Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

gpu oscilando de 60% a 100% em jogos


Posts recomendados

28 minutos atrás, paulovitor1521 disse:

Estou com os mesmo problemas porém tenho um computador inferior ao do cara acima, mas meu problema é que o meu HD está sempre entre 30 a 100 % de uso, quem mais consume é o System já tentei de tudo pra tirar o 100% do disco mas nada resolveu 

@paulovitor1521 Abra um tópico referente a sua dúvida e me marque que te auxilio na solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/07/2021 às 15:17, Fuzion200 disse:

Existe sim gargalo de GPU, a 1660 entrega menos performance que o i9 consegue empurrar, vamos a um exemplo: re8 nessa GPU roda a 80-90 fps enquanto o i9 consegue fácil fazer 150+ com uma GPU mais potente, existe tanto gargalo de GPU quanto de CPU

Que jogos essa oscilação ocorre? tem stuttering?

no caso de um cpu muito rápido e uma gpu muito lenta o pior q poderia acontecer é o processador sobrar e a placa de video entregar 100% de si, o q resultaria no desempenho maximo possivel de se estrair da gpu, não é um gargalo ruim... no caso dele tem alguma coisa impedindo a gpu de dar 100%, é o contrario percebe? a pergunta é, qual o problema de desempenho q você tem nos jogos? o problema pra você é que a placa de video fica em 60%? em nenhum momento eu vi você dizer que o fps abaixa, se você limitar a placa em 144fps e ela manter 144fpc obviamente q ela não vai dar 100% direto porque ela está limitada, então só vai entregar a porcentagem necessaria pra fazer os 144 entende? qual o fps q ta dando q você ta achando pouco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, w35l3y disse:

no caso de um cpu muito rápido e uma gpu muito lenta o pior q poderia acontecer é o processador sobrar e a placa de video entregar 100% de si, o q resultaria no desempenho maximo possivel de se estrair da gpu, não é um gargalo ruim... no caso dele tem alguma coisa impedindo a gpu de dar 100%, é o contrario percebe? a pergunta é, qual o problema de desempenho q você tem nos jogos? o problema pra você é que a placa de video fica em 60%? em nenhum momento eu vi você dizer que o fps abaixa, se você limitar a placa em 144fps e ela manter 144fpc obviamente q ela não vai dar 100% direto porque ela está limitada, então só vai entregar a porcentagem necessaria pra fazer os 144 entende? qual o fps q ta dando q você ta achando pouco?

Então mano, o fps cai pra 5 kkk, como a gpu fica oscilando dos 60% pra 100% é recorrente a queda do fps tlgd

Em 17/07/2021 às 12:33, NIGHT FALL disse:

 

O print deve ser tirado com o teste em andamento.

Ao invés de 10 minutos, deixe rodando por 20, ao completar 20 minutos, tire print da mesma tela do Hwinfo (Sem fechar o prime92) e poste novamente.

Aproveite que você já tem o Hwmonitor, poste um print da tela dele também.

image.png.ebf5a07c87c854812aee18be53825168.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yurima Excelente, era isso que eu queria confirmar.

Repare que o clock do processador que alcança quase 5Ghz em alguns momentos cai pra menos de 1Ghz, e a tensão que normalmente fica na casa dos 1.3 cai para a metade desse valor, isso claramente comprova minha teoria de que existe Thermal Throttling acontecendo devido a falta de preparo da placa-mãe para lhe dar com a demanda energética do seu i9.

 

image.png.36573aed33236a6f39158800aeffd504.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@w35l3y Como o colega @NIGHT FALL já falou diversas vezes, sua GPU é o teto máximo do desempenho que você terá dentro de jogos. O processador pode permitir esse desempenho todo se for mais potente do que o necessário para acompanhar a GPU ou pode limitá-lo se for fraco demais (daí o nome gargalo).

Isso de comprar uma CPU superdimensionada e uma GPU fraca achando que o que conta na GPU são os GB, os "bits" ou qualquer outra coisa ao invés da faixa de desempenho objetiva do produto é extremamente comum. GPUs são diferenciadas por faixas de preço e desempenho, sendo que as de "entrada" são as mais fracas que não suportam muitos recursos gráficos e jogos muito pesados. As intermediárias suportam bem, mas tem limitações. As high end suportam quase tudo, mas lembre-se de que mesmo a melhor GPU do mundo hoje não vai suportar o jogo mais pesado com todos os recursos possíveis no máximo (a 8K no caso, que é a resolução máxima hoje) sem haver um enorme impacto no desempenho dos jogos.

Todo jogo tem que ter a qualidade gráfica ajustada para ser compatível com as limitações da sua GPU e alguns recursos são muito mais impactantes do que outros. A título de exemplo, não importa o quanto o jogo seja leve, se você ligar ray tracing, hardware tesselation, multi sampling AA (MSAA). Programas que rodam em segundo plano também influenciam no desempenho do jogo.

2 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Repare que o clock do processador que alcança quase 5Ghz em alguns momentos cai pra menos de 1Ghz, e a tensão que normalmente fica na casa dos 1.3 cai para a metade desse valor, isso claramente comprova minha teoria de que existe Thermal Throttling acontecendo devido a falta de preparo da placa-mãe para lhe dar com a demanda energética do seu i9.

Será que desligar o boost já não ajudaria?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Será que desligar o boost já não ajudaria?

 

@WOZ Dods Não tinha pensado nisso, além de desligar o boost daria pra desativar também o multithread.

Excelente ideia. 👏👏

Caso queria tentar @Yurima, pode ser uma forma de evitar esse problema em jogos, até que você consiga investir em uma nova placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!