Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não sei se eu tenho o nobreak apropriado para o meu PC (fonte 550W)


Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

No começo do mês, tive que trocar a fonte do meu pc, já que a antiga acabou queimando por causa de um raio que caiu perto de casa, mesmo tendo um nobreak e filtro de linha no caminho. Com isso, acho que seria importante saber se eu to usando um nobreak e filtro de linha apropriados para a fonte pra evitar quaisquer problemas.

 

Fonte: Corsair CX550 80 Plus Bronze

Nobreak: APC Back-Ups 700 BZ700-BR (700VA/350W, senoidal por aproximação)

Também tenho uma régua com filtro de linha ligando o pc ao nobreak, mas não tenho o modelo no momento.

 

Sendo que eu uso o pc tanto para jogos quanto para trabalho, fico bastante apreensivo sobre por alguma peça em risco.

nota: por enquanto tá tudo funcionando sem problemas, mas acho importante confirmar pra não ter nenhuma perda no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
26 minutos atrás, JoaoGS disse:

senoidal por aproximação

Péssimo.

 

Não se usa nobreak Senoidal por aproximação em fontes com PFC Ativo.

 

Tem que ser Senoidal Puro, sem estabilizador interno, o que lhe custaria mais de 2.5k.

 

Como o amigo @Imakuni disse, joga fora esse nobreak e coloca filtro de linha Clamper, pelo menos protege o pc.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoaoGS Não há nenhum equipamento que proteja de uma descarga elétrica tão potente quanto um raio.
Uma casa com a parte elétrica feita de acordo com as normas e um bom filtro de linha te protegem de variações comuns da rede de distribuição de energia.

Quanto ao nobreak, se ele não for um senoidal puro, ele não é nada mais que um estabilizador com uma bateria. Estabilizadores diminuem drasticamente a vida útil de uma fonte de alimentação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, JoaoGS disse:

Desculpa a minha ignorância, mas como assim?

Resumindo, a energia que sai dele é pior do que a que vem na tomada. Até existem nobreaks de qualidade que de fato vão proteger o seu PC, mas um dispositivo desses que preste é caro, na casa dos 3 ou 4 mil R$ por um modelo mais básico. Ou seja, é mais fácil comprar duas, três, DEZ fontes sobresalentes e ir substituindo do que de fato comprar um nobreak decente.

 

Se quiser a explicação técnica, tá aqui:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No-break de 350W ligado a uma fonte de 550W não tem como dar certo. E "onda senoidal por aproximação" é um eufemismo marqueteiro para onda quadrada, que é absolutamente prejudicial para as fontes. Para proteger o PC tem que usar anti-surto e aterramento e quando possível instalar DPS na entrada de energia. Se a internet for ligada ao computador com cabo é preciso proteger essa via também. Durante tempestades com raios o mais seguro é não usar o PC

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoaoGS Tudo vai depender de quanto pode investir em um nobreak decente.

 

Você acha uns na kabum que é bom.

 

Mas como foi dito, se quer um bom mesmo, tem que pagar mais caro.

 

Eu já vi recomendações desse aqui https://www.kabum.com.br/produto/108786/nobreak-gamer-ragtech-one-up-nitro-2000va-ti-20one4590

 

Segundo o fabricante é com onda senoidal pura.

 

http://ragtech.com.br/produtos/one-up-nitro/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Eu já vi recomendações desse aqui https://www.kabum.com.br/produto/108786/nobreak-gamer-ragtech-one-up-nitro-2000va-ti-20one4590

 

Segundo o fabricante é com onda senoidal pura.

 

http://ragtech.com.br/produtos/one-up-nitro/

Dei uma olhada e achei interessante, mas não vi nada sobre ter ou não ter estabilizador interno ou ser on-line/dupla conversão (ou talvez eu tenha passado reto por falta de atenção mesmo).

 

Tava lendo as especificações acompanhando esse post.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!