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Telas Azul a cada 15 minutos


MaiconButzke
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E aí galera tudo bem. Sou novo aqui estou enfrentando problemas no computador que eu comprei recentemente. O computador é da marca Concórdia e paguei bem barato para as configurações que ele tem. A princípio o meu uso é só para edição de vídeo no Premiere. A edição não é muito complexa, vídeos em 1080p sem renderização 3D. 

 

Acontece que esse computador está dando muito problema de tela azul, e o problema que ele aponta nessa tela azul são os mais variados, desde whea uncorrectable error (esse é o que mais acontece), UNEXPECTED_KERNEL_MODE_TRAP, MACHINE_CHECK_EXCEPTION.

 

Geralmente essas telas azuis acontecem depois de 15 minutos com Premier aberto, já aconteceu casos de estar apenas navegando no Chrome, ou abrindo o Microsoft PowerPoint e ele também pode acontecer esse problema. 

 

Já fiz testes de memórias do próprio Windows que não apresentou nenhum defeito. Testes de HD que também não apresentou defeito. Testes de processador da própria Intel e também não apresentou defeito. Já não sei mais o que fazer. Inclusive formatei ele duas vezes e mesmo assim não resolve o problema. Estou achando que a fonte é baixa para a configuração do meu computador ou placa-mãe não é boa.

Enfim, vou deixar as configurações do meu computador abaixo e se puderem me dar uma ajuda, eu agradeceria muito.

 

Processador: Intel Core i7 9700

Armazenamento:
- memória RAM: 16GB (Suporta 32GB)
- SSD: 480GB 

placa-mãe: PCWARE IPMH310G 

Placa de Vídeo: Onboard Intel 630

Fonte: Concórdia 200w

 

Sobre o Premiere ser o problema, não justificaria, pois eu trabalhava com o mesmo projeto em um computador da empresa com i5 de 8gb, sem placa de vídeo também e rodava normalmente apesar de travar um pouco.

 

 

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3 minutos atrás, MaiconButzke disse:

E aí galera tudo bem. Sou novo aqui estou enfrentando problemas no computador que eu comprei recentemente. O computador é da marca Concórdia e paguei bem barato para as configurações que ele tem. A princípio o meu uso é só para edição de vídeo no Premiere. A edição não é muito complexa, vídeos em 1080p sem renderização 3D. 

 

Acontece que esse computador está dando muito problema de tela azul, e o problema que ele aponta nessa tela azul são os mais variados, desde whea uncorrectable error (esse é o que mais acontece), UNEXPECTED_KERNEL_MODE_TRAP, MACHINE_CHECK_EXCEPTION.

 

Geralmente essas telas azuis acontecem depois de 15 minutos com Premier aberto, já aconteceu casos de estar apenas navegando no Chrome, ou abrindo o Microsoft PowerPoint e ele também pode acontecer esse problema. 

 

Já fiz testes de memórias do próprio Windows que não apresentou nenhum defeito. Testes de HD que também não apresentou defeito. Testes de processador da própria Intel e também não apresentou defeito. Já não sei mais o que fazer. Inclusive formatei ele duas vezes e mesmo assim não resolve o problema. Estou achando que a fonte é baixa para a configuração do meu computador ou placa-mãe não é boa.

Enfim, vou deixar as configurações do meu computador abaixo e se puderem me dar uma ajuda, eu agradeceria muito.

 

Processador: Intel Core i7 9700

Armazenamento:
- memória RAM: 16GB (Suporta 32GB)
- SSD: 480GB 

placa-mãe: PCWARE IPMH310G 

Placa de Vídeo: Onboard Intel 630

Fonte: Concórdia 200w

 

Sobre o Premiere ser o problema, não justificaria, pois eu trabalhava com o mesmo projeto em um computador da empresa com i5 de 8gb, sem placa de vídeo também e rodava normalmente apesar de travar um pouco.

 

 

Provavelmente seja uma fonte ruim (de má qualidade). Se realmente você já testou as outras peças, só restam a placa-mãe e a fonte. Se o defeito dá de vez em quando e não direto, é mais provável que seja a fonte.

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1 hora atrás, MaiconButzke disse:

desde whea uncorrectable error (esse é o que mais acontece), 

Este código indica uma falha grave de hardware.

 

1 hora atrás, MaiconButzke disse:

Já fiz testes de memórias do próprio Windows que não apresentou nenhum defeito.

O diagnóstico de memória RAM do Windows precisa ser configurado para rodar um teste extenso e detalhado, do contrário, ele executará um teste rápido de poucos minutos que muitas vezes não detecta nada.

 

1 hora atrás, MaiconButzke disse:

Já não sei mais o que fazer. Inclusive formatei ele duas vezes e mesmo assim não resolve o problema.

Leia:

 

Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

 

PASSO 1 - Perguntas

 

  • Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

 

PASSO 2 - Coleta de logs

 

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

 

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

 

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

 

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

 

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

 

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

 

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

 

Aguardamos sua resposta.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

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Pelo que tudo indica o erro está na arquitetura que está usando , esse programa está sobrecarregando o processador, que não pode trabalhar com architeture  64bits. Tente usar o windows em versões 32bits. Aqui está um link do site da Microsoft, sobre o problema, pode ajudar.

 

https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-hardware/drivers/debugger/bug-check-0x9c--machine-check-exception

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8 horas atrás, Cosmovip disse:

esse programa está sobrecarregando o processador, que não pode trabalhar com architeture  64bits.

O processador é da 9ª geração, lançado em em 2019, ele pode sim trabalhar com a arquitetura 64 bits pelo simples motivo de que todos os processadores lançados nos últimos anos dão suporte a essa arquitetura. Ao usar o Windows em 32 bits, o usuário terá diversos limites no sistema, especialmente na memória RAM, onde ele poderá usar apenas 4GB.

 

Citação

Intel® 64: Sim

A arquitetura Intel® 64 permite computação de 64 bits em plataformas de servidor, workstation, desktop e portáteis, quando aliadas a software de apoio.¹ Para melhorar o desempenho, a arquitetura Intel 64 permite que os sistemas enderecem mais de 4 GB de memória virtual e física.

 

Conjunto de instruções: 64-bit

Um conjunto de instruções recorre ao conjunto básico de comandos e instruções que um microprocessador reconhece e pode executar. O valor apresentado representa o conjunto de instruções da Intel com o qual este processador da Intel é compatível.

https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/191792/intel-core-i7-9700-processor-12m-cache-up-to-4-70-GHz.html

 

8 horas atrás, Cosmovip disse:

As informações no artigo não tem nada a ver com "o processador não ser compatível com 64 bits", isso não existe, especialmente se tratando de um Core I7 de 9ª geração lançado em 2019, que é projetado para trabalhar sim com a arquitetura 64 bits. O artigo está explicando o que pode ter ocorrido para que uma tela azul com este código seja gerado, sendo que geralmente ele ocorre pois o processador encontrou uma falha no sistema (sendo que os logs que registram a falha podem ter diferentes significados a depender da arquitetura do processador), e não que "ele não é compatível com arquitetura 64 bits".

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@Cosmovip Além da formatação não resolver este caso, pois um dos códigos de erro é o Whea_Uncorrectable_Error, que indica falha de hardware, a formatação irá causar a perda dos logs necessários para encontrar pistas do culpado, e em vários casos, quando os usuários formatam o computador sem saber que se trata de uma falha de hardware, isso acaba fazendo com que eles percam o acesso ao Windows, o que impossibilita a geração de novos logs.

 

OBS: O próprio usuário já disse que formatou duas vezes a máquina, ou seja, seu argumento está totalmente equivocado. E não adianta querer instalar um Windows de 32 bits pois o que você comentou no post anterior também está totalmente equivocado (o link que você mesmo forneceu mostra isso, e o processador é sim compatível com a arquitetura 64 bits) e se o usuário fizer essa instalação, ele não conseguirá usar toda a memória RAM que ele tem disponível pois as versões 32 bits possuem um limite máximo de 4GB de memória RAM, dentre outras limitações.

 

Leia este tópico e veja ali mesmo os links de outros tópicos onde exatamente isto ocorreu, e perceba o enorme erro que é recomendar a formatação para falhas de telas azuis, especialmente quando os códigos já indicam que é falha de hardware. Formatação não resolve defeitos em peças.

 

 

18 horas atrás, Cosmovip disse:

De acordo com o que foi explicado pelo autor do post, não pode ser memória RAM

Como eu disse no meu post anterior:

 

Em 04/11/2021 às 01:49, GabrielLV disse:

O diagnóstico de memória RAM do Windows precisa ser configurado para rodar um teste extenso e detalhado, do contrário, ele executará um teste rápido de poucos minutos que muitas vezes não detecta nada.

Um teste correto na memória RAM exige primeiramente uma limpeza nos slots e nas próprias memórias para garantir que não há sujeiras causando mau contato, e também um teste detalhado pode exigir algumas horas de verificação, coisa que o diagnóstico de memória RAM do Windows por padrão não faz.

Leia: 

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PASSO 1 - Perguntas

 

Há quanto tempo ocorre este problema?

Desde que comprei o PC há uns 4 meses, mas ficou pior de uns tempos pra ca.

 

Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?

Computador da Concordia comprado aqui: https://www.concordia.inf.br/PC-empresarial/pcs-concordia/desktop/computador-concordia-processador-core-i7-9700-memoria-16gb-DDR4-SSD-480gb

 

Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?

Fonte concordia de 200w

 

Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?

Não é notebook;

 

O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?

Já usei com estabilizador de 500, mas ultimamente estou usando direto na tomada.

 

Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?

Não

 

O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?

Não, sempre ocorreu

 

O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?

Não, sempre ocorreu

 

O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?

Não, sempre ocorreu

 

 

PASSO 2 - Coleta de logs

 

Esta em anexo.

O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?

Não, sempre ocorreu

 

Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?

Não, apenas formatação.

 

Algum overclock foi feito no computador?

Não.

 

 

Speccy.png

LogsColetados.7z

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8 horas atrás, MaiconButzke disse:

Eu estava vendo e minhas memorias Ram indicam que são 2666mhz mais no print ali em cima, da somente 1333mhz,é nrmal isso?

Sim. As memórias RAM são do tipo DDR4 (Double Data Rate), ou seja, elas trabalham com 2x a frequência especificada, por isso ela é reconhecida como 1333MHz por alguns programas (2666/2 = 1333).

 

image.png

 

Primeiramente, existem alguns logs apontando para erros na estrutura de arquivos do seu Disco Rígido, mas elas não aparentam ser as responsáveis pelo problema, apenas mais um problema.

 

image.png

 

image.png

 

Analisando os logs, aparentemente, todos eles estão apontando para uma falha no processador. Primeiramente faremos uma análise nele para verificar se ele está com algum defeito:

 

Baixe o Intel Diagnostic Processor Tool: https://downloadcenter.intel.com/download/19792
Abra-o e vá em tools > Configs > preset > burn in test, esse teste fará uma análise por 2 duras no seu processador, deixe-o rodando e veja se dará algum erro.

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  • Membro VIP

@MaiconButzke Certo. Isso (felizmente) indica que não foi o processador o culpado, mas sim, ele quem detectou o erro. Agora teremos que descobrir quem é o culpado de fato.

 

Como existem erros apontando para o HD/SSD Instale e execute o Seatools para Windows para fazermos outros testes no seu SSD:

https://www.seagate.com/files/www-content/support-content/downloads/seatools/_shared/downloads/SeaToolsforWindowsSetup.exe

 

Com seu SSD selecionado, execute os quatro testes ali (sendo eles: Controle S.M.A.R.T., Teste rápido automatico da unidade, genérico rápido e genérico completo). O mais demorado é o Genérico Completo que pode demorar até 1 hora.

 

image.png

 

Faça esses testes no seu SSD primeiramente, e no seu HD, utilize todos menos o Genérico completo.

 

Se algo for detectado, poste as prints aqui.

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  • Solução

Galera tive que resolver do modo mais prático, como eu uso o computador para trabalho, eu não podia trabalhar com ele daquele jeito que se desligava A cada 15 minutos. Então comprei uma placa-mãe e uma fonte nova, estou trabalhando desde sexta com ele direto e não se desligou. Não sei qual das duas era problema, mas li que placa-mãe da PCWARE não era boa, aí troquei por uma da ASUS gaming TUF, e sobre a fonte que era de 200 w, troquei por uma da corsar de 650 w. Parece que resolveu meu problema. Obrigado a todos que tentaram me ajudar, mas como eu estava precisando muito trabalhar com meu computador, tive que tomar essas providências. Obrigado

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Em 15/11/2021 às 14:09, MaiconButzke disse:

Galera tive que resolver do modo mais prático, como eu uso o computador para trabalho, eu não podia trabalhar com ele daquele jeito que se desligava A cada 15 minutos. Então comprei uma placa-mãe e uma fonte nova, estou trabalhando desde sexta com ele direto e não se desligou. Não sei qual das duas era problema, mas li que placa-mãe da PCWARE não era boa, aí troquei por uma da ASUS gaming TUF, e sobre a fonte que era de 200 w, troquei por uma da corsar de 650 w. Parece que resolveu meu problema. Obrigado a todos que tentaram me ajudar, mas como eu estava precisando muito trabalhar com meu computador, tive que tomar essas providências. Obrigado

Como te falei no início, o mais provável seria a fonte, que poderia estar causando erros aleatórios, pelas oscilação nas tensões de alimentação dos diversos dispositivos. O importante é que foi resolvido, mas é uma pena que não conseguimos ter certeza do componente defeituoso!

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