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Postado

Bom dia amigos, mais uma vez venho solicitar ajuda dos colaboradores deste Forum!

 

Estou com o equipamento em questão na bancada;

 

Chegou com FUSE em aberto.

Acusa consumo de corrente excedente (vide Lamp. Série) *C/ carga na saída.

Nenhum componente crítico danificado ou em curto (vide testes).

Sem consumo de corrente sem carga* (excedente)

 

Resumindo;

Ao dar a partida no equipamento, este com carga conectada, um curto é indicado via Lampada Série.

Sem carga, nada é indicado.

Partida sem carga e posterior (com equipamento ainda ligado) conectar um carga nada é indicado.

 

OBS - Tive uma situação semelhante tempos atrás, e acabei adaptando um relé com atraso na saída! (Não quero ter de usar o mesmo artifício desta vez) 

 

Conferindo V  na saída;

 

Sem carga; 70mV DC

 

LEMBRANDO - Não substitui nenhum componente crítico do setor de Potencia!

 

Testes;

 

Diferenciais BD327 foram testados quando ao Hfe e estão próximos!

Demais Trs sem curto ou em aberto!

 

Como não há ajuste de 0 V nem de Offset, tentei alterar os valores dos Rs (3k3 e 3k9) que ficam na entrada de +B (45); Alterei aos poucos até atualmente 10k no lugar do de 3k3;

Resultando numa queda na tensão da saída e tornando a partida (com carga) aceitável, mas ainda existe 40mV (sem carga) e quando totalmente descarregados (o banco da fonte) ainda acusa brilho na minha lampada, mas se desligado e ligado novamente na sequencia, o amp liga normalmente sem indicar curto (com carga)

 

Estou no caminho? O que indicam, estou variando os valores nas posições corretas?

Obrigado e segue o documento do projeto;

 

image.thumb.png.ed53138d945f512cadc43d94866b78fc.png

  • Membro VIP
Postado

É normal uma piscadela ao ligar devido a carga dos capacitores e também o pequeno desequilíbrio faz descarregar rápido.

1 hora atrás, Felipecneto disse:

mas se desligado e ligado novamente na sequencia, o amp liga normalmente sem indicar curto (com carga)

??  ... 🤔 agora entendi + nada.... só sei que este tipo de ampl. com +v e -v é muito temerário  😬

Postado

Exatamente, a A sobe no momento da partida, porque os capacitores se "abastecem". Mas continuava aceso como se houvesse curto. Mas sem carga na saída não acontece.

Agora substituí os dois de 3k por 10k, minha Tensão caiu levemente, e por ora não indica mais curto, ligando copm carga conectada! Minha dúvida, é se estou atuando na região correta, pra ajustar 0V.

  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Felipecneto disse:

dois de 3k

27 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

2 resistores de 3k3

Sò enxerguei 1 de 3k3.

3 horas atrás, Felipecneto disse:

substituí os dois de 3k por 10k, minha Tensão caiu levemente

Coloque trimpot então.

Postado

Qual é a potência da sua lâmpada de teste?

Com circuito de potência, costumo usar desde 100W até 400W.

A tensão de V saída deve ficar por este valor mesmo.

  • Use uma lâmpada de teste com 100W ou mais.
  • Abra o capacitor de 2,2uF/63V na entrada do amplificador, para não haver sinal nenhum. 
  • Conecte o alto-falante (ou a caixa acústica).
  • Coloque um multímetro na saída (em // com o falante) na escala de 20Vcc.
  • Ligue o amplificador,  espere a estabilidade (1 a 2 segundos) e meça a tensão com o multímetro. Veja se dá para baixar a escala para 200mVcc e nos informe o valor.
  • Alguns amplificadores costumam ter um som de tambor, quando ligados. Isso é normal, se o som parar em menos de 1 a 2 segundos.

Confirme se há algum semicondutor, diodo 1N4002 ou transistores BC237 ou BC337, termicamente acoplado aos transistores de saída. 

 

Em tempo:

Caso o amplificador seja estéreo, compare as medidas para ambos (esquerdo e direito).

Evite alterar os valores dos componentes. Se já funcionou corretamente, então o problema se encontra em outro local. Mas pode medir os valores dos resistores, para confirmar que estejam corretos, dentro da especificação de precisão.

 

MOR_AL

  • Curtir 1
Postado

@Sérgio Lembo

19 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

tem um capacitor de 47uF. Teste a troca dele.

Boa sorte

Já foi substituído, sem alterações! E o anterior não acusava danos em testes isolados!

 

@.if  um de 3k3 e um de 3k9, porém no equipamento são dois de 3k9, substituí primeiramente o de 3k3 (vide diagrama) pra 6k8, diminui a V na saída, mas não impedia de circular na carga e ocasionar o tal curto, subi pra 10k e diminui mais ainda a V na saída e o curto parou, com carga conectada. Posteriormente troquei o outro de 3k9 pra 10k e assim creio que ficará.

 

Porém a tensão de Offset abaixou tb, e os TRs parecem trabalhar um pouco mais frios e com uma leve distorção de Crossover, entre os ciclos, muito moderada.

16 horas atrás, MOR disse:

Qual é a potência da sua lâmpada de teste?

60W

Com circuito de potência, costumo usar desde 100W até 400W.

A tensão de V saída deve ficar por este valor mesmo.

Estacionou em 40mV aprox com as alterações

  • Use uma lâmpada de teste com 100W ou mais.
  • Abra o capacitor de 2,2uF/63V na entrada do amplificador, para não haver sinal nenhum. 
  • Já testei, porém abrí o logo depois do potenciometro, antes do sinal entrar no setor de amplificação
  • Conecte o alto-falante (ou a caixa acústica).
  • Coloque um multímetro na saída (em // com o falante) na escala de 20Vcc.
  • Ligue o amplificador,  espere a estabilidade (1 a 2 segundos) e meça a tensão com o multímetro. Veja se dá para baixar a escala para 200mVcc e nos informe o valor.
  • Alguns amplificadores costumam ter um som de tambor, quando ligados. Isso é normal, se o som parar em menos de 1 a 2 segundos.
  • Não está apresentando, é uma pequena parcela da A circulando nas bobinas, normal! Mas este não chega a soar no falante!

Confirme se há algum semicondutor, diodo 1N4002 ou transistores BC237 ou BC337, termicamente acoplado aos transistores de saída. 

Negativo, este projeto é bem falho ao meu ver!O mais simples possível!

 

Em tempo:

Caso o amplificador seja estéreo, compare as medidas para ambos (esquerdo e direito).

Evite alterar os valores dos componentes. Se já funcionou corretamente, então o problema se encontra em outro local. Mas pode medir os valores dos resistores, para confirmar que estejam corretos, dentro da especificação de precisão.

 

MOR_AL

 

Postado

Muito bem, vou instalar um relé para atrasar alguns segundo o acionamento da carga!

 

Qual a maneira mais eficaz de "tirar" 12V da fonte? Regulador posterior aos 15V da fonte, ou um zener?

  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Felipecneto disse:

a maneira mais eficaz de "tirar" 12V da fonte?

1 hora atrás, Felipecneto disse:

15V da fonte,

 

Vejamos a mais "eficiente" pra este caso. Meça o valor da R da bobina do rele 12v. Digamos 400Ohms. Tarefa: usando a famigerada lei de ohm, calcular um Resistor em série com ela de modo que caia de 15 pra 12 em cima dos 400Ohms. Forneça também o valor da potência dissipada neste Resistor. Pesquise por resistor de 5% de valor comercial próximo.

  • Haha 1
Postado

@.if Pois bem, irei adicionar um Módulo Rele com retardo, como talvez os 12v irão alimentar outros setores deste modulo, não sei...

 

Mas farei tb tais testes, irei testar em bancada testando um circuito pra alimentar junto à fonte de bancada! 

Em breve atualizações!

Postado

Bom, montando um regulador à Zener, minha V na saída (entrada do mod) ficou prox de 12.4V

Mas na hora de atracar o relé a há uma queda de tensão e a V na entrada do Módulo cai pra cerca de 8.5V (O que faz com que praticamente nem tenha V suficiente pra comutar)

 

Com regulador 7812 já não existe tal queda, o modulo e seu relé funciona normalmente.

 

ISSO TUDO EM BANCADA, COM FONTE DE BANCADA!

 

Na hora de instalar no equipamento, alimentando a plaquinha com o 7812 (oriundos dos 15V da fonte simétrica do Pré) novamente a V cai pra cerca de 8.5 e não é suficiente pra atracar o relé....

 

Só rindo, qual a causa disso?

 

Em outro amplificar, acabei na época instalando uma fonte isolada só pra alimentar esse modulo!

 

O que fiica melhor?

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