Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre XMP e OC com Ryzen 5 3600


GuilhermeGB

Posts recomendados

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Quero notícias dessa MB. Fiquei intrigado com ela. Vimos ontem e hoje um bocado de pessoas apanhando para fazer configuração de BIOS para ativar o XMP. Dependendo ela pode ser uma opção interessante já que tem update de BIOS sem CPU.

Apenas a versão B550 tem, essa B450 não. Se for pra usar com Ryzen 5000, melhor pagar para a Terabyte atualizar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods ainda não vi o vídeo todo, mas eu vi que o cara esta usando Ryzen 9 e Core i9 pra comparação. Eu assisti um teste do Adrenaline algum tempo atrás comparando frequências diferentes com a latências iguais e frequências iguais com latências diferentes. O processador Ryzen 9 quase não foi afetado devido a enorme quantidade cache, enquanto processadores de entrada tiverem ganhos significativos com memórias melhores, até o Core i9 teve uma melhoria um pouco maior que o Ryzen 9. Esse vídeo seria mais útil com processadores intermediários.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@GuilhermeGB O que eu pontuei foi o número de módulos. Não entendi o comparativo. 

Não que não seja válido o teste, mas simplesmente são questões diferentes sendo abordadas.

O meu ponto foi: frequências, latências e quantidades de memória não afetam tanto o desempenho de processadores high-end por causa do elevado número de cache. O cache do processador serve justamente para reduzir gargalos de memória. O vídeo seria muito mais útil se fossem usados processadores Ryzen 5 e Core i5, por exemplo, que são mais usados para jogos. 1% das pessoas compram Core i9 e Ryzen 9 pra jogar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei esse outro vídeo mais interessante, aqui dá pra ver ganhos relevantes num Ryzen 9 3900X rodando altas frequências em overclock manual em 1:1 com Infinity Fabric numa placa MSI. Ele também fala da importância de consultar a lista QVL, pois uma memória fora da lista pode ser configurada com péssimos timings apenas ativando o XMP. No vídeo são comparadas várias memórias diferentes em duas placas mãe diferentes, Gigabyte e MSI.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Entendi. Seja como for, como você mesmo disse, o que importa é majoritariamente a CPU. Quando falta RAM a perda de desempenho se faz imediatamente evidente. Para jogos geralmente 16 GBs são mais que suficiente. Quando se trabalha com photoshop e programas exigentes do tipo, a questão se torna usufruir do máximo desempenho em certas ocasiões com o PC paralisado em outras ou de um desempenho um pouquinho menor sem freezes.

 

@GuilhermeGB QVL pode oferecer timings pré-definidos na BIOS. Se eles vão funcionar ou não (vide loteria do silício) é outra história. No geral a chance é um pouco melhor, mas não muda muita coisa se você se mantiver concentrado em memórias de qualidade. Memórias de alta qualidade, por sinal (como as Trident Z), tem menor índice de falha no XMP do que as de média qualidade (mid end, se preferir). Muitas vezes o chip e o controlador são os mesmos, mas as de alta qualidade foram selecionadas na linha de produção para serem vendidas por um preço mais alto. Aí chegamos à grande questão, o preço. Encontrar kits da QVL a bons preços no Brasil, especialmente os de alta qualidade, é raro ou inexistente. 10 dólares a mais nos EUA se traduzem em mais de 100 reais adicionais aqui facilmente. Quando a maioria aqui está procurando memórias do aliexpress para comprar com o menor impacto financeiro possível, muitas vezes relegando fonte, gabinete e placa-mãe aos modelos mais baratos possível, falar que a pessoa tem que montar seu PC com um kit Trident Z é simplesmente surreal. Não é só kits de alta qualidade, mas muitas vezes alguns até baratos que vemos na QVL que sequer existem no nosso mercado.

Seja como for, agradeço por compartilhar o vídeo. Foi bom rever. No geral continuo defendendo que devemos nos concentrar no custo/benefício e, infelizmente, aceitarmos quando temos azar na loteria do silício.

 

Nota: o valor gasto em um par Triden Z hoje no Brasil rende fácil um up de processador que coloca no chinelo qualquer ganho que se poderia ter com um kit tão caro. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Senhores, boa noite!

 

Gostaria de orientação de vocês para configuração das memórias. Eu ia criar um tópico com o meu problema, mas pesquisando encontrei este tópico então acho que vocês podem me ajudar a não poluir o Fórum.

 

Tive a oportunidade de ir ao EUA a trabalho e acabei trazendo uma B550M Aorus Pro-P e 32Gb de RAM (4x8) Patriota Viper Steel 4000MHz PVS416G400C9K em dois kits separados. O processador utilizado é um Ryzen 7 5800x.

 

Estou tendo enorme dificuldade com as memórias. Em JEDEC elas operam em 2133MHz. Quando coloco nos perfis XMP o computador simplesmente não dá boot. Segue abaixo especificações das memórias e seus perfis.

Screenshot_20210916-001122_Drive.thumb.jpg.8922e9129f9742441770b1fd7719012f.jpg

 

Coloquei as memórias com todos os timings e tensões padrões e frequências a 3600MHz e ele dá boot, porém venho sofrendo BSOD e diversos sistemas corrompidos. Já cheguei ao extremo de tirar o SSD da jogada para não consumir a vida útil dele, de tanto que formatei e instalei s.o., programas e jogos. 

 

Coloquei um par de memórias Corsair Vengeance LPX 3000MHz que havia adquirido de um colega como opção inicial de memórias e, por enquanto, o computador está funcionando 100% usando o XMP. 

 

Atualizei a BIOS para a versão 14c, onde a Gigabyte informa melhora na compatibilidade de memórias, porém não resultou em benefícios no meu caso.

 

No site da Patriot consta a seguinte informação nas entrelinhas:

"Every Patriot product is tested to meet our advertised specifications. Patriot will not guarantee products meet advertised specifications when a single module is paired with another single module and operated as a dual kit. Patriot will not guarantee products meet advertised specifications when a dual kit is paired with another dual kit and operated as a quad kit. Patriot will not guarantee products meet advertised specifications if used in conjunction with other manufacturer’s memory module or kit, or in a system that may not operate at Patriot’s advertised specifications."

 

Como estou trabalhando, aproveitando para estudar o assunto agora e só volto pra casa amanhã pela manhã, não pude testar ainda se o perfil XMP funciona com as Patriots usando apenas um kit de 2x 8 nos canais A1/B1, mas de qualquer forma gostaria muito de poder utilizar os 4 módulos em 4000MHz, uma vez que as memórias são Single Rank e teriam melhor performance nessa configuração (em tese, sou um tanto quanto ignorante quando o assunto é hardware), uma vez que uso muito o PC para simulador de avião e a performance do processador é extremamente importante para performance dessa aplicação. 

 

Também não testei ainda as memórias (Patriot) operando em JEDEC, uma vez que acho um absurdo ter que operar memórias desse nível em uma frequência tão baixa. Mas vou testar os 4 módulos em JEDEC como teste para ver se fica estável.

 

Uma observação a ser feita é que essas memórias não constam na lista QVL, apenas os modelos 3600mhz desta fabricante, mas acredito que essa lista hoje em dia não seja um grande problema.

 

Tentei informar o maior número de detalhes possíveis e agradeço de antemão pela riqueza de conteúdo que vocês disponibilizaram aqui na discussão.

 

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rianrj tenho quase certeza que o problema aí está sendo a utilização de quatro pentes a 4000MHz, você provavelmente não teria problemas para pegar os 4000MHz com apenas dois pentes. Pra usar os quatro terá que maneirar um pouco na frequência, pode ser que 3200MHz fique estável.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rianrj Primeiramente, sempre recomendo que crie um tópico à parte para não desvirtuar o que já está desenvolvido/finalizado. Acredito que a moderação irá migrar nossos posts para um novo tópico, mas fica a dica.

 

Além disso, concordo com o @GuilhermeGB , a estabilidade de memórias em XMP sempre é melhor com apenas dois módulos, apesar de que os Ryzen 5th gen ganham mais desempenho com quatro módulos (veja este vídeo para entender). Se eu estivesse no seu lugar eu teria comprado a placa-mãe Gigabyte B550 Aorus Elite V2, que por ter uma nova revisão da topografia de memórias provavelmente teria menos problemas com esse tipo de configuração (veja mais sobre o assunto neste vídeo). Ela ganha em estabilidade da maioria das X570 do mercado para você ter ideia.


Para tentar fazer seu XMP funcionar agora, recomendo que tente o seguinte: Resete sua BIOS pelo CLR_CMOS por uns 40 segundos (sempre desconectado da tomada), numere todas as memórias com um pincel atômico ou marcador permanente (não se preocupe, esse sai com álcool depois). Mude a posição original delas para uma nova ordem, anotando essa ordem. Inicie o PC e vá até a BIOS. Nela, desligue o turbo boost e ligue o XMP, definindo manualmente a frequência para 3200 MHz, deixando todas as latências no automático. 3200 MHz é uma frequência bem estável em chipsets 5xx, por isso creio que vai funcionar sem problemas. Entre no windows e faça um teste de estabilidade das memórias. Pode usar o memtest86 bootável se quiser para evitar corromper o sistema, ou pode usar o prime95, ou até o memtest64, mas teste por pelo menos 10 minutos. Se passar no teste, o que acho que vai rolar sem problemas, volte à BIOS e aumente para 3400 MHz. Teste novamente do mesmo jeito que testou antes e siga fazendo isso até o ponto em que parar de funcionar. Se parar com 3600, por exemplo, tente alterar a ordem das memórias novamente sem resetar a BIOS e siga mudando a ordem até funcionar. Se funcionar, continue aumentando a velocidade. Se não funcionar aí volte ao reset de BIOS e use a frequência maior que conseguiu atingir. Brincar com os timings pode parecer fácil e simples, mas eu mesmo já tentei e tive pouco sucesso sem estudar bastante antes. Mesmo assim prefiro evitar e deixo tudo no auto.

 

Obs.: À parte das recomendações acima, você pode sempre tentar rodar apenas com dois módulos e vender os outros dois, ou vender os quatro e comprar dois de 16 GBs se realmente precisa de tanta RAM. Lembre-se de que para jogos hoje 16 é bastante memória e dificilmente você vai saturar esse volume com este uso. 32GBs ou mais eu recomendaria para quem trabalha com design ou render. Se optar por usar apenas dois módulos, sempre instale eles nos slots A2 e B2.

 

Fatores que podem influenciar no XMP e Dual Channel não funcionarem:

  • Qualidade dos módulos de memória - minha recomendação de mudar a posição deles é por conta disso. Muitas vezes um único módulo de qualidade menor, mesmo que todos sejam de alta qualidade, pode impedir o funcionamento correto. É o que chamam de "loteria do silício".
  • O assentamento do processador pode influir - às vezes o excesso de pressão do cooler ou o mal assentamento do processador vão causar instabilidade ou até impedir o uso de XMP e Dual Channel. Se você quiser pode tentar reassentar o processador, tomando o cuidado de não apertar o cooler ao máximo, mas observando se ficou bem firme. Na hora de instalar um processador PGA sempre é importante pressioná-lo no meio com um dedo enquanto você baixa a alavanca. Eu até dou uma sacudida nele horizontalmente com o dedo pressionando para ter certeza de que entrou direito. 
  • A temperatura do sistema pode influenciar também - é muito comum que pessoas montem PCs e não se preocupem com a ventilação correta do gabinete, ou cometam erros na montagem como instalar os radiadores de WCs no painel frontal, o que aumenta a temperatura de todos os componentes, ou instalar as ventoinhas em disposições/orientações erradas. O correto de radiadores é sempre instalar no tampo superior, com suas ventoinhas posicionadas na parte interna do gabinete empurrando ar através do radiador para fora dele. Além disso, o ideal é sempre que se instale um número par de ventoinhas (as do radiador contam também), sempre metade no painel frontal jogando ar para dentro, metade no painel traseiro (principal) e superior jogando ar para fora. A velocidade delas deve, idealmente, ser equilibrada entre entrada e saída de ar. Apesar dessas indicações eu não recomendo o uso de WCs, bem como recomendo o uso de gabinetes com frente em mesh. Se você usar um Air Cooler tipo torre, não deixe a ventoinha interna pressionar as memórias. Todo cooler do tipo permite reposicionar as ventoinhas um pouco mais para cima para evitar que isso aconteça.
  • Danos nas trilhas da placa-mãe - minha MB atual recebeu dano pelo cliente que me deu ela de presente. Ele a transportou dentro do gabinete com o cooler solto e batendo contra ela. Deu para ver pequenas marcas causadas por ele nas trilhas. Depois disso meu Dual Channel nunca mais funcionou. XMP menos ainda.
  • O encaixe das memórias - memórias mal encaixadas podem ocasionar falhas também. Já tive casos onde o usuário não conseguiu fazer funcionar e eu consegui na primeira tentativa só de reassentar as memórias. É comum que se erre esse pequeno detalhe quando não se tem experiência, mas não custa nada ver alguns vídeos de revistas conceituadas que ensinam a fazer corretamente como este.

Dito tudo isso, espero que você tenha sucesso reconfigurando tudo isso. Sobre seu SSD ser desgastado com reinstalações de sistema, fazer um espelho do seu sistema após instalado é uma ferramenta inestimável de manutenção. Isso poupa o sistema e evita perda de tempo. Claro que usar um programa de teste da RAM que seja carregado antes do sistema, como o memtest86, é ainda melhor.

 

Para aprender a configurar o sistema e fazer o espelho para futuras manutenções, recomendo este tópico:

 

8 horas atrás, rianrj disse:

Uma observação a ser feita é que essas memórias não constam na lista QVL, apenas os modelos 3600mhz desta fabricante, mas acredito que essa lista hoje em dia não seja um grande problema.

Não é nenhum problema não estar na QVL. Essas listas são "apenas para referência", não representando em nenhum aspecto a presença ou ausência de compatibilidade. A única vantagem de um produto estar na QVL é que o fabricante provavelmente terá um perfil na sua BIOS para aquele modelo, mas mesmo isso não garante maior estabilidade ou funcionalidade em absolutamente nenhum aspecto.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods quando tiver mais tempo vou brincar de OC nas memórias por hobby mesmo. Verifiquei que são Samsung B-die, e pelo que vi por aí são muito boas para OC. Primeiramente vou tentar um undervolt estável no processador pra pegar menores temperaturas, tinha estressado por uns 15 minutos a 1.225V a 4.2GHz sem nenhum problema, tinha feito um teste mais curto a 1.1V (configurei para 1.25V com offset de -0.15V e ficou a 1.1V), também sem crash ou perda de desempenho. Pelo jeito ganhei mesmo na "loteria do silício", o pessoal por aí geralmente tem crash só de ligar o PC abaixo de 1.3V a 4.2GHz, alguns só conseguem estabilidade a 1.4V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia senhores.

 

Em 16/09/2021 às 01:26, GuilhermeGB disse:

@rianrj tenho quase certeza que o problema aí está sendo a utilização de quatro pentes a 4000MHz, você provavelmente não teria problemas para pegar os 4000MHz com apenas dois pentes. Pra usar os quatro terá que maneirar um pouco na frequência, pode ser que 3200MHz fique estável.

 

Aconteceu exatamente isso. A 4000MHz com apenas dois pentes funcionou perfeitamente.

 

Em 16/09/2021 às 08:12, WOZ Dods disse:

@rianrj Primeiramente, sempre recomendo que crie um tópico à parte para não desvirtuar o que já está desenvolvido/finalizado. Acredito que a moderação irá migrar nossos posts para um novo tópico, mas fica a dica.

 

Além disso, concordo com o @GuilhermeGB , a estabilidade de memórias em XMP sempre é melhor com apenas dois módulos, apesar de que os Ryzen 5th gen ganham mais desempenho com quatro módulos (veja este vídeo para entender). Se eu estivesse no seu lugar eu teria comprado a placa-mãe Gigabyte B550 Aorus Elite V2, que por ter uma nova revisão da topografia de memórias provavelmente teria menos problemas com esse tipo de configuração (veja mais sobre o assunto neste vídeo). Ela ganha em estabilidade da maioria das X570 do mercado para você ter ideia.


Para tentar fazer seu XMP funcionar agora, recomendo que tente o seguinte: Resete sua BIOS pelo CLR_CMOS por uns 40 segundos (sempre desconectado da tomada), numere todas as memórias com um pincel atômico ou marcador permanente (não se preocupe, esse sai com álcool depois). Mude a posição original delas para uma nova ordem, anotando essa ordem. Inicie o PC e vá até a BIOS. Nela, desligue o turbo boost e ligue o XMP, definindo manualmente a frequência para 3200 MHz, deixando todas as latências no automático. 3200 MHz é uma frequência bem estável em chipsets 5xx, por isso creio que vai funcionar sem problemas. Entre no windows e faça um teste de estabilidade das memórias. Pode usar o memtest86 bootável se quiser para evitar corromper o sistema, ou pode usar o prime95, ou até o memtest64, mas teste por pelo menos 10 minutos. Se passar no teste, o que acho que vai rolar sem problemas, volte à BIOS e aumente para 3400 MHz. Teste novamente do mesmo jeito que testou antes e siga fazendo isso até o ponto em que parar de funcionar. Se parar com 3600, por exemplo, tente alterar a ordem das memórias novamente sem resetar a BIOS e siga mudando a ordem até funcionar. Se funcionar, continue aumentando a velocidade. Se não funcionar aí volte ao reset de BIOS e use a frequência maior que conseguiu atingir. Brincar com os timings pode parecer fácil e simples, mas eu mesmo já tentei e tive pouco sucesso sem estudar bastante antes. Mesmo assim prefiro evitar e deixo tudo no auto.

 

Obs.: À parte das recomendações acima, você pode sempre tentar rodar apenas com dois módulos e vender os outros dois, ou vender os quatro e comprar dois de 16 GBs se realmente precisa de tanta RAM. Lembre-se de que para jogos hoje 16 é bastante memória e dificilmente você vai saturar esse volume com este uso. 32GBs ou mais eu recomendaria para quem trabalha com design ou render. Se optar por usar apenas dois módulos, sempre instale eles nos slots A2 e B2.

 

Fatores que podem influenciar no XMP e Dual Channel não funcionarem:

  • Qualidade dos módulos de memória - minha recomendação de mudar a posição deles é por conta disso. Muitas vezes um único módulo de qualidade menor, mesmo que todos sejam de alta qualidade, pode impedir o funcionamento correto. É o que chamam de "loteria do silício".
  • O assentamento do processador pode influir - às vezes o excesso de pressão do cooler ou o mal assentamento do processador vão causar instabilidade ou até impedir o uso de XMP e Dual Channel. Se você quiser pode tentar reassentar o processador, tomando o cuidado de não apertar o cooler ao máximo, mas observando se ficou bem firme. Na hora de instalar um processador PGA sempre é importante pressioná-lo no meio com um dedo enquanto você baixa a alavanca. Eu até dou uma sacudida nele horizontalmente com o dedo pressionando para ter certeza de que entrou direito. 
  • A temperatura do sistema pode influenciar também - é muito comum que pessoas montem PCs e não se preocupem com a ventilação correta do gabinete, ou cometam erros na montagem como instalar os radiadores de WCs no painel frontal, o que aumenta a temperatura de todos os componentes, ou instalar as ventoinhas em disposições/orientações erradas. O correto de radiadores é sempre instalar no tampo superior, com suas ventoinhas posicionadas na parte interna do gabinete empurrando ar através do radiador para fora dele. Além disso, o ideal é sempre que se instale um número par de ventoinhas (as do radiador contam também), sempre metade no painel frontal jogando ar para dentro, metade no painel traseiro (principal) e superior jogando ar para fora. A velocidade delas deve, idealmente, ser equilibrada entre entrada e saída de ar. Apesar dessas indicações eu não recomendo o uso de WCs, bem como recomendo o uso de gabinetes com frente em mesh. Se você usar um Air Cooler tipo torre, não deixe a ventoinha interna pressionar as memórias. Todo cooler do tipo permite reposicionar as ventoinhas um pouco mais para cima para evitar que isso aconteça.
  • Danos nas trilhas da placa-mãe - minha MB atual recebeu dano pelo cliente que me deu ela de presente. Ele a transportou dentro do gabinete com o cooler solto e batendo contra ela. Deu para ver pequenas marcas causadas por ele nas trilhas. Depois disso meu Dual Channel nunca mais funcionou. XMP menos ainda.
  • O encaixe das memórias - memórias mal encaixadas podem ocasionar falhas também. Já tive casos onde o usuário não conseguiu fazer funcionar e eu consegui na primeira tentativa só de reassentar as memórias. É comum que se erre esse pequeno detalhe quando não se tem experiência, mas não custa nada ver alguns vídeos de revistas conceituadas que ensinam a fazer corretamente como este.

Dito tudo isso, espero que você tenha sucesso reconfigurando tudo isso. Sobre seu SSD ser desgastado com reinstalações de sistema, fazer um espelho do seu sistema após instalado é uma ferramenta inestimável de manutenção. Isso poupa o sistema e evita perda de tempo. Claro que usar um programa de teste da RAM que seja carregado antes do sistema, como o memtest86, é ainda melhor.

 

Para aprender a configurar o sistema e fazer o espelho para futuras manutenções, recomendo este tópico:

 

Não é nenhum problema não estar na QVL. Essas listas são "apenas para referência", não representando em nenhum aspecto a presença ou ausência de compatibilidade. A única vantagem de um produto estar na QVL é que o fabricante provavelmente terá um perfil na sua BIOS para aquele modelo, mas mesmo isso não garante maior estabilidade ou funcionalidade em absolutamente nenhum aspecto.

 

Obrigado pela dica do fórum! Ficarei mais atento.

 

Sobre a Gigabyte B550 Aorus Elite V2, eu precisava muito de uma placa mATX por conta do gabinete que escolhi (CM Q300L), pois o projeto inicial era ele ficar em um espaço lateral reduzido, mas com boa altura e profundidade para refrigeração. Mas acabou que ele está em cima da mesa mesmo... Daí eu não achava de jeito nenhum na Amazon.com outra que não a PRO-P. O preço foi muito em conta, apenas 179 dólares, fazendo uma conversão rápida saiu a pouco mais da metade do preço praticado no Brasil.

 

A respeito de setar manualmente as frequências em XMP, fiz mais ou menos como você falou, mas deixando as latências em auto, só consegui latências extremamente altas. O que fiz foi pegar no site da Patriot as latências em XMP de memórias de clock mais baixo e ir seguindo. Ainda não consegui compreender algumas latências (nos exemplos tinham quatro números de latências, começando pelo CAS, e na BIOS eu tinha, só de primária, cinco ou seis números a serem definidos), então acabei repetindo a primeira latência na segunda casa e não conseguindo definir a última (que acho que seria o intervalo de tempo onde a memória fica ociosa). Mas dessa forma obtive latências justas até 3400MHz.

 

Fazendo uns testes rápidos de "benchmark" com o simulador de voo, decidi que vou usar os 4 pentes, mesmo que com menor frequência, pois com as 4 memórias em 3400MHz eu consegui aumentar de 41~42 fps para 44~45 fps, comparado aos 2 slots em 4000MHz. Sei que o ganho é pequeno com relação ao custo, mas estou inclinado ao uso de 32 também pois uso muitas abas abertas e alguns programas terceiros enquanto uso os simuladores de voo, então quero ter muita coisa sobrando... Pode até ser exagero, mas confesso que estou pecando pelo excesso.

 

Ainda vou fazer mais testes com os 4 módulos, tentando aumentar as frequências aos poucos. Atualmente estou com essa configuração (operando a 1.40v):

image.png.774a7c8957a664b7d7319a95b1b6b08a.pngimage.png.38b50f6d272fab0fcc21a4947ad89a93.png

 

Alguma dica nos Timings?

 

 

A questão do SSD é pelo TBW, o número de TB que o SSD aguenta ser escrito nele. Acredito que uma imagem do disco sendo transferida a ele consuma desse TBW também, mas posso estar enganado. De qualquer forma, no site do fabricante do SSD aparece que eles vem com um tal de Acronis TrueImage com ele. Acredito que seja mais ou menos o que você sugeriu, então vou instalar ele e testar. 

 

23 horas atrás, WOZ Dods disse:

@GuilhermeGB Boa mesmo. Raro hoje em dia.

 

@rianrj O Guilherme me fez lembrar. Quando você não obtém estabilidade com XMP, muitas vezes só de aumentar a tensão de operação em 0.05 V basta para corrigir isso.

 

Perfeito, tive que fazer isso usando as 2 memórias em 4000MHz... só funcionou adiciando 0.05 V. Que mancada das fabricantes! Rs.

 

Senhores, vou realizando mais testes e postando o resultado. Agradeço MUITO pelas informações passadas aqui. Parabéns pela cordialidade, educação e paciência de vocês, não só agora mas durante todo o percurso do tópico.

 

Um abraço a todos!

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só atualizando meus resultados com meu kit.

 

Nas memórias não dá pra fazer muita coisa, apesar do Thaiphoon Burner identifica-las como Samsung B-die, dei uma pesquisada e vi na verdade são C-die, que é um chip medíocre. Vi reviews da minha Geil Evo Potenza 3000MHz CL16, de uma Geil Evo Super Luce 3200MHz CL16 e de um G.Skill Flare X 3200MHz CL16, todas identificadas como B-die, sendo na verdade C-die. Também fiz outras pesquisas sobre esse chip, e pelo que dizem, não é muito seguro passar da tensão de 1.35V, e geralmente o melhor que dá pra conseguir é 3600MHz CL18 ou CL17, tem gente que também pega 3800MHz CL19. Eu fiquei com 3733MHz CL18, apenas carreguei o perfil XMP com frequência de 3733MHz e Infinity Frabric de 1867MHz. Meu processador não deu boot com Infinity Fabric a 1800MHz. Eu até tentei 3600MHz com latências mais baixas no "Memory Try It!" da MSI, mas ficou bem instável, às vezes dando imagem azul antes de carregar o Windows. Só consegui bootar no Windows com a BIOS mais recente, na BIOS que veio de fábrica nem chegava a dar vídeo (tive que fazer clear CMOS). Por enquanto nenhum problema com 3733MHz CL18. Resultados do AIDA64:

 

1774944557_ainda643733.png.642616f2d19b6e1547675335178b8ac2.png

 

No processador eu andei usando 4.2GHz a 1.15V por um tempo, sem problemas. Meu processador não estava indo bem em stock, estava pegando picos de 1.45V (preocupante), esquentando uns 15ºC acima do que consigo com 4.2GHz a 1.15V, também tendo resultados resultados inferiores nos benchmarks. Minha placa-mãe vem com o PBO em automático da BIOS, o que provavelmente estava fazendo com que ele ficasse ativado e liberando bastante tensão pro processador sem oferecer benefícios em troca.

 

Hoje decidi usar o ClockTuner for Ryzen 2.1 RC5. Ele travou meu processador e 4.05GHz e foi diminuindo de 6mv em 6mv, começando em 1.3V, e fazendo testes de estresse. Falhou  por 1.03V e me retornou o resultado de que meu processador é um "Silver Sample", me recomendo algumas configurações de overclock e undervolt:

 

513300858_ctrresultado.png.cb28b3f8f1a2df9494053b0babf0389f.png

 

Logo depois disso eu decidi colocar 4.0GHz a 1.05V na BIOS e fazer alguns testes. Aparentemente está estável, nenhum erro no Prime95 Small FFT depois de alguns minutos de teste. A temperatura caiu mais uns 10ºC em relação ao desempenho de 4.2GHz 1.15V, e a perde em desempenho foi insignificante e bem próximas do que tinha em stock. Decidi que esse é o "sweet spot" para meu processador. O dia está bem quente hoje, mesmo assim o processador ficou abaixo de 76ºC no Prime 95. Em uma situação mais realista essa temperatura deve cair para 65-70ºC em estresse, e em dias menos quentes para 60-65ºC.

 

1270493535_hwinfo644ghz1_05.thumb.png.9795b70210fe743db97437b40045a6ca.png

 

 

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando meu caso...

 

Não estou tendo sorte. Ainda sofro de BSOD usando o XMP em 4000 e 1.36v. Estou testando agora no segundo perfil, cuja frequência é de 3866 se não me engano. Ainda não tive problemas. Isso com apenas 16GB. Confesso que estou desapontado e desanimado. Estou pensando seriamente em anunciar todos os kits separadamente e comprar um kit 32 pronto. Caso esse segundo perfil também apresente BSOD já vou começar a me preocupar com possivelmente problemas na placa-mãe ou processador.

 

Enfim, sigo nos testes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rianrj O ganho de desempenho efetivo entre 3866 e 4000 MHz será pequeno com os timings padrão, então considero uma boa frequência. Seu maior problema realmente é não poder usar os quatro módulos. Vender seus kits atuais e comprar um novo é uma rota possível para solucionar seu problema e creio ser a mais acertada. Recomendo que faça alguns benchmarks e salve os resultados antes de fazê-lo, pois é sempre bom ter um comparativo real. Quando for adquirir um novo kit, tente conseguir memórias que sejam Samsung B-die por bons preços. Se não encontrar, procure G.Skill, em especial as Trident-Z para garantir maior estabilidade. Isso tudo, claro, se o preço estiver compensando, pois a preços elevados o ganho de desempenho seria maior investindo em outros componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É senhores, continuo sem sorte. Depois de sair para trabalhar e ficar 2 dias fora, ao ligar o PC ele não deu boot, zerou a BIOS e colocou frequências a 2133. Percebi que só um módulo estava sendo reconhecido (só estava com dois módulos a 3866, pois a 4000 enfrentei BSOD). Coloquei nos outros dois slots e a placa-mãe reconheceu, poreeeeém, não dá boot se sair da frequência base 2133 (tentei frequências mais baixas como 3000mhz também). Com as memórias Corsair (2x 8gb 3000mhz) está funcionando normalmente. Não consigo acreditar que há um problema nos 2 kits da Patriot... Confesso estar perdido. Já não sei mais se é incompatibilidade das memórias com a placa-mãe, se a placa-mãe está com problema ou talvez seja o CPU. 

 

Vou continuar nos testes e postando resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!