Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, galera.

Não estranhem. Eu sei que a plataforma é antiga :)
Mas eu tenho aqui em casa um computador doado pelo meu tio com uma placa-mãe da Positivo 
P5GC-MX, que é LGA 775. Eu queria saber se existe algum processador desse soquete que eu possa comprar pra dar uma sobrevida pro bichinho. No caso, a ideia principal é executar tarefas básicas mesmo, mas se der pra rodar uns joguinhos, vai ser um bônus muito interessante. O bichinho tem um celeron Single Core, que é uma carroça, até pra ligar demora :')
Eu tava vendo uns Core 2 Extreme e tem até uns preços interessantes nos sites da China, porém estou com um baita receio de comprar e não ter compatibilidade com o chipset dessa placa-mãe, que é um Intel 945GC.

Me deem uma luz ai. Ficarei agradecido.
Abraços!

Postado

@VonRipper Dê uma olhada nesse site que lista os processadores compatíveis com essa placa-mãe, você deve ter confundido a marca, não é Positivo, é ASUS. Se for mesmo Positivo, deve ser a placa-mãe modificada 😕 

Mas bem, recomendo que coloque Core 2 Duo E7300, que é o processador mais superior dessa placa-mãe. Eu vi que Core 2 Extreme X6800 é compatível, mas pode ser meio limitado, pois segundo o site, devido às limitações do chipset, os processadores de 1066 FSB podem só rodar a velocidade máxima de 800 FSB nessa placa-mãe.

Tem esse processador à venda no Mercado Livre, lá ele custa R$ 79,90.

Você pode mostrar as configurações do PC, por favor? Assim eu posso ver quais outros componentes precisa fazer upgrade.

Postado

O melhor processador que você pode usar nessa placa-mãe é um Core 2 Duo E4700, e suporta apenas míseros 2GB de RAM no máximo (provavelmente 1GB cada slot), então não recomendaria usar nada acima do Windows XP. Sinceramente, não vale a pena investir nessa aí não, ou você usa do jeito que tá ou compra outra placa-mãe, RAM e processador.

Postado

Eu concordo com @GuilhermeGB , essa placa-mãe é antiga e não vai rodar os SO mais recentes, se quer usar desse jeito, vai para distribuições Linux recentes mais leves, como Zorin Lite. Pois o Windows XP é um sistema sem suporte e obsoleto, você pode ter uma dor de cabeça, pois as maiorias dos programas e jogos mais recentes não são mais compatíveis com esse sistema.

• Curtir 1
Postado

@Joao531 pois é, eu percebi isso. O nome que tá cravado na placa-mãe é positivo, mas o modelo aparece na internet como sendo da ASUS. Talvez, a Positivo só pegou a plataforma e distribuiu aqui. Esse Core 2 Duo E7300 parece ser uma boa opção, pelo que vi aqui. Mas surgiu uma dúvida: Se eu pegar um Core 2 Duo mais potente, mesmo que a placa-mãe limite a velocidade do FSB, eu vou ter ganho de desempenho? Porque esse modelo que você recomendou tem um FSB de 1066, sendo que os modelos mais potentes tem FSB de 1333, mas pelas suas limitações, placa-mãe baixa para os mesmos 1066. Eu teria algum ganho de desempenho, no caso, colocando esse processador mais potente e mantendo a velocidade do FSB?
@GuilhermeGBNão se apeguem muito a essa questão de recomendação. Eu tô ciente dos riscos que eu tenho usando uma plataforma mais antiga. Mas como eu disse, eu irei usar esse computador principalmente pra tarefas básicas, o caso dos jogos que citei seria apenas um bônus. Até porque, esse computador que estou usando pra escrever essa mensagem, por mais que seja bem simples, me satisfaz nas tarefas e roda muitos jogos. O que eu quero é ter um computador a mais em casa pra não ter que ficar dividindo um só. E como montar um PC totalmente novo agora me sairia muito caro, ainda mais levando em consideração o valor dos componentes hoje em dia, acho que é mais jogo pra mim, nesse momento, pegar esse que eu tenho aqui e fazer upgrade, mesmo que a plataforma seja mais antiga.

Postado

@VonRipper você não precisa montar um computador totalmente novo, é relativamente fácil encontrar peças para plataforma LGA 1155 no mercado, principalmente no Aliexpress e os preços são bem baixos.

O FSB máximo do chipset 945GC é 800MHz e só oferecem compatibilidade para processadores que trabalham nessa frequência, que são processadores mais antigos (assim como o chipset). Então tire de cogitação os modelos Core 2 Duo E6xxx, nem E7xxx, nem E8xxx, simplesmente não vão funcionar, são processadores mais novos.

Postado
3 minutos atrás, VonRipper disse:

@GuilhermeGB Ué, mas no site da ASUS que o João passou está dizendo que esses processadores são sim compatíveis 🤔

Nada garante que sua Positivo vai ter a mesma compatibilidade da ASUS. A ASUS deve suportar esses processadores de certa forma por causa da sua BIOS, a Positivo usa BIOS própria, que em geral, possuem suporte precário. Mas se você pretende arriscar, peça um processador no Aliexpress que é barato, deve sair menos de R$20.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!