Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dimmer com triac BT138x ou BT138?


Ir à solução Resolvido por codigo rapido,

Posts recomendados

Olá Pessoal do Forum! Tava sumido resolvendo outros problemas, mas to de volta...

Não tenho experiencia com triacs e apareceu a necessidade de fazer um dimmer pra controlar a potencia de um motor de tanquinho em um torno de madeira que fiz. Eu achei estranho que o triac BT138x-600e que encontrei em minha sucata não tenha no involucro o aluminio para ajudar a dissipar o calor. Ele é de plastico em comparação com o BT138 que tem esse pedaço de aluminio para dissipar. Pelo que imagino ele só deveria ser utilizado para controlar pequenas tensões pela falta desse pedaço de aluminio. Posso utilizar esse triac assim mesmo para controlar tensões de 220v?

vi um dimmer legal feito pelo Wagner Rambo, mas ele usa o BT24. Penso em fazer igualzinho, mas substituindo por esse BT138x-600e que encontrei na sucata. É possivel?

Existe algum site legal mostrando as equivalencias desses triacs assim como diacs, transistores e diodos?

Eu to com um problema chato aqui em casa.... as vezes compro diodos zenner para resolver meus problemas, mas com o tempo os guardo e esqueço as numerações. E o problema é que não consigo ler essas porcarias. São muito pequenas as letras neles. Como vcs fazem pra identificar os diodos sem precisar testa-los? tem como?

Obrigado pela atenção, abraço e sucesso à todos.

 

Valeu pessoal!
Consegui resolver esse problema.
Minha dificuldade é entender os codigos desses componentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Para quem tem dificuldades com essas nomenclaturas e codigos dos componentes eu sugiro procurar por:

JEDEC system;
European based Pro-electron system;
JIS system.

No caso do triac que estou usando, ele segue o padrão Pro-Electron Numbering System.
 

Foi a solução para todos os meus problemas.
Obrigado a todos.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, codigo rápido disse:

Eu achei estranho que o triac BT138x-600e que encontrei em minha sucata não tenha no involucro o aluminio para ajudar a dissipar o calor. Ele é de plastico em comparação com o BT138 que tem esse pedaço de aluminio para dissipar

Esse da sucata tem o metal, mas é do tipo isolado. 

O objetivo dele é não precisar de mica e bucha na hora de prender no dissipador. 

A capacidade de corrente/dissipação é praticamente a mesma do componente sem isolação. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/07/2021 às 08:48, codigo rápido disse:

Eu to com um problema chato aqui em casa.... as vezes compro diodos zenner para resolver meus problemas, mas com o tempo os guardo e esqueço as numerações. E o problema é que não consigo ler essas porcarias. São muito pequenas as letras neles. Como vcs fazem pra identificar os diodos sem precisar testa-los? tem como?

 

Isso é realmente um problema. 

As tintas usadas na identificação do componente (diodos e zeners para pequena corrente) não são apropriadas para tal. Começam a descascar etc.

 

Eu faço o seguinte, com uma lupa de 30X comprada no camelô:

 

1 - Vou a um espaço aberto, tipo janela. A luz sendo difusa melhora a visualização.

2 - Procuro ler o que está escrito (óbvio, né?).

2.1 - Quando consigo ler e ter certeza do que leio, escrevo o código em fita crepe e prendo no terminal do componente.

2.2 - Quando não consigo ler ou não tenho certeza do que significa, eu testo (corretor ortográfico reclamou, mas está correto) o componente. 

Aplico uma corrente de uns 10mA (são componentes do tamanho de um grão de arroz). Coloco um resistor de 1K em série, ligo a fonte de tensão regulada, variando a tensão desde o zero volt.  Meço a tensão sobre o componente. Inverto o componente no circuito e repito o teste.

Se for diodo ....você já sabe.

Se for zener, pode ou não conduzir com a tensão reversa. Na tensão direta fornece a tensão zener.

Anoto com fita crepe e problema resolvido para futuras necessidades. 

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/07/2021 às 03:27, Renato.88 disse:

Esse da sucata tem o metal, mas é do tipo isolado. 

O objetivo dele é não precisar de mica e bucha na hora de prender no dissipador. 

A capacidade de corrente/dissipação é praticamente a mesma do componente sem isolação. 

Olá Renato. Eu vi isso no Datasheet. A gente tem que confiar... não é? Mas é estranho ver um plasticozinho resistente igual a esse. Eu quero ver se vai aguentar ficar ligado 8 horas direto. Tá funcionando legalzinho. O que fiz foi colocar um potenciometro de 500k (para o manual) e um resistor variavel de 100k (apenas para regular no teste e ficará fixo depois de fechado). A variação da tensão boa aqui pra mim tá mais ou menos em 170v à 100v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!