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Como fazer piscar um led com LM358?


Ir à solução Resolvido por MOR_AL,

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Pessoal, gostaria de fazer um circuito alimentado com 12vcc que faça um led piscar quando a tensão vinda de um outro circuito (porém na mesma alimentação) chegasse a 10v, olha a proposta de circuito aqui:

 

1938864492_pisca358.jpg.d75effbb30e98deea02a6478d1b4e37f.jpg

 

Copiei a parte do circuito medidor de ESR do amigo @MOR (olha ele aqui) mas como não estou certo de ter adaptado direito, gostaria de uma ajuda para dar uma verificada. O que muda no circuito pretendido é:

 

- Alimentação: no do MOR é algo pouco abaixo de 9v, nesse aqui, 12v fixos

- Momento da piscada: no do MOR, o led pisca quando a v na entrada é menor que 7. Aqui, quando a v na entrada é maior que 10v.

 

Além disso, diz o MOR em seu vídeo que R3 (390k) é para criar histerese na comparação. Mas como mudam os valores comparados e principalmente inverte-se a comparação (maior que / menor que), estou em dúvida se mantenho o valor original.

 

O circuito do MOR, hackeado do Youtube, é esse aqui:

 

mor.thumb.png.29b4e3d3243364745a4a7c0a7499f153.png

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@rmlazzari58

Você não determinou se deseja que o led pisque, se a entrada está subindo e ultrapassa 10V, ou descendo para 10V.

Dos dois operacionais do meu circuito U3B e U3C.

U3B é um comparador inversor com histerese. Quando a tensão E (a que queremos monitorar) cai abaixo de um determinado valor (VE1), a saída vai a "1" lógico. Quando sobe acima de outro determinado valor (VE2) a saída vai a "0" lógico. Claro que VE1 tem que ser menor que VE2.

Tenho um vídeo, aliás dois deles, que ensinam a calcular o comparador por histerese. Você escolhe as duas tensões. Por exemplo 10V Led pisca e 9V Led apagado. Ou outras duas tensões quaisquer.

A saída deste estágio, estes valores lógicos, servem para acionar ou bloquear o oscilador, que é formado por U3C, consequentemente piscar ou não o led.

 

Faça o seguinte:

1 - Determine as duas tensões para que o oscilador funcione e pare de funcionar. Assista os meus dois vídeos sobre comparador por histerese e escolha o que inverte ou o que não inverte o sinal.

2 - O estágio oscilador nem precisa ser alterado, caso deseje a frequência de piscadas do led.

Caso deseje aumentar ou reduzir a frequência das piscadas, reduza ou aumente (respectivamente) o valor do capacitor C12. Se o led não for os de alto brilho, como os brancos, pode reduzir R19 para confortáveis 5mA. Não passe de 10mA.

MOR_AL

 

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Já tenho assistido seus vídeos, @MOR, algumas vezes, são sempre muito claros e completos, mas não tenho certeza de ter conhecimento necessário para entendê-los a ponto de modificá-los. Ou seja, quem não tem muita prática, como eu, às vezes se perde nessas inversões... ("o avesso do avesso do avesso do avesso do avesso", como diz o poeta.

 

Nesse caso, pelo que estou entendendo, há duas inversões: a primeira é que seu led fica aceso caso a tensão em E seja maior que 1,6v e abaixo disso, ele pisca. Eu gostaria de que o led ficasse apagado caso a tensão a verificar (entrada) ficasse abaixo de 10v. E que, quando essa tensão for maior que 10v, aí sim o led piscaria.

 

No meu circuito o "1" lógico na saída do comparador se dará quando a entrada for > 10v, e o "0" lógico ocorrerá nessa saída quando entrada < 10v. Por isso inverti as entradas no comparador, botei a referência na inv e a entrada na /inv. Agora vamos ao outro estágio:

 

O estágio oscilador, quando enxergar "1" lógico, fará o led piscar, e quando enxergar "0", faz o led ficar... aceso direto? Essa parte que não estou conseguindo resolver. Quando houver "0" lógico na saída do comparador, eu gostaria que o led ficasse apagado.

 

Um proposta: será que estaria certo inverter também o led? Ou seja, colocá-lo com o anodo na saída do oscilador e o catodo, via uma R, ao terra?

 

---

Em tempo: o seu led indica que o medidor de ESR está ligado e também o estado da bateria. No meu caso, há um outro led, num outro ponto do circuito, que indica se o circuito está energizado ou não. Quer dizer, esse led aqui, do comparador+oscilador, serviria apenas para indicar se a tensão na entrada é maior que 10v.

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@rmlazzari58

Bom! Vamos lá!

CDH_2021_04_26.thumb.jpg.063b7a393d4b5da4fbb56387d39f92bf.jpg

1- Veja e entenda a figura.

Observe a diferença entre comparador com e sem histerese. 

Sem histerese vão ocorrer transições ruidosas, principalmente se o seu sinal a ser monitorado variar lentamente com o tempo.

Por isso é que se costuma colocar uma pequena histerese, para evitar transições ruidosas.

Você pode escolher, por exemplo: 

Ligar o led (oscilando) quando a tensão do seu sinal estiver subindo e ultrapassar os 10V (chame esta tensão de VT+).... E desligar a oscilação, quando o seu sinal cair abaixo de 9,5V (chame esta tensão de VT-) o led apaga.

 

Dei nomes a estas tensões (VT+ e VT-) para que possamos nos entender, caso você escolha outros valores.

 

2 - Confirme que é isso que você deseja.

 

3 - Eu não resolverei o problema para você, mas vou te auxiliar a resolver.  Basta você saber fazer as quatro operações (somar, subtrair, dividir e multiplicar). Garanto que você vai resolver o seu problema. Mais ainda, você vai passar a saber como fazer para outros casos futuros.

Então vamos lá?

 

Então responda o segundo item.

MOR_AL

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@MOR, nos vídeos sobre histerese você diz que V0max = 3,5v, e que esse valor está no datasheet. Porém eu não estou conseguindo encontrar esse valor lá mas tenho a impressão de que V0max é uma função de Vcc. Ou seja, V0max é 3,5v caso Vcc seja, como no exemplo da aula 4, 5v. No caso usarei Vcc de 12v. Poderia me ajudar a encontrar V0max para Vcc = 12v?

 

---

 

No esquema que eu trouxe, cometi um erro de desenho: R3 conecta a saída do ampop ao terra. Na verdade R3 conecta a saída à entrada não-inversora. É justamente o resistor que provoca a histerese.

 

---

 

Pois bem... no seu vídeo 1 há um resistor entre a entrada não-inversora e a tensão que se quer comparar. No circuito de ESR penso que esse resistor é R16, que trabalhará com R3 para causar histereses, mesmo sendo R16 parte do divisor resistivo, tá certo isso?

 

Pergunto isso porque no meu circuito não há resistor entre a tensão que quero comparar e a entrada não-inversora. Devo colocar um resistor ali apenas para trabalhar junto com a R da histerese? Sem essa R não é possível a histerese, é isso?

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3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

@MOR, nos vídeos sobre histerese você diz que V0max = 3,5v, e que esse valor está no datasheet. Porém eu não estou conseguindo encontrar esse valor lá mas tenho a impressão de que V0max é uma função de Vcc. Ou seja, V0max é 3,5v caso Vcc seja, como no exemplo da aula 4, 5v. No caso usarei Vcc de 12v. Poderia me ajudar a encontrar V0max para Vcc = 12v?

Tem que procurar no datasheet. No meu caso, usei o LM324 e Vcc = 5V. A tensão máxima (V0Max) que a saída chega foi de Vcc - 1,5V = 3,5V.

Para o LM358 e Vcc = 12V, V0Máx = Vcc - 1,5V = 10,5V

---

 

No esquema que eu trouxe, cometi um erro de desenho: R3 conecta a saída do ampop ao terra. Na verdade R3 conecta a saída à entrada não-inversora. É justamente o resistor que provoca a histerese.

Ok

---

 

Pois bem... no seu vídeo 1 há um resistor entre a entrada não-inversora e a tensão que se quer comparar. No circuito de ESR penso que esse resistor é R16, que trabalhará com R3 para causar histereses, mesmo sendo R16 parte do divisor resistivo, tá certo isso?

 

Pergunto isso porque no meu circuito não há resistor entre a tensão que quero comparar e a entrada não-inversora. Devo colocar um resistor ali apenas para trabalhar junto com a R da histerese? Sem essa R não é possível a histerese, é isso?

 

Você tem que responder às minhas perguntas, para podermos fazer juntos.

Insisto que respondas a minha pergunta feita no item 2 da postagem #4 do tópico

Fazendo perguntas sem a sequência certa, vai criar confusão. 

Fazendo na sequência certa vai entender tudo.

Esqueça os meus vídeos e o seu circuito por enquanto, vamos chegar lá, ok?

MOR_AL

 

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@MOR , vai desculpando eu me atravessar na conversa. Não resisti ao lhe ver tão disposto!

 

Você tem falado em termos de  histerese. Acabo de consultar o oráculo sobre o que seja; as duas principais palavras-chave para o entendimento parecem ser: "retardo" e "estabilidade".

 

Eu estava aqui a lembrar de debounce...

 

Como você faria um comentário referindo as duas coisas?

 

Estava aqui a imaginar que um debounce sofisticado (e de modelo, por sua vez,  simplificado) poderia ser alcançado através de um componente "centrado" numa histerese.

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1 hora atrás, MOR disse:

Insisto que respondas a minha pergunta feita no item 2 da postagem #4 do tópico

 

11 horas atrás, MOR disse:

2 - Confirme que é isso que você deseja.

 

 

Sim, gostaria de que o led ficasse apagado até que haja 10v no ponto a que chamei de "ENTRADA" no post #1. Enquanto a tensão nesse ponto for menor que 10v, o led deve permanecer apagado. Quando essa tensão, subindo, chegar nos 10v, gostaria de que, então, o led começasse a piscar. Se a partir daí a tensão continuar subindo, o led continua piscando. Agora digamos que a tensão, que nesse ponto é de 10v ou mais, comece a cair. O led só deixará de piscar quando a tensão, descendo, chegar em 9v. Quando a tensão chega a 9v, o led para de piscar. Digamos que nesse momento (led apagado porque, descendo, a tensão "bateu" nos 9v) a tensão voltar a subir... 9,1v, 9,2v, 9,3v etc., Nessa subida, o led permanece apagado e só volta a piscar caso a tensão em observação "bata" de novo nos 10v.

 

 

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@rmlazzari58

Legal!

Agora está bem definido.

Vamos ao próximo passo.

No meu circuito RSE, o estágio oscilador faz o seguinte:

Vin = '0' --> Led aceso.  Vout oscilador em '0'

Vin = '1' --> Led piscando.

Mas não é isso que você quer. Você quer algo assim: Ora o led apagado, ora ele piscando, certo?

Vin = '0' --> Led apagado. Vout oscilador em '0'

Vin = '1' --> Led piscando.

Então, basta colocar o led e o resistor, da saída para o terra.

Analise e responda se concordas.

MOR_AL

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13 horas atrás, alexandre.mbm disse:

um debounce sofisticado (e de modelo, por sua vez,  simplificado) poderia ser alcançado através de um componente "centrado" numa histerese.

Sem querer interferir em algo tão belo que possa surgir entre os 2, permita invadir...

Circuitos como este são prática antiga. P.ex. google 74hc14 debounce circuit (clique)

296b75e1832557463282845641eaa857f521deea

Uma comparação grosseira mas com boa relação com histerese é

presilha-para-cabelo-oceane-complete-my-

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18 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

O canal GV ensino tem a playlist "Curso de Amplificadores Operacionais". São 48 videoaulas gratuitas! A partir da aula 39 começa o assunto  comparadores com histerese. Caí de paraquedas na aula 41 e tive uma primeira impressão excelente!

De fato o Prof. Gabriel tem ótima didática e vasto conhecimento. Há uma animação, se não me engano na aula 39, que ilustra e explica a histerese de forma definitiva.

 

No entanto, se a explicação sobre os fundamentos dessa propriedade - histerese - está muito bem feita, até onde vi ele só fala de ampop com alimentação simétrica. Além disso, no exemplo que ele mostra a tensão em observação está na entrada inversora. No circuito que se tenta montar aqui o sinal está na não-inversora. Daria para desinverter o contrário do avesso, mas agora já estamos aqui, né? rs... Por essas duas características, as fórmulas e exemplos do GV Ensino não alcançam a especificidade desse nosso circuito, aqui.

 

Ou seja, na minha opinião para desenhar um comparador com histerese, as aulas do Prof. Gabriel e as do nosso amigo MOR se complementam, funciona muito bem as duas juntas.

 

(Mesmo assim acho que vale a pena dar uma estudada nas aulas do GV Ensino, tanto nas de ampop quanto nas outras. As de transistores são muito boas, também, assim como as do 555.)

7 horas atrás, MOR disse:

Vamos deixar para obter os valores dos componentes depois.

Será que podemos partir para os resistores da etapa de comparação, @MOR? Dei uma rabiscada aqui mas tô achando que vale esperar seus próximos passos. Por favor, não se apresse, tô só mencionando. :)

 

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@rmlazzari58
Quando eu mencionei para deixar para obter os valores dos componentes depois, estava me referindo ao estágio oscilador.

Já já voltaremos a ele com os cálculos.

O passo seguinte é determinar qual será o circuito do comparador com histerese; se inversor ou se não inversor.

Uma vez determinado os dois estágios, passaremos ao cálculo dos valores dos componentes.

MOR_AL

 

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1 hora atrás, MOR disse:

O passo seguinte é determinar qual será o circuito do comparador com histerese; se inversor ou se não inversor.

Boa! Gostaria de trazer algo sobre, usando um ampop como comparador, quando usar a entrada inversora e quando usar a não-inversora como referência ou, ao contrário, quando usar uma ou outra dessas entradas para a tensão a ser monitorada, @MOR? Tenho ouvido falar em malha aberta e malha fechada, acho que tem a ver com isso, não?

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3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Boa! Gostaria de trazer algo sobre, usando um ampop como comparador, quando usar a entrada inversora e quando usar a não-inversora como referência ou, ao contrário, quando usar uma ou outra dessas entradas para a tensão a ser monitorada, @MOR? Tenho ouvido falar em malha aberta e malha fechada, acho que tem a ver com isso, não?

A determinação se comparador com histerese inversor ou não já já vai ser revelada.

Aliás pense um pouco. O quê você tem como sinal e o que você precisa na entrada do estágio oscilador.

É isso aí. Como varia o seu sinal na entrada do comparador com histerese e como você precisa que ele varie para a entrada do oscilador. 

Veja a figura da postagem #4.

Até amanhã!

MOR_AL

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Hoje vamos determinar se o comparador com histerese terá que ser do tipo inversor ou não inversor, ok?

Segue a nova figura.

CDH_2021_04_28.thumb.jpg.38d46c7e77eb423f6ee3bd804ce40d0b.jpg

 

Observe a tabela abaixo, com as tensões Vs, Vi e V0.

Confirme se é isso que você pretende. 

Caso seja isso, então o seu comparador com histerese será o NÃO INVERSOR, já que com Vs maior, a saída Vi vai para '1', acionando o oscilador.

MOR_AL

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Ok!

Então, para fazer um comparador, uma entrada é a de referência, que não pode variar com a tensão de alimentação, e a outra é a do seu sinal.

1 - Você precisará de um zenner para a entrada da referência, assim ela não varia com a alimentação.

2 - Como as tensões de 9 e de 10 volts estão muito próximas da tensão de alimentação do comparador (12V), então devemos incluir um divisor de tensão para que o comparador trabalhe com as entradas mais para o meio da tensão de alimentação.

Você tem algum zenner? Se sim, qual é a tensão dele? 

MOR_AL

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35 minutos atrás, MOR disse:

Você tem algum zenner? Se sim, qual é a tensão dele?

Para até 0,25w tem: 2v7, 3v0, 3v3, 3v6, 3v9, 4v3, 4v7, 8v2 e 10v0, que era um kit numa loja do Mercado Livre. Para até 1w, só tem 3v0.

 

Mas nos teste que fiz aqui, eles não são muito precisos. Por exemplo, o 4v3 chega a 5v, quando a tensão aplicada chegou a 16v, 17v. O limite da minha fonte variável são 20v.  Por isso comprei uns TL431C que, no teste para 4v, ajustado com trimot, chegou a 4,2v, um tiquinho a mais. Queimou com 20v na entrada e parou de conduzir. Mas enquanto conduziu, não passou desses 4,2v. Com 12v na entrada (ou menos), ele segurou nos 4v numa boa.

 

Mas será que é necessária tanta precisão assim nesse nosso circuito, @MOR? Será que um impreciso divisor resistivo, nesse caso, já não serviria?

 

Bom, vou contar o caso todo prá você entender: o máximo estourando que pode ter a PCB que conterá, além do LM358 e seus resistores e capacitor, um LM317 (cuja saída, a propósito, é a tensão monitorada), é 30mm x 45mm.

 

Essa PCB já tem dois resistores (em pé, para poupar espaço), um capacitor de 100nF daqueles plásticos, quadrados azuis, para estabilidade dos 12v de alimentação e um 100uF para estabilidade da saída. Essa saída do LM317, que será a entrada do comparador, vai para uma ventoínha sem escova, que não é carga indutiva. Mas a diferença de tamanho entre esse cap 100uF e o menor, aqui, que são 47uF e 10uF é pouca. E afinal, o led do comparador, que sai da placa lááá para o painel, serve para dizer:

 

"Cuidado, dos 12v que estão na entrada do LM317, já estão saindo 10v para a ventoínha, hein? Será que não é uma boa diminuir o volume do amplificador?"

 

(Sim, porque esse LM317 tem um termistor de 1k entre a sua saída e a sua referência, e esse termistor está fixado no dissipador de calor do amplificador, aquele que a ventoínha assopra, entendeu?)

 

Bem... talvez para constar no tópico, servir de orientação a alguém que precise fazer algo parecido, valha a penas pensar num zener ou num TL431, que são, a rigor, o correto, né?

 

Mas vamos em frente: prometo tentar encaixar o que você indicar naquela PCBzinha, lá... :)

 

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3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Para até 0,25w tem: 2v7, 3v0, 3v3, 3v6, 3v9, 4v3, 4v7, 8v2 e 10v0, que era um kit numa loja do Mercado Livre. Para até 1w, só tem 3v0.

Não precisa ter potência não!

Mas nos teste que fiz aqui, eles não são muito precisos. Por exemplo, o 4v3 chega a 5v, quando a tensão aplicada chegou a 16v, 17v. O limite da minha fonte variável são 20v.  Por isso comprei uns TL431C que, no teste para 4v, ajustado com trimot, chegou a 4,2v, um tiquinho a mais. Queimou com 20v na entrada e parou de conduzir. Mas enquanto conduziu, não passou desses 4,2v. Com 12v na entrada (ou menos), ele segurou nos 4v numa boa.

A variação do zenner é função da corrente que é aplicada nele. Esta corrente pode ser ajustada com um resistor em série até a fonte. Dentro da faixa de operação da corrente, ele varia pouco. Você deve ter exagerado na corrente, aí ele queimou. Mas vamos nos ater ao nosso problema, depois a gente acerta isso. 

Mas será que é necessária tanta precisão assim nesse nosso circuito, @MOR? Será que um impreciso divisor resistivo, nesse caso, já não serviria?

Não! 

Um divisor resistivo vai variar sua tensão com a variação da fonte. Imagino que seu sinal seja da fonte. Se sua fonte permanecer em 12V, tudo bem, um divisor resistivo funcionaria. Se seu sinal for uma amostra da fonte, então você precisa de uma tensão de referência fixa, com um zener.

 

Bom, vou contar o caso todo prá você entender: o máximo estourando que pode ter a PCB que conterá, além do LM358 e seus resistores e capacitor, um LM317 (cuja saída, a propósito, é a tensão monitorada), é 30mm x 45mm.

🥴

Essa PCB já tem dois resistores (em pé, para poupar espaço), um capacitor de 100nF daqueles plásticos, quadrados azuis, para estabilidade dos 12v de alimentação e um 100uF para estabilidade da saída. Essa saída do LM317, que será a entrada do comparador, vai para uma ventoínha sem escova, que não é carga indutiva. Mas a diferença de tamanho entre esse cap 100uF e o menor, aqui, que são 47uF e 10uF é pouca. E afinal, o led do comparador, que sai da placa lááá para o painel, serve para dizer:

 

"Cuidado, dos 12v que estão na entrada do LM317, já estão saindo 10v para a ventoínha, hein? Será que não é uma boa diminuir o volume do amplificador?"

 

(Sim, porque esse LM317 tem um termistor de 1k entre a sua saída e a sua referência, e esse termistor está fixado no dissipador de calor do amplificador, aquele que a ventoínha assopra, entendeu?)

 

Bem... talvez para constar no tópico, servir de orientação a alguém que precise fazer algo parecido, valha a penas pensar num zener ou num TL431, que são, a rigor, o correto, né?

 

Mas vamos em frente: prometo tentar encaixar o que você indicar naquela PCBzinha, lá... :)

 

Acho que agora você tem que mostrar o circuito que já tem nesta plaquinha de 3x4,5. 

Seu sinal é proveniente do LM317, que não fornece os 12V da alimentação?

Se sim, então não precisa de um zener, só o divisor de tensão para reduzir a tensão para valores aceitáveis do comparador.

 

Mas desde o começo, você estaria querendo colocar o LM358 com o comparador e o oscilador. Então você já considerava que ia dar tudo na plaquinha, né? 

 

MOR_AL

 

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2 horas atrás, MOR disse:

Mas desde o começo, você estaria querendo colocar o LM358 com o comparador e o oscilador. Então você já considerava que ia dar tudo na plaquinha, né?

 

Não. Mas vamos por partes. O projeto todo é um amplificador de áudio arrefecido por um dissipador com ventilação forçada. Mas a prática mostrou ser desnecessário manter a ventoínha ligada direto, nos 12v. Então, para controlar a velocidade da ventoínha, montei um circuito com um LM317. A referência para esse regulador vem de um termistor fixado no dissipador.

 

A experiência mostrou que mesmo com o amplificador esquentando o máximo, no máximo volume e com música cheio de graves por bastante tempo, a ventoínha arrefece o dissipador mantendo a temperatura baixa - abaixo dos 60°C - com tensões bem baixas, na casa do 5v, 6v. No teste que fiz acrescentei um LM35 junto ao termistor para monitorar o comportamento do sistema LM317 + termistor. O resultado está aqui:

 

 

 

No entanto, quando montei o conjunto todo num gabinete, como era de se esperar, a ventoínha está recebendo tensões maiores. Dentro do gabinete, a ventoínha arrefece menos o dissipador do que fora dele, claro. Não medi a tensão mas mesmo com o amplificador sendo de novo exigido no máximo, a ventoínha parece que não está no seu máximo. Chuto uns 9v no máximo. Não tenho mais como fixar um LM35 porque agora está tudo fechado.

 

Mas estou encafifado: e se no uso do dia-a-dia a tensão à ventoínha ficar maior do que, digamos, uns 10v? Isso não será bom para o LM317 - recomenda-se diferença mínima entre entrada e saída de 1,25v e a alimentação fixa é de 12v - nem para o próprio amplificador. Se a ventoínha não estiver conseguindo arrefecer o dissipador o suficiente, seria legal receber um aviso. Esse aviso é a tarefa do led piscante. Para isso eu gostaria de acrescentar à placa do LM317, mais esse LM358. Assim que der, @MOR, tiro uma foto para você ver que o espaço para essa placa é apenas o suficiente, nem um milímetro a mais. Creio que além do LM358, do capacitor de 1uF e dos 7 resistores (o led e seu resistor ficarão no painel da cixa), cabe. Mas não muito mais que isso.

 

 

 

2 horas atrás, MOR disse:

Seu sinal é proveniente do LM317, que não fornece os 12V da alimentação?

 

Não, os 12v vem de uma fonte chaveada, desses de câmera de CFTV. No projeto todo há duas caixas conectadas através de um cabo manga 8x22: a que contém amplificador, ventoínha, pré-amplificador e um circuito para "mute" e, na outra ficam o transformador que fornece 25v-0v-25v para o amplificador e 15v-0v-15v para o pré. Nessa mesma caixa fica a fonte chaveada dos 12v. Nessa fonte há mais um LM317 para levar 5v ao circuito de "mute".

 

2 horas atrás, MOR disse:

Acho que agora você tem que mostrar o circuito que já tem nesta plaquinha de 3x4,5.

 

alerta-temperatura.jpg.c0cb142bc5431f6211022303001a300c.jpg

 

Eis o circuito da parte de gerenciamento da temperatura. O que já está na plaquinha, por enquanto, são C1, D1, LM317, R1 e C2.

 

O comparador é cópia do seu, no medidor de ESR. Obtive os valores dos resistores para referência e histerese tanto nas suas aulas quanto em outros estudos. Já os valores para o led piscar, copiei ipsis literis do seu projeto, mesmo não tendo certeza se esse oscilador funciona certo com 12v. Por isso perguntei no tópico... Ah, também inverti o led para aquilo que a gente falou: quando houver menos de 10v na entrada do comparador, esse led deve ficar apagado. Isso talvez nos obrigue a mudar alguma coisa no oscilador, na frequência e e nos tempos aceso/apagado, o tal de "duty cicle".

 

Ali em cima cometi um erro. Disse que:

6 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Essa PCB já tem dois resistores (em pé, para poupar espaço)

Na verdade tem apenas um resistor, aquele 1k2 no LM317. O outro componente é um 1N4001 para proteção do regulador e que também está de pé.

 

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