Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Então, comprei um filtro de linha iclamper 5 para o uso do meu PC, porém, vi um vídeo que existe um iclamper pocket (não sei se é o de 2 pinos ou o de 3) que diz que NÃO precisa ter aterramento para funcionar/proteger, no próprio site de compra diz isso também sobre o produto, ou seja, não precisaria de aterramento para proteger meu PC devido a esse iclamper pocket.

No caso seria iclamper pocket + filtro de linha iclamper 5 + DPS e o PC ligado nisso tudo.

Procede? Funciona sem o aterramento tendo esse pocket?

E mais uma coisa: Vi que o iclamper 8 e para coisas mais robustas, o PC não é? O 5 serve para meu PC perfeitamente?

Postado

@Éric H.X mas eu vi muita gente dizendo que só o filtro não protege se não houver aterramento. inclusive, o próprio Gabriel Torres ja disse isso em alguns vídeos.. Por isso essa minha dúvida referente ao filtro + pocket

Postado
9 minutos atrás, Isa-xD disse:

@Éric H.X mas eu vi muita gente dizendo que só o filtro não protege se não houver aterramento. inclusive, o próprio Gabriel Torres ja disse isso em alguns vídeos.. Por isso essa minha dúvida referente ao filtro + pocket

isso é verdade, porém sem o aterramento e sem o filtro de linha, os riscos são muito maiores do que usando um filtro de linha.

• Curtir 1
Postado

@Pepse sim, eu entendo, mas pelo o que pesquisei e vi nos vídeos, é como se eu gastasse dinheiro a toa em um filtro de linha, ajudaria 0, pois para realmente funcionar só com o aterramento.. Daí que entra esse iclamper pocket (vi em dois vídeos falando sobre) e tá na descrição do próprio produto que funciona sem aterramento (pocket)

• Membro VIP
Postado

@Isa-xD Aterramento serve para não tomar choque ao encostar no gabinete, já que a energia excedente vai para o terra. Bons filtros como o Clamper protegem mesmo na ausência do aterramento, pois protegem em modo diferencial. Post do @faller:

Citação

Surtos de tensão podem aparecer na rede elétrica de dois modos distintos.

Modo diferencial: Isto é, entre fase e neutro dessa rede elétrica. Esses surtos são originados pelas diferentes máquinas elétricas que passam pelo simples liquidificador até o motor do elevador de seu prédio ou a máquina de solda elétrica da serralheria da esquina..  Para eliminação desses surtos basta atacar com bons supressores, centelhadores ou dispersores a gás entre o fase e o neutro da rede.

Modo comum: Isto é, quando esses surtos de tensão se estabelecem entre os fios da rede elétrica e o aterramento ou massa. Geralmente derivados de descargas elétricas (raios) eles necessitam do aporte de aterramento para absorver os mesmos.

Post original: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1431134-usar-filtro-de-linha-sem-aterramento-é-o-mesmo-que-não-usar-filtro-de-linha/?do=findComment&comment=7714116.

• Curtir 1
Postado

@Pepse Tava querendo ter o aterramento aqui mesmo, mas o custo não deve ser nada barato, então vou de pocket no momento.

@Éric H.X Ah, entendi. Obrigada!

Porém tenho mais uma dúvida: Eu posso usar o pocket junto com iclamper 5? Oferece uma proteção maior com esses 2 juntos?

E a extensão da minha parede é de 3 buracos, e o cabo do meu PC é de 3 "piruzinho", qual pocket devo usar, 2p ou 3p?

(Não sei se sabe me informar, mas não custa nada tentar KK)

• Membro VIP
Postado

Aterramento não é algo caro. As pessoas gastam muito mais com estabilizadores e na conta de luz. Falando de material, não chega a R$400,00 em uma instalação pequena. E se pensar que o aterramento é a principal proteção que pode ter na sua casa, se torna barato. 

• Curtir 3
Postado

Eu tenho na minha casa o iClamper 8 transparente, nele eu ligo minha TV de 55 polegadas, conversor 4k da NET, Soundbar LG, Echo Dot 4a geração, Telefone Fixo da Panasonic, Impressora HD Envy 100, e deixo uma tomada para ligar o outro iClamper 5, onde eu ligo o humidificador de ar com luminária, e a iluminação da minha estante home.

Fora isso tenho iClamper 3 na minha cozinha, nele eu ligo DVR com as câmeras de segurança, Panela de Pressão Elétrica e Multiprocessador.

Resumindo, é o melhor tipo de proteção contra surtos e variação de energia que você vai encontrar no mercado, mas ele não vai aterrar nada na sua casa. O Aterramento é feito nas suas tomadas de casa, não no filtro.

Em comparação aos outros filtros de linha, ele tem uma proteção muito melhor e mais aprimorada e eficiente, e é mais bonito também em relação aos demais.

Eu tenho aterramento na minha casa, mas vira e mexe ocorre variação de energia do poste pra dentro de casa, e os iClamper´s sempre me salvaram. Jamais tive qualquer aparelho queimado ligado a eles.

Recomendo 100%.

Assiste este vídeo aqui do Canal Engenhall, o cara é engenheiro elétrico e explica direitinho como eles funcionam: 

• Membro VIP
Postado
7 horas atrás, Isa-xD disse:

Porém tenho mais uma dúvida: Eu posso usar o pocket junto com iclamper 5? Oferece uma proteção maior com esses 2 juntos?

Usar os dois é desnecessário, mas não há nenhuma contraindicação. O filtro sozinho protegerá.

• Obrigado 1
Postado
19 horas atrás, Isa-xD disse:

@Pepse Tava querendo ter o aterramento aqui mesmo, mas o custo não deve ser nada barato, então vou de pocket no momento.

@Éric H.X Ah, entendi. Obrigada!

E a extensão da minha parede é de 3 buracos, e o cabo do meu PC é de 3 "piruzinho", qual pocket devo usar, 2p ou 3p?

(Não sei se sabe me informar, mas não custa nada tentar KK)

Tem de chamar um eletricista bom e pedir pra ele fazer um bom TN-S (aterramento)

• Membro VIP
Postado
Em 14/09/2021 às 09:10, Isa-xD disse:

Isso procede para alguns filtros de linha mais baratos, mas senão me engano os da Clamper tem varistor entre fase e neutro também, e não só entre fase e terra. Nesse caso, protege mesmo sem aterramento.

Mesmo assim, sempre que houver queda de energia ou tempestades, desligue o equipamento da tomada, pois DPS e filtro de linha não são 100% eficazes, ainda que proteja bastante.

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, John Frusciante disse:

Aumenta a proteção sim. É algo indispensável? Não, não é. Mas aumenta a proteção sim. É como por um DPS lá no QDC e mais outro no QDG, aumenta a proteção.

Estamos falando de aqui de filtro de linha, que vai na tomada, e não de um quadro de distribuição de Disjuntores, entendo que são situações diferentes aqui. Mas se tecnicamente você puder me provar isso, tenho a mente a aberta e gosto sempre de aprender. Materialize sua resposta na pratica, para que eu possa entender sua conclusão.

• Membro VIP
Postado

A situação é diferente, mas o princípio é o mesmo - o que passar por um, o outro protege. Outra situação que se aplica o mesmo princípio, firewall no roteador e no computador, o que passar por um o outro pega. Pense no princípio do funcionamento. Obviamente não é igual a associação de resistores, que vai somando a resistência, aí o princípio não se aplica. 

• Membro VIP
Postado
31 minutos atrás, John Frusciante disse:

A situação é diferente, mas o princípio é o mesmo - o que passar por um, o outro protege. Outra situação que se aplica o mesmo princípio, firewall no roteador e no computador, o que passar por um o outro pega. Pense no princípio do funcionamento. Obviamente não é igual a associação de resistores, que vai somando a resistência, aí o princípio não se aplica. 

Não, colega, não é assim. O filtro de linha da Clamper já é completo e suficiente para a proteção do equipamento sem necessidade de acrescentar outro dispositivo.

• Membro VIP
Postado

A proteção dos filtros de linha é composta por varistores, e os DPS do quadro de luz e do contador, são basicamente varistores, só que maiores. Sabendo que ter um DPS e ter o filtro de linha aumenta a proteção, creio que daria mais proteção sim ao ligar um filtro de linha no outro, ou o filtro de linha no iClamper Pocket, pois o varistor tem um limite máximo de corrente que pode bloquear, e o restante que não bloqueia, o próximo varistor do próximo dispositivo de proteção, bloquearia. Mas eu posso estar enganado...

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Éric H.X disse:

Não, colega, não é assim. O filtro de linha da Clamper já é completo e suficiente para a proteção do equipamento sem necessidade de acrescentar outro dispositivo.

Mas eu não disse que o filtro é incompleto e insuficiente e que há a necessidade de acrescentar outro dispositivo. Tanto que eu disse isso bem claro. Agora dizer que não aumenta a proteção, não é uma verdade. É algo necessário? Não! Mas aumenta sim a proteção. O Ferox entendeu o conceito e ele não está enganado no conceito.

Uma analogia. Um usuário doméstico comum precisa de um nobreak online de dupla conversão? Não, não precisa. Mas isso aumenta a proteção do computador? Sim, aumenta. 

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Ferox Lupinhabilis disse:

pois o varistor tem um limite máximo de corrente que pode bloquear, e o restante que não bloqueia

Quando ocorre um pico de tensão maior que o varistor consegue absorver, ele entra em curto e impede que o surto passe para as tomadas protegidas.

48 minutos atrás, John Frusciante disse:

Mas eu não disse que o filtro é incompleto e insuficiente e que há a necessidade de acrescentar outro dispositivo. Tanto que eu disse isso bem claro. Agora dizer que não aumenta a proteção, não é uma verdade. É algo necessário? Não! Mas aumenta sim a proteção. O Ferox entendeu o conceito e ele não está enganado no conceito.

Eu não disse que você falou que o filtro é incompleto, mas acho completamente desnecessário ligar o filtro no Pocket, já que o filtro de linha já protegerá os equipamentos a ele conectados.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
15 horas atrás, Éric H.X disse:

Quando ocorre um pico de tensão maior que o varistor consegue absorver, ele entra em curto e impede que o surto passe para as tomadas protegidas.

Compreendo, mas vale lembrar que mesmo assim o varistor pode deixar passar um pouco da tensão, mesmo que não seja o suficiente para fazê-lo entrar em curto, e essa tensão pode prejudicar os equipamentos. (Mas claro que o estrago será menor pois o varistor desviou a maior parte do surto). Como mencionei, o DPS que fica ou deveria ficar no quadro de disjuntores e no medidor, são basicamente varistores maiores: se o DPS do medidor já bastasse para proteção, creio que a norma não exigiria o uso de DPS no quadro de disjuntores se já existe um no medidor, e também não seria necessário o uso de filtro de linha a não ser em instalações fora da norma atual, e também não seria necessário o seu uso com a fonte do computador pois a mesma já possui varistor(es) de proteção. Por isso que ao meu ver, o uso do iClamper Pocket em conjunto com o Energia 5, possa sim fornecer alguma proteção a mais, afinal se for seguir a lógica do uso de DPS na instalação, a tensão que o primeiro varistor não pôde desviar, o próximo deverá desviar.

E ainda assim há risco do surto passar por todas as proteções e prejudicar os equipamentos, por isso que é importante sempre desligá-los da tomada em tempestades e quedas de energia. (E desconectar o cabo de rede do computador mesmo com o roteador fora da tomada, caso a internet não seja de fibra óptica.)

Em 14/09/2021 às 03:07, Isa-xD disse:

E mais uma coisa: Vi que o iclamper 8 e para coisas mais robustas, o PC não é? O 5 serve para meu PC perfeitamente?

iClamper Pocket, Energia 3, Energia 5 e Energia 8, todos possuem a mesma proteção. O que muda é a quantidade de domadas.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...