Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
2 horas atrás, Lover disse:

Eu testei o botão que estava ruim de acionar e se fiz certo creio que está mesmo com defeito, é igual a este:

D_NQ_NP_695889-MLB31176127184_062019-O.w

1-Esse tipo de interruptor é necessário quando tem 3 interruptores. Se tiver só 2 ele não é necessário

2- Como já dito, ele tem 2 entradas e 2 saídas e ao girar a tecla, elas se invertem

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, alexandre.mbm disse:

@Lover , eu viajei: troquei interruptor por tomada. "Li" errado que a chave-teste acendeu em todos os três (ou dois) furos de uma tomada.

Sendo 220V normal acender os dois né? Menos o neutro...no caso dos interruptores acendeu porque o botão estava acionado, então meu teste deve tá bom RS ..  

Postado
Em 22/08/2021 às 15:05, Lover disse:

1918607948_IMG_20210822_1526431.thumb.jpg.13121dc320feaf3b47b2f44852a3a26f.jpg

Pessoal, se eu eliminar o interruptor c/ 4 pinos dessa imagem e emendar os fios qual cuidado devo ter ao fazer isso? É possível fazer isso sem ocorrer falhas? Pois são muitos interruptores e não estou querendo gastar quase 80 reais em um único botão, sei que poderia optar por um conjunto mais em conta porém todos aqui são da marca Simon, marca essa que eu nem conhecia e que por sinal é cara pra caramba.

valeu

Postado
3 horas atrás, Lover disse:

Pessoal, se eu eliminar o interruptor c/ 4 pinos dessa imagem e emendar os fios qual cuidado devo ter ao fazer isso? É possível fazer isso sem ocorrer falhas?

São 2 entradas e 2 Saídas. O único cuidado é ligar uma entrada e uma saída e a outra entrada e outra saída. O único erro possível seria ligar as 2 entradas e as 2 saídas. Pelo visto são dutos diferentes de entrada e saída, então é tranquilo evitar isso.

Postado
21 horas atrás, Thiago Miotto disse:

São 2 entradas e 2 Saídas. O único cuidado é ligar uma entrada e uma saída e a outra entrada e outra saída. O único erro possível seria ligar as 2 entradas e as 2 saídas. Pelo visto são dutos diferentes de entrada e saída, então é tranquilo evitar isso.

Errr....

Seria juntar as duas pontas q estão unidas com fita isolante com as outras duas pontas, ou unir ponta com ponta independentemente?

Obrigado!!!

Postado

Fala galera, tenho q mexer em 2 interruptores e por falta de tempo ainda não consegui. Já eliminei um de um dos quartos e um da cozinha, falta eliminar o do outro quarto e checar o intermediário q restou da cozinha. No q eliminei da cozinha quero colocar uma tomada q é junto com a luz de fora. Agradeço muito a todos, ainda pretendo tirar algumas dúvidas sobre esse assunto mas se a moderação achar q deve fechar o tópico vou entender.

Obrigado

Postado
Em 21/08/2021 às 22:41, Malvesjr disse:

Este último conta com 3 interruptores paralelos, achei exagero mas vamos ao problema:

Na cozinha se você acende a luz em algum dos 3 pontos e apagar em um diferente do qual você acendeu, ou vice e versa é um verdadeiro jogo de enigma pra tentar acender a luz novamente.

Acho que dá 8 alternativas... as vezes é mais fácil mapear e colocar um esquemático no cômodo.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, MESTRE-ANDREI disse:

Acho que dá 8 alternativas... as vezes é mais fácil mapear e colocar um esquemático no cômodo

Boa ideia.

Para 3 interruptores são 8 opções

image.png.9b9247e509f2d8bf3a84bdd1718d5044.png

Some as posições.
Numero impar - ligado
Número par - desligado

(A ordem de ambos os fatore pode ser inversa, ou seja impar desligado, par ligado)

Vamos supor que seja em ímpares. AS chaves deveriam ficar ligadas nas opções 1, 4, 5 e 6.
Com base nisso, você pode verificar qual interruptor está c/ mau funcionamento por lógica.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Eu já perdi o fio da meada. Mas está parecendo que as coisas estão bem conduzidas.

A pergunta que talvez deva ser feita, se tudo estiver eletricamente seguro: esse jogo de oito resultados é mesmo necessário?!

• Curtir 2
Postado

Olá!

Eu não tô sabendo interpretar o esquema aí, só falta eu eliminar mais um em um dos quartos pra saber se vai resolver, de qualquer modo vou tirar pois são muitos, já eliminei 2. Um da cozinha e um dos dois quartos, falta o outro quarto.

Eu comprei uns módulos cego mas ainda não chegaram, se não eu acho q já teria solucionado o mistério rs.

No que eliminei da cozinha eu quero colocar uma tomada junto com o interruptor, vejam a imagem:

IMG_20210904_163315.thumb.jpg.93de4838a55ccbd94cef112a32a7fedc.jpg

Os fios cinza e branco emendados, eram os que estavam no interruptor 4 way.

Podem me ajudar?

Desde já agradeço a atenção dos nobres.

Postado

A tomada precisa de um condutor fase, um neutro e de um terra. O neutro e o terra não existem aí, tem que passar,  o neutro deve ser azul-claro e o terra, verde. Os fios de tomada de uso geral devem ser de  2,5 mm².

Limpe a caixinha com um aspirador, tem muita poeira.

Baixe na internet o manual de instalações residenciais da Prysmian, ajuda muito.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Olá, retornei para dizer que o problema dos interruptores foi resolvido, graças a vcs que me ajudaram, claro. Hoje eu eliminei o 3º e último interruptor dos 5 que tinha, ficando apenas 2 que é mais que suficiente. Acabou aquele "jogo" de ficar tentando adivinhar qual acende e qual apaga. Ufa!

Só restou uma dúvida em relação a esta tomada, observem:

494362563_IMG_20210505_1501321.thumb.jpg.0f8787d8ed805e13d00e805f348b0e4a.jpg

Nas outras tomadas o "padrão" utilizado foi os 3 fios marrom, verde e vermelho passando pelos bornes das 3 tomadas até o final, só que nesta tomada o eletricista foi com o fio vermelho só até a segunda tomada deixando a última com um fio azul. O marrom e o vermelho são fase, aqui a tensão é 220V.

Esta última tomada não funciona, testei com o multímetro e a tensão não chega a 0,70....

• Membro VIP
Postado

Se for a mesma fase do vermelho, o azul pode estar interrompido ou disjuntor desligado/com defeito. Descubra de onde ele vem. Meça também entre azul e vermelho. Talvez ele seja a mesma fase do marrom.

• Curtir 1
Postado
Em 25/09/2021 às 13:54, Malvesjr disse:

Esta última tomada não funciona, testei com o multímetro e a tensão não chega a 0,70....

Corta esse azul fora e liga a tomada no vermelho igual as outras. 

Eu até pensei que o azul fosse 110V, mas você diz que aí:

a tensão é 220V.

Não faz sentido essa instalação. 

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, Renato.88 disse:

Corta esse azul fora e liga a tomada no vermelho igual as outras. 

Eu até pensei que o azul fosse 110V, mas você diz que aí:

Não faz sentido essa instalação. 

Pois é, não entendi porque fizeram isso...😒

• 2 semanas depois...
Postado

Amigão, provavelmente este fio azul é neutro formando uma tomada 127 V com a fase marrom.

os fios estão bem oxidados nessa tomada, pode ser mau contato, e o "neutro" (fio azul!?) pode estar interrompido em algum ponto..

verifica se ele chega até quadro de distribuição, e se ele vai até o padrão de energia (poste do relógio).

ps. esse modo de ligação das tomadas além de ser muito perigoso... é muito feio...

tem tantas maneiras de fazer essa ligação do jeito certo...

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!