Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde amigos, como sempre venho com mais uma dúvida ver se vcs me ajudarem.

Eu montei e finalizei meu PC com um Ryzen 3200g, GTX 1660, 16g ram a uns 4 a 5 meses. Como estou começando a fazer lives gostaria de saber se compensa eu trocar meu Ryzen 3200g por um 1600 AF?

Um amigo me disse que o desempenho deles é praticamente igual com a diferença que o 1600 pra multitarefas é melhor do que o Ryzen e como eu tô fazendo live eu fico com um monte de guias abertas tanto o obs quando Google, Discord, e outros.

Vcs acham que compensa sair do Ryzen 3200g pro 1600 AF ?

IMG_20210429_140141.jpg

• Membro VIP
Postado

Bom, além do multithread o 1600AF possui 2 núcleos a mais. Para o que você planeja ele é em média ~50% melhor facilmente. Se a troca for elas por elas melhor ainda. Nem sei porque pegou o 3200G aliás, com placa de vídeo não faz sentido, e se ainda não tinha placa de vídeo ia se virando com outra qualquer.

• Curtir 4
Postado
7 minutos atrás, numerozeroon disse:

Boa tarde amigos, como sempre venho com mais uma dúvida ver se vcs me ajudarem.

Eu montei e finalizei meu PC com um Ryzen 3200g, GTX 1660, 16g ram a uns 4 a 5 meses. Como estou começando a fazer lives gostaria de saber se compensa eu trocar meu Ryzen 3200g por um 1600 AF?

Um amigo me disse que o desempenho deles é praticamente igual com a diferença que o 1600 pra multitarefas é melhor do que o Ryzen e como eu tô fazendo live eu fico com um monte de guias abertas tanto o obs quando Google, Discord, e outros.

Vcs acham que compensa sair do Ryzen 3200g pro 1600 AF ?

IMG_20210429_140141.jpg

Cara, tu tá sentindo que precisa trocar? Nesses 5 meses, tu sentiu que ela não tá aguentando ou tá tendo problemas com as lives com os jogos e programas abertos?

Um amigo falar q 'x' é melhor q 'y', sendo que você que tem que avaliar o desempenho da sua máquina e tirar suas próprias conclusões. Analise bem e veja se é realmente necessário fazer essa troca agora.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, AmonAmarth disse:

Cara, tu tá sentindo que precisa trocar? Nesses 5 meses, tu sentiu que ela não tá aguentando ou tá tendo problemas com as lives com os jogos e programas abertos?

Um amigo falar q 'x' é melhor q 'y', sendo que você que tem que avaliar o desempenho da sua máquina e tirar suas próprias conclusões. Analise bem e veja se é realmente necessário fazer essa troca agora.

Se ele tem GPU e o cara quer trocar pau a pau não tem porque não fazer a troca, esse r5 1600 af é muito melhor que um 3200g, sem contar q esse 3200g deve estar gargalando a 1660

quad core ja é defasado faz um bom tempo pra jogar

Ainda mais quando não tem HT

14 minutos atrás, Douglas Bertozzo disse:

Site assim é a coisa mais inútil que você vai ver, a comparação é até sem sentido, esse 3200g perde até pra um 9100f...

além de ele ter 2 núcleos fisícos a mais, ele possui 12 threads, 3x mais que o 3200g

Postado
23 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Fuzion200 Pensei que fosse uma 1650.@numerozeroon Pode parar, pega o 1600AF e mete OC nele se sua placa-mãe permitir.

Até uma 1650 ele deve sofrer em jogos como warzone e battlefield

• Coordenador
Postado
53 minutos atrás, Fuzion200 disse:

Site assim é a coisa mais inútil que você vai ver, a comparação é até sem sentido, esse 3200g perde até pra um 9100f...

O UserBenchmark usa dados coletados em diversos computadores rodando os mesmos benchmarks sintéticos para alcançar esses resultados. Portanto, não é um site inútil como um CPU Boss da vida. O problema é que o pessoal só bate o olho nas primeiras linhas (sendo que esses valores genéricos de pontuação calculados pelo site são sim completamente inúteis). Os dados importantes são apenas estes:

image.png

image.png

O Ryzen 5 1600AF fez 105% mais pontos no benchmark multi-core. Ou seja, a diferença entre os dois é uma montanha, um abismo. Nos testes, o Ryzen 5 1600AF chegou a ter mais do dobro de desempenho para cenários como streaming e renderização (o que era de se esperar, afinal são 2 núcleos e 12 threads a mais).

No mais, alcançou valores bem próximos nos testes single, dual e quad core (o que faz sentido, considerando que os dois chips têm a mesma arquitetura Zen+).

• Membro VIP
Postado

@KairanD Eu discordo veementemente. Todos estes sites não possuem validação pelo simples fato de não estarem rodando na mesma máquina, mesmas especificações, mesmo autor. Não levam em conta velocidade de RAM, temporizações, overclock e principalmente a ignorância do usuário comum.

Tem muita gente rodando a máquina sem XMP ativado, em contrapartida existem outros com overclock, temporizações apertadas. Todas estas máquinas estão em dual channel? Enfim, este tipo de site é um desserviço para a comunidade. Melhor ver vídeos comparativos no YT, mesmo sem muito embasamento, porque tá sendo feito pelo mesmo cara e mesma máquina.

• Coordenador
Postado

@Phoenyx O site não tenta ser uma representação perfeita do mundo real, até porque isso seria muito difícil (apenas em ambiente extremamente controlado). Mas trabalha com estatística diante de um espaço amostral bem grande (no caso ali, 55.925 sistemas com o Ryzen 5 1600AF e 70.744 com o Ryzen 3 3200G). Vai ter processadores abaixo da média e outros acima, a depender do sistema. Inclusive há uma curva de consistência ali justamente por isso, e o overclock é considerado em campos separados.

Logicamente que o objetivo ali é alcançar um resultado apenas aproximado, um "primeiro chute" para termos uma ideia. E, se você pegar várias comparações, vai ver que os resultados fazem sentido (como este mesmo que foi citado aqui, quando interpretado da maneira correta). O problema é que o pessoal usa o site de maneira incorreta. Primeiramente, querendo que seja uma representação real, para "validar" alguma coisa, sendo que o objetivo nunca foi esse, e em segundo lugar porque olha campos que são realmente inúteis ("effective speed" e "average score") ao invés de olhar os resultados dos testes de benchmark, que ficam mais abaixo.

O User Benchmark faz um desserviço para a comunidade ao calcular aquela pontuação inútil e induzir as pessoas ao erro. Mas os resultados estatísticos dos benchmarks em si são úteis, muito embora não sejam uma representação ideal da realidade.

• Membro VIP
Postado

@KairanD Continuo discordando. Ok que o pessoal analisou os dados erroneamente, mas não deveriam estar os analisando pra início de conversa.

É por isso que sites como o próprio CDH pararam de fazer testes, porque a galera prefere algo fácil e inútil, os consomem sem ao menos entender.

Postado

@Fuzion200 Cara, não tô mencionando qual é melhor ou pior, porque eu sei q o r5 1600af é melhor, mas o cara comprou o processador faz 5 meses

O cara pode ter um k6-2 com 64mb de ram, mas se o pc tá fazendo o que ele precisa fazer, para o que ele comprou pra fazer, não vejo lógica de trocar AGORA. Na minha opinião, ele tem que ver se o processador tá limitando as tarefas dele, jogos ou as lives que ele faz, e se sim, pensar em trocar.

Postado
1 hora atrás, AmonAmarth disse:

@Fuzion200 Cara, não tô mencionando qual é melhor ou pior, porque eu sei q o r5 1600af é melhor, mas o cara comprou o processador faz 5 meses

O cara pode ter um k6-2 com 64mb de ram, mas se o pc tá fazendo o que ele precisa fazer, para o que ele comprou pra fazer, não vejo lógica de trocar AGORA. Na minha opinião, ele tem que ver se o processador tá limitando as tarefas dele, jogos ou as lives que ele faz, e se sim, pensar em trocar.

Argumento continua sem sentido, performance a mais de graça é sempre bem-vinda

Postado
47 minutos atrás, Fuzion200 disse:

Argumento continua sem sentido, performance a mais de graça é sempre bem-vinda

acho que tu ta levando em conta que ele vai trocar um processador pelo outro, quando na verdade acredito que ele quis dizer que vai comprar um 1600af e se desfazer do antigo, ou seja, gastaria uma grana(eu entendi assim, e acredito que o @AmonAmarth também)

Postado
3 minutos atrás, Phoenyx disse:

@marlindo Bom, o 3200G é mais caro, portanto ele deve ganhar uma grana aliás.

Acho que o problema é que ele ja comprou o 3200g(5 meses de uso) e vai ter que gastar mais dinheiro comprando o 1600af... eu não faço ideia de quanto valha um 3200g usado caso ele vá vender pra ajudar nos gastos..

• Membro VIP
Postado

@marlindo Mais que 750 mangos, só pesquisar.

Não tem motivo algum pra ele ficar com este processador, só se for afetivo, dormir com o PC abraçado, etc.

E outra, pode pegar o 1600AF usado tmb, mais barato.

• Curtir 1
Postado

@marlindo  Exatamente esse meu ponto de vista. se ele já tiver a grana pra comprar um 1600af, beleza! Compra, troca e depois vende o 3200g. Se não, vai ter q vender primeiro o 3200g pra depois comprar o 1600af, ter que esperar cair a grana pra ele, dependendo por onde ele vender, comprar e esperar chegar o outro. Resumindo, vai ficar sem pc por uns dias

Mas, é apenas minha opinião, não quer dizer que é o único caminho correto (longe disso), mas se tá dando conta, vida que segue.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!