Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Qual distro Linux vcs recomendam pra um uso mais casual, como usar a internet, discord e jogar alguns jogos?

Postado

Como vai jogar, recomendo muito Ubuntu e derivados, até o Zorin OS, pois tem muita coisa na internet caso precise de ajuda, e tem os programas como Lutris e Wine, que conseguem rodar jogos de Windows no Linux. Não tenho muita experiência com Fedora, então não sei se esses programas também funcionam lá.

Postado

@Pietro Maximoff .deb é tipo o .exe do Windows, Fedora deve usar .rpm, Ubuntu usa ambos. Sinceramente eu instalo quase tudo por terminal, então acabo nem vendo, mas dizem que .deb e a forma que ele instala influencia na velocidade de inicialização do app

Postado

@Pietro Maximoff Olha, é muito prático, e no Ubuntu, é bem simples instalar aplicativo por lá. Com o tempo usando Linux, vai aprendendo e o terminal passa a ser uma mão na roda. Vai pesquisando como fazer tal coisa no terminal, fóruns como Viva o Linux e o DioLinux tem muita coisa que ajudam demais e normalmente de forma simples, fica tão natural quanto abrir o Windows Explorer :)

• Coordenador
Postado

@Pietro Maximoff Se você é iniciante com GNU/Linux, é melhor usar o Ubuntu. Ou, melhor ainda, Linux Mint ou Pop!_OS (sistemas que considero mais polidos e agradáveis que o Ubuntu). O Fedora não é um sistema difícil, mas pode demandar alguma atenção extra do usuário (por exemplo, para instalar drivers proprietários e habilitar o repositório Flathub) e utiliza uma base menos comum.

9 horas atrás, God Of Machs disse:

...Fedora deve usar .rpm, Ubuntu usa ambos.

Ubuntu não é compatível com pacotes .rpm. Esse formato é utilizado apenas pelo Fedora. Existem, contudo, ferramentas de conversão de .rpm para .deb (como a Alien), que devem ser evitadas (utilize apenas como último recurso), pois podem causar conflitos de dependências.

Ubuntu é um derivado do Debian e por isso utiliza pacotes .deb. Linux Mint e Pop_OS! são derivados do Ubuntu e também são compatíveis com pacotes .deb.

9 horas atrás, God Of Machs disse:

Sinceramente eu instalo quase tudo por terminal, então acabo nem vendo, mas dizem que .deb e a forma que ele instala influencia na velocidade de inicialização do app

Não sei se a dúvida seria esta, mas achei importante comentar: pacotes Flatpak e Snap apresentam inúmeros benefícios, mas podem ser mais lentos para abrir (especialmente no caso dos Snaps) que pacotes instalados em .deb e tendem a ocupar mais espaço. Contudo, dada a velocidade dos SSDs de hoje, considero isso não muito relevante. ;)

9 horas atrás, Pietro Maximoff disse:

entendi mano, eu sou leigo então evito um pouco usar o terminal...

Não existe a necessidade de utilizar o terminal para instalar programas caso você não queira. Instalar pela loja de aplicativos, selecionando a fonte, dará o mesmo resultado. Uma ou outra coisa raramente irá demandar uso do terminal.

• Curtir 1
Postado

Qual distro é mais leve? Meu PC não é muito bom e queria saber qual distro é mais leve e seja melhor para rodar jogos

Postado

@Pietro Maximoff

Em 18/07/2021 às 20:41, Pietro Maximoff disse:

Qual distro Linux vcs recomendam pra um uso mais casual, como usar a internet, discord e jogar alguns jogos?

Estou usando o Fedora 34 e é de longe a melhor distro que ja testei,(por alguns considerada a melhor distro de 2021). Ela possui um sistema para evitar travamentos por falta de memoria RAM(Systemd-ood), utiliza um novo daemon de som ao invés do PulseAudio (Sempre tive problemas com o PulseAudio em distros Linux e com o novo daemon de som do Fedora isso nunca aconteceu).Mesmo com meu hardware antigo, o Fedora 34 está extremamente estável, responsivo, sem bugs.. E não é uma distro difícil de configurar, porém você terá que usar um pouco mais do terminal ( já que você já faz isso,não tem problema). Outra coisa que chama atenção é o novo GNOME 40 que está no novo Fedora (Que está muito clean e bonito).

O Ubuntu em minha experiencia, encontrei muitos bugs. Além de puxar muita memoria RAM...

Um pouco sobre o pós instalação do Fedora 34:

https://www.blogopcaolinux.com.br/2021/04/Guia-pos-instalacao-Fedora-34-Workstation.html

Mais sobre o sistema:

• Curtir 1
Postado

@MarcosFreitasSP valeu pela recomendação mano, sou leigo no Linux e gosto de receber conhecimento sobre. Mas eu instalei o Linux Mint e ta funcionando liso no meu PC:)

• Coordenador
Postado

@Pietro Maximoff Seus tópicos foram unidos devido ao assunto ser relacionado. ;)

O Linux Mint é mais leve que o Ubuntu. Isso se deve principalmente à interface Cinnamon, que é mais leve que o GNOME.

18 horas atrás, Shanks. disse:

Mesmo com meu hardware antigo, o Fedora 34 está extremamente estável, responsivo, sem bugs.. E não é uma distro difícil de configurar, porém você terá que usar um pouco mais do terminal ( já que você já faz isso,não tem problema).

Usei o Fedora por pouco tempo, no ano passado, mas também gostei dele. Em termos de dificuldade, o considero um meio termo. Não é complexo como o Debian, e ao mesmo tempo nem tão amigável quanto o Ubuntu. Por demandar utilização do terminal e alguma pesquisa, principalmente para configurar após a formatação, tendo a indicar sistemas mais fáceis para quem está começando. Mas o Fedora é sim uma excelente distro, sendo fundamental para o ecossistema GNU/Linux como um todo.

18 horas atrás, Shanks. disse:

O Ubuntu em minha experiencia, encontrei muitos bugs. Além de puxar muita memoria RAM...

Um dos motivos de eu ter parado de usar (e indicar) o Ubuntu é justamente a presença de alguns bugs chatinhos. Por exemplo, a loja de aplicativos dele (Snap Store) é lenta e problemática a ponto de parecer uma versão de testes. Por isso prefiro indicar sistemas como Linux Mint e Pop!_OS no lugar do Ubuntu, pois são mais polidos e causam uma melhor impressão.

Sobre o consumo de memória, nos meus testes, o Ubuntu usou mais RAM e foi claramente mais pesado que o Debian GNOME, mas o Fedora (na versão anterior, não testei a atual) demandou ainda mais. No meu tablet ASUS T100, que tem apenas 2GB de RAM, por exemplo, o Debian roda bem para tarefas do dia a dia, enquanto o Ubuntu ficava no limite e o Fedora sofria. Mas isso pode ter relação com o hardware "exótico" também.

É importante ressaltar, de qualquer forma, que maior ou menor consumo de RAM não implicam, necessariamente, em menor ou maior responsividade de um sistema. ;)

• Curtir 2
Postado
22 horas atrás, Pietro Maximoff disse:

@MarcosFreitasSP valeu pela recomendação mano, sou leigo no Linux e gosto de receber conhecimento sobre. Mas eu instalei o Linux Mint e ta funcionando liso no meu PC:)

Ótima escolha, na minha opinião o Mint é a melhor distro para começar. Super simples de mexer, agradável aos olhos e cheio de material de estudo pela internet. Além disso, é baseado no Ubuntu, logo muitos tutoriais que funcionam no Ubuntu, funcionarão nele também.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

🧓 Tem, sei lá, duas décadas que testo distribuições. Cheguei a uma conclusão: o principal diferencial do Debian e derivados é que os pacotes chamados "multimídia" fazem parte do repositório oficial sem necessidade de malabarismo. É uma enorme diferença. Pelo que lembro, apenas o Mageia também faz isso com o repositório tainted. Edit: ahh, e o Arch...

Pois de resto, depois que a gente entende como o encanamento funciona, é tudo parecido (nem sempre igual), com exceção do gerenciamento de pacotes. Até isso, porém, tende a mais ou menos unificar com Flatpak e/ou Snap.

Aliás, o pessoal fala muito do apt do Debian/Ubuntu, ou do incrivelmente lento yum do Fedora, que felizmente foi substituído pelo melhorzinho dnf de alguns anos para cá. Contudo, o melhor gerenciador de pacotes disparado para mim é o zypper do openSUSE. Pena que essa distribuição meio que caiu em desuso, apesar de ser, junto com o RHEL, forte no mercado corporativo com sua irmã SLE.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...