Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade para R5 3400G + 16GB RAM para melhorar temperatura e desempenho


Posts recomendados

Bom, eu sou bem leigo no assunto de computadores de modo geral, então vim recorrer a este fórum para buscar ajuda.

Atualmente estou usando um ryzen5 3400g e apenas um pente de memória RAM de 16gb, se não me engano é de 2666MHz DDR4 mesmo, (comprei o PC e não veio dual channel, mas nem tinha percebido esse detalhe), além de uma placa-mãe modelo GA-A320M-S2H e uma fonte GAMEMAX GM500 (creio que seja 80plus e tudo aquilo de fonte legalzinha). A questão é a seguinte: eu jogo um joguinho que chama warframe, com muita frequência e durante longos períodos, além de lol (league of legends) e valorant (esses dois últimos é bem difícil de eu jogar, o foco é mesmo no warframe, jogo fácil por 6h) e percebi que, apesar de jogar no mínimo e em 720p, a temperatura fica em 70-74 graus. Queria saber qual seria a melhor opção, levando-se em consideração a situação atual do mercado E um orçamento de até R$6.000, para eu poder equilibrar refrigeração e desempenho, já que o r5 3400g, somado com um só pente de memória de não tão alta frequência, deixa a desejar um pouquinho em mapas de mundo aberto.

Não sei se me expressei bem, mas qualquer coisa só perguntar nos replies, estarei aguardando resposta ❤️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@snatez  Hoje eu te indicaria fazer um upgrade de processador e placa-mãe, trocando esse seu conjunto por um Ryzen 5 5600G e uma A520M DS3H. A memória você comprou muito errado, pois para dual channel tem que ter um par, não só um pente. Sua memória não aparece no CPU-Z por que você não selecionou o slot correto. Para esse conjunto que recomendei acima, recomendo duas memórias T-Force Delta de 3600 MHz.

Só essa mudança já vai melhorar seu desempenho significativamente. Para melhorar o arrefecimento do seu sistema recomendo que reveja se seu gabinete é bom (diga o modelo para eu saber) e colocar no mínimo quatro ventoinhas de 120 mm, ou substituir ele todo dependendo do modelo. Além disso pode comprar um cooler de CPU, sendo que qual vai ser o modelo mais indicado vai depender do seu modelo de gabinete e quanto deseja gastar.


Seu kit inteiro antigo dá para vender por um bom preço hoje, pois esse seu processador está bem valorizado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods  Ok, pera ai então. No momento eu não consigo identificar qual é o meu gabinete (se possível, me explica onde vejo o modelo) porque não estou em casa. Outra coisa, não é necessário comprar uma GPU ? Tipo, somente o R5 5600G com aquele conjunto de memória que tu indicou já da conta do recado ? Por último, estava pensando, além de comprar mais fans, colocar um Water Cooler da PCYes, modelo Sangue Frio 2, o que acha ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@snatez Para jogos CPU intensive você terá ganho substancial com o upgrade do processador. O 3400G é fraco para processamento, apesar de ter gráficos integrados similares aos 5600G. 

1 hora atrás, snatez disse:

lol (league of legends) e valorant (esses dois últimos é bem difícil de eu jogar, o foco é mesmo no warframe, jogo fácil por 6h

Todos esses jogos são CPU intensive, então todos vão se beneficiar do upgrade. Fica a seu critério se deseja fazer ou não. Seja como for, vender seus 16 GBs de RAM e substituir por dois pentes de 8 GBs como os que sugeri já vai lhe trazer um bom ganho.

 

37 minutos atrás, snatez disse:

Por último, estava pensando, além de comprar mais fans, colocar um Water Cooler da PCYes, modelo Sangue Frio 2, o que acha ?

Não recomendo WC. Você gasta muito, tem pouco retorno e tem que trocar de tempo em tempo. Um air cooler de qualidade será mais durável, terá melhor desempenho que um WC de mesma faixa de preço ou até maior e de quebra fará menos ruído. Recomendo hoje o Scythe Fuma 2 ou o Ninja 5. Ambos terão desempenho melhor que os WCs de menos de 500 reais que você encontrar no mercado hoje.

Se quiser saber mais sobre por que de eu não indicar WCs, veja este vídeo.

 

Sobre o gabinete, só olhando na nota fiscal. Daria para mandar fotos e nós tentarmos determinar pela aparência, mas não há garantia de que saberemos, especialmente se for genérico. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você sabe se tem algum lugar que vende um ''kit upgrade'' com o Ryzen 5 5600G e uma A520M DS3H ? Dei uma pesquisa na KaBuM, Terabyteshop e na Pichau, mas não achei esse modelo em específico da p. mãe. Caso eu não consiga mesmo esse modelo da placa-mãe, será que aqueles modelos que vira e mexe aparece (b450m n sei das quantas) funciona bem tb ?

O meu gabinete é da Certox, modelo stream 7116. Ele já vem com 3 fans na parte frontal, e, pelo que entendi, suporta mais 1 fan na parte traseira e TALVEZ um/dois no topo, mas não sei. 

Outra coisa: caso tudo dê certo, como que eu instalo esses coolers gordinhos ? Eles parecem umas caixinhas KKKKKK. Será que vai ser bom levar numa assist. técnica ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, snatez disse:

Você sabe se tem algum lugar que vende um ''kit upgrade'' com o Ryzen 5 5600G e uma A520M DS3H ? Dei uma pesquisa na KaBuM, Terabyteshop e na Pichau, mas não achei esse modelo em específico da p. mãe. Caso eu não consiga mesmo esse modelo da placa-mãe, será que aqueles modelos que vira e mexe aparece (b450m n sei das quantas) funciona bem tb ?

Geralmente esses kits não reduzem quase nada o preço, quando reduzem, dos componentes comprados individualmente. Inclusive, com o preço promocional desse processador ele vale a pena de qualquer jeito. Acredite, não faz muito tempo que ele era vendido por 2100 reais ou mais.

Não recomendo B450. Se tiver grana para B550, recomendo a mais barata das abaixo que encontrar.

  • ASUS TUF Gaming B550M-Plus
    Gigabyte B550M Aorus Elite
    Gigabyte B550 Aorus Elite V2
    Gigabyte B550M DS3H
    MSI MAG B550M Bazooka
1 hora atrás, snatez disse:

O meu gabinete é da Certox, modelo stream 7116. Ele já vem com 3 fans na parte frontal, e, pelo que entendi, suporta mais 1 fan na parte traseira e TALVEZ um/dois no topo, mas não sei. 

Esse não é o modelo do gabinete, mas sim do sistema montado. O modelo do gabinete é impossível de saber, mas deu para ver que é de tampo frontal fechado, o pior tipo que tem. Você deveria remover esse painel transparente da frente, instalando uma tela fina no lugar, e instalar uma ventoinha de 120mm atrás jogando ar parar fora e duas em cima também jogando para fora.

Ou simplesmente comprar um gabinete novo melhor.

1 hora atrás, snatez disse:

Outra coisa: caso tudo dê certo, como que eu instalo esses coolers gordinhos ? Eles parecem umas caixinhas KKKKKK. Será que vai ser bom levar numa assist. técnica ?

Veja vídeos, leia o manual, faça a instalação com calma e tempo livre. Entenda que em se tratando de computador, a pessoa mais interessada, ou seja você, geralmente fará um serviço bem melhor do que a menos interessada na durabilidade e boa funcionalidade, qual geralmente é o técnico. PCs de mesa são muito mais duráveis nas mãos de quem põe a mão na massa. Ler o manual e ver uns vídeos geralmente é mais que suficiente para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Nossa, muito obrigado, ficou bem claro agora kkkkk. Tipo, se eu fosse optar por comprar um gabinete novo, qual recomendaria para este upgrade citado ? 

Edit: Não entendi a parte da frente do gabinete. Ele não é tampado, possui 3 ventoinhas que estão ''barradas'' com uma parte de vidro. Ele não fica todo tampado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@snatez Depende de quanto deseja gastar. O Aerocool Hive é uma boa opção que custa 300 reais. Acima dele tem o Corsair Carbide Spec Delta que custa hoje 399 e já vem com 4 ventoinhas RGB. Depois vem o Aerocool Aero One Frost e o Deepcool Matrexx 55 Mesh. Isso tudo indo do mais simples para o melhor, mas todos são bons.

 

14 minutos atrás, snatez disse:

Edit: Não entendi a parte da frente do gabinete. Ele não é tampado, possui 3 ventoinhas que estão ''barradas'' com uma parte de vidro. Ele não fica todo tampado.

Todo gabinete que tem a frente fechada perde muito fluxo de ar só por causa disso. Um bom gabinete vai permitir um fluxo de ar desimpedido seja através de ranhuras ou perfurações. Dá para melhorar seu gabinete fazendo como sugeri, trocando o vidro por uma tela, mas fica a seu critério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@snatez Se você puxar o painel frontal ele sai. Faça isso com cuidado e sem colocar força demais para não danificar os cabos do painel. Com ele em mãos, observe se será fácil ou não remover só o tampo transparente. Se achar viável, procure uma tela fina, do tipo que achar melhor, e substitua o painel de vidro. Feito isso você já sentirá uma diferença considerável na temperatura. Se a tela tiver perfurações finas o bastante, você também evitará acúmulo de poeira no interior do gabinete. Se seu painel for de acrílico você também pode fazer furações com a ponta de um ferro de solda quente e prender atrás do acrílico uma meia calça ou tule com cola quente, fica bom também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara levando em consideração seu orçamento, te recomendaria a venda desse único modulo de RAM, e ir caçar um dual chanel (2x8) com uma frequência maior (3200~3600) como o colega disse aí em cima. O R5 3400g é um ótimo processador e tem uma ótima APU, e vendo o que você joga, te serve bem. Também recomendaria uma troca de placa-mãe uma B450M ou até uma B550M, e creio que com um bom gabinete, com um airflow legal, não necessitaria de uma refrigeração a mais do que o próprio coolerbox da amd. Mas, a maior urgência com certeza é ir atrás de um dual chanel com uma frequência melhor. Espero ter ajudado, dúvidas a disposição.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Então ficaria muito melhor, teoricamente, eu fazer primeiro o upgrade do processador (pegar o r5 5600g) junto com a B550M Aorus Elite e o novo gabinete/mudar a frontal desse, para depois eu colocar as memórias T-Force Delta de 3600 MHz (dessa vez em dual channel) ?

@Math de Paula  Eu imaginei mesmo que era preferência a parada da memória. Na hora que fui comprar estava tão feliz que nem parei pra ver direito. Pesquisei e pesquisei tanto, chegou na hora nem lembrei de ver tudo certinho. Mas valeu pela orientação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@snatez Se você quer fazer upgrade de GPU esse é o caminho que indico. Sua CPU limitaria qualquer GPU acima da 1660, provavelmente até mesmo ela, então essa parte do upgrade seria obrigatória. Como o 3400G está valorizado, você poderá vender ele, e os demais componentes que vai substituir, e com esse valor reduzir bem o custo de seu upgrade. Quando estiver tudo funcionando aí você pensa no upgrade de GPU. O 5600G segura até uma RTX 3080 ou 3090 tranquilamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!