Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou tentando fazer uma formatação completa do meu SSD para instalar o novo Windows 11.
Acontece que, o meu sistema não permite de jeito nenhum. Já pesquisei mais de 100 tutoriais na internet.
O Secure Boot já está desativado, não existe a possibilidade de alterar o UEFI para Legacy e só aparece as opções de boot "Windows" e "UEFI: PenDrive", mas se eu seleciono pendrive, ele bloqueia e não acontece nada.
Já não sei mais o que fazer, alguém me ajuda por favor.

Postado
  Em 08/10/2021 às 17:06, Rio McCloud disse:

@bgustavohr Boa tarde! Se eu entendi bem, você está tentando formatar o SSD de dentro do sistema operacional, que também está instalado nele?

Expandir  

Não, o Samsung Magician cria um pendrive para formatar na inicialização, mas a BIOS tem uma proteção para não deixar formatar o disco rígido com o sistema operacional

Em 08/10/2021 às 17:20, KeyaruYT disse:

@bgustavohr Você pode criar um pendrive botavel com o W11 e fazer a instalação por ele!

Expandir  

Mas isso não formata o SSD por completo, somente sobrescreve o Windows e ainda fica uma pasta "windows.old"

• Membro VIP
Postado

Suspenda a máquina e acorde-a novamente que o drive não deverá mais estar travado para o secure erase. Como fazer isso dependerá de qual sistema operacional a Samsung usa para rodar a ferramenta.

Em 08/10/2021 às 22:24, bgustavohr disse:

Mas isso não formata o SSD por completo, somente sobrescreve o Windows e ainda fica uma pasta "windows.old"

Expandir  

Se você usar o diskpart clean não ficará nada. Contudo, não é um apagamento do mesmo naipe de um secure erase.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@bgustavohr Ah, certo. Experimente o que o amigo @Marcos FRM sugeriu. Como ele disse, se você limpar todo o conteúdo do disco com o DISKPART, não sobrará nada do sistema antigo. Claro, o Secure Erase vai fazer uma formatação zero fill (acredito que seja esta a função dele), mas não vejo necessidade para isso a não ser que você esteja vendendo o SSD e/ou a máquina.

• Membro VIP
Postado

"diskpart clean" zera o primeiro e o último MiB do disco, removendo qualquer vestígio de particionamento. Levando em conta que o instalador do Windows, ao formatar partições, TRIMa a área compreendendo-as antes, é suficiente. TRIM na maioria dos SSDs não resulta em apagamento, porém ao menos o firmware é avisado que aquela região, antes do sistema de arquivos ser criado, pode ser reciclada.

"diskpart clean all" escreve zeros em todo o disco. A diferença do secure erase é que o apagamento é feito pelo firmware numa única tacada. Não sei dizer se há diferença prática nos dias de hoje entre os dois. Talvez secure erase seja mais rápido e garanta que setores reserva do disco também sejam apagados -- acho que é um diferencial nos discos rígidos. Pesquisa necessária.

Postado

Sim, acho que a diferença é o número de passos, o clean all seria um passo. Já vi programas que fazem até 30 passos, ou seja, se auto repete

Se for isso acho que bastaria repetir o comando clean all para simular estes passos

• Membro VIP
Postado

Secure erase é um comando ATA/NVMe diferente. Depende de como o firmware implementa internamente. Talvez seja a mesma coisa. Ou não. É que nem fabricação de salsicha. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!