Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

8 ou 12 de RAM??


Ir à solução Resolvido por Matheus Rodrigues,

Posts recomendados

Fala gurizada, tudo certo com vocês??

 

Então, recentemente, meu PC que utilizava deu problema e perdi meu processador, com isso eu tive que utilizar um outro que tenho aqui, até ai tudo certo...

o único problema de fato, é que o processador contido no outro computador é um Sempron 2650 1.45ghz... o que realmente me deixa agoniado ( logo vou trocar o setup todo).

Neste PC tinha uma memória de 4gb 1333mhz DDR3, troquei pela que estava no meu PC que era de 8gb 1333mhz DDR3 também. Então com tudo isso, tinha visto em algum lugar que não me recordo onde que era o seguinte,

este Sempron atua melhor com 4 a 8gb RAM....... minha dúvida seria, será que se eu colocar estes 4gb que tenho sobrando, vai melhorar em alguma coisa ou vai piorar?? ou realmente não faz diferença?

 

desde já eu agradeço a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Imakuni disse:

Já que você tem sobrando mesmo, não custa nada usar.

@Imakuni bom, kkkkkk com a pergunta que eu fiz parece até algo besta... mas na prática realmente senti um pingo de diferença, uma congeladas no PC

 

@paulohs  da boot sim, sem problemas, a única coisa que me incomoda são essas travadas

@Matheus Rodrigues tudo ótimo, mas assim, tem como explicar esses lags que o PC da de vez em sempre com 12 de ram?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, TzAWin disse:

Fala gurizada, tudo certo com vocês??

 

Então, recentemente, meu PC que utilizava deu problema e perdi meu processador, com isso eu tive que utilizar um outro que tenho aqui, até ai tudo certo...

o único problema de fato, é que o processador contido no outro computador é um Sempron 2650 1.45ghz... o que realmente me deixa agoniado ( logo vou trocar o setup todo).

Neste PC tinha uma memória de 4gb 1333mhz DDR3, troquei pela que estava no meu PC que era de 8gb 1333mhz DDR3 também. Então com tudo isso, tinha visto em algum lugar que não me recordo onde que era o seguinte,

este Sempron atua melhor com 4 a 8gb RAM....... minha dúvida seria, será que se eu colocar estes 4gb que tenho sobrando, vai melhorar em alguma coisa ou vai piorar?? ou realmente não faz diferença?

Observe se ambas as memórias são Dual Rank ou Single Rank. De maneira geral Daul tem chips dos dois lados da placa e single apenas de um lado. Na época do DDR3 isso era um dos poucos fatores de incompatibilidade. Observe na sua BIOS (se não for UEFI) se a opção "memory hole remap" está ativada. Resolvido isso, instale as memórias na seguinte ordem: 

Slot A2 = 4 GBs.

Slot B2 = 8 GBs.

Assim você fará uso do recurso flex channel (se sua placa-mãe suportar) que lhe trará um pequeno ganho de desempenho. 

Use os 12 GBs sem medo. Abra o CPU-Z e veja se pegou o flex mode. Se não tiver ativado, talvez haja alguma configuração de BIOS a fazer. 
Sobre as "travadinhas", eu realmente não entendi o que quis dizer.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Perfeito amigo, assim que chegar em casa vou fazer isso que disse, obrigado pela ajuda!!

 

quanto as travadas, eram algo de milésimos de segundo, algo rapidamente rápido mesmo, a tela congela e volta, mas só acontece com 12 de RAM, provavelmente por não estar em "flex channel". Tinha acontecido com meu outro computador também e por fim meu processador deu pau, tenho medo de acontecer a mesma coisa com esse, será a fonte?? uma genérica de 400W, já providenciei a Nidus 500W justamente pro meu próximo computador

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, TzAWin disse:

quanto as travadas, eram algo de milésimos de segundo, algo rapidamente rápido mesmo, a tela congela e volta

Se for em jogos online, isso se chama LAG e é causado por uma conexão com o servidor do jogo que não esteja boa. A baixa latência da conexão é imprescindível para que não haja LAG, sendo que todo jogo online sempre tem alguma maneira de ver qual é o PING de cada jogador (ping nesse caso é o mesmo que latência). Para jogar bem o ideal é pings abaixo de 100, para jogos competitivos abaixo de 50.

 

58 minutos atrás, TzAWin disse:

mas só acontece com 12 de RAM, provavelmente por não estar em "flex channel".

Se só ocorre com os dois módulos de RAM, um pode estar danificado ou você pode ter instalado eles nos slots errados. Para diagnosticar a saúde das memórias utilize o programa memtest86, instalado num pendrive e carregado na inicialização do PC.

 

1 hora atrás, TzAWin disse:

Tinha acontecido com meu outro computador também e por fim meu processador deu pau, tenho medo de acontecer a mesma coisa com esse, será a fonte??

Processador dar pau é algo raríssimo. Pessoalmente só vi um ou dois processadores queimarem em mais de 20 anos de trabalho e milhares de PCs reparados. Recomendo que observe sim se o processador está bem assentado e se pinos do slot (no caso de Intel) ou do processador (no caso de AMD) estão amassados, se o processador está bem assentado no slot, e se uma pasta térmica de qualidade, nova e bem aplicada está presente. Lembrando que se remover o cooler do processador terá que limpar a pasta antiga com isopropanol em um papel absorvente (tanto da CPU quanto do cooler) e reaplicar. Não se deve nunca reaproveitar pasta, pois ela perde seu efeito após a primeira aplicação e perde suas propriedades após a cura.

 

1 hora atrás, TzAWin disse:

uma genérica de 400W, já providenciei a Nidus 500W justamente pro meu próximo computador

Fontes genéricas comumente queimam ou reduzem a vida útil de componentes conectados a elas. A Nidus foi uma ótima aquisição, mas agora terá que torcer para que nenhum componente tenha de fato sido danificado. O memtest86 vai lhe dar certeza de que não tem nenhuma memória queimada. Se ele apresentar algum erro em vermelho durante 10 minutos de teste, remova um dos módulos (com o PC desligado) e teste um por vez para saber qual está danificado. Observe que os slots podem estar sujos ou danificados também, então limpe os módulos com papel absorvente e isopropanol (com delicadeza) e os slots todos com isopropanol e um pincel/escova. Sempre utilize máxima delicadeza e limpe apenas os contatos de ambos, jamais os componentes. O isopropanol seca em poucos segundos, mas recomendo esperar ao menos dois minutos antes de ligar o PC por se tratar de um produto inflamável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Processador dar pau é algo raríssimo. Pessoalmente só vi um ou dois processadores queimarem em mais de 20 anos de trabalho e milhares de PCs reparados. Recomendo que observe sim se o processador está bem assentado e se pinos do slot (no caso de Intel) ou do processador (no caso de AMD) estão amassados, se o processador está bem assentado no slot, e se uma pasta térmica de qualidade, nova e bem aplicada está presente. Lembrando que se remover o cooler do processador terá que limpar a pasta antiga com isopropanol em um papel absorvente (tanto da CPU quanto do cooler) e reaplicar. Não se deve nunca reaproveitar pasta, pois ela perde seu efeito após a primeira aplicação e perde suas propriedades após a cura.

Vou estar verificando se esta tudo okay com o processador, problema é que quando "deu pau", primeiramente achei que fosse a MB, e fui vender esse processador, ai então na hora de testar esse processador na maquina do cliente, inclusive com a mesma mb que a minha, não deu video...

mas vou verificar, tentar trazer ele de volta a vida

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Fontes genéricas comumente queimam ou reduzem a vida útil de componentes conectados a elas. A Nidus foi uma ótima aquisição, mas agora terá que torcer para que nenhum componente tenha de fato sido danificado. O memtest86 vai lhe dar certeza de que não tem nenhuma memória queimada. Se ele apresentar algum erro em vermelho durante 10 minutos de teste, remova um dos módulos (com o PC desligado) e teste um por vez para saber qual está danificado. Observe que os slots podem estar sujos ou danificados também, então limpe os módulos com papel absorvente e isopropanol (com delicadeza) e os slots todos com isopropanol e um pincel/escova. Sempre utilize máxima delicadeza e limpe apenas os contatos de ambos, jamais os componentes. O isopropanol seca em poucos segundos, mas recomendo esperar ao menos dois minutos antes de ligar o PC por se tratar de um produto inflamável.
 

Vou fazer os testes com este programa como indicou e tentar trazer o que acontece

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, TzAWin disse:

Vou estar verificando se esta tudo okay com o processador, problema é que quando "deu pau", primeiramente achei que fosse a MB, e fui vender esse processador, ai então na hora de testar esse processador na maquina do cliente, inclusive com a mesma mb que a minha, não deu video...

mas vou verificar, tentar trazer ele de volta a vida

Sempre execute um reset de BIOS caso um componente não dê sinal de vida. Se já testou em outra MB provavelmente ele torrou mesmo, mas já te aviso que ele deve ter passado por muito stress para queimar.

15 horas atrás, TzAWin disse:

Vou fazer os testes com este programa como indicou e tentar trazer o que acontece

Ok.

Link do memtest: https://www.memtest86.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!