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Como fazer piscar um led com LM358?


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Postado

1 - Você está usando o LM317 como sensor, como seu sinal de entrada para o comparador? Se sim, não é uma boa solução.

2 - O maior consumo de potência nos circuitos de um amplificador de potência classe AB, ou classe B, não é com a potência máxima na carga e sim quando a tensão de pico na carga (VLpk) = 2 * Vcc / pi, ou aos 64% de Vcc. (VLpk = 0,64 * Vcc)

3 - Você também fala sobre o LM35. Ele tem que ficar colado na parte mais quente dos transistores de potência. Normalmente é o ponto em que o LM35 encosta, com bom contato térmico - com a face plana no dissipador e a lateral curva no transistor.

MOR_AL

Postado

Para resolver:

 

1 - Um led piscando não é uma boa ideia, para informar que o amplificador está quente. Se está quente, então a música está alta e o pessoal está mais é curtindo o som, que prestando atenção no tal led.

O amplificador pode queimar e ninguém vai perceber o led piscando.

 

2- Tenho um circuito pronto, que eu fiz para a tal carga eletrônica que mencionei antes. 

Um CI LM35 colado no transistor e no dissipador, mede a temperatura. ATENÇÃO, que esta temperatura é a do INVÓLUCRO do  transistor e não a da JUNÇÃO PN dele. Então a temperatura da junção é bem superior a do invólucro. Mas não se consegue colocar o sensor de temperatura na junção, sem quebrar o transistor, né?

 

3 - Como não vou calcular o circuito, apenas copiei ele e segue adiante. Ele faz o seguinte:

A temperatura do transistor começa a subir.... Quando o INVÓLUCRO chega a 60ºC, a ventoinha liga. A temperatura pode baixar ou subir. Se baixar, quando chegar aos 50ºC,  ventoinha desliga.

Se a temperatura continuar subindo, a ventoinha permanece ligada. Quando a temperatura chega aos 82ºC, o relé, que estava desligado com a chave NF, liga e a chave passa a NA. Se esta chave estiver em série com a alimentação do amplificador E o relé suportar a corrente do amplificador, ele é desligado. 

A temperatura começa a cair e quando chegar aos 72ºC, o amplificador é ligado e com ele a ventoinha.

Neste caso a temperatura pode subir ou baixar. Aí o ciclo se repete.

 

Fiz o circuito para estas temperaturas de acordo com a resistência térmica do meu dispositivo de potência, que é um MOSFET. 

Para o seu circuito, você terá que testar....

Vai monitorando a temperatura no LM35 e decida se as comutações ocorrem com a temperatura que você quer.

Mas atenção! O LM35 tem que estar com um acoplamento térmico muito bom com o transistor e o dissipador. Em um dos vídeos da minha carga eletrônica, aparece o LM35 e a parte de potência. 

 

4 - Uma última informação. O 78L08 pode ser eliminado e a alimentação vem toda dos 12Vcc, Mas aí você terá que calcular os dois novos divisores resistivos.

 

Se o relé desligar o amplificador, ele não deve desligar este circuito, pois aí dá tudo errado.

 

Bons projetos e boas músicas!  🗣️🗣️ (...falando alto)

CDH_2021_04_29.thumb.jpg.40ae444454b78bfe6039eb8627b3363b.jpg

MOR_AL

  • Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, MOR disse:

1 - Você está usando o LM317 como sensor, como seu sinal de entrada para o comparador? Se sim, não é uma boa solução.

O sensor é um termistor, caro @MOR. A variação da resistência desse termistor faz variar também a referência para o LM317. Algo similar a

 

162944627_317varivel.thumb.png.2ed9b105d2ac75c7380d9797025357c8.png

 

Só que em lugar de colocar o resistor variável entre o ajuste e o gnd, nesse circuito aí em cima chamado de R2, coloquei no lugar de R1. Optei por essa experiência para evitar encher esse dispositivo de componentes. Por exemplo, se em vez do sensor ser o termistor fosse um LM35, teria que usar um transistor poque a corrente na saída do LM35 é pouca para fazer a ventoínha girar. Esse transistor trabalharia na região de operação que a turma chama de ativa para regular a tensão que vai para a ventoínha. Tirando o fato que os transistores são diferentes entre si por suas próprias naturezas (tenho BC548 com hFE de 220 e tenho o mesmo transistor com ganho de 396), o trabalho na região ativa costuma demandar dissipador. Já o LM317 entrega a corrente necessária com um pé nas costas. Dei uma olhada no datashhet dele e me pareceu que internamente, essa troca de variação - de R2 para R1 - só afeta o comparador interno dele. Até agora está funcionando bem, sem esquentar e produzindo o resultado desejado. Porque você diz que não é uma boa?

 

1 hora atrás, MOR disse:

3 - Você também fala sobre o LM35.

Ele só foi posto ali para dar uma noção da fixa de temperaturas com as quais estamos trabalhando. Só porque não tenho um daqueles termômetros não invasivos, rs...

 

No começo tentei encontrar matematicamente proporcionalidade entre o calor produzido pelo amplificador e a tensão na ventoínha. Mas como o termistor não varia linearmente, ficou difícil e pouco prático, ainda mais porque, sem querer saber o número exato de graus a que corresponde determinada resistência e daí as RPM necessárias a um fluxo F de ar para um dissipador de XYZ

°C/W, etc., etc., etc., e, o mais importante, funciona bem no empirismo, desisti dos cálculos.

 

Agora, sobre...

 

1 hora atrás, MOR disse:

2 - O maior consumo de potência nos circuitos de um amplificador de potência classe AB, ou classe B, não é com a potência máxima na carga e sim quando a tensão de pico na carga (VLpk) = 2 * Vcc / pi, ou aos 64% de Vcc. (VLpk = 0,64 * Vcc)

 

aí já passa longe do que consigo alcançar e do que interessa para fazer aquele ledzinho lá piscar, rs...

 

Desculpe a falta de rigor científico, @MOR, tomara que você não se ofenda com meu amadorístico empirismo. :)

 

9 minutos atrás, MOR disse:

1 - Um led piscando não é uma boa ideia, para informar que o amplificador está quente. Se está quente, então a música está alta e o pessoal está mais é curtindo o som, que prestando atenção no tal led.

O amplificador pode queimar e ninguém vai perceber o led piscando.

 

10 minutos atrás, MOR disse:

boas músicas!  🗣️🗣️ (...falando alto)

 

rs... ficou gozado! hehe...

 

Na verdade o que eu gostaria de saber é o funcionamento do LM358 como oscilador. Será que mudando a alimentação, de 5v para 12v, o "pisco" (sem "sauer", rs...) será tão bonito quanto? Será que invertendo o led, não seria legal dar uma revisada na relação tempo aceso / tempo apagado? Como funcionam os R25, 23, 12 e 24 no seu esquema?

 

Era isso...

  • Solução
Postado
22 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Porque você diz que não é uma boa?

Tudo bem. Como sensor não seria uma boa, mas com um termistor melhora, mas como você mencionou, não é linear. Aliás, um modo de melhorar a linearidade do termistor, é colocar em paralelo um resistor de igual valor do termistor aos 25ºC. A sensibilidade cai um pouco.

23 horas atrás, rmlazzari58 disse:
Em 29/04/2021 às 17:46, MOR disse:

2 - O maior consumo de potência nos circuitos de um amplificador de potência classe AB, ou classe B, não é com a potência máxima na carga e sim quando a tensão de pico na carga (VLpk) = 2 * Vcc / pi, ou aos 64% de Vcc. (VLpk = 0,64 * Vcc)

 

aí já passa longe do que consigo alcançar e do que interessa para fazer aquele ledzinho lá piscar, rs...

Não entendi. Só informei, que se você quiser esquentar o amplificador ao máximo, tem que colocar uma tensão de áudio (1kHz, por ex.), com 0,64 da tensão máxima de pico, que ocorre no volume máximo sem distorcer. Com o volume no máximo, o amplificador não esquenta ao máximo.

 

23 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Na verdade o que eu gostaria de saber é o funcionamento do LM358 como oscilador. Será que mudando a alimentação, de 5v para 12v, o "pisco" (sem "sauer", rs...) será tão bonito quanto? Será que invertendo o led, não seria legal dar uma revisada na relação tempo aceso / tempo apagado? Como funcionam os R25, 23, 12 e 24 no seu esquema?

Você terá que colocar este estágio em uma protoboard e testar. Levar R25 para '0' e '1' (uns 10Vcc).

 

Como diz o if... Eu, eu no seu lugar tentaria o circuito da postagem #27. Já funcionou, é para 12V e nem precisa do LM317. até o 78L08 pode ser eliminado. 

Basta montar na protoboard e testar

MOR_AL

  • Obrigado 1
Postado
Em 29/04/2021 às 19:28, MOR disse:

1 - Um led piscando não é uma boa ideia, para informar que o amplificador está quente. Se está quente, então a música está alta e o pessoal está mais é curtindo o som, que prestando atenção no tal led.

O amplificador pode queimar e ninguém vai perceber o led piscando.

Dando um retorno, @MOR, em vez de colocar um led na saída do comparador, coloquei um relé. Quando a tensão na saída do comparador "bate" nos 10v (na verdade 10,2v), o relé é acionado e tanto acende o led de aviso quanto desliga a saída do amplificador colocando-o em "mute". Isso sem desligar a ventoínha, que permanece arrefecendo o dissipador, só o amplificador é que silencia. Ficou jóia! 👍

 

Mais uma vez, grato.

Postado
1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Dando um retorno, @MOR, em vez de colocar um led na saída do comparador, coloquei um relé. Quando a tensão na saída do comparador "bate" nos 10v (na verdade 10,2v), o relé é acionado e tanto acende o led de aviso quanto desliga a saída do amplificador colocando-o em "mute". Isso sem desligar a ventoínha, que permanece arrefecendo o dissipador, só o amplificador é que silencia. Ficou jóia! 👍

 

Mais uma vez, grato.

Legal!

Você chegou a usar algum circuito que eu recomendei?

Poste o circuito da sua solução, para o pessoal poder repetir, caso necessitem.

MOR_AL

  • Curtir 1
Postado

Usei o comparador. Mas mais que isso, foram de bastante auxílio tanto o debate quanto a ideia prática, de que não adianta o led ficar piscando com o som alto. Por isso passei o limite superior de 9v para 10v, dar uma colher de chá, mas agora, em esquentando, o circuito corta o som e pronto.

 

O circuito final ficou assim:

final.thumb.jpg.534a71de8b7cbf10ab8038c674e84360.jpg

 

Note que deu para manter a proporcionalidade da tensão sobre a ventoínha em função do conjunto LM317-termistor. A ventoínha só roda o necessário para manter o amplificador arrefecido. Outro ponto que ficou bacana é que, mesmo que a temperatura do dissipador baixe a ponto de desligar o relé (e assim reabilitar o circuito para continuar tocando), o aparelho só volta a funcionar depois de acionado manualmente, através de novo toque no flip-flop do TTP223. Ou seja, uma vez tendo cortado o som, não se corre o risco dele ligar sozinho de novo, para não ficar naquele liga-desliga chato, que ninguém entende. O led indica que não é que o aparelho queimou, é que esquentou demais. Até para se retomar só que num volume menor...

 

A montagem não ficou tão "arrumadinha" assim. Na prática R6, R7, D3 estão colados em RL1 com araldite, não tinha mais onde aumentar a PCB. Ainda bem que elétrons não se importam com beleza, rs...

 

 

Postado

Que bom que funcionou.

Existem muitos circuitos que fazem a mesma tarefa. 

Cada um se identifica com o que mais lhe convém.

O que importa é que você resolveu o seu problema.

Bons projetos.

MOR_AL

  • Curtir 1
  • 11 meses depois...
Postado
Em 27/04/2021 às 08:59, MOR disse:

@rmlazzari58

Ok!

Então o circuito do oscilador já está definido. O circuito básico é o da figura a seguir.

Vin = '0' --> Led apagado. Vout oscilador em '0'

Vin = '1' --> Led piscando.

CDH_2021_04_27.thumb.jpg.7155093a1829f9728eb725ba612f874a.jpg

Vamos deixar para obter os valores dos componentes depois.

NOR_AL

E

agora, Generino disse:

Esse funciona sim. Parabéns!

 

  • Curtir 1

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