Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mineração Chia setup sem investir


burddan

Posts recomendados

Estava pensando na cripto Chia e eu consigo minerar ela sem investir nada, a minha config é essa:

i5 7400

16gb RAM DDR3 1666MHZ

SSD 250gb

4TB de armazenamento

A questão é, vale a pena minerar chia com essa config? Caso vale colocarei mais 8TB de armazenamento pra armazenar mais plots.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você vai usar seu equipamento, não é "sem investir nada" (afinal seu equipamento não é "nada", você pode vende-lo e fazer grana), e menos ainda se vai comprar mais um HD. Na taxa de mineração atual (subindo muito rápido) e câmbio atual (descendo muito rápido) você faria uns R$ 1000/mês. Considerando que só com 250 GB de SSD você vai levar semanas e semanas (talvez vários meses, possivelmente tendo que substituir o SSD no meio do percurso) pra preencher 4~12 TB de plots, considero seguro pensar em 25% dessa lucratividade pra menos, a médio prazo (a longo não dá pra saber, pode subir ou despencar). Na minha opinião, não compensa o desgaste extremo ao qual você vai submeter o SSD e HDs (que podem morrer em poucos meses).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse setup é de outro pc que tenho, não uso ele, e caso eu venda ele não vou ter um lucro ao longo prazo, e tenho 6 hd de 500gb e 1 de 1tb que estão parados, não preciso dele, pois eu já tenho 2,5tb de armazenamento no meu pc normal, e mais 512gb de ssd, e isso já é suficiente. Então caso queime esses hd e o ssd de 250 eu não ligo, porque eu praticamente não uso eles. Então, não preciso pensar muito sobre a mineração e o desgaste que vou ter com essas peças.

Sei que com esses 4tb de armazenamento na mineração não vou obter lucro pra eu poder comprar mais hd e fazer as trocas do ssd ou nvme, então nesse caso, terei que optar por mais ssd/nvme e mais armazenamento. Nesse caso irei optar mais 4tb de armazenamento, e de ssd/nvme, quanto de armazenamento temporário eu posso obter pra armazenar 8tb sem que demore muito? (Umas 1 semana eu digo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, burddan disse:

Esse setup é de outro pc que tenho, não uso ele, e caso eu venda ele não vou ter um lucro ao longo prazo, e tenho 6 hd de 500gb e 1 de 1tb que estão parados, não preciso dele, pois eu já tenho 2,5tb de armazenamento no meu pc normal, e mais 512gb de ssd, e isso já é suficiente. Então caso queime esses hd e o ssd de 250 eu não ligo, porque eu praticamente não uso eles. Então, não preciso pensar muito sobre a mineração e o desgaste que vou ter com essas peças.

Sei que com esses 4tb de armazenamento na mineração não vou obter lucro pra eu poder comprar mais hd e fazer as trocas do ssd ou nvme, então nesse caso, terei que optar por mais ssd/nvme e mais armazenamento. Nesse caso irei optar mais 4tb de armazenamento, e de ssd/nvme, quanto de armazenamento temporário eu posso obter pra armazenar 8tb sem que demore muito? (Umas 1 semana eu digo).

Num SSD de 250 GB (100% vazio) você só vai conseguir criar um plot por vez, o que vai levar 8~24 horas, dependendo da velocidade do SSD (se for SATA, vai pra casa dos 24). Você precisa de 9 plots pra encher um HD de 1 TB (nos de 500 GB, só vai conseguir alocar 4). Se quiser ser mais rápido que isso, vai precisar comprar um SSD de 500 GB (dá pra fazer 2 plots simultâneos), 1 TB (3~4 plots simultâneos) ou mais, de preferência NVMe de alta velocidade. Esses valores são considerando o disco vazio.

3 horas atrás, burddan disse:

caso eu venda ele não vou ter um lucro ao longo prazo

Você sempre pode vender, pegar a grana e colocar em algum investimento mais seguro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, pelo que entendi de Chia, você gasta 239GB com os arquivos temporários e mais 100 com o Final, mas ele gera este arquivo de 100 sem apagar os 239, só depois de pronto que ele apaga os 239 e move o de 100 para outro HD, então você precisa de 340GB para gerar os plots, sendo necessário um SSD maior que 340GB para gerar os plots.

 

Com a dificuldade atual, não sei se 40 plots seriam interessante, mas como já tem o hardware, acho interessante testar, aprender e talvez investir se achar que rola...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

1. Sim, é possível mas terá que usar algum recurso de pool para ir ganhando. (No entanto ainda não existe um pool oficial ainda)

2. Com esse SSD não é possível agilizar os plots, fora que um SSD comum vai morrer rapidamente pois são muitos acessos de escita.

3. Quanto a config, até em RPi é possível minerar, mas o maior problema é realizar os plots.

4. Você pode até comprar os plots, mas existe uma "preocupação" quanto as chaves por causa do pool não oficial ainda.

5. Como o valor está baixo, o crescimento está menor, de modo geral vale a pena entrar neste momento, mas é como um investimento, pode ser que demore mais para obter ROI.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!