Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como aumentar a VRAM do chip gráfico Intel G41 Express Chipset?


Posts recomendados

Eu tenho a seguinte dúvida.

image.png.e484e01900f7b56f98ade83954ad79c6.png

Como podem ver, eu tenho 1759MB de memória gráfica disponível e quero saber como aumentar isso pra pelo menos 512MB.

Só que quando eu entro na BIOS da minha placa-mãe(G41T-M7) e nela só tem a opção de até 128MB...

Mas eu já vi pessoas usando configurações no Regedit e aumentavam sem precisar ir na BIOS.

Eu tentei usar o método deste vídeo:

 MAS NN FUNCIONOU!

 

Então queria saber se alguém pode tirar a minha dúvida e dizer como eu aumento minha memória gráfica dedicada para 512MB, pois eu sei que tenho 1759MB disponível e quero usar mais do que isso pra melhorar o desempenho nos jogos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 minutos atrás, Nescau14 disse:

Eu tenho a seguinte dúvida.

image.png.e484e01900f7b56f98ade83954ad79c6.png

Como podem ver, eu tenho 1759MB de memória gráfica disponível e quero saber como aumentar isso pra pelo menos 512MB.

Só que quando eu entro na BIOS da minha placa-mãe(G41T-M7) e nela só tem a opção de até 128MB...

Mas eu já vi pessoas usando configurações no Regedit e aumentavam sem precisar ir na BIOS.

Isso ocorre pois a placa gráfica integrada do seu processador permite no máximo 128MB de memória VRAM compartilhada (aparece como dedicada, mas na prática, ela é compartilhada, pois está sendo subtraída da memória RAM), sendo que os outros 1631MB restantes de "memória compartilhada" faz referência a memória que será utilizada caso a "dedicada" acabe.

 

Entenda a diferença aqui:

 

6 minutos atrás, Nescau14 disse:

Mas eu já vi pessoas usando configurações no Regedit e aumentavam sem precisar ir na BIOS.

Eu tentei usar o método deste vídeo:

 MAS NN FUNCIONOU!

Não funcionou por um simples motivo: Este procedimento NÃO É para aumentar a memória VRAM, mas sim, para corrigir um problema que faz com que o Windows não reconheça toda a memória VRAM disponível. A limitação do uso de VRAM está no BIOS e no vídeo integrado, não no regedit.

 

image.png

 

image.png

 

Observe que a quantidade de memória de vídeo sendo utilizada permaneceu exatamente a mesma, mesmo após feito o procedimento.

 

Resumindo: Não há como aumentar a memória VRAM "dedicada". Se você quer aumentar o desempenho do seu PC, infelizmente terá que fazer um upgrade de peças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Nescau14 disse:

Eu tentei usar o método deste vídeo:

 MAS NN FUNCIONOU!

 

Então queria saber se alguém pode tirar a minha dúvida e dizer como eu aumento minha memória gráfica dedicada para 512MB, pois eu sei que tenho 1759MB disponível e quero usar mais do que isso pra melhorar o desempenho nos jogos.

 

 

Mais "VRAM" não quer dizer mais desempenho, pode colocar 20GB de memória de vídeo que nada vai mudar pois o chip gráfico é limitado.

Se quer mais desempenho o jeito é comprar uma placa de vídeo dedicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, me reponde o porque eu tenho 1759MB disponível, quando eu sei que tem jogos que pedem 256,512MB de requisito e não posso aumentar para mais do que 128MB?

 

 

Eu vi esse vídeo aq:

E realizei o procedimento e foi de 128 para 192MB.

Agora me explica porque minha BIOS só tem a opção de até 128, mas depois do procedimento agora eu tenho 192?

 

Por essa logica que penso que se minha BIOS só permite até 128 e eu consegui aumentar isso, porque eu não poderia aumentar para mais do que isso sendo que tenho bastantes memória disponível...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Nescau14 O chip gráfico integrado já irá utilizar mais memória RAM caso seja necessário... Isso ocorre constantemente, de forma dinâmica. Aumentar a reserva inicial não vai lhe trazer ganho de desempenho.

 

Esses tutoriais são elaborados por pessoas que não fazem ideia de como isso funciona. Não faça alterações desnecessárias e incorretas em seu sistema operacional. Ele já é otimizado para aproveitar o máximo dos recursos disponíveis.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, Nescau14 disse:

Olha, me reponde o porque eu tenho 1759MB disponível, quando eu sei que tem jogos que pedem 256,512MB de requisito e não posso aumentar para mais do que 128MB?

 

11 horas atrás, GabrielLV disse:

Isso ocorre pois a placa gráfica integrada do seu processador permite no máximo 128MB de memória VRAM compartilhada (aparece como dedicada, mas na prática, ela é compartilhada, pois está sendo subtraída da memória RAM), sendo que os outros 1631MB restantes de "memória compartilhada" faz referência a memória que será utilizada caso a "dedicada" acabe.

 

---

 

11 horas atrás, Nescau14 disse:

E realizei o procedimento e foi de 128 para 192MB.

Agora me explica porque minha BIOS só tem a opção de até 128, mas depois do procedimento agora eu tenho 192?

 

Por essa logica que penso que se minha BIOS só permite até 128 e eu consegui aumentar isso, porque eu não poderia aumentar para mais do que isso sendo que tenho bastantes memória disponível...

 

11 horas atrás, GabrielLV disse:

Não funcionou por um simples motivo: Este procedimento NÃO É para aumentar a memória VRAM, mas sim, para corrigir um problema que faz com que o Windows não reconheça toda a memória VRAM disponível. A limitação do uso de VRAM está no BIOS e no vídeo integrado, não no regedit.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!