Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, ontem a noite caiu um raio bem perto da minha casa, não piscou a luz, nem nada, mas meu modem aparentemente se danificou e meu computador não quer mais ligar.

Ambos estavam ligados com régua, o fusível dentro da régua está queimado.

O modem liga, mas não acende nenhuma luz além da de energia.

Tentei ligar a fonte sem a placa-mãe, usando o truque do clips no fio verde e no fio preto e não funcionou... Ou o fusível queimou, não sei, já que eu não soube identificá-lo dentro da fonte.

Meu monitor funciona normalmente

Confesso que estava usando o PC na hora da chuva, sei que é errado.. Mas após o ocorrido eu ouvi um estalo de dentro do PC

Nenhum outro aparelho foi afetado em casa. Tudo o que estava ligado pelo usb do PC está funcionando também.

A única coisa que desligou após o raio foi o PC e o modem, de resto tudo ficou ligado

Minha fonte: BLUECASE 350 PFC 80 Plus ATX

Processador: Ryzen 3 3200G

Placa de vídeo: GTX 1050 ti

placa-mãe: Gigabyte A320M-H

há chances de eu ter tido a sorte  em apenas queimar a fonte e não a placa-mãe ou o resto do PC?

Postado

Você não tem algum amigo que possa te ajudar emprestando uma fonte? só vendo pra saber se foi só a fonte ou algo também foi danificado.

• Curtir 1
Postado

@Bruno Silvah Bluecase não é marca de fonte decente, a marca já esteve no mercado com fonte vagabunda, então arriscar com uma que diz ter selo 80+ Bronze é um tiro no escuro, até pela provavel falta de testes adequados para a fonte.

A melhor opção é arrumar uma fonte emprestada para testar e torcer para não ter queimado nada.

Se queimou, infelizmente tem de comprar as peças novas e recomendo uma fonte nova e decente, nada de bluecase, fonte pega uma Nidus 500 da Pichau.

Também recomendo trocar a régua por um filtro de linha de qualidade, pega um Clamper Energia 5 ou o Energia 8, filtro de linha de qualidade não usa fusível, isso de fusível é tecnologia antiga, não é mais tão eficaz quanto uma proteção melhor com componentes diferentes.

Sempre que tiver chuva forte, desliga o PC, desliga o modem, e tira o cabo de rede que vem da rua no modem.

Postado

N uso o PC em chuvas fortes, aprendestes então agora sobre o seu PC:

1: A questão que apontastes, talvez só a fonte está danificada, pois os dispositivos estão funcionando, meu chute? Não seria o caso se a placa-mãe divesse sido danificada nos reguladores de energia,, como apontada acima, fontes desta marca nunca foram muito bem avaliadas.

2: Na hora que tu fores escolher a fonte do PC não são apenas o selo que ela traz mas também procura no youtube review dela, recomendo canais como MW Informática, Tecnoart, Grape Tec etc,

3: Eu utilizo uma fonte de 500w, Bronze, PFC ativo e selo de 70 ou 80 plus, n me lembro mais ao certo, da Redragon, fonte muito boa, n uso toda capacidade dela justo para aumentar a vida útil dela, recomendo demais.

• Membro VIP
Postado

Só pra constar.. raios, relâmpagos e afins não têm preconceito e nem escrúpulos e danifica quem, quando, onde ele quiser. Portanto ele num tá nem aí pro tipo da sua fonte. E tem mais... ele segue fielmente a lei de murphy ou seja, quanto mais cara for sua fonte ou mais valioso e protegido for seu sistema, maior é a probabilidade de ser seu alvo. 😁

Postado
14 horas atrás, gizx disse:

Você não tem algum amigo que possa te ajudar emprestando uma fonte? só vendo pra saber se foi só a fonte ou algo também foi danificado.

Bom eu testei aqui com outra fonte, porém o PC liga mas não da video

• Membro VIP
Postado

@Bruno Silvah Boa tarde, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Infelizmente a régua que utilizaste não fornece proteção adequada para surtos elétricos, e danificou sua fonte e provavelmente a placa-mãe queimou pela rede, devido ao roteador também ter queimado. Isso explicaria o fato de não ter dado imagem mesmo trocando de fonte.
Mas é estranho, geralmente quando queima pela rede o PC não liga devido ao CI de rede em curto, pode ser que não tenha queimado pela rede mas a fonte deixou o surto passar, e pode ter causado outros danos na placa-mãe... De qualquer forma, tente localizar o CI de rede em sua placa-mãe, e com o dedo, veja se o CI esquenta ao ligar o computador (cuidado para não se queimar). Se for só o CI de rede, basta levar em uma assistência para retirá-lo, e o computador deve voltar a funcionar. Mas nesse caso será necessário comprar uma placa de rede off-board, ou não terá mais internet.
Outra probabilidade, é que possa ter queimado pela conexão de vídeo (HDMI, DVI ou VGA), nesse caso, como seu processador tem gráficos integrados, tente retirar a placa de vídeo e veja se o PC dá imagem pela placa-mãe. O monitor está funcionando? Teste-o em outro computador se for possível, as vezes o monitor parou de dar imagem devido ao surto. Se houver outro monitor, teste o computador com ele.
Com qual fonte testaste? É importante sabermos, as vezes pode ter colocado uma fonte genérica que não suporta o hardware, e por isso não deu imagem. Também pode ser que a fonte que usou para testar não seja genérica, mas esteja com defeito.
Reforço a recomendação do @Elder Nauvirth em utilizar iClamper Energia 5 ou Energia 8, que realmente protegem o seu computador contra surtos. Outra opção seria iClamper Pocket e usá-lo com sua régua atual, mas como já queimou fusível, pode ser que o varistor já tenha entrado em curto, e nesse caso não compensa consertar. Melhor comprar um Energia 5 ou Energia 8 mesmo... Mas vale lembrar: Mesmo um bom filtro de linha não é 100% eficaz contra surtos, então sempre retire o computador e todos os eletrônicos da tomada em caso de tempestades e quedas de energia, e caso sua internet não seja de fibra óptica, retire também o cabo de rede do computador.

• Curtir 3
Postado

@Ferox Graxaim Bom dia, fiz o procedimento de tirar a placa de vídeo e testar no processador, mas também não dá nenhum sinal, minha entrada de rede não pisca nem uma luz, nem da sinal de nada. Meu monitor está funcionando sim. Testei uma fonte da Cooler Master Elite V3 500W, ele dá sinal de todos cooler funcionando mas o único problema é o vídeo ainda. Não sei se faz diferença ou não mas minha Internet é de fibra óptica

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Bruno Silvah disse:

minha entrada de rede não pisca nem uma luz, nem da sinal de nada.

Pelo visto, realmente queimou pela rede. Acredito que possa ter reparo, aconselho levar em uma assistência para avaliar.

6 horas atrás, Bruno Silvah disse:

Não sei se faz diferença ou não mas minha Internet é de fibra óptica

Faz diferençca no sentido que, se der tempestades, basta retirar o roteador e o modem óptico da tomada, e não precisará desconectar o cabo de rede.
Ligar o roteador e o modem óptico num bom filtro de linha também ajudará a proteger, sem precisar adicionar proteção exclusiva para cabo de rede.

• Obrigado 1
Postado

Aqui aconteceu algo parecido, raio veio pela linha telefonica, queimou o modem e abriu um buraco na placa-mãe onde antes ficava a entrada de rede LAN. O HD, memorias ram, fonte e processador continuaram funcionando.

Postado
19 horas atrás, Bruno Silvah disse:

Não sei se faz diferença ou não mas minha Internet é de fibra óptica

Se é fibra óptica desde a empresa de Internet então nem precisa desligar o cabo que chega até seu modem, só retira da tomada.

Tem empresa que disponibiliza modem com conexão de fibra, mas vem um cabo comum até a casa do cliente e colocam um conversor, nesse caso você pode desligar o cabo do conversor, deixando ele isolado da ligação externa, para evitar a queima dele.

Eu recomendo que sempre que tiver chuva forte, desligue tudo, tire da tomada e espere, se tiver TV e usar como monitor para assistir algo, remova o cabo HDMI também, pois transmite energia.

Já vi falando que até pra quem tem PS4 é indicado desligar totalmente todos os cabos do console, se até vídeogame pode queimar se estiver algum cabo ligado, então não é uma boa arriscar com PC, mesmo tendo filtro de linha de qualidade.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...