Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 10 não dá boot em SSD instalado no notebook Multilaser Legacy


Posts recomendados

Estou formatando um Notebook Multilaser Legacy, com uma unidade de 32G e instalei agora um SSD de 120G, porém não dá boot de jeito nenhum no SSD de 120G.

 

Primeiramente instalei o windows na unidade de 32G, depois instalei no SSD de 120G.

Não há como mudar o boot para o SSD.

Tentei os comandos abaixo:

 

list partition
select partition 1
delete partition override
create partition efi
format quick fs=fat32

Agora, vamos atribuir uma letra a unidade recém-criada, e por fim, copiar os arquivos de boot para a partição reservada pelo sistema.

O comando “s” abaixo se refere a letra atribuída. Você pode usar m, o, p, fica a seu critério.

assign letter=s
exit

bcdboot c:\windows /f UEFI /s s:

exit 

 

Tanto na partição de boot da unidade de 32G como no SSD e nada de dar boot pelo SSD.

Ao iniciar o windows, pela unidade de 32G, ele até aparece para escolher qual entrar, mas se escolho a referente ao SSD 12G, ele reinicia e não entra no windows no SSD de 120G, pede para bootar outro sistema, no caso na unidade interna de 32G.

Só por desencargo, vou por esse SSD no meu desktop e instalar um sistema nele, e depois passar ele pro notebook de volta para ver se vai aparecer a opção de boot na BIOS...

 

Ainda dá difícil de encontrar uma solução para isso. (além de unir os discos na instalação na unidade interna de 32G.....)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, f_neto disse:

Na instalação, na tela dos discos e partições você entra no disco de 32GB e exclui todas as partições, inclusive as de sistema

Seleciona o disco de 120GB  e Avança

Assim o windows só estará no disco de 120GB

 

Já fiz isso também, e não dá o boot... inclusive já tinha feito esses comandos que citei... Ainda to lutando aqui com o notebook hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira Sim já formatei tudo, limpei, instalei no SSD, instalei no interno, nunca da boot no SSD...

 

Agora estou fazendo a restauração pelo multisync, da multilaser para ver o que acontece, já vi que tem uns comandos diferentes para setar o boot, talvez eu faça esses comandos nas partições do SSD para ver se funciona...

select disk 0
 clean
 convert gpt
 create partition efi size=100
 format quick fs=fat32 label="System"
 assign letter="S"
 create partition msr size=16
 create partition primary
 format quick fs=ntfs label="Local Disk"
 assign letter="W"
 shrink desired=1000
 create partition primary
 format quick fs=ntfs label="Recovery"
 assign letter="R"
 set id="de94bba4-06d1-4d40-a16a-bfd50179d6ac"
 gpt attributes=0x8000000000000001
 exit
@echo *****************************************************************
@echo  Setting the boot environment
@echo *****************************************************************
@echo call w:\WINDOWS\SYSTEM32\BCDBOOT w:\WINDOWS /s s: /f all
w:\WINDOWS\SYSTEM32\BCDBOOT w:\WINDOWS /s s: /f all

 

Vamos ver se algo da certo, acho que aquela id que ele seta na partição de boot pode ser o que a BIOS procura para inicializar...

 

Tá fazendo a restauração pelo pendrive criado pelo Multisync... vamos ver o que vai dar... qualquer coisa eu mudo no script o select disk 0 para select disk 1 e vamos ver se instala tudo no SSD...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achei isso quando é sistema UEFI (a partir do Win10 1709)...

c:\Windows /s <boot letter>: /f UEFI

Neste link.

 

Depois disso até aparece a partição de boot na BIOS, porém nunca consegue dar o boot...

 

Fiz a instalação do windows 10 na memória interna de 32G e não consegui unir os 2 dispositivos de armazenamento... para criar um maior... de 32+128 no caso... mas não consegui, diz que não daria boot em discos dinâmicos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta desabilitar esse disco interno de 32Gb e deixe ativo apenas o SSD de 128Gb...

Ou então vai lá no prompt de comando, entre no diskpart, selecione o disco de 32Gb e digite o comando: clean
Depois não faça mais nada, NÃO formate o disco como NTFS. Apenas saia do diskpart.

Como apenas o disco de 128Gb estará formatado em NTFS, o windows necessariamente será todo instalado nele, inclusive a partição de boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira  Não tem como desabilitar o disco interno...

Hoje vou tentar colocar o SSD no meu PC, instalar o windows e boot nele tudo normal e voltar o SSD no notebook para ver se funciona... daí teríamos certeza de que se não iniciar, é algum bug do notebook.

Hoje eu coloco o resultado...

Não dá nem coragem de devolver o SSD pro vendedor... novinho e barato...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloquei o SSD no meu computador, e o pendrive, pensei que tivesse gravado o instalador normal do win10, mas ainda estava com a imagem de reparação da Multilaser, mas beleza, ele iniciou e instalou mesmo num PC que não era Multilaser.

Finalizando, reiniciou e apareceu o boot pelo SSD e tudo funcionou normalmente, deu boot, rápido...

 

Agora estou criando de volta o pendrive com o win10 e vou limpar a unidade de 32G e ver se a coisa vai dar boot...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizações sobre o assunto...

 

Não consigo entrar em contato com a Multilaser, ele pede um número de protocolo no qual não consigo em lugar nenhum... depois vou tentar ligar para ver no que dá...

 

Sobre o boot, consegui instalar o sistema, completo, modificando o script de instalação do pendrive gerado pelo Multisync, para instalar em um HD externo USB, e funcionou... tirando a lerdeza do USB 2.0, até que ficou bom. Mudei a gaveta do HD externo para uma USB 3.0, não funciona... dá erro durante o boot ou nem aparece para dar o boot.

 

Se funcionasse com USB3.0 eu colocaria um pendrive de 64G e beleza, usava assim mesmo, mas dá erro...

 

Então, até agora consigo dar boot:

SSD interno de 32G

Unidades USB 2.0

 

Por enquanto vou deixar o windows instalado no SSD interno mesmo, de 32G, remover o máximo de programas que conseguir e instalar eles no SSD maior, mudar também as pastas de usuário para o SSD maior, acho que isso já deve ajudar...

 

Se aparecer algo novo sobre isso, eu posto aqui... Vamos ver o que a Multilaser me diz via telefone...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rodrigo J Polette disse:

@gutopereira Clonar direto não. Mas a imagem de instalação e os comandos são exatamente os mesmos.

E no meu desktop, o SSD dá boot sem nenhuma intervenção, usando os mesmos scripts, os originais da Multilaser.

Clonando o disco, voce vai estar clonando tambem a partição de boot e não apenas o Windows.
Acho que valeria a pena tentar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que achamos uma solução, não só eu, mas juntos com os amigos do fórum...

 

Basicamente eh assim que faz:

Na BIOS vá em Security, aqui deve estar

  • Attempt Secure Boot [Enabled]
  • Secure Boot Mode [Customized]

Entre na opção Key Management, aqui deve estar

  • Provising Factory Default Keys [Enabled]
  • Keys sources preenchidas, se não estiver vá em Install Factory Default Keys

Instala o sistema na unidade de 32G (Sem o SSD maior instalado no notebook)

Instala o SSD maior e faz a clonagem, eu usei o Clonezilla, funcionou bem.

No próprio Clonezilla, após finalizar, já execute um cfdisk /dev/mmtblck1 (não tenho certeza se é exatamente esse o caminho no dev... mas é o que começar com mmtblck...)

e apague as partições, no caso da unidade de 32G, salve e reinicia.

Ao reiniciar ele não vai dar boot ainda, então vai entrar direto na BIOS
Na BIOS vá em Security -> Key Management -> Enroll Efi Image

  • 💣💣Importante ressaltar que aqui não aparece nada se apenas instalar o sistema direto no SSD maior, só apareceu para mim depois que fiz o Clone da unidade interna.

Vai aparecer uma lista de discos e partições, e voce deve entrar na partição que apresentar os arquivos/diretórios:

  • <BOOT>
  • <EFI>
  • BOOTNXT
  • bootmgr

Encontrando essa partição, escolha <EFI> e encontre/escolha o arquivo bootx64.efi (talvez esteja dentro da pasta EFI/BOOT)

Após isso a opção de boot no SSD maior irá aparecer nas opções de boot do notebook.

 

Ah tem mais um porém nisso tudo...

 

O Clonezilla vai copiar as partições exatamente como estão na unidade de 32G, sendo necessário entrar num prompt de comando, usando um pendrive bootável do windows 10 por exemplo, apagar a última partição, estender a partição do sistema (a que tem aproximadamente 31G) e depois encolher ela 1G para recriar a partição de recuperação.

Vou ter que refazer todo esse procedimento hoje e vou anotar bem certo os detalhes e os comandos que fiz...

 

De cara posso dizer que o notebook melhora bastante de rodar nesse SSD.

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Última atualização....

 

Tentei fazer todo o procedimento novamente, e só deu erro de entrada e saída no SSD...

 

Testei o SSD no meu desktop e lá fica 100% ótimo.

 

Concluo que o notebook é que está com defeito mesmo... e por isso toda essa dificuldade, mas no fins das contas, tirei o SSD do notebook, pois só dá erro. Se gravo algo nele, dá erro depois... Então, vou guardar o SSD e ficar assim mesmo...

 

Mas o notebook suporta sim, vi ele funcionando pelo menos 1 vez... (se não tivesse visto diria que o note é um b.... ou uma p....), mas pelo jeito levei azar e garantia não tem mais...

 

Obrigado pela ajuda de todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

 

Fiz mais um teste e o resultado foi uma surpresa...

 

Pedi emprestado um outro notebook, quase igual esse, o meu é PC207 e o que emprestei é PC224, fora isso é exatamente igual...

 

E fiz a imagem do disco interno, para poder restaurar depois dos testes... Apaguei todas as partições e restaurei a imagem no SSD de 128G.

 

Ao reiniciar, nem precisei fazer as opções de boot como mencionei antes, ele detecta automático...

 

A primeira inicialização, beleza, demorou um pouco mas abriu, e ficou bem rápido.

 

Porém........................ Ao reiniciar, já deu erro, diz que não achou a unidade de boot, ao iniciar pelo programa de clonagem para ver o que tinha acontecido, o SSD estava corrompido... igualzinho como aconteceu com o primeiro notebook...

 

Pensei que pudesse ser problema no SSD, de novo....Coloquei ele no meu desktop, outra vez...., formatei, instalei o windows, tudo normal... rodei o programa que faz o teste de gravação e leitura, e tudo normal...

 

Concluo que, essa marca de notebook nunca mais...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...