Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, já faz um bom tempo que tenho presenciado problemas no meu PC atual e no meu anterior, problemas semelhantes e que me deixam intrigado, pois eu sinceramente não estou conseguindo identificar de onde vem ou porque acontecem ... Enfim, antes eu tinha um PC: Intel Core i3 540 com 4gb de ram e uma fonte PowerX de 500w e uma R7 350, usei ele por um bom tempo até que ele começou a apresentar problemas muito e a dar erros ao iniciar jogos, ele começou a não dar sinal de video as vezes e as vezes funcionava normalmente, até que um dia ele parou de funcionar definitivamente e não aparentava ter nenhum capacitor danificado, acabei tendo que utilizar um PC que tinha e ainda uso (Intel Core 2 Duo, 4gb de ram DDR2), passei algumas peças do anterior, HD, Fonte e Placa de video, e aí depois de 2 dias de uso acabei ficando intrigado, pois o PC começou a apresentar os mesmos problemas e até pior, Corrompe tudo, as vezes fica muito lento, não consigo instalar algumas coisas pois dá erro ou diz que os arquivos de instalação estão corrompidos, as vezes até pra extrair arquivos ele dá erro ou diz que tá corrompido, entre outras coisas, passei a achar que talvez seja a Fonte, HD ou Placa de video que provocam esses problemas em todo PC que coloco eles, porém não tenho certeza se realmente é ou talvez seja outra coisa que causa isso, então por isso vim aqui perguntar se alguém sabe como resolver isso ou o que causa esses problemas, pois estou pensando em comprar um kit placa-mãe cm processador e memoria mas estou com medo de continuar dando o mesmo problema.

• Coordenador
Postado

@Sl4shX Seu problema é essa fonte genérica, extremamente nociva para os componentes do seu computador:

Troque-a imediatamente. Pichau Nidus 500W seria boa opção.

• Obrigado 1
Postado

@Sl4shX Fonte ruim reduz a vida útil de componentes, mas unidades de armazenamento (seja SSD ou HDD) tem vida útil limitada. Um HD vai durar entre 8 e 10 anos em média para uso doméstico. É muito comum que comece a falhar depois de 8 anos e quase garantido após 10. Se tiver sido mal instalado no gabinete (tem gente que põe um único parafuso e acha que está arrasando) aí dura bem menos.

Enfim, arquivos corrompidos são comuns em HDs que estão falhando, sendo que uma vez que começa a corromper só vai piorar com o tempo. Se começou a acontecer isso, faça um backup com urgência e se prepare para trocá-lo.

Obs.: quando falo que é com urgência eu quero dizer que um HD que começa a corromper arquivos pode falhar a qualquer momento. Se valoriza o conteúdo dele então providencie o backup.

• Obrigado 1
Postado
agora, WOZ Dods disse:

@Sl4shX Fonte ruim reduz a vida útil de componentes, mas unidades de armazenamento (seja SSD ou HDD) tem vida útil limitada. Um HD vai durar entre 8 e 10 anos em média para uso doméstico. É muito comum que comece a falhar depois de 8 anos e quase garantido após 10. Se tiver sido mal instalado no gabinete (tem gente que põe um único parafuso e acha que está arrasando) aí dura bem menos.

Enfim, arquivos corrompidos são comuns em HDs que estão falhando, sendo que uma vez que começa a corromper só vai piorar com o tempo. Se começou a acontecer isso, faça um backup com urgência e se prepare para trocá-lo.

Obs.: quando falo que é com urgência eu quero dizer que um HD que começa a corromper arquivos pode falhar a qualquer momento. Se valoriza o conteúdo dele então providencie o backup.

agora, KairanD disse:

@Sl4shX Seu problema é essa fonte genérica, extremamente nociva para os componentes do seu computador:

Troque-a imediatamente. Pichau Nidus 500W seria boa opção.

agora, KeyaruYT disse:

Na questão do HD olhe a saúde dele no cystaldiskinfo e faça um teste no HD tune!

Se o HD estiver bom ai eu olharia a questão da fonte

Sobre o HD, testei ele no crystaldiskinfo e em outros programas e em todos ele apareceu como 100% de saude, então pelo o que o @KairanDe @WOZ Dodsfalaram eu tenho certeza que é a fonte, já que se bem me lembro já rolou de alguns componentes novos que coloquei no PC pararem de funcionar do nada em pouco tempo de uso (Memoria ram principalmente), Agradeço a ajuda de todos e irei dar uma pesquisada pra achar uma fonte confiavel e boa por um preço bem acessivel já que a grana aqui tá bem curta hehe.

Postado
agora, KairanD disse:

@Sl4shX Qual orçamento você tem para a fonte?

no máximo mesmo uns 200 reais, maioria das fontes que achei custam entre 294 a 340

• Coordenador
Postado

@Sl4shX O valor das fontes anda salgado mesmo, infelizmente. Como o resto do hardware, de forma geral.

Temos recomendado a Pichau Nidus 500W como opção que ainda está segurando um preço razoável, mas atualmente ela está custando R$ 280,00. Tem outras também, como a Redragon RGPS 500W. Abaixo disso você até encontra outros produtos, como a Aerocool KCAS e a Gamemax GP400A, mas ambas não são realmente interessantes.

Abaixo dos R$ 200,00, acredito que apenas uma Seasonic TFX de 300W seria realmente confiável, mas ela não tem conectores adicionais para placas de vídeo (ou seja, não dá para ir muito longe em termos de upgrades e, com isso, acaba saindo mais caro a longo prazo).

Postado
agora, KairanD disse:

@Sl4shX O valor das fontes anda salgado mesmo, infelizmente. Como o resto do hardware, de forma geral.

Temos recomendado a Pichau Nidus 500W como opção que ainda está segurando um preço razoável, mas atualmente ela está custando R$ 280,00. Tem outras também, como a Redragon RGPS 500W. Abaixo disso você até encontra outros produtos, como a Aerocool KCAS e a Gamemax GP400A, mas ambas não são realmente interessantes.

Abaixo dos R$ 200,00, acredito que apenas uma Seasonic TFX de 300W seria realmente confiável, mas ela não tem conectores adicionais para placas de vídeo (ou seja, não dá para ir muito longe em termos de upgrades e, com isso, acaba saindo mais caro a longo prazo).

Achei essa aqui https://www.pichau.com.br/fonte-gamer-azza-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-psaz-550w ela tá em promoção por 5 dias, tem selo 80 Plus Bronze e PFC Ativo

• Coordenador
Postado

@Sl4shX 80 Plus e PFC ativo são bons indicativos, mas nada garantem sobre a qualidade da fonte:

Não conheço esse modelo para poder opinar. Sem conhecer, não posso recomendar, uma vez que pode dar "azzar".

Postado
59 minutos atrás, KairanD disse:

Vivo avisando a turma aqui do fórum que minha empresa já comprou inúmeros computadores com esse exato modelo de fonte e todos falharam prematuramente. Não recomendo. É Seasonic, mas não tem a qualidade característica da marca. Só para constar, nenhum desses PCs que mencionei tinha consumo acima de 200W, todos eram PCs para office e internet e todos falharam prematuramente. 

55 minutos atrás, Sl4shX disse:

Achei essa aqui https://www.pichau.com.br/fonte-gamer-azza-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-psaz-550w ela tá em promoção por 5 dias, tem selo 80 Plus Bronze e PFC Ativo

Infelizmente se quiser garantir a durabilidade do seu PC e prevenir futuros gastos imprevistos terá que desprender 300 reais em média. Se tivesse comprado uma fonte de qualidade no primeiro momento não teria que gastar agora, então isso fica como lição de vida sobre hardware atualmente no Brasil, onde temos tantas fontes nocivas circulando no mercado, algumas que podem inclusive causar danos à saúde de seus usuários. Recomendo que segure a onda até poder gastar esse pouco a mais para comprar algo que não vai lhe trazer dores de cabeça futuras, ou até comprar parcelado. Melhor do que comprar outra bomba.

• Coordenador
Postado
26 minutos atrás, WOZ Dods disse:

É Seasonic, mas não tem a qualidade característica da marca.

Eu discordo... Essa fonte foi avaliada em detalhes pelo Gabriel Torres e, considerando o valor, é um produto de ótima qualidade:

Não sei o que pode ter ocorrido no caso que você relatou - se lote defeituoso ou mal uso, por exemplo, em estabilizadores ou no-breaks offline - mas os componentes internos dessa fonte são bem competentes.

• Curtir 2
Postado
14 horas atrás, KairanD disse:

Não sei o que pode ter ocorrido no caso que você relatou - se lote defeituoso ou mal uso, por exemplo, em estabilizadores ou no-breaks offline - mas os componentes internos dessa fonte são bem competentes.

Vou corrigir o que falei. Não é esse exato modelo.

O modelo que falhou na maioria dos casos foi o SS-300ES da Seasonic. Fui lá conferir em um dos poucos PCs que tenho certeza que a fonte não foi substituída. O tempo médio de perda da referida fonte foi de um ano e meio a dois, em raros casos mais do que isso, mas a maioria já foi substituída. Houveram casos onde a fonte foi substituída ainda dentro do período de garantia e foi substituída novamente depois.

Só para elucidar, não é uma questão de fonte bomba, fonte que danifica componentes ou algo do tipo, mas sim de fonte que falha prematuramente.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@WOZ Dods Também mantenho minha opinião, embora respeitando sua experiência. Portanto, recomendo a fonte ao autor. Ela tem bons componentes internos e não há indicativa de que poderia falhar prematuramente. Eu consideraria que outras variáveis podem ter influenciado no caso em questão. ;)

Pessoalmente, compraria algo como a Pichau Nidus 500W pensando em upgrades (já que a Seasonic TFX 300W nem sequer tem cabos para alimentação de placas de vídeo). Contudo, ele teria que desembolsar um pouco mais. Dentro do orçamento proposto por ele (R$ 200,00), não me recordo de outras opções além da TFX.

@WOZ Dods Vi sua edição depois que postei, rs. Esse outro modelo aí eu não conheço a fundo. Conheço a TFX. O texto acima se refere apenas a ela.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!