Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom dia!!!

sou formado em eletrônica porém não atuo na área, e estou tentando resolver o problemas de volume em um aparelho de som.

pois o que acontece que o volume dele não aumenta de forma gradativa,  pois quando giro potenciômetro, em torno de 1/3 de volta o aparelho já da um salto no volume para o máximo, e mesmo girando ate o final não altera o volume , somente quando volto para menos de 1/3 de volta que ele volta a silenciar.

já troquei potenciômetro e permanece do mesmo jeito, o aparelho usa controle de volume eletrônico de 2 canais lc7536, que posterior encaminha para amp operacional njm2068 e posterior 2558 que enviar para amplificador, precisava de uma ajuda para saber onde amplifica volume que vai para a potencia, se vai para os amp op 2068 e 2558 ou se altera antes  . 

segue abaixo esquema. 

SANSUI.jpg

placa principal.pdf placa surround sansui.pdf

Postado

tenho quase certeza de que não é um potenciômetro ali.... não consegui encontrar potenciometro no esquema, você consegue me ajudar a encontrá-lo?

não tive tmepo de analisar a fundo o esquema, mas acho que o volume é controlado neste coiso aqui:

image.png.53ad07011a167f2cbb4def2c533e1f15.png

que parece ser algum tip ode encoder...

Postado
52 minutos atrás, Eder Neumann disse:

tenho quase certeza de que não é um potenciômetro ali.... não consegui encontrar potenciometro no esquema, você consegue me ajudar a encontrá-lo?

não tive tmepo de analisar a fundo o esquema, mas acho que o volume é controlado neste coiso aqui:

image.png.53ad07011a167f2cbb4def2c533e1f15.png

que parece ser algum tip ode encoder...

Este sim é encoder que faz parte da equalização .... o potenciômentro está em outra placa que vou postar aqui 

potenciometro.PNG

Sansui-AX-950-Service-Manual NOVO (1)-páginas-20.pdf

3 minutos atrás, ailton759 disse:

Este sim é encoder que faz parte da equalização .... o potenciômentro está em outra placa que vou postar aqui 

potenciometro.PNG

Sansui-AX-950-Service-Manual NOVO (1)-páginas-20.pdf 311 kB · 0 downloads

No potenciômetro chega 5 v, que regula esta tensão de acordo com posição do potenciômetro de 0v ate 5v que envia o valor da tensão para o microcontrolador que transforma o valor da tensão em sinal que vai para controlador de volume eletrônico lc7536 e posterior para amp op. 

Postado
4 minutos atrás, Eder Neumann disse:

pode ser o controlador com problema, a tensão medida na saida do potenciômetro varia corretamente com a posição?

Sim ele esta funcionando corretamente, varia de 0v  inicio até 4,90v no final curso potenciômetro.. e esta tensão vai para o microcontrolador que posterior envia para  controlador de volume lc75366 e sai para amp op 4558 que vai para potencia , porém não sei se esta enviando sinal para ele, pois o controle do volume só vai para o máximo e não altera gradativo.

• Membro VIP
Postado

... além disso o motor pode estar zoando o resultado digital. Melhore o filtro dele.

Ah... está testando sem motor... então tá...

Postado
6 minutos atrás, .if disse:

... além disso o motor pode estar zoando o resultado digital. Melhore o filtro dele.

Ah... está testando sem motor... então tá...

Sim ja testei sem motor com outro potenciômetro novo, o que percebi que mudou foi que o volume alterou antes de 1/3 de volta,  o que acontecei com o velho que volume só subia para maximo com aprox 1/3 volta. 

7 minutos atrás, Eder Neumann disse:

siga a trilha e meça na entrada do chip do volume se está chegando ok a tensão variável, se estiver a chanxe de ser o chip é grande

Nao me recordo se ja medi, mas vou testar novamente mais tarde , caso for ci, seria possivel gravar ele novamente ?

Postado
4 horas atrás, Eder Neumann disse:

o chip do volume acho que não precisa ser regravado...

O lc 7536? mas se for microcontrolador, acho que precisa de gravação, porém achei somente china para compra, porém só de grande quantidade . 

9 horas atrás, ailton759 disse:

bom dia!!!

sou formado em eletrônica porém não atuo na área, e estou tentando resolver o problemas de volume em um aparelho de som.

pois o que acontece que o volume dele não aumenta de forma gradativa,  pois quando giro potenciômetro, em torno de 1/3 de volta o aparelho já da um salto no volume para o máximo, e mesmo girando ate o final não altera o volume , somente quando volto para menos de 1/3 de volta que ele volta a silenciar.

já troquei potenciômetro e permanece do mesmo jeito, o aparelho usa controle de volume eletrônico de 2 canais lc7536, que posterior encaminha para amp operacional njm2068 e posterior 2558 que enviar para amplificador, precisava de uma ajuda para saber onde amplifica volume que vai para a potencia, se vai para os amp op 2068 e 2558 ou se altera antes  . 

segue abaixo esquema. 

SANSUI.jpg

placa principal.pdf 390 kB · 5 downloads placa surround sansui.pdf 311 kB · 2 downloads

Teria alguma forma de saber se esta saindo sinal do controlador de volume e indo para os amp operacionais ?

Postado
1 hora atrás, Eder Neumann disse:

então fica difícil... um VU-meter poderia funcionar, ou um multimetro analogico.

entendi, mas obrigado pelo apoio 

Em 19/05/2021 às 08:10, Eder Neumann disse:

tem, use um osciloscopio.

O problema é este, não tenho. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!