Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi amigos do Forum

Necessito de ajuda urgente

Eu tenho um notebook com 8 anos de uso (Dell Inspiron 3421 A10)

Aconteceu um erro grave que eu tentei instalar o WIndows 11 (sem TPM) e notebook parou completamente 

To tentando instalar o sistema pelo pendrive mas tambem não estou conseguindo

Na hora do BIOS na opcao de boot tambem não aparece o pendrive e nem drive cd/dvd

Eu tenho um SSD 120 GB instalado nele e o HD secundario

O sistema operacional original de fabrica - Windows 8.1

Necessito de ajuda urgente com uma solucao

P.S não consigo abrir notebook poos tem varios parafusos estão espanados e dificultam a retirada e abertura do notebook

Marcelo

• Membro VIP
Postado
5 horas atrás, DJKUKA disse:

opcao de boot tambem não aparece o pendrive e nem drive cd/dvd

Sinistro... tem que aparecer sim. Publique fotos do que aparece de opção de boot ou sequencia de boot ou algo do gênero...

Postado

@DJKUKA algumas BIOS tem que ativar o USB para poder aparecer a opção de pendrive no boot, algumas ainda tem uns truques específicos para ordem de boot, ja peguei vários notes assim e não tinha um padrão de configuração na BIOS, tive que ir pesquisando modelo por modelo e seguindo os tutoriais, se você conseguisse mandar foto da BIOS ajudaria mas se não da uma pesquisada no seu modelo no youtube e veja se alguém ensina um macete 

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, DJKUKA disse:

@Marcelo_gs Entao marcelo no Boot ele não seleciona o pendrive nem drive de cd

A opcao de boot não e selecionada

Ja tentei desabilitar Secure Boot e ir no UEFI e Legacy mas nada acontece

Ele não seleciona ou não aparece?

Postado

@DJKUKA então, os notebooks que eu formatava era a mesma coisa, cada um tinha uma particularidade, tinha note que precisava ativar o USB pela BIOS, tinha uns que precisava colocar uma senha de admin na BIOS, tinha outros que precisava até mudar o horário (bem bizarro mas é verdade) umas coisas que nem fazem sentido mas eu via nos vídeos do youtube e dava certo, então tem que dar uma pesquisada no seu modelo

• Moderador
Postado

@DJKUKA Bom dia! Pelo visto já começaram os problemas com o Windows 11 em computadores sem suporte. Não se deve fazer gambiarras ou instalar o sistema para o uso geral em máquinas sem suporte, pois o Windows 11 depende de recursos específicos de hardware para funcionar.

Sobre seu problema, tente montar um pendrive com Windows 10 com a Ferramenta de Criação de Mídia da Microsoft (que é o sistema mais adequado para seu notebook atualmente). Entre na BIOS e configure o Boot Mode para UEFI, CSM desligado e Secure Boot ligado. Salve e desligue.

Conecte o pendrive no notebook e tente ligá-lo apertando a tecla F8 ou F11. Uma dessas teclas deverá carregar o menu de Boot. Nele, basta selecionar seu pendrive e seguir com a instalação.

3 minutos atrás, DJKUKA disse:

Hard disk not found

Aparentemente o notebook não está reconhecendo o HD. Verifique se ele está desabilitado na BIOS, se não você terá que abri-lo e ver se o HD está mal encaixado.

• Curtir 2
Postado

@DJKUKA

Faça exatamente como o cara desse vídeo mostra e veja se da certo, aproveita pra ver nas informações gerais se o HD e/ou o SSD estão sendo reconhecidos pela placa-mãe, eu acho que essa mensagem que aparece não é porque não reconhece mas porque está sem sistema operacional para dar boot

• Moderador
Postado

@DJKUKA https://www.dell.com/support/kbdoc/pt-br/000187485/computadores-dell-testados-para-o-upgrade-para-o-windows-11

A lista acima mostra os computadores e notebooks cujo a Dell garante a compatibilidade para o Windows 11, e nessa lista obviamente não consta nenhum Dell de 8 anos atrás. Usar gambiaras para instalar um Sistema Operacional que não tem compatibilidade com esse computador é um grave erro pois você está utilizando-o de uma forma que ele não foi projetado para funcionar. Outros usuários estão fazendo a mesma gambiarra, inclusive, apagando arquivos de instalação da .iso do Windows 11 para que "ele funcione", sendo que isso obviamente terá consequências no futuro.

Fique no Windows 10 ou no mínimo no Windows 8.1. Se mesmo após este erro, você quiser tentar instalar o Windows 11 novamente, esteja ciente dos riscos de ocorrerem outros problemas 👍

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Moderador
Postado

@DJKUKA Mesmo que o processador de seu notebook seja focado em economia de energia, ele deveria rodar o Windows 10 tranquilamente para tarefas básicas. Experimente montar um pendrive bootável usando a Ferramenta de Criação de Mídia da Microsoft. Acredito que estas travadas estavam sendo causadas por algum programa que ficava rodando em segundo plano, seja algum otimizador, atualizador de driver ou antivírus ineficiente.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, DJKUKA disse:

@Rio McCloud tem como rodar .exe no android?

To sem computador

Não, e os emuladores de Windows no celular são extremamente ineficientes, até mesmo os celulares mais potentes não chegam a 30 FPS em jogos de mais de 15 anos de idade.

Postado

@DJKUKA Não tem. Existe o Wine para Android, mas só que não é bem eficiente em desempenho. O smartphone é bem diferente que computador. Você pode observar os aplicativos semelhantes no Android. Usar smartphone para edição de vídeos, imagens, músicas e programação é bem difícil. Para essas tarefas, o computador é sempre melhor. Coloque o Windows 10 nesse notebook, pode ser que fica travando por causa dos programas que você instala, afinal é estranho um computador de 8 anos de uso não conseguir rodar muito bem o Windows 10. Se Windows 10 não servir para você, coloque o distro Linux, requere muita adaptação pois Linux é diferente que Windows. Você pode rodar os programas nativos do Windows no Linux através do Wine. Existem os melhores distros Linux, como Ubuntu, Linux Mint, ElementaryOS e Pop!_OS.

Postado

O Linux utiliza Wine para rodar os programas .exe, dependendo da sua configuração você perderá bastante desempenho, e alguns programas são feitos para não funcionarem no Wine.

Postado

@DJKUKA Coloque o Windows 10 novamente, o seu notebook trava devido aos programas que você instala, não é culpa do sistema.

Mas se o Windows 10 não te servir, o Linux é sim uma solução. Você pode colocar o Linux Mint, que é parecido com Windows. Instala dentro nele o Wine para rodar programas nativos do Windows no Linux.

Existem as alternativas para Linux, geralmente são open source. Eu uso Inkspace para fazer as ilustrações, é disponível em multiplataforma (Windows, Mac e Linux) e é open source. Como você trabalha em DJ, você pode encontrar algo open source e disponível para Linux, como tal de DJ Mixx e tanto faz.

Recomendo o blog Edvaldo Brito para te ajudar na jornada Linux.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!