Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, tenho um Ryzen 5 3600 e a temperatura em tarefas comuns varia em torno de 76 a 88 ºC, já quando eu jogo ou estou rederizando um vídeo, ele atinge temperaturas de até 104ºC (claro que isso são picos), pensei em comprar um Walter cooler mas estou começando a pensar em pegar um air cooler.

Uma coisa que me chama a atenção é a velocidade que essa temperatura varia, em 1 segundos passa de 72 para 81, e fica como em um ciclo, a temperatura caindo até 70 e tantos graus e sobe pra 80+. Será que o termômetro que faz a medição dessa temperatura pode estar com problema?

Postado
agora, Lucasga disse:

em tarefas comuns varia em torno de 76 a 88 ºC

Boa noite, informe sistema operacional, versão,gabinete e sistema de refrigeração,placa de video, além do fonte.

No seu lugar já teria desmontado e montado novamente para ver se não é problema de encaixe.Usa coolerBOX?

Postado

@Lucasga não acredito que seja um problema no processador como você disse, o que está parecendo é que o teu sistema de resfriamento não está dando conta de manter a temperatura do processador num nível adequado. 

Um teste simples que você pode fazer é abrir o gabinete, colocar um ventilador ligado jogando ar diretamente para dentro do PC e verificar se as temperaturas baixam mesmo que seja pouca coisa. Se baixar, recomendo analisar a possibilidade de trocar o "cooler" do processador por um melhor ou então acrescentar ventoinhas no gabinete para ajudar a resfriar. 

Postado
1 hora atrás, Lucasga disse:

Uma coisa que me chama a atenção é a velocidade que essa temperatura varia, em 1 segundos passa de 72 para 81, e fica como em um ciclo, a temperatura caindo até 70 e tantos graus e sobe pra 80+. Será que o termômetro que faz a medição dessa temperatura pode estar com problema?

Ou sistema de refrigeração do seu gabinete é bem ruim.

Postado

@PedraX @NIGHT FALL @GusTec

Setup: Ryzen 5 3600, placa-mãe A320M ASUS, 16gb Ram, Fonte corsair CV 550, Gabienete pichau komor (https://www.youtube.com/watch?v=UWastZSKqeo).

Uso o cooler que vem no processador para o resfriamento e não possuo mais nenhuma outra forma de refrigeração. 

Já fiz um teste colocando um ventilador diretamente no gabinete e não surtiu efeito, mas uso o PC sem o vidro lateral porque ele de fato diminui o calor dentro do gabinete. 

Me intriga só essa rápida diferença de temperatura, mas pelo que vocês falaram é normal

Postado
12 minutos atrás, Lucasga disse:

Uso o cooler que vem no processador para o resfriamento e não possuo mais nenhuma outra forma de refrigeração. 

Ou seja, seu gabinete que já é horrível no quesito refrigeração por ter a lateral fechada e o painel frontal excessivamente restritivo, ainda não conta com nenhuma fan, é basicamente uma estufa.

Uma coisa que muitos não se atentam (ou não sabem) é que não é apenas o processador que sofre com altas temperaturas, existem componentes muito mais críticos e que precisam da mesma atenção, como placa-mãe, placa de vídeo e discos rígidos.

14 minutos atrás, Lucasga disse:

Me intriga só essa rápida diferença de temperatura, mas pelo que vocês falaram é normal

Sem nenhuma forma de refrigeração, é normal que a temperatura suba tão rápido, fora que o sensor não atualiza em tempo real, existe um delay, então nos milissegundos que ele demorou pra atualizar, a temperatura subiu mais que apenas 1 ou 2 graus.

É recomendado tomar medidas urgentes para melhorar a refrigeração antes que algum dos seus componentes frite (Literalmente), principalmente o VRM da placa-mãe.

Postado
41 minutos atrás, Lucasga disse:

@NIGHT FALL Os outros componentes tem temperatura normal e estável. Apenas a CPU fica excessivamente quente.

Defina "Normal e estável"?

42 minutos atrás, Lucasga disse:

Teria alguma recomendação de cooler até os 350?

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15086/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-400-v2-blue-120mm-intel-amd-dp-mch4-gmx400v2-bl

Postado
14 horas atrás, Lucasga disse:

Teria alguma recomendação de cooler até os 350?

Boa tarde, na minha opinião comprar um cooler melhor não vai resolver sózinho seu problema. O gabinete tem algum FAN atualmente ?(parece que é vendido sem FAN).

Outra coisa, sua CPU não deveria esquentar tanto(TDP de 65W).

Primeiro veja a CPU se está bem instalado nas presilhas, se a pasta termica ou thermalPAD(aquele que vem junto) está homogeneo

Depois, veja os pré requisitos para um bom funcionamento: atualização do Windows(ele não funciona bem em versões mais antigas), atualização dos drivers,etc

Então, compre pelo menos 3 FAN:coloque um dianteiro puxando ar, um traseiro tirando ar e um de topo tirando ar

Só então parta para um novo cooler.Se comprar até ajuda, mas primeiro deve resolver a circulação de ar do gabinete, se puder troque o gabinete.

• Curtir 1
Postado

@PedraX Já estou analisando pra comprar pelo menos 3 coolers para o gabinete, vi quem tem espaço na parte frontal pra instalar até 3 fans. Você sabe dizer qual o cabo que essas fans conectam na fonte? Pra saber até quantas vou poder colocar com minha fonte 

Postado
4 horas atrás, Lucasga disse:

a320m ASUS

Ok.Essa MB tem uma sys_FAN, ela tem 4 pinos e torna possível a instalação de FAN com PWM(modulador de pulso=controle de rotação automático).Mas se comprar FAN de 3 pinos é melhor instalar direto no fonte .Se colocar mais de 1 FAN convém comprar um molex adaptador com saídas suficientes, tipo esse:https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1894790685-cabo-sleeved-multi-fan-molex-p3-coolers-3-ou-4-pinos-27-cm-_JM#position=9&search_layout=grid&type=item&tracking_id=a45dee59-0899-464f-99d7-f2cd90d790ee

Postado

@PedraX @NIGHT FALL Fiz um teste hoje com a lateral do gabinete aberta e um ventilador resfriando diretamente o PC. Enquanto eu jogava detroit, a CPU chegou ao pico de 99ºC e manteve uma média de 88 in game. No uso normal abaixou um pouco a temperatura, mas durante o jogo se manteve excessivamente quente mesmo com uma boa circulação de ar, não é estranho?

Postado
28 minutos atrás, Lucasga disse:

@PedraX @NIGHT FALL Fiz um teste hoje com a lateral do gabinete aberta e um ventilador resfriando diretamente o PC. Enquanto eu jogava detroit, a CPU chegou ao pico de 99ºC e manteve uma média de 88 in game. No uso normal abaixou um pouco a temperatura, mas durante o jogo se manteve excessivamente quente mesmo com uma boa circulação de ar, não é estranho?

Com toda certeza.
Ou o cooler está com algum erro na instalação ou processador está sem pasta térmica.
Recomendo que desmonte o cooler e verifique.

Postado

Provavelmente erro na instalação do cooler. Os quatro parafusos tem que estar completamente apertados, até o final. Na hora de prender, use um padrão diagonal (por exemplo, parafuso superior esquerdo, depois inferior direito, depois superior direito e por fim o inferior esquerdo). Depois que entrarem, não aperte direto individualmente até o final, vá dando um ou dois giros em cada um até não girarem mais, mesmo impondo uma pequena pressão (cuidado pra chave não escapar na placa-mãe).

Postado

@Shaman93 @NIGHT FALL Fiz a aplicação da GD900 e abaixou cerca de 10 graus. Agora em tarefas comum a temperatura varia de 60 a 72 graus.

Em cerca de 1 minuto de renderização de um vídeo ele atingiu 87 graus, normalmente iria para 94.

Enfim, fiz a compra de 3 coolers para o gabinete, enquanto não chegam vou utilizar ele aberto mesmo. Se ainda assim tiver pegando 90 graus, vou comprar um air cooler para a CPU

Postado
3 horas atrás, Lucasga disse:

@Shaman93 @NIGHT FALL Fiz a aplicação da GD900 e abaixou cerca de 10 graus. Agora em tarefas comum a temperatura varia de 60 a 72 graus.

Em cerca de 1 minuto de renderização de um vídeo ele atingiu 87 graus, normalmente iria para 94.

Enfim, fiz a compra de 3 coolers para o gabinete, enquanto não chegam vou utilizar ele aberto mesmo. Se ainda assim tiver pegando 90 graus, vou comprar um air cooler para a CPU

3 Fans no caso, (Cooler = Fan + Dissipador). Espero que tenha comprado modelos com alta pressão estática para o painel frontal, caso contrário a adição de todas essas fans não vai mudar muita coisa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!