Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mouse fazendo o monitor ligar sozinho durante descanso de tela


Posts recomendados

Uso o Windows 10, Uso o descanso de tela para economizar energia quando fico fora do PC por um tempo, eu clico em bloquear e depois de um tempo a tela apaga. O problema é que o mouse de vez em quando acende a luizinha vermelha dele fazendo o monitor ligar novamente, antes isso não acontecia no notebook e eu usava o mesmo mouse. Alguém sabe como fazer o mouse parar de fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

O mouse só ligaria a tela do computador ao detectar movimento. Pode ser problema na alimentação ou simples sujeira na lente do sensor.
Talvez limpar a lente ou trocar a porta USB resolva teu problema.

Dependendo do tipo de sensor do mouse, certas superfícies também podem registrar falso movimento. Testar sobre um mouse pad ou outra superfície também pode resolver.

 

@Carlos Pontes123 Se você está em PC de mesa, também costuma ter a opção na BIOS de wake up by USB mouse. Estando em desktop ou laptop, também tem que ver nas opções de energia se a suspensão seletiva de USB está ativada. A opção de energia correta para usar sempre é a "equilibrado".

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, vou fazer o teste e ver no que vai dar, nem sabia dessa dica de deixar a energia no modo equilibrado, agora o processador ta consumindo apenas 1,3GHz ao invês de 4,3GHz hehehe ficou bem melhor. Quanto ao mouse, vou passar alguns dias testando e depois eu digo no que deu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Pontes123 As pessoas leem "alto desempenho" no gerenciador de energia e acham que isso aumenta o desempenho do computador. A microsoft é idiótica e mantém essa informação equivocada desde o windows 95, salvo engano. O nome correto desse perfil de energia seria "sempre ligado", e tudo que ele faz de diferente é evitar a redução automática de recursos que não estão em uso, algo que o sistema faz dinamicamente no modo equilibrado e não acarreta em perda alguma de desempenho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente a luzinha de baixo do mouse esta limpa, não creio que seja problema na alimentação pois a fonte do meu PC é da SilverStone e também uso aterramento e filtro de linha. Troquei de porta USB e o problema persiste, coloquei uma surperfície nova e mesmo assim persiste. Vcs sabem o nome da luizinha do mouse em inglês pra eu ver se da pra achar alguma coisa em algum fórum gringo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Carlos Pontes123 disse:

Aparentemente a luzinha de baixo do mouse esta limpa, não creio que seja problema na alimentação pois a fonte do meu PC é da SilverStone e também uso aterramento e filtro de linha.

Tem fontes SilverStone de qualidade e tem porcarias, como de qualquer outra marca. Presumo que a sua tenha sido pesquisada antes de comprar.

 

45 minutos atrás, Carlos Pontes123 disse:

Troquei de porta USB e o problema persiste, coloquei uma surperfície nova e mesmo assim persiste. Vcs sabem o nome da luizinha do mouse em inglês pra eu ver se da pra achar alguma coisa em algum fórum gringo?

A "luzinha" não é seu problema. Como já mencionei, é o sensor que determina se há movimento ou não. A superfície, presença de sujeira e as configurações tanto do windows quanto da BIOS são o que você precisa revisar. Pessoalmente eu só ligaria a suspensão seletiva nas opções de energia do windows e desligaria o wake up on USB mouse na BIOS. 

 

Você baixou todos os seus drivers como descrito na minha assinatura?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, WOZ Dods disse:

Tem fontes SilverStone de qualidade e tem porcarias, como de qualquer outra marca. Presumo que a sua tenha sido pesquisada antes de comprar.

 

A "luzinha" não é seu problema. Como já mencionei, é o sensor que determina se há movimento ou não. A superfície, presença de sujeira e as configurações tanto do windows quanto da BIOS são o que você precisa revisar. Pessoalmente eu só ligaria a suspensão seletiva nas opções de energia do windows e desligaria o wake up on USB mouse na BIOS. 

 

Você baixou todos os seus drivers como descrito na minha assinatura?

 

A fonte é 80 plus bronze novinha de 550W.

 

O problema é no modo de bloqueio, não no modo de suspensão.

 

No modo de bloqueio o PC continua ligado e o monitor fica desligado, ou deveria ficar se não fosse por esse mouse insalubre. Vi em um vídeo no Youtube que uma solução pra o mouse ficar mexendo sozinho é passar cotonete com alcool isopropílico no sensor pra fazer uma limpeza marota, acabei de fazer isso, vamos ver se resolve o problema :)

 

Todos os drivers estão atualizados pelo aplicativo oficial da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Carlos Pontes123 Para ter certeza, tente deixar o mouse virado para cima para ver se não está detectando nenhum falso movimento na superfície. Se com o mouse para cima o problema não ocorrer, então ainda é a superfície. Do contrário, é um problema com o próprio mouse.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só que interessante, quando eu coloco o mouse em cima da mesa para computador, que é feita de madeira, o mouse fica piscando enlouquecidamente, mas quando eu coloco em cima de um caderno grosso, ele para de piscar. Ja liguei o computador isolando o gabinete e o monitor da mesa e mesmo assim ele continua piscando em cima da superfície de madeira. O mousepad é fino, por isso de vez em quando ele da umas piscadinhas, por causa da superfície amaldiçoada que esta imediatamente abaixo do mousepad.

 

Talvez uma solução seja aterrar a mesa? 😛

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Pontes123 No meu primeiro post eu falei que isso é comum de acontecer quando a superfície é inadequada. Por isso é bom ler o que os colegas falam né?

 

Entenda que o material da superfície (o tipo de madeira, não a madeira em si) pode ser inadequado. Compre um mouse pad, mouse mat ou algo do tipo e seja feliz.

6 minutos atrás, Carlos Pontes123 disse:

Talvez uma solução seja aterrar a mesa? 😛

Nada a ver com aterramento. Pesquise como funcionam mouses ópticos para entender o que está acontecendo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Carlos Pontes123 No meu primeiro post eu falei que isso é comum de acontecer quando a superfície é inadequada. Por isso é bom ler o que os colegas falam né?

 

Entenda que o material da superfície (o tipo de madeira, não a madeira em si) pode ser inadequado. Compre um mouse pad, mouse mat ou algo do tipo e seja feliz.

Nada a ver com aterramento. Pesquise como funcionam mouses ópticos para entender o que está acontecendo.

ok, vou comprar um mousepad decente, obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!