Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Qual distro Linux vcs recomendam pra um uso mais casual, como usar a internet, discord e jogar alguns jogos?

Postado

Como vai jogar, recomendo muito Ubuntu e derivados, até o Zorin OS, pois tem muita coisa na internet caso precise de ajuda, e tem os programas como Lutris e Wine, que conseguem rodar jogos de Windows no Linux. Não tenho muita experiência com Fedora, então não sei se esses programas também funcionam lá.

Postado

@Pietro Maximoff .deb é tipo o .exe do Windows, Fedora deve usar .rpm, Ubuntu usa ambos. Sinceramente eu instalo quase tudo por terminal, então acabo nem vendo, mas dizem que .deb e a forma que ele instala influencia na velocidade de inicialização do app

Postado

@Pietro Maximoff Olha, é muito prático, e no Ubuntu, é bem simples instalar aplicativo por lá. Com o tempo usando Linux, vai aprendendo e o terminal passa a ser uma mão na roda. Vai pesquisando como fazer tal coisa no terminal, fóruns como Viva o Linux e o DioLinux tem muita coisa que ajudam demais e normalmente de forma simples, fica tão natural quanto abrir o Windows Explorer :)

• Coordenador
Postado

@Pietro Maximoff Se você é iniciante com GNU/Linux, é melhor usar o Ubuntu. Ou, melhor ainda, Linux Mint ou Pop!_OS (sistemas que considero mais polidos e agradáveis que o Ubuntu). O Fedora não é um sistema difícil, mas pode demandar alguma atenção extra do usuário (por exemplo, para instalar drivers proprietários e habilitar o repositório Flathub) e utiliza uma base menos comum.

9 horas atrás, God Of Machs disse:

...Fedora deve usar .rpm, Ubuntu usa ambos.

Ubuntu não é compatível com pacotes .rpm. Esse formato é utilizado apenas pelo Fedora. Existem, contudo, ferramentas de conversão de .rpm para .deb (como a Alien), que devem ser evitadas (utilize apenas como último recurso), pois podem causar conflitos de dependências.