Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Decidi simular um oscilador no Isis.

Já tinha montado e confirmado o funcionamento com um osciloscópio real.

No Isis não oscila de jeito nenhum.

Alguém tem conhecimento do Isis para isso?

Segue imagem do oscilador.

Clipboard01_crop_crop.thumb.jpg.bbfac6ced9725b00b54508fca7302353.jpg

MOR_AL

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Compartilhe o arquivo. 1.pdsprj (.dsn) > 1.jpg

Em tempo... tive problemas em simular mosfet + indutor (indutância de motor) bem como triac + resistência num dimmer com mc. Sabe como resolvi? Não? Se eu tô perguntando é porque não lembro uai... 🤪

• Haha 1
Postado

Achei no YouTube um vídeo com um oscilador com um outro circuito e simulei ele.

Na simulação funcionou.

O meu circuito, que funcionou na montagem em protoboard, não funcionou no Proteus.

MOR_AL

agora, .if disse:

Compartilhe o arquivo. 1.pdsprj (.dsn) > 1.jpg

Em tempo... tive problemas em simular mosfet + indutor (indutância de motor) bem como triac + resistência num dimmer com mc. Sabe como resolvi? Não? Se eu tô perguntando é porque não lembro uai... 🤪

Deixa prá lá!

Já estou tentando há umas boas 5 horas. Em menos de uma hora eu já teria montado e visto no osciloscópio.

É mais fácil e leva menos tempo se eu montar na protoboard.

MOR_AL

Postado

Muitas situações que ocorrem na prática não estão previstas em simuladores. 

Um exemplo disso é o ponto de partida, como os componentes devem se comportar no início do ciclo pra que a oscilação ocorra. 

Não entendo muito bem de proteus, mas em outros simuladores temos que colocar o estágio inicial dos capacitores. 

Se é a resistência em zero ou carregado com o valor da alimentação. 

Postado

@Renato.88

Pois é!

Eu estou acostumado a fazer isso no simulador Simetrix e sempre dá certo, ele é muito bom com circuitos analógicos, mas esse simulador tem pouca biblioteca de componentes digitais.

Eu ia usar um LM555, mas o simulador parou a análise em 1/100 do tempo previsto e não indicou o porquê. 

Não estou acostumado com o LTSpice, mas ele também reclamou de um dos componentes. 

O Proteus reclamou de um comparador LM393, que existe já há uns 50 anos.

Parece que a gente tem que usar o aplicativo certo para cada circuito. 🥴🥴🥴🥴🥴🥴

MOR_AL

• Haha 1
Postado

@MOR ,

Fazem muitos anos, eu tive esse mesmo problema com um circuito bem básico : aquele multivibrador de dois transistores, que o pessoal brinca de pisca-pisca .... não simulava no Proteus.

Como eu tenho ele oficial, eu entrei no Fórum do Proteus, e lá encontrei uma dica para esses circuitos : mudar a condição inicial de um capacitor envolvido no funcionamento, por exemplo especificar que um esteja carregado e o outro não.

Não me lembro de como fiz, mas oscilou na hora sem nenhum erro....

Procurou no Fórum oficial do Proteus ?

Paulo

Postado

@aphawk

Não procurei no site do Fórum, mas sabia das condições iniciais.

Pesquisei como inserir e fui incluindo em um por um componente reativo.

Acabei colocando condição inicial em todos os dois capacitores e no indutor. Cheguei até colocar valores diferentes, mas o danado do circuito não oscila. 

Amanhã vou montar o circuito na protoboard, ver oscilar e fazer os testes, que eu preciso.

Depois eu posto o resultado aqui.

MOR_AL

• Membro VIP
Postado
23 horas atrás, MOR disse:

Deixa prá lá!

Ok pra você. Mas a ideia é (era) agregar conteúdo pra gerações futuras. Provavelmente teus bisnetos não vão precisar desta informação mesmo. 😁.. Se precisarem, eu (eu) pretendo estar aqui pra orientá-los 😜

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!