Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível instalar o windows 10 em HD parcionado?


LucasDRC
Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Opa, to com um notebook aqui e podemos dizer que ele é relativamente novo, menos de um ano de uso. Tinha dado ***** em algumas funcionalidades do sistema então eu decidi apenas restaurar o sistema pela ferramente de restauração que o próprio windows lhe fornece, ao invés de formatar. Mas percebi que quando restaurei o papel de parede permaneceu, minha senha permaneceu e isso me incomodou bastante, porque por mais que eu só tenho reparado nisso, creio que alguma coisa a mais tenha ficado. E assim, eu restaurei o sistema por medo, pois tenho uma partição de backup no meu hd, e estava com medo de fazer algo errado e acabar perdendo tudo. E é ai que entra as minhas duvidas...

 

Vou separar elas com números para ficar mais fácil de responde-las e de eu identificar as respostas.


1-)Eu tenho um HD e ele esta no sistema de arquivos GPT, se eu particionar ele, todas as partições serão gpt ainda, certo?

 

2-)E se sim, suponhamos uma situação.. Eu criei uma partição de bakcup para salvar meus arquivos na hora da formatação. Na hora de realizar a instalação do windows, existiria a possibilidade de dar o erro do HD estar em outro sistema de arquivos?

 

3-)Além da minha partição de backup, tem as de recuperação. Tanto do windows quanto da Samsung. Se eu apagar essas partições de recuperação (apenas do windows, no caso) para onde vai os GBs dessas partições? Para a minha partição de backup ou para onde era o sistema?

 

4-)Uma partição só se junta com outra quando ela é selecionada e apagada, certo? Nesse caso, seria IMPOSSIVEL eu apagar minha partição de backup sem querer, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você está correndo o risco de perder seus arquivos a qualquer momento, jamais deixe seus arquivos em um lugar só e ainda mais no mesmo disco do sistema e faz um resumo desse livro aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GusGraf NP350XBE da Samsung. Modelo com placa da nvidia integrada, a GeForceMX110.

@wagner2029

Tlg, por isso to tirando minhas duvias, só pra ter certeza do que estou fazendo. Pretendo comprar um SSD, vou botar o sistema nele e o HD serve pra guardar os arquivos..

 

O resumo:

1-)É possivel partições de um HD estarem em sistema de arquivos diferentes? Tipo, uma partição em GPT e a outra em MBR?

2-)o que faz dar o erro de "O Windows não pode ser instalado neste disco/unidade" é a ISO que não foi feita para aquele sistema de arquivos, correto?

3-)Eu criei uma partição de backup para salvar todos os meus arquivos na hora da formatação. Se eu apagar todas as partições de recuperação do sistema, para onde vai os "GBs" dessas partições? Para a minha partição de backup ou para onde era o sistema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, LucasDRC disse:

1-)É possivel partições de um HD estarem em sistema de arquivos diferentes? Tipo, uma partição em GPT e a outra em MBR?

que eu saiba não, discos diferentes talvez sim, partições no mesmo disco não.

2-)o que faz dar o erro de "O Windows não pode ser instalado neste disco/unidade" é a ISO que não foi feita para aquele sistema de arquivos, correto?

Mais ou menos, depende de como você ajustou o boot, o gerador de pendrive da microfost gera um pendrive hibrido, ele faz boot independente do sistema.

5 horas atrás, LucasDRC disse:

3-)Eu criei uma partição de backup para salvar todos os meus arquivos na hora da formatação. Se eu apagar todas as partições de recuperação do sistema, para onde vai os "GBs" dessas partições? Para a minha partição de backup ou para onde era o sistema?

quando você apaga as partições de recuperação você pode aumentar a partição vizinha a ela pelo gerenciador de discos, é extremamente perigoso mexer com partições no hd onde estão seus arquivos, se você quer manter lá por preguiça de copiar de volta é uma coisa, mas ter como unica cópia é extremamente não recomendado, primeiro faz a copia para outro hd ou nuvem e depois faz essa lambança que você quer fazer.

você acha hd de notebook baratinho, eu ja cheguei a ter 10, vai no olx ou markplce que você acha até por 50tão, compra um case e dois abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wagner2029 Valeu pela dica, vou correr atras de um armazenamento externo para passar meu backup pra la. que só assim fico mais tranquilo para realizar a formatação do meu PC. Quanto as respostas, deu pra eu entender alguma coisa, só que fico extremamente inseguro quando é pra eu fazer uma coisa que eu nn tenho certeza. Sendo assim, melhor esperar que fica mais fácil..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucasDRC é assim mesmo, mas o importante é você ter no minimo duas copias dos seus arquivos, sempre que você for mexer com partição atualiza a copia de segurança antes, mesmo remota sempre existe a chance dar um cloroformio fecal um tudo e você só receber um cursorzinho piscando na tela seguido daquele frio na espinha.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
Em 04/06/2021 às 19:02, LucasDRC disse:

1-)É possivel partições de um HD estarem em sistema de arquivos diferentes? Tipo, uma partição em GPT e a outra em MBR?

Sistema de arquivos é uma coisa, esquema de partições é outra.

 

Sistema de arquivos = NTFS, EXT4, FAT32, exFAT, etc. E sim, é possível ter um HD/SSD com mais de um sistema de arquivos, tanto é que muitos utilizam dual-boot (dois sistemas operacionais em um único HD), sendo geralmente o Windows em NTFS e distribuições do Linux em EXT4.

 

Esquema de partições = MBR ou GPT. Não dá pra ter um disco com sistemas diferentes. Ou é MBR ou é GPT.

 

Em 04/06/2021 às 19:02, LucasDRC disse:

2-)o que faz dar o erro de "O Windows não pode ser instalado neste disco/unidade" é a ISO que não foi feita para aquele sistema de arquivos, correto?

Várias coisas podem fazer com que esse erro seja gerado. De cabeça me lembro de ter visto esse erro ao tentar instalar um Windows com mídia de instalação MBR em um sistema GPT.

 

Em 04/06/2021 às 19:02, LucasDRC disse:

3-)Eu criei uma partição de backup para salvar todos os meus arquivos na hora da formatação. Se eu apagar todas as partições de recuperação do sistema, para onde vai os "GBs" dessas partições? Para a minha partição de backup ou para onde era o sistema?

Ela ficará como não alocada, isso é, será considerada uma partição vazia sem utilização, então você terá que uni-la a outra partição para recuperar o espaço.

 

Em 04/06/2021 às 17:39, LucasDRC disse:

4-)Uma partição só se junta com outra quando ela é selecionada e apagada, certo? Nesse caso, seria IMPOSSIVEL eu apagar minha partição de backup sem querer, correto?

Ela irá se juntar se você mesmo fizer isso (conforme expliquei acima). É possível sim apaga-la sem querer (e para isso basta que você fuce no gerenciador de disco e fique clicando no que não sabe). Uma coisa é diferente da outra.

 

image.png

 

Em 04/06/2021 às 17:39, LucasDRC disse:

1-)Eu tenho um HD e ele esta no sistema de arquivos GPT, se eu particionar ele, todas as partições serão gpt ainda, certo?

Corrigindo: Seu HD está no esquema de partição GPT. Se você particiona-lo, o esquema de partição continuará sendo GPT, mas o sistema de arquivos irá variar dependendo do sistema operacional (o padrão do Windows é NTFS) ou do formato que você mesmo atribuir (FAT32, exFAT, etc, isso tudo deve ser configurado manualmente, sendo que durante a instalação de sistemas operacionais, a própria instalação irá configurar o sistema de arquivos, no caso do Windows, novamente, NTFS).

 

Em 04/06/2021 às 17:39, LucasDRC disse:

2-)E se sim, suponhamos uma situação.. Eu criei uma partição de backup para salvar meus arquivos na hora da formatação. Na hora de realizar a instalação do windows, existiria a possibilidade de dar o erro do HD estar em outro sistema de arquivos?

Só se a mídia de instalação do Windows (pendrive ou DVD) estivesse configurada em outro sistema. Exemplo: Seu pendrive está em MBR e o seu HD está em GPT.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!