Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

olá galera, venho mais uma vez pedir ajuda de vocês.

comprei um dimmer com triac bta16, o anuncio dizia que aguentava 25A.

Instalei ele em um aquecedor de cabelereiro 4400w no quente que daria 20A, no morno não informa, quando fui testar estava no morno e fritou no triac e um resistor.

A pergunta que fica queimou por ser fraco? 

No PCB indica L e  N (fase e neutro) não sei se liguei certo, e tambem não sei se realmente importa.

O terra dele esta lidado no neutro, tmbm n sei se pode queimar o dimmer por isso, (sim eu sei que isso não é o correto) mas chuveiro e torneira eletrica sempre foram ligados assim aqui em casa.

Depois de queimar, fui pesquisar e descobri que ele aguenta 16A, vendedor picareta, mesmo assim ele era pra aguemtar 3500w, que com certeza a temperatura morno não gasta tudo isso.

Seria possivel substituir ele por um bta24 e trocar aquele resistor queimado? Teria que trocar algum outro componente? 

Na primeira foto é possivel ver que rompeu a trilha logo após a solda, 100% de chanse tenha queimado ele.

WhatsApp Image 2021-05-03 at 3.07.18 PM (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-05-03 at 3.07.18 PM.jpeg

Postado

Por acaso estou montando um dimer. 

Tive que calcular o dissipador. Cheguei a um tamanho de dissipador bem maior que esse da foto.

Como você mencionou, ele suporta até 16 amperes, porém com a temperatura máxima na junção do corpo metálico do triac com o dissipador, limitada a 80ºC. Mesmo assim, não se deve deixar o componente trabalhar no limite da temperatura, pois sua vida útil cai bastante.

O que aconteceu foi que ou os 16 amperes foram superados, ou o dissipador é pequeno.

Outro detalhe é que este seu dimer controla o ângulo de condução da senóide da rede. Então além da potência dissipada pela condução do triac, tem a potência dissipada pela comutação do triac em ângulos longe dos pontos de baixa tensão.

O meu dissipador é o da figura a seguir. O triac deve aguentar 12A (ainda não montei). Como usei o que eu tinha, ele ficou 50% maior que o necessário, mas não tenho problemas com espaço, então este vai servir.

Pelos meus cálculos, um dissipador 50% menor, suportaria funcionar com a temperatura ambiente máxima de 40ºC.

Na compra de equipamentos com potência, sempre compre com excesso, pois o vendedor quer vender. 

Sugiro comprar os dimers para chuveiro elétrico, mas com dissipadores normais, não aqueles que ficam presos no cano d'água para dissipar o calor do triac.

MOR_AL

CDH.jpg

Postado
49 minutos atrás, MOR disse:

Por acaso estou montando um dimer. 

Tive que calcular o dissipador. Cheguei a um tamanho de dissipador bem maior que esse da foto.

Como você mencionou, ele suporta até 16 amperes, porém com a temperatura máxima na junção do corpo metálico do triac com o dissipador, limitada a 80ºC. Mesmo assim, não se deve deixar o componente trabalhar no limite da temperatura, pois sua vida útil cai bastante.

O que aconteceu foi que ou os 16 amperes foram superados, ou o dissipador é pequeno.

Outro detalhe é que este seu dimer controla o ângulo de condução da senóide da rede. Então além da potência dissipada pela condução do triac, tem a potência dissipada pela comutação do triac em ângulos longe dos pontos de baixa tensão.

O meu dissipador é o da figura a seguir. O triac deve aguentar 12A (ainda não montei). Como usei o que eu tinha, ele ficou 50% maior que o necessário, mas não tenho problemas com espaço, então este vai servir.

Pelos meus cálculos, um dissipador 50% menor, suportaria funcionar com a temperatura ambiente máxima de 40ºC.

Na compra de equipamentos com potência, sempre compre com excesso, pois o vendedor quer vender. 

Sugiro comprar os dimers para chuveiro elétrico, mas com dissipadores normais, não aqueles que ficam presos no cano d'água para dissipar o calor do triac.

MOR_AL

CDH.jpg

Valeu pela resposta, o que me intriga que ele queimou instantaneamente, provavel que não tenha cido pela temperatura.

Dissipador devo ter algo de sucata aqui para dar um up.

Sabe disser se tem problema inverter os polos disso, e o aterramento estar ligado no neutro?

A questão que eu teria que descobrir o motivo da queima, pra não repetir no proximo se for trocar/comprar outro ou arrumar este.

Postado
2 horas atrás, wostbrot disse:

Sabe disser se tem problema inverter os polos disso, e o aterramento estar ligado no neutro?

Inverter os polos não tem problema. 

Agora isso de ligar o terra no neutro não é bom. Se não tem um aterramento correto, melhor deixar o fio verde livre. 

• Membro VIP
Postado
12 horas atrás, wostbrot disse:

ele queimou instantaneamente, provavel que não tenha cido pela temperatura.

Alguma chance de você ter ligado 1/2 que errado? P.ex. as fases no meio. E por último, resistência quando fria pode ter valor menor o que dá um pico de corrente e seu pot estava na máxima potência. Meça a R (fria) antes de ligar. Aumente gradualmente o pot. (potência).

Postado
50 minutos atrás, .if disse:

Alguma chance de você ter ligado 1/2 que errado? P.ex. as fases no meio. E por último, resistência quando fria pode ter valor menor o que dá um pico de corrente e seu pot estava na máxima potência. Meça a R (fria) antes de ligar. Aumente gradualmente o pot. (potência).

Isso tenho certeza que estava certo, os dois primeiros da esquerda na foto 2 liguei na rede e os outros dois na resistencia.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!