquanto muitos outros rodam com desempenho semelhante, alguns com desempenho superior e alguns com desempenho muito abaixo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Não tenho muita exigência com games mais... deve ser a idade chegando. Ultimamente eu tenho jogado mais emuladores e games mais casuais.

 

Comecei a usar o W10 no meu pc diário faz cerca de 3 semanas - 1 mês (não lembro). Parece que tem algo errado o tempo todo... telemetria até como eu uso o sistema acontecendo, anúncios no meu próprio computador (menu iniciar, por exemplo). Como eu disse anteriormente, sou paranóico com tracking / vigilância. Até já excluí minhas redes sociais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha experiência com Linux, inicialmente, foi super tortuosa. Eu comecei a usar Ubuntu Linux em dual boot pra fazer alguns trabalhos fora da minha área de atuação (Mecânica), mas acabei me apaixonando pela ideologia do GNU/Linux enquanto ficava cada vez mais consciente da invasividade e predatoriedade do Windows e de outros programas proprietários.

 

Hoje eu uso Linux no meu Notebook, onde comecei, e depois migrei meu Desktop para Linux também. Pulei de distro em distro até chegar no Arch Linux, que foi a que eu mais gostei até agora. Pensei em Gentoo, mas pelo meu processamento limitado, não quero ficar horas e horas compilando coisa pra descobrir que eu fiz errado depois.

 

1. A adaptação inicialmente foi horrível; eu tive que reaprender a fazer tudo, mas eu senti uma liberdade muito maior das coisas que eu fazia; o sistema operacional genuinamente era meu, e eu podia fazer o que eu quisesse com ele. Ao contrário do Windows, que só me dá uma falsa sensação de controle.

 

2. Senti algumas faltas de funcionalidade, sim. Várias. Principalmente das plataformas de trabalho (Word, PowerPoint, Excel), alguns programas simples como o 7-Zip, o MSI Afterburner. Porém, muitos desses tem soluções e alternativas que por vezes são até melhores para o workflow, então com o tempo eu consegui converter totalmente o meu fluxo usando Linux.

 

3. Não. Eu me comprometi a nunca mais usar Windows nas minhas máquinas por uma questão mais ideológica do que prática, e consegui realizar todas as minhas tarefas de um jeito muito mais adequado à mim do que eu jamais consegui no Windows.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@k4n0 Arch eu vou precisar de mais bagagem para usar no dia a dia. Consegui isntalar como único sistema no desktop, mas fiquei com um pc que era totalmente dependente de mim no que diz respeito à configuração e manutenção do sistema. Foi um overhead mental muito forte na época. Não aguentei muitos dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, RobertoGB disse:

@Marcos FRM  Não uso o Chrome faz tempo. Tenho ficado no Firefox e Brave. Sou um tanto paranoico com tracking. Uso extensões contra tracking e bloqueador de javascript por página.

 

O Brave usa o Chromium. Deve ter a mesma limitação, a menos que mantenha por conta os patches que ativam a aceleração via GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso o Debian Stable, mas costumo migrar para o Testing depois de um ano. Faço tudo o que preciso no GNU/Linux e já faz uns 4 anos que não uso o Windows para nada, inclusive para jogar. Programei microcontroladores e as FPGAs tudo no GNU/Linux.

 

Se o seu hardware não é "hostil" há como aprender tranquilamente a usar o sistema, sem sustos. Ajuda bastante se escolher um ambiente gráfico mais semelhante ao Windows (MATE, KDE) no lugar de um muito diferente como GNOME ou i3wm.

 

As maiores dificuldades são os hardwares que supõem que uma certa versão do Windows é o único sistema operacional no planeta. Esses costumam causar problemas até para muitos usuários do próprio Windows 10. Aí vão PLCs, programas de overclock de GPUs, programadores de microcontroladores antigos, IDEs legadas e até os meus antigos backups em NTFS que felizmente converti sem problemas para EXT4.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...