Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, tudo certo? Espero q sim 😁 eu tô morando no sítio e a internet aqui por muito tempo era via rádio e finalmente passaram fibra (fica 2km da cidade apenas). Foi criado um loteamento um pouco pra frente do nosso terreno e permitimos que a operadora esticasse a fibra nos nossos postes.. e eles me deram um pedaço de fibra que sobrou do carretel, creio que uns 70 metros. A questão é que meu quarto fica uns 50 metros do modem principal e eu gostaria de uma conexão estável, então não gostaria de usar o repetidor de sinal. É possível climpar a fibra óptica e ligar direto no PC? 

• Membro VIP
Postado

Possível é, mas no caso teria apenas acesso no PC, e uma placa de rede compatível para efetuar o acesso.

É mais barato utilizar o modem e depois cabo metálico, em curtas distâncias as perdas são "desprezíveis"

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado

@Kvsh Bom dia

Como já falado, não vale a pena por conta do alto custo para ligar apenas um computador.

A placa de rede em si não é tão cara.

images?q=tbn:ANd9GcQjApO5BaJJa0XfQ1OEpCc

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1125379535-hba-fibra-2gb-emulex-l2b2777-pci-e-single-port-_JM?matt_tool=70509262&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=12408848785&matt_ad_group_id=119017168518&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=500385009285&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=149453838&matt_product_id=MLB1125379535&matt_product_partition_id=296321646450&matt_target_id=pla-296321646450&gclid=CjwKCAjw3_KIBhA2EiwAaAAlihjUXUbgrS83owZkPqa0J2nm4L2ez_9w3GjCKi_zgyLfpwGvEzU0xhoCwDIQAvD_BwE

Caro vai ser o equipamento para fazer a solda do conetor da fibra, e fora a fragilidade da fibra.

images?q=tbn:ANd9GcQXstbIPXDt7Wx6pELn_XV

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1301739499-kit-ferramenta-fibra-optica-ftth-9-pecas-nfe-_JM?matt_tool=70509262&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=12408848785&matt_ad_group_id=119017168518&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=500385009285&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=117749914&matt_product_id=MLB1301739499&matt_product_partition_id=296321646450&matt_target_id=pla-296321646450&gclid=CjwKCAjw3_KIBhA2EiwAaAAliouM8FZfrDnWAoVIoWPNv7fSfn303t45SfgVS1Kjs_mfZ139CcgFURoCbz8QAvD_BwE

É muito mais vantagem montar um cabo de rede convencional.

Mesmo que você compre 60 metros de cabo de rede, mais o alicate de climpar o cabo, mais os conectores não vai dar 100 reais.

• Curtir 1
Postado

@dwatashi massa! Então, seria apenas no PC mesmo.. até porque meu plano 4g não costumo usar 10% hehehe e a ideia é "aproveitar" esse pedaço de fibra que ganhei! Já a questão da placa de rede poderia me indicar alguma com um bom custo/benefício?

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, Kvsh disse:

@dwatashi massa! Então, seria apenas no PC mesmo.. até porque meu plano 4g não costumo usar 10% hehehe e a ideia é "aproveitar" esse pedaço de fibra que ganhei! Já a questão da placa de rede poderia me indicar alguma com um bom custo/benefício?

Seu computador já não tem placa de rede integrada?

Alias qual seu plano de internet e configuração do seu PC.

Postado

@Kvsh

Cara, a fusão da fibra seria o empecilho, pois precisa de maquinário especifico pra tal... Se eles te ajudarem com isso, ou você precisa de uma placa compatível com o conector da fibra SC-APC, ou dá pra você utilizar um conversor de mídia, que converte a conexão SC-APC para RJ45... 

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico opa, valeu a resposta! Vou tentar falar com o responsável da operadora e ver se ele pode climpar pra mim! Se não der eu já vi alguns cabos prontos no ML, como esse da imagem.. será que dá certo?

Screenshot_2021-08-18-11-34-39-974_com.mercadolibre.jpg

@Edvaldo J. Frederico opa, valeu a resposta! O PC estou montando, atualmente uso um "naitbruique" kkkkk vou pesquisar alguma placa de rede pra esse fim!

@gustavoomt opa! Valeu a resposta. Seria como esse da imagem?

Screenshot_2021-08-18-11-38-58-495_com.mercadolibre.jpg

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico agradeço de coração a todos! Na verdade a minha ideia é montar a minha rig nesse quarto hehehe levando em conta que a energia aqui é rural e fechei contrato pra instalação do sistema fotovoltaico. Então tenho alguns meses pra deixar tudo preparado. Algumas coisas que levei em consideração:

Energia barata ✔️

Ambiente fresco ✔️

Poeira ❌

Conexão estável ❌

A poeira é o de menos. Acredito que resolvendo o problema da conexão, que com a chegada da fibra deixa de ser um problema, vai ser possível. Aceito sugestões! 😁

• Curtir 1
Postado

cara que isso largue mao vai comprar o Clivador DECENTe pra fazer isso vai ser uns 300 conto + decapador e os conector cara passa um cabo de rede CAT6 e seja feliz , cara drop/fibra tu so ussa se for mais de 1km sem visada antes disso e cabo de rede ate 100 , depois ptp de radio de 100 a 3.km se precisar , se não tiver visada/visao ai sim você coloca drop, fibra e uma coisa muito top mas tem lugar que não compensa cara , 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!