Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre XMP e OC com Ryzen 5 3600


GuilhermeGB

Posts recomendados

Bom dia, pessoal. Recentemente comprei na Terabyte duas memórias 8GB Geil Evo Potenza 3600MHz para usar numa futura configuração Ryzen 5 3600 com B450 ou B550 (ainda não decidi). Pois bem, andei vendo vários problemas do pessoal por aí pra setar memórias de frequências mais altas (acima de 3200MHz) via XMP. Eu comprei essas RAMs por estarem o mesmo preço dos outros modelos e achei que seria uma boa. O problema maior é que a frequência JEDEC dela é de apenas 2133MHz, e tem gente que não tem sorte com XMP e nem tentando setar outras frequências mais baixas que o XMP.

 

Minha dúvida é: realmente existe essa possibilidade de ficar preso na frequência JEDEC? Ou isso é só questão de saber fazer o overclock, atualizar a BIOS, e etc.? No caso de eu ter um problema desses, seria mais eficaz carregar o perfil XMP e mudar apenas a frequência para 3000/3200 manualmente, e talvez a tensão, ou configurar tudo manualmente como em um overclock mesmo? Alterando a frequência da RAM, timings, Infinity Fabric, etc. 

 

Estava checando as especificações do modelo na nota fiscal pelo site do fabricante, e assim como outras memórias de 3600 e 4000, o fabricante afirma compatibilidade apenas com chipset X570 entre X570, X470 e B450. Os modelos de 3200 ou menos são ditos como compatíveis com todos os três chipsets.

 

Sobre a placa-mãe, estava de olho na Gigabyte B450M DS3H V2, por ter um preço bem interessante. Mas por questões de compatibilidade de RAM e BIOS melhor para OC, poderia pensar até numa B450M Steel Legend. Não conheço muito as B550M, mas vi algumas MSI que parecem boas, tipo a Pro DASH, que parece ser OEM (na Terabyte), e a Bazooka.

 

Desde já agradeço a contribuição dos colegas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB eu te recomendo comprar a B550M PRO DASH, que além de ter uma boa construção ela suporta o 3600 MHz, e sim existe a possibilidade do XMP não funcionar, as vezes por conta da fonte ou placa-mãe, mas o XMP é um over automático, ele muda a tensão pra você (as vezes não mas geralmente muda) e se der algum problema só dar o reset e tentar de novo até conseguir overclocar, mas pela memória ser de 3600 MHz, só de você colocar lá (XMP 3600 MHz) ela vai funcionar sem problemas, agora sobre isso de compatibilidade, você pode tentar colocar em 3200 MHz, se funcionar ok, tente colocar em 3600 MHz, se funcionar, seja feliz, se não, deixe em 3200 MHz mesmo, que entre 3200 e 3600 a diferença não é gritante

12 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

No caso de eu ter um problema desses, seria mais eficaz carregar o perfil XMP e mudar apenas a frequência para 3000/3200 manualmente, e talvez a tensão, ou configurar tudo manualmente como em um overclock mesmo? Alterando a frequência da RAM, timings, Infinity Fabric, etc. 

se o XMP automático não funcionar essa é sua única opção pra mudar, e por ser overclock vai ter uns problemas, mas ajustando você vai conseguir um over estável, talvez de primeira

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Pepse disse:

@GuilhermeGB eu te recomendo comprar a B550M PRO DASH, que além de ter uma boa construção ela suporta o 3600 MHz, e sim existe a possibilidade do XMP não funcionar, as vezes por conta da fonte ou placa-mãe, mas o XMP é um over automático, ele muda a tensão pra você (as vezes não mas geralmente muda) e se der algum problema só dar o reset e tentar de novo até conseguir overclocar, mas pela memória ser de 3600 MHz, só de você colocar lá (XMP 3600 MHz) ela vai funcionar sem problemas, agora sobre isso de compatibilidade, você pode tentar colocar em 3200 MHz, se funcionar ok, tente colocar em 3600 MHz, se funcionar, seja feliz, se não, deixe em 3200 MHz mesmo, que entre 3200 e 3600 a diferença não é gritante

se o XMP automático não funcionar essa é sua única opção pra mudar, e por ser overclock vai ter uns problemas, mas ajustando você vai conseguir um over estável, talvez de primeira

Sim, entendo. Sei que de 3200 para 3600 não existe nenhuma diferença relevante, não me importaria em usar a 3200 ou até 3000, só não queria ter muita dor de cabeça pra configurar. Creio que com os Ryzen 3000 seja menos complicado mexer com frequência de memória por causa do Infinity Fabric desbloqueado, mas ainda assim a BIOS da placa pode acabar influenciando um pouco. O problema de atualização de BIOS é que num dia de azar posso acabar perdendo a placa-mãe também. Não sei se daria pra resolver isso nas placas que suportam instalação de BIOS sem processador e RAM, como algumas da Gigabyte e a própria MSI B550M PRO DASH.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Bom dia, pessoal. Recentemente comprei na Terabyte duas memórias 8GB Geil Evo Potenza 3600MHz para usar numa futura configuração Ryzen 5 3600 com B450 ou B550 (ainda não decidi).

Te ajudo a decidir. B550 tem melhor compatibilidade com memórias rodando em altas velocidades. É comum o XMP não funcionar perfeitamente em B450, já em B550 não é. As que montei até agora com B550 e A520 não precisaram de ajuste nenhum, simplesmente funcionaram com o XMP ligado sem reclames.

 

2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Minha dúvida é: realmente existe essa possibilidade de ficar preso na frequência JEDEC? Ou isso é só questão de saber fazer o overclock, atualizar a BIOS, e etc.? No caso de eu ter um problema desses, seria mais eficaz carregar o perfil XMP e mudar apenas a frequência para 3000/3200 manualmente, e talvez a tensão, ou configurar tudo manualmente como em um overclock mesmo? Alterando a frequência da RAM, timings, Infinity Fabric, etc. 

Quando você ativa o XMP geralmente ele vai testar as frequências e parar na mais alta que ele tiver estabilidade. Quando é necessário fazer ajuste basta aumentar 0,05 V na tensão para estabilizar e definir a frequência manualmente. Isso geralmente, pois há casos de azar onde isso não ocorre (raros). Não tive nenhum dos dois problemas com chipsets 5xx.

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Creio que com os Ryzen 3000 seja menos complicado mexer com frequência de memória por causa do Infinity Fabric desbloqueado, mas ainda assim a BIOS da placa pode acabar influenciando um pouco. O problema de atualização de BIOS é que num dia de azar posso acabar perdendo a placa-mãe também. Não sei se daria pra resolver isso nas placas que suportam instalação de BIOS sem processador e RAM, como algumas da Gigabyte e a própria MSI B550M PRO DASH.

Fala de perder a MB por causa de update de BIOS? Hoje é bem raro de acontecer. A última vez que ouvi falar de algo assim ocorrendo foi no começo da era UEFI.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Te ajudo a decidir. B550 tem melhor compatibilidade com memórias rodando em altas velocidades. É comum o XMP não funcionar perfeitamente em B450, já em B550 não é. As que montei até agora com B550 e A520 não precisaram de ajuste nenhum, simplesmente funcionaram com o XMP ligado sem reclames.

 

Quando você ativa o XMP geralmente ele vai testar as frequências e parar na mais alta que ele tiver estabilidade. Quando é necessário fazer ajuste basta aumentar 0,05 V na tensão para estabilizar e definir a frequência manualmente. Isso geralmente, pois há casos de azar onde isso não ocorre (raros). Não tive nenhum dos dois problemas com chipsets 5xx.

Fala de perder a MB por causa de update de BIOS? Hoje é bem raro de acontecer. A última vez que ouvi falar de algo assim ocorrendo foi no começo da era UEFI.

Agradeço pelas dicas, fico um pouco mais tranquilo em relação isso agora. Falo de perder a BIOS no caso de uma queda de energia ou algo do tipo, não existe esse risco?

 

O problema das B550 é que alguns modelos com dissipador no VRM estão preços um pouco mais altos que as B450. Aquela MSI B550M Pro DASH na Terabyte realmente está barata, mas teria que verificar com eles a respeito de garantia e etc por ser um produto OEM (suponho isso por ser não ter embalagem comercial). Mas acho que como alternativa, a B450M Pro VDH Max não seria uma opção ruim também, pois tem uma extensa lista QVL, incluindo alguns modelos da GEIL de 3600MHz, 4000MHz e 4400MHz, e também especifica suporte até 3866MHz via XMP para Ryzen 3000:

 

qvl.thumb.png.5a6cb5a3280ce95f36e8b34174873e51.png

248543705_b450mprovdhmax.png.eef22550f5c4f5959d32f5d661236d77.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Falo de perder a BIOS no caso de uma queda de energia ou algo do tipo, não existe esse risco?

Já aconteceu comigo uma única vez nos últimos 6 anos, mas a BIOS já era UEFI e mesmo tendo ficado corrompida eu consegui corrigir e a máquina ainda está OK até hoje. Os riscos são menores agora, e a atualização em si é bem mais segura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Já aconteceu comigo uma única vez nos últimos 6 anos, mas a BIOS já era UEFI e mesmo tendo ficado corrompida eu consegui corrigir e a máquina ainda está OK até hoje. Os riscos são menores agora, e a atualização em si é bem mais segura.

Digamos se for o caso de corromper a BIOS durante uma atualização, ainda seria possível reinstalar por meio daqueles métodos de atualização sem hardware instalado, tipo o Q-Flash Plus da Gigabyte?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

O problema das B550 é que alguns modelos com dissipador no VRM estão preços um pouco mais altos que as B450. Aquela MSI B550M Pro DASH na Terabyte realmente está barata, mas teria que verificar com eles a respeito de garantia e etc por ser um produto OEM (suponho isso por ser não ter embalagem comercial). Mas acho que como alternativa, a B450M Pro VDH Max não seria uma opção ruim também, pois tem uma extensa lista QVL, incluindo alguns modelos da GEIL de 3600MHz, 4000MHz e 4400MHz, e também especifica suporte até 3866MHz via XMP para Ryzen 3000:

Garantia de 12 meses, está no anúncio. QVL eu acho encheção de linguíça. No disclaimer já avisa que é uma lista das memórias "disponíveis para teste", não uma lista de todas as memórias que existem que são compatíveis. DDR2 tinha problemas de compatibilidade, DDR3 teve uma transição de geração no meio da vida útil da geração e por isso causou confusão, mas DDR4 é 100% compatível independentemente de qualquer fator (exceto modelos de má qualidade que já vem mortos ou problemáticos, claro). Sinceramente eu não me preocuparia com QVL, pois é apenas uma lista para referência, nada mais.

 

No geral XMP costuma funcionar sem problemas se a MB for boa e a memória for de qualidade. Se o chipset for versão mais recente isso ajuda muito a mitigar seu eventual azar na "loteria do silício". Fica a seu critério.

agora, GuilhermeGB disse:

Digamos se for o caso de corromper a BIOS durante uma atualização, ainda seria possível reinstalar por meio daqueles métodos de atualização sem hardware instalado, tipo o Q-Flash Plus da Gigabyte?

Não sei se esses métodos de flash da BIOS sem CPU servem para salvar a MB em caso de falha catastrófica/BIOS corrompida. Isso é algo a se pesquisar, mas como já disse são raros os casos hoje.

O que eu sei que salva a MB e já está a bastante tempo no mercado é o recurso dual BIOS. Ainda sim eu sou levado a crer que as MBs atuais são mais seguras do que as antigas, mesmo as com dual BIOS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Garantia de 12 meses, está no anúncio. QVL eu acho encheção de linguíça. No disclaimer já avisa que é uma lista das memórias "disponíveis para teste", não uma lista de todas as memórias que existem que são compatíveis. DDR2 tinha problemas de compatibilidade, DDR3 teve uma transição de geração no meio da vida útil da geração e por isso causou confusão, mas DDR4 é 100% compatível independentemente de qualquer fator (exceto modelos de má qualidade que já vem mortos ou problemáticos, claro). Sinceramente eu não me preocuparia com QVL, pois é apenas uma lista para referência, nada mais.

 

No geral XMP costuma funcionar sem problemas se a MB for boa e a memória for de qualidade. Se o chipset for versão mais recente isso ajuda muito a mitigar seu eventual azar na "loteria do silício". Fica a seu critério.

Não sei se esses métodos de flash da BIOS sem CPU servem para salvar a MB em caso de falha catastrófica/BIOS corrompida. Isso é algo a se pesquisar, mas como já disse são raros os casos hoje.

O que eu sei que salva a MB e já está a bastante tempo no mercado é o recurso dual BIOS. Ainda sim eu sou levado a crer que as MBs atuais são mais seguras do que as antigas, mesmo as com dual BIOS.

O que me deixou um pouco mais preocupa foi um vídeo no Youtube do cara que testou uma RAM 3600MHz na B450 Steel Legend com um 3500X e não funcionou na BIOS de fábrica, que no caso era a versão recém-lançada para processadores Ryzen 5000 (versão 3.7). Mas no vídeo mesmo ele fez a atualização para a próxima versão (versão 4.0) e o problema já foi corrigido. Então existe muito essa questão de versão da BIOS atrapalhar na compatibilidade. No mesmo canal o cara testou 2400G com AB350M DS3H V2 com RAM 4000MHz via XMP, funcionou. Em outro vídeo testou o 3400G com B450M DS3H V2 com RAM 3600MHz via XMP, e já não funcionou...ai eu fico tipo 🤨. Mas pelo que você está dizendo, a B550 deve me dar mais segurança com relação a isso, então vou tentar achar a melhor opção com melhor preço. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

O que me deixou um pouco mais preocupa foi um vídeo no Youtube do cara que testou uma RAM 3600MHz na B450 Steel Legend com um 3500X e não funcionou na BIOS de fábrica, que no caso era a versão recém-lançada para processadores Ryzen 5000 (versão 3.7).

Caso MUITO específico. As primeiras BIOS para os 5xxx tiveram que ser corrigidas. Mesmo os chipsets 5xx tiveram correções por sinal.

4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Então existe muito essa questão de versão da BIOS atrapalhar na compatibilidade. No mesmo canal o cara testou 2400G com AB350M DS3H V2 com RAM 4000MHz via XMP, funcionou. Em outro vídeo testou o 3400G com B450M DS3H V2 com RAM 3600MHz via XMP, e já não funcionou...ai eu fico tipo 🤨. Mas pelo que você está dizendo, a B550 deve me dar mais segurança com relação a isso, então vou tentar achar a melhor opção com melhor preço. Obrigado.

Mas tem muitos fatores omitidos aí. Primeiro que a marca, modelo e até lote da memória pode fazer diferença. Tivemos um lote inteiro de Corsair, uma das melhores marcas, que deu problema poucos anos atrás por exemplo. Segundo que é conhecimento comum que algumas MBs não vão conseguir XMP completo sem o ajuste de tensão como mencionei acima.

O que eu tenho visto com as B550 e A520 é que elas alcançam estabilidade mais facilmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Caso MUITO específico. As primeiras BIOS para os 5xxx tiveram que ser corrigidas. Mesmo os chipsets 5xx tiveram correções por sinal.

Mas tem muitos fatores omitidos aí. Primeiro que a marca, modelo e até lote da memória pode fazer diferença. Tivemos um lote inteiro de Corsair, uma das melhores marcas, que deu problema poucos anos atrás por exemplo. Segundo que é conhecimento comum que algumas MBs não vão conseguir XMP completo sem o ajuste de tensão como mencionei acima.

O que eu tenho visto com as B550 e A520 é que elas alcançam estabilidade mais facilmente.

Entendo. Só não pego uma A520por falta de suporte a overclock mesmo, pois a TUF A520M-Plus é uma placa muito bonita, tem dissipador no VRM, e bom preço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

@GuilhermeGB Eu também prefiro que tenha suporte mesmo que eu nunca vá usar. A maioria dos meus clientes não está nem aí para isso, então vou direto em A520 quando o orçamento aperta.

É sempre bom ter mesmo pensando a longo prazo. Hoje em dia com meu i5 3470, qualquer melhoria nas mínimas e médias num jogo mais competitivo ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods estava vendo o review da ASUS TUF B550M-Plus no Pepareio, quando ele fala sobre o botão BIOS Flashback, menciona que é possível recuperar a BIOS em caso de problemas com a placa. Ele funciona da mesma forma que as outras marcas, você coloca o arquivo no Pendrive e pressiona o botão para gravar a BIOS. Se funciona assim na ASUS, não vejo motivo para não funcionar igual em outras marcas, afinal é basicamente um gravador EEPROM embutido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava quase pagando a B550M Pro DASH quando de repente algo me disse pra analisar melhor. Eu já estava achando as especificações dela bem simples, não falava nada de XMP, lista QVL curta e com memórias de até 3200MHz, diferente de outras placas MSI, aí fui pesquisar e parece que ela realmente não tem suporte a XMP, e sua BIOS é uma versão bem simples.

 

img_20210321_141052-jpg.147296

 

Tinha visto mesmo que a linha Pro da MSI era linha profissional, mas não imagina que tinham placas desse tipo com chipset B550. Agora fiquei até com pé atrás de ir com placas Pro da MSI.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Parabéns, você viu o que ninguém mais viu. Investiguei tanto a página da MB quanto o manual e não há citação alguma sobre XMP, EOCP ou DOCP. Simplesmente não cita. Só menciona as velocidades via JEDEC. Sinceramente, sou mais a Gigabyte A520M DS3H depois dessa, qual era minha preferida até a terabyteshop começar a vender essa "pro dash" e o povo empolgar. Claramente não é uma MB feita para consumidores, mas sim para empresas. Que pena.

 

Sério, pega uma outra da minha lista com preços acessíveis, pois já tinha testado todas elas. A "pro dash" está excluída da minha lista a partir de hoje.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

@GuilhermeGB Parabéns, você viu o que ninguém mais viu. Investiguei tanto a página da MB quanto o manual e não há citação alguma sobre XMP, EOCP ou DOCP. Simplesmente não cita. Só menciona as velocidades via JEDEC. Sinceramente, sou mais a Gigabyte A520M DS3H depois dessa, qual era minha preferida até a terabyteshop começar a vender essa "pro dash" e o povo empolgar. Claramente não é uma MB feita para consumidores, mas sim para empresas. Que pena.

Fiquei bem decepcionado agora. Estava vendo a B450 Aorus M por R$599 na Terabyte, não sei se pego ela ou espero alguma promoção de B550 boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Sério, fica nas B550 ou A520, esquece B450.

A A520M DS3H é linda em tudo. Não tem OC, ok, mas 5% de ganho de desempenho para ficar horas fuçando na BIOS e fazendo testes eu acho que é perda de tempo. No geral OC é perda de tempo a menos que você queira a ilusão de ganho em vista do tempo enorme perdido. Prefiro passar esse tempo jogando, ou lendo um livro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@GuilhermeGB Sério, fica nas B550 ou A520, esquece B450.

A A520M DS3H é linda em tudo. Não tem OC, ok, mas 5% de ganho de desempenho para ficar horas fuçando na BIOS e fazendo testes eu acho que é perda de tempo. No geral OC é perda de tempo a menos que você queira a ilusão de ganho em vista do tempo enorme perdido. Prefiro passar esse tempo jogando, ou lendo um livro.

Meu interesse em "OC" seria mais a possibilidade de undervolt no processador e poder travar na frequência turbo, mas vou amadurecer a possibilidade de uma A520. De qualquer maneira, não preciso ter tanta pressa na aquisição da placa-mãe, só estou ansioso mesmo kkkk. Vou pegar o R5 3600 no Aliexpress (novo sem cooler) mais daqui uns dias, só estou esperando um outro cartão fechar a fatura, e ele deve demorar um tempinho pra chegar também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Em 06/08/2021 às 11:07, GuilhermeGB disse:

Sim, entendo. Sei que de 3200 para 3600 não existe nenhuma diferença relevante, não me importaria em usar a 3200 ou até 3000, só não queria ter muita dor de cabeça pra configurar. Creio que com os Ryzen 3000 seja menos complicado mexer com frequência de memória por causa do Infinity Fabric desbloqueado, mas ainda assim a BIOS da placa pode acabar influenciando um pouco. O problema de atualização de BIOS é que num dia de azar posso acabar perdendo a placa-mãe também. Não sei se daria pra resolver isso nas placas que suportam instalação de BIOS sem processador e RAM, como algumas da Gigabyte e a própria MSI B550M PRO DASH.

 

 

 

Guilherme, eu sugiro sempre dá preferência para placas mães que tenham dual BIOS e que venham com a chave seletora de BIOS. Assim, você pode fazer as modificações em uma e se der B.O., muda para a outra e restaura a BIOS corrompida.

 

A minha felizmente tem duas BIOS, assim como a minha antiga GA Z77x-UD3H que usava com um i5 3570K.

Eu troquei de PC semana passada e também estou nesta luta de ajustar a nova máquina usada kkk. Passei muito tempo em um kit de 2013, que não sei nem para onde ir com tantas opções de ajustas que essas novas gerações tem.

Eu sei que o Dual BIOS não é o principal quesito na hora de comprar uma placa-mãe , mas se achar duas placas mães completaças e que só uma tenha dual BIOS, vale a pena pagar um pouco mais por essa segurança.

Outra coisa que é muito bom em uma placa-mãe é aquele visor de erro. A minha antiga tinha, mas a minha atual, não. Quando eu tinha erro na PC, bastava eu ir no manual e ver o que o código indicava.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Deusywan disse:

 

 

 

Guilherme, eu sugiro sempre dá preferência para placas mães que tenham dual BIOS e que venham com a chave seletora de BIOS. Assim, você pode fazer as modificações em uma e se der B.O., muda para a outra e restaura a BIOS corrompida.

 

A minha felizmente tem duas BIOS, assim como a minha antiga GA Z77x-UD3H que usava com um i5 3570K.

Eu troquei de PC semana passada e também estou nesta luta de ajustar a nova máquina usada kkk. Passei muito tempo em um kit de 2013, que não sei nem para onde ir com tantas opções de ajustas que essas novas gerações tem.

Eu sei que o Dual BIOS não é o principal quesito na hora de comprar uma placa-mãe , mas se achar duas placas mães completaças e que só uma tenha dual BIOS, vale a pena pagar um pouco mais por essa segurança.

Outra coisa que é muito bom em uma placa-mãe é aquele visor de erro. A minha antiga tinha, mas a minha atual, não. Quando eu tinha erro na PC, bastava eu ir no manual e ver o que o código indicava.

O caso da BIOS seria mais um problema apenas seu eu precisasse ficar trocando pra tentar arrumar bugs de compatibilidade com a RAM (que está muito ligado com a versão AGESA também), ainda mais Gigabyte que às vezes não dá pra ir direto pra última, tem que atualizar versão por versão. Como seriam várias atualizações, o risco se multiplica. A B450 Aorus M é o único modelo que eu lembro de ter visto com dual BIOS, mas também deve dar pra reinstalar nas que tem botão flash. 

 

Nem estou mais tão preocupado com a questão do XMP, pois estava lendo mais e vi que é apenas um perfil de "overclock fácil" que o fabricante cria para aquele modelo, e nem sempre vai funcionar certinho em todas as placas, mas o objetivo é ter a maior compatibilidade possível. Às vezes você pode ter a sorte de ajustar os timings e as frequências para valores melhores que o XMP.

 

Agora estou querendo uma boa placa-mãe que seja melhor a longo prazo, que tenha um VRM decente pra poder colocar um Ryzen 7 daqui alguns anos (se tiverem com preços bons), e que tenha recursos que eu possa vir a utilizar também. Eu sempre vi a Steel Legend como uma boa opção pra mim por ter vários conectores para fans, USB tipo-C, VRM com dissipador, dois slots M.2, além de ser bonita. Ainda descobri recentemente que a ASRock tem uma BIOS bem fácil de mexer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, GuilhermeGB disse:

O caso da BIOS seria mais um problema apenas seu eu precisasse ficar trocando pra tentar arrumar bugs de compatibilidade com a RAM (que está muito ligado com a versão AGESA também), ainda mais Gigabyte que às vezes não dá pra ir direto pra última, tem que atualizar versão por versão. Como seriam várias atualizações, o risco se multiplica. A B450 Aorus M é o único modelo que eu lembro de ter visto com dual BIOS, mas também deve dar pra reinstalar nas que tem botão flash. 

 

Nem estou mais tão preocupado com a questão do XMP, pois estava lendo mais e vi que é apenas um perfil de "overclock fácil" que o fabricante cria para aquele modelo, e nem sempre vai funcionar certinho em todas as placas, mas o objetivo é ter a maior compatibilidade possível. Às vezes você pode ter a sorte de ajustar os timings e as frequências para valores melhores que o XMP.

 

Agora estou querendo uma boa placa-mãe que seja melhor a longo prazo, que tenha um VRM decente pra poder colocar um Ryzen 7 daqui alguns anos (se tiverem com preços bons), e que tenha recursos que eu possa vir a utilizar também. Eu sempre vi a Steel Legend como uma boa opção pra mim por ter vários conectores para fans, USB tipo-C, VRM com dissipador, dois slots M.2, além de ser bonita. Ainda descobri recentemente que a ASRock tem uma BIOS bem fácil de mexer.

Entendi.

O meu irmão comprou uma ASRock B450 Steel Legend + Ryzen 5 5600x e memórias G.Skill Trident Z RGB 16gb 3600mhz CL16 (2x8gb) 15 dias atrás e está batendo cabeça para setar acima dos 3000mhz. Eu que indiquei essa placa, pois, apesar não ter o melhor chipset atualmente, é bem completa, relativamente barata e eu só via elogios para ela.

 

Ela veio sem a atualização para a nova geração dos Ryzen, teve que usar o Ryzen 7 1700 para atualizar a BIOS para a versão mais nova (pelo menos foi feito de uma vez e direto para última versão disponível), mas não conseguiu subir para as RAMs para 3200mhz ou 3600mhz, mesmo selecionado o perfil XMP 2 3600mhz 16-16-16-36 de fábrica.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Deusywan disse:

Entendi.

O meu irmão comprou uma ASRock B450 Steel Legend + Ryzen 5 5600x e memórias G.Skill Trident Z RGB 16gb 3600mhz CL16 (2x8gb) 15 dias atrás e está batendo cabeça para setar acima dos 3000mhz. Eu que indiquei essa placa, pois, apesar não ter o melhor chipset atualmente, é bem completa, relativamente barata e eu só via elogios para ela.

 

Ela veio sem a atualização para a nova geração dos Ryzen, teve que usar o Ryzen 7 1700 para atualizar a BIOS para a versão mais nova (pelo menos foi feito de uma vez e direto para última versão disponível), mas não conseguiu subir para as RAMs para 3200mhz ou 3600mhz, mesmo selecionado o perfil XMP 2 3600mhz 16-16-16-36 de fábrica.

 

 

Complicado. Acho que vou acabar ficando entre uma A520 e uma B550 mesmo. Só tenho medo de pegar uma placa muito simples e sentir falta de algum recurso depois, igual minha H61 que tenho hoje, na época queria uma B75. As B550 mais completinhas estão beirando os R$1.000, o que já fica acima do que eu queria gastar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/08/2021 às 23:02, GuilhermeGB disse:

Meu interesse em "OC" seria mais a possibilidade de undervolt no processador e poder travar na frequência turbo, mas vou amadurecer a possibilidade de uma A520. De qualquer maneira, não preciso ter tanta pressa na aquisição da placa-mãe, só estou ansioso mesmo kkkk. Vou pegar o R5 3600 no Aliexpress (novo sem cooler) mais daqui uns dias, só estou esperando um outro cartão fechar a fatura, e ele deve demorar um tempinho pra chegar também.

Consegui recentemente fixar o 3600 e o 3600XT na frequência de turbo sem dificuldades mesmo sem undervolt. Não sei se foi característica da MB (B550 no caso) ou se é só isso mesmo.

@Deusywan O problema da Steel Legend é o suporte fraco da fabricante. Explique ao seu amigo que ele não deve definir nenhuma configuração manualmente na hora de ativar o XMP, testar primeiro o perfil 1 e instalar as memórias nos slots A2 e B2. Fale para ele deixar a MB fazer os testes dela com calma, que podem demorar até 5 minutos no primeiro boot antes de fazer a configuração. Inclusive seria bom ele fazer o reset pelo "load optimal defaults" antes de fazer essa configuração.

Caso ele não consiga atingir os 3600 pelo XMP, fale para definir a velocidade manualmente (sem mudar os timings) e aumentar 0,05V na tensão de operação das memórias. Isso costuma resolver.

 

Se tudo mais falhar, fale para ele trocar as memórias de posição uma com a outra. Já vi funcionar assim também.

11 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Complicado. Acho que vou acabar ficando entre uma A520 e uma B550 mesmo. Só tenho medo de pegar uma placa muito simples e sentir falta de algum recurso depois, igual minha H61 que tenho hoje, na época queria uma B75. As B550 mais completinhas estão beirando os R$1.000, o que já fica acima do que eu queria gastar. 

A ASUS TUF B550 estava com bom preço há pouco tempo. Vou te deixar uma lista das que mais indico abaixo. Pesquise elas. Concordo que ter mais recursos é interessante, mas for o VRM a maior parte do resto vai ser mais um bônus "teórico" do que prático. Muita gente vai lá comprar MB cheia de opções de expansão para nunca chegar a usar de verdade. Quase todos os clientes para quem montei PC até hoje só ocuparam o primeiro slot PCIe da MB e nunca mais fizeram qualquer expansão além de memória ou se muito um HD adicional.

 

- A520:
ASUS TUF Gaming A520M-Plus
Gigabyte A520M DS3H
- B550:
ASUS TUF Gaming B550M-Plus
Gigabyte B550M Aorus Elite
Gigabyte B550 Aorus Elite V2
Gigabyte B550M DS3H
MSI MAG B550M Bazooka

 

Salvo engano todas essas tem o update de BIOS sem CPU. Vale conferir sempre.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods eu perdi de pegar a B550M Bazooka por R$700 na promoção da Terabyte sábado de manhã, mas vou ver se eles repooem o estoque nos próximos dias. A B550M PRO-VDH é literalmente a mesma placa que a Bazooka, só tem um conector VGA a mais e a estética é diferente. O preço dela também está mais alto (R$850). No geral eu achei placas muito completas, além do VRM ser igual o da B450M Towahawk, é bem provável que fique com uma delas. Em último caso vou de A520M DS3H mesemo. Ela parece ter um VRM melhor que placas B450 mais simples, como a Prime B450M-Gaming, então um upgrade para Ryzen 7 não vai ser problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!