Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Por se tratar de uma fonte chaveada e um CI de 7 pernas, podemos desconfiar de ser da família LNK. 

Tem vários desses, a maioria pra fontes mesmo. Mas com diferenças nas ligações, funções e características como potência e tensão. 

Penso que a maneira mais fácil ainda seja encontrar outra placa igual a essa pra ver de que ci se trata. 

Encontrar esquema, descarto. Hoje em dia dificilmente os fabricantes divulgam. 

• Obrigado 2
Postado

@Renato.88 O difícil é que não sou técnico mas tenho um pouco de conhecimento, nas assistências que fui não quiseram nem deixar eu ver a placa tamanho a ganância. Mas vou tentando alguma coisa, de qualquer forma obrigado pela dica.

@.if já fiz isso, o problema é que tem uma resina que dificulta a visualização mas valeu

Postado
  Em 13/08/2021 às 18:57, Laércio Filho disse:

Olá boa tarde, tenho esta placa principal da máquina de lavar Samsung modelo (wf106u4sawq) no qual queimou todo CI. Alguém saberia o modelo?16288807172263793827527953533235.thumb.jpg.95821e15df5a00059dbbf23b88e89c53.jpg16288809023062335895683867104479.thumb.jpg.77798481e3ea273fa6e07eaad6bf4e6d.jpg

Expandir  

E se você tentar usar uma lanterna bem forte, e usar o zoom digital do celular no máximo ou uma lupa. Tem um modelo de lupa, que é muito bom pra ver componente.

https://proesi.com.br/lupa-de-m-o-solver-slp-181-com-led.html

Esse modelo tem um zoom bom e essa luz ajuda muito.

• Curtir 1
Postado
  Em 13/08/2021 às 23:18, Laércio Filho disse:

@Renato.88 O difícil é que não sou técnico mas tenho um pouco de conhecimento, nas assistências que fui não quiseram nem deixar eu ver a placa

Expandir  

Nossa, moço!

É bom saber disso, porque ai eu não compro dessa marca.

Pior é que vi o preço dessa placa por curiosidade...  é por volta de 900 reais.

Era melhor fazer outra placa do meu proprio jeito só pra não pagar por uma nova. :(

Vendo esse post eu fiquei com uma ideia de iniciarmos uma campanha pra fotografar toda placa que pudermos e deixar disponivel em algum forum pra quando esses problemas acontecerem pelo menos o autodidata ter alguma referencia.

Desejo boa sorte na sua busca. Espero que descubra qual é o ci.

• Curtir 4
  • Obrigado 1
Postado
  Em 14/08/2021 às 11:31, codigo rapido disse:

Nossa, moço!

É bom saber disso, porque ai eu não compro dessa marca.

Era melhor fazer outra placa do meu proprio jeito só pra não pagar por uma nova. :(

Vendo esse post eu fiquei com uma ideia de iniciarmos uma campanha pra fotografar toda placa que pudermos e deixar disponivel em algum forum pra quando esses problemas acontecerem pelo menos o autodidata ter alguma referencia.

Desejo boa sorte na sua busca. Espero que descubra qual é o ci.

Expandir  

Com muito sacrifício consegui visualizar o final do ci a escrita do meio termina em 2B e a debaixo X04 e pesquisando encontrei este modelo da foto será que seria esse? Screenshot_20210814-145451.thumb.png.a020c9943c6b21d82266ae0b7e53ab51.png

Postado
  Em 14/08/2021 às 18:00, Laércio Filho disse:

Com muito sacrifício consegui visualizar o final do ci a escrita do meio termina em 2B e a debaixo X04 e pesquisando encontrei este modelo da foto será que seria esse? 

Expandir  

Não sei.
Eu acho arriscado colocar um ci sem ter o esquema.
No primeiro momento quando vi a foto até pensei que fosse um oamp, mas não dá pra chutar. já pensou em ir num ferro velho procurando uma maquina igual? pode ser que dê sorte.

• Obrigado 1
  • mês depois...
Postado

Se voce não é um técnico,não adianta trocar só o CI(ICE2QR2280Z 2Q2QR2280Z),pela foto ele explodiu,deve ter mais algum componente com defeito.

ICE2QR2280Z 2Q2QR2280Z.jpg

• Curtir 4
  • Membro VIP
Postado

o preço dessa placa por curiosidade...  é por volta de 900 reais.

Expandir  

Vendo esse post eu fiquei com uma ideia

Expandir  

... também me veio...

Com a base de dados até agora publicada e caso o problema seja apenas a fonte (parece que é), percebo a opção de:

-descobrir/deduzir o valor da V da fonte desta placa: pra esta façanha basta olhar o d.s. do ci e os valores de Rds1 e Rds2 do esquema acima. Também vale intuição p.ex. vendo os valores de V dos C de saída. Meu chute vai pra fonte de 12V 2...3A que custa menos de U$2,00. Basta adaptá-la na saída.

• 3 meses depois...
Postado

A minha WF106U4S4WQ explodiu o IC6 (ICE2QR2280z) e o C22 (10nF 2kV)... além do fusível (250V 6,3A), claro... Apesar da fonte chaveada ter esse problema, o IPM está Ok !  COMO VOCÊ RESOLVEU NA SUA PLACA?  SÓ TROCOU O IC OU TINHA ALGUMA COISA EM CURTO ???

ps.: O esquema elétrico da WF106 é o mesmo da WF856UHSAGD. Achei manual de serviço por aí...

WF106U4SAWQ.png

Foto da minha placa. Como você resolveu a sua? Tinha alguma coisa em curto ?

P_20220202_161850.jpg

P_20220202_161913.jpg

• Membro VIP
Postado

Parece ter algo errado no projeto, pois esse circuito integrado tem sido o sintoma de várias ocorrências.

A propósito, esta proteção sobre a placa. Talvez seja como um silione. Como vocês trabalham com ela? É possível removê-la completamente?

@.if , eu cai paraquedas e não entendi seus apontamentos sobre adataptar uma fonte.

@Laércio Filho , em que pé está isso? Você tirou alguma conclusão a respeito do problema evidenciado através do CI? E como você conseguiu trabalhar com a resina?

• Membro VIP
Postado
  Em 05/02/2022 às 20:40, alexandre.mbm disse:

sobre adataptar uma fonte

Expandir  

Literalmente aplicar a mesma tensão de uma fonte na saída da original e anular esta.

trabalhar com a resina?

Expandir  

Ela dificulta mas não impede o retrabalho por mãos treinadas e principalmente motivadas, claro.

Postado

Parece ter algo errado no projeto, pois esse circuito integrado tem sido o sintoma de várias ocorrências.

A propósito, esta proteção sobre a placa. Talvez seja como um silione. Como vocês trabalham com ela? É possível removê-la completamente?

@.if , eu cai paraquedas e não entendi seus apontamentos sobre adataptar uma fonte.

@Laércio Filho , em que pé está isso? Você tirou alguma conclusão a respeito do problema evidenciado através do CI? E como você conseguiu trabalhar com a resina?

Expandir  

Tem vários Canais no Youtube ensinando a REMOVER a resina e repo-la após concluir o retrabalho (Segredo das Placas, por exemplo).

Ainda não decidi se removo a placa ou abro a famosa "janela" de retrabalho pelo plástico, por isso, comprei alguns componentes extras (prováveis cúmplices)...

@Laércio Filho Também gostaria de saber como lidou com isso.

Em 06/02/2022 às 07:52, .if disse:

Literalmente aplicar a mesma tensão de uma fonte na saída da original e anular esta.

Ela dificulta mas não impede o retrabalho por mãos treinadas e principalmente motivadas, claro.

Expandir  

As tensões são +5 e +15V.

Tensão WF106.png

• Membro VIP
Postado

Expandir  

Hoje a placa para 220V está mais de 2 mil reais!

@.if, quero entender o que vocês estão conversando sobre fontes. Até onde eu sei, essa é uma placa de potência.

Em 02/02/2022 às 23:08, JC_001 disse:

O esquema elétrico da WF106 é o mesmo da WF856UHSAGD. Achei manual de serviço por aí...

Expandir  

Uma sacada interessante, apesar de existir mais de Manual de Serviço com esta intersecção.

É... o esquema deve ser o mesmo; a mesma placa.

Notem que este modelo acima é 8,5 KgTodos são "Projeto Senie". Mas também existe um tal "Senie Combo".

• Membro VIP
Postado
  Em 07/02/2022 às 09:53, alexandre.mbm disse:

essa é uma placa de potência

Expandir  

... composta de drivers e de ...

Em 06/02/2022 às 18:13, .if disse:

Duas fontes

Expandir  

de duas...

Em 06/02/2022 às 15:36, JC_001 disse:

tensões são +5 e +15V.

Expandir  

... as quais eu (eu) adaptaria duas fontes externas muito mais agora pra economizar os...

2 mil reais!

Expandir  

Conectou agora as coisas? Sinto mas não consigo introduzir-lhe mais que isso ok?

conversando sobre fontes

Expandir  

O ci apagado título do tópico é responsável por ela.

Em 07/02/2022 às 10:56, alexandre.mbm disse:

Eu não vejo como entrar com duas fontes e ter o problema resolvido.

Expandir  

Bom pra você que tem dinheiro de sobra. Mas cá em baixo nossa riqueza é a imaginação e criatividade. Dica: assista um antigo seriado mcgyver (clique)... fonte de inspiração pra geração passada que orgulhosamente também fiz parte

• Haha 1
  • Confuso 1
  • Membro VIP
Postado
  Em 07/02/2022 às 10:43, .if disse:

Sinto mas não consigo introduzir-lhe mais que isso

Expandir  

ICE2QR2280Z é controlador de PWM para no mínimo uns 30W, pelo que entendi. Ele conta o zero. A placa tem interface com o motor. Eu não vejo como entrar com duas fontes e ter o problema resolvido.

Se a máquina gira o tambor em várias velocidades...

Se tem um aquecedor...

Em 07/02/2022 às 10:43, .if disse:

cá embaixo nossa riqueza é a imaginação e criatividade

Expandir  

@.if, eu vejo que este circuito integrado é uma peça-chave da placa. Se você realmente pensou a respeito, por gentileza, fale-me um pouco as suas ideias.

Postado
  Em 07/02/2022 às 12:46, alexandre.mbm disse:

O que é isso?

Expandir  

IPM (Intelligent Power Module) é o chip contendo os 6 IGBTs que controlam o motor direto na tensão da rede  (IKCM15F60GA, nessa placa é o IC11). Fazendo a inversão de frequência para o motor. Vai encontra-lo em baixo do dissipador de calor gigantesco.

Quando ele "queima" aparece o ERRO 3E no painel da máquina.

Característica do IPM queimado é fusível aberto e sinal de continuidade nos pinos que vão para o motor.

PS: Ele também é usado em ar condicionado inverter.

• Curtir 1
Postado

SOLUÇÃO para o meu caso:

1. O pwm (ice2qr2280z);

2. Fusível de 6.3A 250V;

3. A bomba começou a fazer ruido anormal e foi substituí por uma ASKOLL.

Total 110 reais incluindo os fretes (MercadoLivre) voltando ao funcionamento normal.

P_20220210_142134.jpg

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...