Ir ao conteúdo

Tela Azul, será que pode ser energia?

Ir à solução Resolvido por Rio McCloud,

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal , recentemente montei um PC para a minha prima , ela comprou todas as peças com meu auxílio e montei pra ela . ( ja havia montado o meu e mais dois antes). Após Windows instalado e o PC na minha casa ele estava perfeito , ficou horas ligado sem nenhum problema , porém quando foi para a casa dela ele dá tela azul atrás de tela azul e desliga . Estive na casa dela ontem tentando resolver o problema , formatei do zero e não mudou nada porém notei alguns fatores externos que podem estar enfluenciando nisso segundo os poucos conhecimentos de elétrica que tenho . Fator 1 , ela está usando um estabilizador com quase 10 anos de uso , era de um PC antigo dela e a tomada dele é até em padrão americano , fator 2 ela colocou o cabo de energia do PC antigo por ser em padrão americano e encaixar no estabilizador ( a fonte veio com o cabo de 3 pinos redondo porém não encaixa no estabilizador pré histórico ) . Fator 3 o PC dela está no chão por ela ainda não ter comprado a mesa , apenas um lençol separa ele do chão e por último o fator 4 , notei que quando o bendito da tela Azul e desliga o wifi dela caia no celular , ficava o ponto de exclamação e voltava , TODAS as vezes que ele desligou enquanto eu estava la o wifi caiu também  . Isso é uma grande chance de ela estar com problema na energia que o PC recebe certo ? 

Postado

@MacielMath qual a configuração desse PC? se puder informar o modelo das peças que estão nele, seria um bom começo.

17 minutos atrás, MacielMath disse:

Fator 1 , ela está usando um estabilizador com quase 10 anos de uso , era de um PC antigo dela e a tomada dele é até em padrão americano

Retire esse estabilizador. Equipamentos como esse só diminuem a vida útil da fonte, além de causar outros diversos problemas, ainda mais sendo um equipamento velho e defasado.

18 minutos atrás, MacielMath disse:

fator 2 ela colocou o cabo de energia do PC antigo por ser em padrão americano e encaixar no estabilizador ( a fonte veio com o cabo de 3 pinos redondo porém não encaixa no estabilizador pré histórico )

Recomendo comprar um cabo no padrão correto para a tomada

20 minutos atrás, MacielMath disse:

Fator 3 o PC dela está no chão por ela ainda não ter comprado a mesa

Isso não interfere em nada no uso, mas recomendo tirar o lençol debaixo dele, ainda mais se a fonte estiver na parte de baixo do gabinete, pois é lá que ela puxa o ar para resfriar.

21 minutos atrás, MacielMath disse:

fator 4 , notei que quando o bendito da tela Azul e desliga o wifi dela caia no celular , ficava o ponto de exclamação e voltava , TODAS as vezes que ele desligou enquanto eu estava la o wifi caiu também

Isso é bem estranho, mas recomendo atualizar o windows e todos os drivers do PC manualmente, principalmente o de rede e wireless.

E, se puder informar também o erro que ele da quando aparece a tela azul, seria interessante.

• Curtir 2
Postado

@MacielMath

Como já mencionado antes, estabilizador somente atrapalha a alimentação do computador, logo é melhor ligar direto na tomada (se a fonte tiver chave seletora de tensão, verificar antes se a tensão está correta).

Caso precise, o ideal seria também mudar a tomada da casa para o padrão brasileiro, já aproveitando fazer uma revisão elétrica deste local.

38 minutos atrás, MacielMath disse:

notei que quando o bendito da tela Azul e desliga o wifi dela caia no celular , ficava o ponto de exclamação e voltava , TODAS as vezes que ele desligou enquanto eu estava la o wifi caiu também

Se o roteador/ponto de acesso estiver ligado também ao estabilizador, provavelmente seja justamente o estabilizador o culpado (possibilidade de estar em sobrecarga), logo outro motivo para se livrar desta porcaria.

Caso tenha um tempo sobrando, sugiro que leia esta tópico abaixo:

Postado

@AmonAmarth  Processador Xeon E3 1270 3.4ghz , placa-mãe AFOX H61 lh61-ma5 DDR3  , placa de video NVIDIA GTX  550 ti 1gb , HD Seagate Barracuda st1000dm010 1tb , fonte é uma ATX 600w da Dmix , memória RAM Valueram 8gb 1x8gb Kingston Kvr1333d3n9/8g

Sobre o establizador ela já vai tirar , comprou um filtro de linha que chega hoje e está com todas as entradas nos padrões atuais e o cabo dos padrões atuais ela ja tem o que veio na fonte , mas não usou por não entrar na fonte , agora ela também ja vai usar o correto.

Sobre o roteador , o mais estranho é que ele fica na sala e o PC no quarto , e ele reinicia bem na hora que o PC desliga , todas as vezes foi assim .

@Pepse então , mas antes de dar a tela azul ele trava completamente , não mexe mouse nem nada , aí depois de um tempo aparece a tela azul e reinicia .

@Rio McCloud assim que eu conseguir os dados eu posto aqui .

• Moderador
Postado

@MacielMath As telas azuis do Windows 7 e versões anteriores não informam os códigos de parada exatos, mas pelo que consigo ver, acredito que seja CLOCK_WATCHDOG_TIMEOUT.

Segundo a página sobre o erro no Microsoft Docs,  ela indica que uma interrupção de clock esperada em um processador secundário ou sistema de múltiplos processadores não foi recebida no intervalo alocado. O artigo informa que isso acontece quando o processador não está processando interrupções do sistema. Isso tipicamente ocorre quando a CPU trava ou não responde.

Eu não tenho certeza sobre isso, mas ligando as informações do artigo com o problema que você relatou, parece fazer sentido. A instabilidade (ou falta) de energia pode ter afetado o funcionamento do processador (que deve ter ficado sem responder), no qual fez o Windows executar essa tela azul para evitar problemas.

• Obrigado 1
Postado

@Rio McCloud Ela colocou o filtro de linha e também colocou o cabo original que havia vindo na fonte e mesmo assim o problema ainda continua , desliga do nada e da tela azul , falei pra ela entrar em contato com o vendedor do processador , porque agora desconfio que o mesmo pode ser o problema ... ja tentamos de tudo , ta ***** 

Postado

Pedi pra ela me trazer o PC, ele está comigo agora e a tela Azul que está dando é diferente da que ela me mandou , agora estou desconfiando mais ainda do processador.... segue a foto 

20210826_181552.jpg

• Moderador
Postado

@MacielMath O código de parada dessa tela azul é MACHINE_CHECK_EXCEPTION. Normalmente esse erro é causado por processador ou memória. Se quiser, você pode realizar esse teste com atenção para verificar a integridade das memórias. Se passar, provavelmente é o processador.

Postado

@Rio McCloud  Vi aqui no forum uma  pessoa que teve essa tela de erro e era a fonte , mas acabei de testar com outra fonte e o erro persistiu .... vou fazer o teste que você mencionou .

9 minutos atrás, MacielMath disse:

@Rio McCloud  Vi aqui no forum uma  pessoa que teve essa tela de erro e era a fonte , mas acabei de testar com outra fonte e o erro persistiu .... vou fazer o teste que você mencionou .

Fiz melhor , tirei a Ram dele e coloquei a do meu PC nele , se o erro parar , descobrimos o que é

• Moderador
Postado

@MacielMath Essa tela azul já ocorreu antes.

Em 23/08/2021 às 09:59, Rio McCloud disse:

@MacielMath As telas azuis do Windows 7 e versões anteriores não informam os códigos de parada exatos, mas pelo que consigo ver, acredito que seja CLOCK_WATCHDOG_TIMEOUT.

Segundo a página sobre o erro no Microsoft Docs,  ela indica que uma interrupção de clock esperada em um processador secundário ou sistema de múltiplos processadores não foi recebida no intervalo alocado. O artigo informa que isso acontece quando o processador não está processando interrupções do sistema. Isso tipicamente ocorre quando a CPU trava ou não responde.

Eu não tenho certeza sobre isso, mas ligando as informações do artigo com o problema que você relatou, parece fazer sentido. A instabilidade (ou falta) de energia pode ter afetado o funcionamento do processador (que deve ter ficado sem responder), no qual fez o Windows executar essa tela azul para evitar problemas.

• Moderador
Postado

@MacielMath  Só dá para afirmar com certeza se você testar o PC com outro processador e não ocorrerem mais telas azuis. Eu analisei vários dos mindumps que você enviou (não todos, pois são muitos), e posso ressaltar:

• Um dos mindumps cita o driver intelppm.sys, que é relacionado ao processador;
  • Um dos mindumps cita o termo memory_corruption, que pode indicar problemas de memória;
  • Vários mindumps com código de parada WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR (no qual WHEA indica problema de hardware) citam o driver GenuineIntel.sys, no qual o nome revela com quem ele tem relação;
  • Vários mindumps citam programas e drivers aleatórios de terceiros, como Epic Games Launcher, driver do antivírus AVG, entre outros. Aleatoriedade de códigos de parada ou programas/drivers normalmente indicam problema na memória.

Sugiro novamente você testar as memórias do computador seguindo este tópico (vi que você tentou usar outras memórias, mas a quantidade de fatores que podem indicar problema de memória me faz pensar se elas também não estavam com defeito) e teste outro processador. Como eu disse, só dá para afirmar certeza se as telas azuis pararem após você trocar o(s) componente(s) suspeito(s).

• Curtir 1
Postado

@Rio McCloud a memória que eu usei para fazer teste nele é  do meu Computador de uso pessoal , nunca apresentou problema nessa memória , então desacredito que as duas estejam com problem e o processador foi comprado usado de um vendedor de informática do ML , por isso eu acredito que o mesmo seja o problema , o restante é tudo novo lacrado .Ela ja entrou em contato para fazermos a troca , agora é esperar .

Postado

@Rio McCloud Cara , coloquei um i7 ontem no PC e coloquei o Xeon do PC que estava com problema no PC onde estava o i7 , liguei os 2 e depois desliguei e coloquei cada processador de volta no seu respectivo PC e algum "milagre" aconteceu ..... o PC não deu tela Azul NENHUMA vez depois que coloquei o Xeon de volta , fez todas as att do windows update e ainda consegui att para o Windows 10 , deixei ele ligado desde meia noite e ele ainda está ligado até agora , sem dar nenhuma tela Azul e nenhum travamento . Enfim aparentemente era algo com o processador mesmo , única coisa que fiz nesse processo todo foi trocar a Pasta térmica....

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...