Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

BOM DIA GALERA!

Comprei um Ryzen 5 5600X e estou utilizando o cooler box e pasta padrão que vem nele!

Baixei o HWMONITOR para medir suas temperaturas e joguei uns 10 minutos de cs go e fiquei mexendo normal em abas de navegador e tal..

ele estava 59.1ºC  e média de 50ºC e maxima de 78.5ºC, essas medias foram com 30 minutos do PC ligado +/-... ele sem fazer nada apenas ligado em idle ficava de 48 e oscilava pra 60 chegando até 66... Não sei se essas temperaturas são normais, se o processador veio com defeito ou algo do tipo! agradeço desde ja1039262912_WhatsAppImage2021-08-18at22_40_46.thumb.jpeg.f1eb24b04ef8959dfadd6ddabb344b95.jpeg

Postado

@LNPott Isso me deixou um pouco mais calmo, porém não muito kkkkk...

ele está acima dos relatos de outras pessoas, fico cismado dms... onde moro está com uma media de 25ºC...

e uso ele numa B550 mortar e gabinete wheel jack, porém so uso uma fan de exaustor e não possuo mais...

será que ele veio com defeito?

Postado

@LNPott voce me garante que não é defeito do cpu? para eu ficar mais calmo ...

e outra no aplicativo MSI CENTER tem um negocio que mostra temperatura do cpu também e mostra ''temperatura do socket da cpu'' o que seria em si? sou leigo... e essa temperatura do socket chegou se não me engano no maximo 56ºC, é muito?

Postado

@Kioshi Iquegami Calma, defeito realmente não é, mas o 5600x é um processador que vai esquentar bastante mesmo pois ele é bem forte, ainda mais dependendo da cooler box que ele tem para resfriar, o correto se for pra tirar qualquer preocupação é usar um cooler melhor, mas ai já não vou saber qual sugerir

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, Kioshi Iquegami disse:

@LNPott voce me garante que não é defeito do cpu? para eu ficar mais calmo ...

e outra no aplicativo MSI CENTER tem um negocio que mostra temperatura do cpu também e mostra ''temperatura do socket da cpu'' o que seria em si? sou leigo... e essa temperatura do socket chegou se não me engano no maximo 56ºC, é muito?

Defeito não é. Esse CPU esquenta mesmo, principalmente com gabinete sem ventilação adequada e utilizando Cooler Box.

Essa temperatura é do sensor que tem "embaixo" do processador, pois além desse sensor, o próprio CPU tem sensores internos de medição de temperatura.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

scythe fuma 2

Boa escolha, só tenha atenção durante a instalação, para que o contato entre CPU-Pasta térmica-Cooler seja o melhor possível.

mas essa temperatura do socket do cpu que chegou até 56ºC, é muito alta? ou normal? ou baixa? kkk

Normal.

• Obrigado 1
Postado

@Kioshi Iquegami Cara não precisa de WC, um bom Air Cooler já resolve os problemas de temperatura, isso claro junto de uma boa circulação de ar dentro do gabinete

Além que boa parte desses WC não fazem nem parte do trabalho que um bom Air cooler de qualidade

• Obrigado 1
Postado

@Pepse @Adriel SG @LNPott galera, somente mais um duvida...

Quando eu comprei ele, instalei ele porém esqueci de ligar a fan do cpu e liguei o PC e mexi na BIOS, porém a placa-mãe avisou alta temperatura, mas não desligou... e eu peguei e sai da BIOS esperei ligar e desliguei corretamente e conectei a fan... posso ter prejudicado a vida util dele? pois que eu saiba se ele atingisse alta temperatura mesmo em BIOS ele desligaria ne?

posso ter prejudicado o processador em algum ponto?

ou vida util?

Postado

@Pepse Ao fim ao cabo, temos exemplares a chegar aos 90~95ºC, o que é incrível e ao mesmo tempo preocupante! Afinal, estamos a falar de CPUs produzidos com o processo de 7nm.

Portanto, Robert Hallock da AMD já veio a público descansar os entusiastas, ao clarificar que estas temperaturas são normais nos chips baseados na arquitetura Zen 3, e que nada disto irá afetar o ciclo de vida do componente. Aliás, o executivo da AMD chegou ao ponto de dizer que os consumidores têm de mudar a forma como pensam, ou seja, de que temos de diferenciar o que é ‘mau’ ou ‘errado’ e o que é simplesmente ‘indesejável’. Afinal de contas, os novos Ryzen 5000 chegam a esta temperatura, porque conseguem chegar a esta temperatura! Desta forma conseguem manter frequências altas durante mais tempo, o que equivale a uma maior performance no dia-a-dia. Ora leia:

“Quero ser claro ao dizer que todos nós na AMD vemos temperaturas de 90ºC (5800X/5900X/5950X) e 95ºC (5600X) como normais e de encontro ao próprio design dos CPUs. A ideia sempre foi esta para chegar a novos níveis de performance.” Se é igual aos nossos rivais ou processadores baseados na arquitetura Zen 2? Não. Mas isso não significa que esteja mal, especialmente porque estamos a conseguir alcançar os resultados pretendidos.”

Em suma, segundo a própria AMD, não existem motivos para se preocupar. Ainda assim, talvez seja boa ideia comprar um bom cooler.

Olha isso

• Curtir 1
Postado

seu processador está chegando a temperaturas abaixo de 70 graus, você está começando a ficar paranoico, não existe motivo nenhum pra se preocupar, obviamente é bom sim um bom cooler, mas se o processador está em uma boa temperatura, essa necessidade não existe

• Obrigado 1
Postado

Defeito não é, ruim não está, vamos dizer que ta no limite do limite do aceitável.

1- você tem que ter uma boa ventilação no gabinete.
2 - você pode trocar o cooler original que vem com o processador que na minha opinião é ruim
3- se queis testar, há relatos ai que baixa até 10 graus, eu fiz no meu, dei essa dica aqui no forum e baixou também, vá no setup da sua placa-mãe e desabilite o controle de ventoinha do processador, o meu é q-fan, não sei na sua placa, o cooler do processador vai começar a trabalhar sempre na velocidade mais alta, se não gostar é só depois voltar como tava antes.

Postado
16 minutos atrás, Kioshi Iquegami disse:

@Pepse @Adriel SG @LNPott galera, somente mais um duvida...

Quando eu comprei ele, instalei ele porém esqueci de ligar a fan do cpu e liguei o PC e mexi na BIOS, porém a placa-mãe avisou alta temperatura, mas não desligou... e eu peguei e sai da BIOS esperei ligar e desliguei corretamente e conectei a fan... posso ter prejudicado a vida util dele? pois que eu saiba se ele atingisse alta temperatura mesmo em BIOS ele desligaria ne?

posso ter prejudicado o processador em algum ponto?

ou vida util?

Todo processador fabricado hoje tem sensores de temperatura. Se chega a uma certa temperatura ele desliga para não queimar. Se continuou funcionando depois então fique tranquilo, você não o danificou.

Sobre seu problema de aquecimento, é imprescindível entender se seu gabinete está bem ventilado. Mesmo com o cooler box não era para ficar tão quente. 

Qual é seu modelo de gabinete? Quantas ventoinhas ele tem instaladas? Quais as posições e orientações de cada uma?

O correto é ter pelo menos duas ventoinhas, idealmente quatro, instaladas como nas imagens abaixo.

image.thumb.png.e7ed36ecfcf9fa53ffdddca9a9b43902.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.png

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!