Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos,

Tenho um projetor Epson que vai receber as imagens de um Raspberry Pi, conectado via HDMI. O projetor é instalado a uns 3,5m do chão e em local de difícil acesso. O problema é não ter acesso quando o raspberry travar ou precisar de um reset. Instalar o raspberry em local acessível vai precisar de um cabo HDMI gigante que nem sei se existe. Instalar uma chave liga/desliga apenas para o raspberry é uma opção, mas queria evitar mexer na infraestrutura.. 

A ideia foi aproveitar que o projetor vem com uma porta USB que só energizada quando o mesmo está ligado. O problema é que a saída não tem potencia suficiente para alimentar diretamente o raspberry, e o mesmo fica apresentando 'alerta de baixa tensão' o tempo todo. Pensei em instalar uma fonte 5V de boa qualidade e fazer o USB acionar um relé que liga a fonte.. Vocês acham que isso é uma boa ideia? Desse modo posso ligar o conjunto pelo controle remoto do projetor. O raspberry pode ser desligado pelo celular antes do projetor ser desligado.

O que acham da ideia?

Ligar_Projetor.thumb.png.a09654cd21b1e29634affc7fb828f090.png

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Excelente ideia 👍

E existe sim cabo HDMI de 20m

D_NQ_NP_832163-MLB47428254552_092021-O.w

não pesquisei se tem de mais.

9 horas atrás, marioscs disse:

HDMI de 20m, não me atenderia pois teria que passar o cabo pelos eletrodutos

Desculpe ... não vi menção de eletroduto no seu post inicial. Pode ignorar a ideia do cabo acima...

• Haha 1
Postado

Fechado @.if depois do meu último post onde errei 2x a ligação de um botão, achei melhor postar o circuito aqui..

E quando ao HDMI de 20m, não me atenderia pois teria que passar o cabo pelos eletrodutos e talvez passar até uns novos. E ficando no alto é bom que ninguém mexe!

Obrigado!

Postado

Nesse caso, o relé é a melhor opção. 

Sobre cabos HDMI grandes, precisei de um de 10 metros. Sei que tem pra vender, mas as conexões não passam pelos eletrodutos. 

Eu já disse em outro tópico, mas acho que vale repetir. Usei um baratissimo cabo de rede e um outro cabo de 2 vias + malha aterrada. 

Percebi que no sistema HDMI temos um sinal tipo I²C com clock e data separados de 4 pares de conexão semelhante ao sistema de rede. 

Postado

@Thiago Miotto em serviços profissionais é válido esse tipo de conexão, já no meu caso achei muito caro. 

Então fiz o seguinte, comprei dois pares de conectores DB15 (aquele do VGA) e soldei o cabo de rede de um lado e do outro um cabo HDMI daqueles baratos de 1 metro, assim não precisei fazer emendas. 

Na parede atrás da TV ficou assim:

o1L5kkM.jpg

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...