Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Sei que no aterramento, uma fonte ou pcb trabalha de forma melhor ou tenta evitar uma descarga elétrica. Mas agora,

será que o Aterramento também ajuda a eliminar a eletricidade estática contida na fonte ou pcb?

• Membro VIP
Postado

Não trabalha melhor nem pior e nem tem proposta de eliminar carga estática. É mesmo basicamente questão de segurança pro usuário. P.ex. seu pc pode dar choquinhos se sem aterramento. Há também a questão de ruídos. P.ex. sem aterramento um sistema de som pode ficar com aquele tôôôômmm típico da freq da rede ac.

• Curtir 5
Postado

@AlexMmf2 Sim, pode servir para eliminar a estática do seu corpo, mas fonte e PCB não acumulam eletricidade estática até onde eu sei. O gabinete dar choque é um fenômeno que eu nunca vi em PCs que montei, mas ouço falar bastante. Atribuo isso a fios mal protegidos que estejam paralelos à lataria do gabinete. Todo fio passa eletricidade por dentro e por fora através de eletromagnetismo (salvo engano esse é o nome, mas faz muito tempo que não estudo isso). Devido a esse fenômeno, excesso de fios emaranhados e mal organizados poderiam, teoricamente, deixar haver algum nível de fuga para o gabinete, daí o choque. No caso de gabinetes aterrados isso já não acontece, mesmo com o efeito citado, pois o aterramento serve como fuga e o usuário fica mais seguro contra qualquer tipo de descarga.

Postado
9 horas atrás, WOZ Dods disse:

Atribuo isso a fios mal protegidos que estejam paralelos à lataria do gabinete. Todo fio passa eletricidade por dentro e por fora através de eletromagnetismo

Na verdade é bem mais simples.... 

As fontes chaveadas tem um filtro de linha interno que desvia o ruído para a terra através de capacitores. 

Esses capacitores vão de fase e neutro para a carcaça do PC. 

Se a carcaça estiver devidamente aterrada elimina completamente as chances de choque e de ruídos. 

Os ruídos podem aparecer até mesmo na imagem do aparelho através de chuviscos na tela. 

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...