Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E eu percebo que tiraram a proteção de curto e a estabilização térmica do BIAS com ajuste de set point  do esquema original ....

Um esquema dos anos 80 que foi "simplificado"  ....

Paulo

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Se quiserem um bom módulo, feito com componentes relativamente fáceis de se achar, ( exceto os 2N3055 que tá osso de achar um verdadeiro ... )  segue o esquema do melhor módulo que a Quasar tinha .... 100W RMS em 4 ohms, mas tem de usar os NEC 29 E NEC 30 , a linearidade deles era fantástica :

image.png.37383a0f417ca32fb4c583be2cb08544.png

Paulo

• Curtir 2
  • Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado

Imaginando nec29 e nec30 como par complementar, me induziu a olhar o esquema de Paulão por mais de 1 minuto e percebo ambos npn e depois ... par complementar! Tem boi na linha lá Paulão! TO02 e TO06 ... prestenção Paul! 😁

Teorizo também um par tip29 e tip30 como candidatos menos neandertais pros dele.

• Obrigado 1
  • Haha 2
Postado

@.if e @Thiago Miotto ,

Realmente a Quasar escondia os transistores com esse código kkkkk

Seguem os reais, facilmente encontráveis :   NEC 29 = 2SD401A                       NEC 30 = 2SB546A

Quanto ao esquema, TO 06 é um NEC 29 ....., o desenhista errou e nunca corrigiram esse desenho ...

O ajuste quiescente é para 50ma.

Esquece isso de usar um transistor que não seja japonês ..... não possuem nenhuma linearidade, dependem de enormes 

realimentações negativas para se comportarem razoavelmente, e esse parzinho 2SD401A/2SB546A tem mesmo as curvas 

que aprendemos nos livros, Ic/Ib totalmente linear, e Hfe/Ic  muito mais linear do que qualquer outro transistor que eu testei.

Ah, a potência é de 100 WRms em 8 ohms, e 140W Rms em 4 ohms ..... faz tempooooo e tive de pesquisar.....

Paulo

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
Em 23/09/2021 às 09:30, aphawk disse:

Seguem os reais, facilmente encontráveis :   NEC 29 = 2SD401A                       NEC 30 = 2SB546A

Interessante que no datasheet marca que são transistores para TV, mais precisamente a deflexão vertical. 

Inclusive eu mesmo já os vi fazendo essa função em TVs "japonesas" como toshiba, mitsubishi e sharp. 

Entendo que o amplificador de vertical das TVs é bem semelhante ao de áudio, por isso é aceito nas duas funções. 

Em 23/09/2021 às 09:30, aphawk disse:

Ah, a potência é de 100 WRms em 8 ohms, e 140W Rms em 4 ohms ..... faz tempooooo e tive de pesquisar.....

Qual a tensão de alimentação do amplificador? 

• Obrigado 1
Postado

@Renato.88 ,

Sim. esses transistores japoneses são excelentes.

Me lembro que  na manutenção usavam os MJ15015 no lugar dos 2N3055, com ótimo resultado.

Sobre a tensão, não me lembro exatamente qual era, mas os capacitores de filtragem eram de 70V, e trabalhavam perto do limite.....  vagamente me lembro de ter medido 64 Volts simétricos na bancada. Mas não tenho certeza absoluta...

Paulo

• Curtir 3
  • 4 meses depois...
  • 9 meses depois...
Postado

@Paulo diniz este é o teste dele o amplificador realmente é bom para 35+35 volts simétrico tá de bom tamanho. Pra quente teima dizer que não funciona está aí ele o visión 2 amplificador de Áudio 

[youtube] 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!