Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola, tenho um modem da claro faz 3 meses, há um mes venho com problemas de oscilação, liguei para ver do problema, me informaram que se o tecnico vier e não constatar nenhum problema no modem, terei que pagara a visita, temo que a verificaçao do tecnico para ver o problema de oscilaçao seja apenas acessar o site de ''teste de velocidade'' e não verificar o problema em si e ainda me cobrar a visita. Minha duvida seria a seguinte, tem algum programa que eu possa ficar monitorando estes picos da internet que ocorre a cada 2 horas mais ou menos, e ter um grafico ou algum registro destes picos? 

• Moderador
Postado

@Ramonasdasd Tem sim, o próprio gerenciador de tarefas do Windows 10 lhe dá esse recurso:

image.png

Infelizmente eu desconheço um software para registrar eventos em um maior período de tempo, portanto, tente manter o gerenciador de tarefas aberto e tire print dos picos quando ocorrerem...

Vamos aguardar também para ver se outros usuários conhecem algum programa para tal

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Ramonasdasd

OLá!

Sua internet é fibra ótica? Qual a o seu plano (velocidade contratada) em mbps? Essa oscilação seria quedas mesmo (tipo ficar sem internet por alguns segundos, minutos ou horas)  ou você sente que a velocidade não chega a contratada? Seria problema em algum serviço especifico? Tipo youtube, netflix, baixando um arquivo ou de maneira geral?

Tente explicar com mais detalhes o seu problema de oscilação e picos.

Uma forma de tentar monitorar a internet é através do ping. O ping serve pra monitorar a latência com determinado servidor mas serve também para ver a disponibilidade de rede ( ver se a internet está funcionando).

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2021/06/teste-de-ping-o-que-e-e-como-fazer-para-testar-velocidade-da-internet.ghtml

https://canaltech.com.br/telecom/ping-o-que-e-e-para-que-serve/

Postado

@Ramon Scheffer

Entendi. Aqui eu faço o seguinte para tentar  isolando e achar onde está o problema (se é meu provedor, rota mesmo ou servidor do jogo):

Fico pingando vários servidores ao mesmo tempo através do prompt de comando do Windows,  como  www.google.com.br , www.globo.com , 8.8.8.8 etc, e além destes, pingo também meus equipamentos internos como roteador, ONU etc. Acho que  qualquer grande servidor na internet no Brasil que responda a ping pode servir. Assim abro uns 10 prompt e deixo pingando infinito.

Descubro o IP do servidor no qual estou jogando e os pingo infimamente também pelo prompt de comando. Fica tudo aberto enquanto eu jogo. 

Quando  tenho algum problema no jogo, minimizo o game, volto para o Windows e observo se houve perda de pacotes ou aumento de latência com o servidor do jogo e comparo com outros servidores que estou monitorando. 

Se houver perda de pacotes durante aquele momento apenas com o servidor do jogo, pode ser problema no server ou no caminho com o servidor mesmo (problema na rota que eles falam).

Mas se houve perda de pacotes naquele mesmo instante para todos os hosts no qual você monitorava, pode ser problema na sua internet mesmo, podendo ser até nos seus equipamentos internos. Por isso é importante fazer diversos testes para isolar o problema.

Ja tive roteadores que de tempos em tempos, mesmo ligado no cabo, dava uns saltos na latência. Tipo meu normal com o google hj é uns 15 a 30 ms. E tipo de 30 em 30 minutos eu ia para 100ms ou até perdia pacotes. Depois que atualizou o firmare do mesmo o problema parou. 

Descobri que era problema no roteador porque eu também ficando pingando ele direto. Então além de pingar outros hosts, tem que pingar seus equipamentos internos para ver se o problema de perda de pacotes ou aumento de latência não começa na rede interna.

Lembrando que mesmo com internet super parrudas de hj em dia, se houver uso 100% da sua internet ( todo mundo em casa começar usar banda, baixar coisas, abrir netflix  etc ), pode ocorrer aumento de latência e até perda de pacotes. E na minha experiência, cada provedor responde de uma forma quando usamos 100% da banda. Alguns a latência sobe muito, outros começa haver perda de pacotes e outros a latência nem sobe.

Dessa forma, temos que considerar tudo isso. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!