Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Internet Fibra + Cat6 por 50~70 metros resolverá a de perda de velocidade?


Posts recomendados

Moro em um condomínio e tenho um plano de internet de 50mb com fibra. Porém, essa fibra contratada só chega até o portão do condomínio, já que todos os fios passam por estreitas galerias subterrâneas que meu provedor não avalia como apto para passar fibra (apesar de só informar isso depois de contratado o serviço). Por conta dessa situação, foram instalados "cabos comuns" entre o portão do condomínio e a minha casa que tem uma distância considerável (50~70 metros), tornando a internet extremamente instável e pouco eficiente. Dado todo o contexto, venho aqui perguntar-lhes se a substituição dos "cabos comuns" por um cabo Cat6, no mesmo sistema, inicialmente com fibra, seria possível e resolveria o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, sizzler disse:

Moro em um condomínio e tenho um plano de internet de 50mb com fibra. Porém, essa fibra contratada só chega até o portão do condomínio, já que todos os fios passam por estreitas galerias subterrâneas que meu provedor não avalia como apto para passar fibra (apesar de só informar isso depois de contratado o serviço). Por conta dessa situação, foram instalados "cabos comuns" entre o portão do condomínio e a minha casa que tem uma distância considerável (50~70 metros), tornando a internet extremamente instável e pouco eficiente. Dado todo o contexto, venho aqui perguntar-lhes se a substituição dos "cabos comuns" por um cabo Cat6, no mesmo sistema, inicialmente com fibra, seria possível e resolveria o problema.

 

Quais seriam esses "Cabos comuns"? Coaxial? UTP?
É preciso saber o tipo do cabo para conseguir ter uma base da situação.

 

Sim, cabo UTP CAT-5e ou mesmo CAT6 seriam os tipos ideias de cabo para essa comutação de sinal, mas creio que o problema ai seja outro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sizzler Embora pareça ser algo que possa lhe ajudar a resolver o problema, primeiro precisa avaliar para saber o que de fato está causando o problema.

 

Se passaram o cabo junto de fios da rede elétrica, também pode dar interferência.

 

 

 

36 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Coaxial?

Nunca vi falar de a Vivo estar trabalhando com cabos Coaxiais, sempre que vi aqui na minha região era aquele par trançado de telefone, e acredito que ainda deva ser a mesma coisa agora que liberou fibra ótica aqui na minha região.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/07/2021 às 12:53, MARLON LACERDA disse:

na teoria ele tem menos interferência externa, pode ser que funcione, acredito que o que pode ter acontecido é que os cabos se deterioraram, por isso a qualidade do sinal seja ruim.

 

É uma possibilidade, julgando que os fios estão lá já faz uns 3 anos. 

23 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@sizzler Embora pareça ser algo que possa lhe ajudar a resolver o problema, primeiro precisa avaliar para saber o que de fato está causando o problema.

 

Se passaram o cabo junto de fios da rede elétrica, também pode dar interferência.

 

 

 

Nunca vi falar de a Vivo estar trabalhando com cabos Coaxiais, sempre que vi aqui na minha região era aquele par trançado de telefone, e acredito que ainda deva ser a mesma coisa agora que liberou fibra ótica aqui na minha região.

 

Foi isso mesmo, par trançado de telefone. 

Em 17/07/2021 às 13:10, NIGHT FALL disse:

 

Quais seriam esses "Cabos comuns"? Coaxial? UTP?
É preciso saber o tipo do cabo para conseguir ter uma base da situação.

 

Sim, cabo UTP CAT-5e ou mesmo CAT6 seriam os tipos ideias de cabo para essa comutação de sinal, mas creio que o problema ai seja outro.

Foi par trançado de telefone, só não sei te informar os detalhes técnicos.

 

Me ajudaram muito com as respostas. Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50-70m está ok para cabos comuns UTP. Pode usar Cat5E para até 1000mbits. Não precisa do chato e caro Cat6 ou 7 a menos que vá usar uma velocidade acima de Gigabit, 2.5, 5 ou 10.

 

Se os cabos estão em área externa ou passam junto com coisas que podem gerar interferência eletromagnética considere usar cabos blindados STP, ou cabos coaxiais, que tem boa blindagem,  e adaptadores MOCA. Se estão expostos há épocas pode tentar apenas trocar o cabo, que é barato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, sizzler disse:

Foi isso mesmo, par trançado de telefone. 

 

No caso então não é par Trançado, é apenas um cabo de telefone comum, provavelmente o problema de ser interferência, pois esse cabo não é preparado para esse fim. O Cabo trançado é projetado justamente pra evitar interferência eletromagnética que um cabo pode causar ao outro. Se for este o caso a simples troca do cabo resolva o problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

 

No caso então não é par Trançado, é apenas um cabo de telefone comum, provavelmente o problema de ser interferência, pois esse cabo não é preparado para esse fim. O Cabo trançado é projetado justamente pra evitar interferência eletromagnética que um cabo pode causar ao outro. Se for este o caso a simples troca do cabo resolva o problema.

 

O cabo tradicional de telefone, aquele mais simples que geralmente é cinza, é geralmente trançado.  E, claro, um par.

 

No cabo UTP o P é de pairs, pares, no plural porque são 4 pares de pares trançados, 8 fios. UTP significa Unshielded Twisted Pairs, pares trançados sem blindagem.  Os cabos são trançados dois a dois em 4 pares, e os 4 pares são então trançados, twisted, torcidos. E aí encapados. No caso de Cat7o cabo já não é UTP: cada par trançado é encapado individualmente, uma blindagem, e o cabo é conhecido por S/FTP, adequado para conexões de 10Gigabit/s 

 

Para uma emergência e ultra-curtas distâncias dá pra usar 2 pares de cabo telefônico, para até 100mbits, até arrumar um cabo normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, arfneto disse:

O cabo tradicional de telefone, aquele mais simples que geralmente é cinza, é geralmente trançado.  E, claro, um par.

@arfneto

Bom lembrar que nem todo cabo telefônico é trançado, existem uma infinidade de modelos que não possuem nenhum tipo de proteção contra interferência eletromagnética.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

Bom lembrar que nem todo cabo telefônico é trançado, existem uma infinidade de modelos que não possuem nenhum tipo de proteção contra interferência eletromagnética


@NIGHT FALL essa é a noção do geralmente :) em

 

1 hora atrás, arfneto disse:

O cabo tradicional de telefone, aquele mais simples que geralmente é cinza, é geralmente trançado.  E, claro, um par.

 

Como eu disse, numa emergência apenas para colocar um dispositivo de volta à rede até arrumar um cabo comum, e até 100mbits, ou mesmo com os 4 pares para Gigabit, já se usou isso.

Nada recomendável... Mas se tem uma impressora fiscal ali e o cabo arrebentou e só tem um pedaço de cabo de telefonia... E quer emitir notas até aparecer o cara com o cabo...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!