Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como instalo Windows 11 com Secure Boot ligado usando pendrive NTFS?


Joao531

Posts recomendados

Estava gravando a instalação do Windows 11 Beta Build 22000.132 em pendrive usando Rufus. Esse ISO possui arquivo maior que 4GB, por isso não tem como formatar em FAT32. Quando o processo foi concluído, aparece a mensagem sugerindo que desative o Secure Boot antes de inicializar pelo pendrive:

 

rufussecureboot.thumb.png.3de08026175beaadfb3d1f73f4df5c3a.png

 

Eu não importo com isso, mas quero instalar em Secure Boot, pois é o que é necessário para instalar o Windows 11.

 

Será que vai ter problema se eu tentasse inicializar pelo pendrive com Secure Boot ativado? Se tiver, alguém pode me recomendar as alternativas que contém suporte à Secure Boot para pendrives com formato NTFS?

 

Obs.: Não quero desinstalar o Windows 10. Quero só fazer um dual boot entre Windows 10 e Windows 11 Beta.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Joao531 Boa tarde! Se não me engano, só mídias criadas com a Ferramenta de Criação de Mídia da Microsoft permitem instalação com o Boot Seguro ativado. Em mídias feitas com Rufus e programas similares, você deve ativá-lo depois da instalação.

 

Não cheguei a testar o Windows 11, então não tenho certeza se ele requer Boot Seguro durante a instalação. Se requer, acredito que só instalando outra instância do Windows 10 e atualizando manualmente pelo Windows Insider depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso acontece pois a mídia de instalação tem um arquivo maior do que 4 GiB (sources\install.wim), daí não é possível usar FAT32 (limitação do sistema de arquivos, não tem como contornar), que é suportado nativamente por todos os firmwares. O Rufus é um excelente programa e nesses casos faz uma adaptação: cria a partição onde jogará os arquivos da mídia de instalação em NTFS, que suporta arquivos maiores do que 4 GiB.

 

Contudo, poucos firmwares suportam NTFS nativamente, daí vem o pulo do gato: o Rufus cria uma segunda partição (oculta) beeeem pequena, de 512 KiB em FAT12, com um bootloader alternativo chamado UEFI:NTFS, desenvolvido pelo grande Pete (autor da ferramenta). Esse bootloader, como está num sistema de arquivos FAT, é lido sem problema pelo firmware. O UEFI:NTFS carrega, então, um driver EFI que adiciona suporte ao NTFS, o EfiFs, também de autoria do Pete, que permite-o acessar o NTFS da partição maior do pendrive para, finalmente, executar o bootloader da mídia de instalação!

 

O problema? Pete não conseguiu que a Microsoft assinasse o EfiFs para funcionar out-of-box com secure boot. Razão? É GPLv3 (é um código derivado do GRUB). Por isso, precisa desativar temporariamente Secure Boot só para instalar. Uma vez instalado, ativa de novo. É possível que esse problema seja resolvido no futuro, pois ele está desenvolvendo outro driver NTFS usando como base o NTFS-3G, que é GPLv2, licença essa aceita pela MS.

 

Eu acho que a ferramenta da MS não tem como fazer diferente (não uso-a há milênios), pois:

 

- A especificação UEFI define como sistema de arquivos base, para uso na partição EFI, FAT (seja 12, 16 ou 32). Demais sistemas de arquivos podem ser implementados pelos fabricantes, porém são opcionais.

- FAT32, que é garantido funcionar em tudo que é UEFI, não suporta arquivos maiores do que 4 GiB e a mídia de instalação do Windows 10 desde a versão 20H2 tem um arquivo maior...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esclarecendo: se o firmware suportar NTFS, será capaz de inicializar com secure boot habilitado diretamente da partição maior criada pelo Rufus. Pelo que vi, algumas (todas?) placas da ASUS de uns tempos para cá possuem suporte nativo ao NTFS.

 

O UEFI:NTFS do Rufus é para permitir que placas com UEFI FAT-only sejam capazes de inicializar, com o contratempo de ter que desabilitar secure boot temporariamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!