Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Desde já, gostaria de agradecer a atenção. Seguinte, sou proprietário de um saudoso notebook com uma UHD Graphics 620 integrada, 8gb de RAM e um i5 de décima geração e gostaria de saber se aumentar a memória RAM melhoraria o desempenho de alguns jogos. sou um grande fã de Dark Souls e costumo jogar bastante, mas conforme os títulos avançam, vou tendo dificuldades em rodar os jogos. O remaster funciona bem, mas o 2 não roda direito em tela cheia e o 3 mal abre, e como eu sei que placas de vídeo integradas usam até metade da RAM do computador como VRAM, queria saber se colocar um segundo pente de 8gb adiantaria algo e me faria conseguir rodar esses jogos, já que o site de benchmark que pesquisei diz que deveria rodar. faço essa pergunta tendo em vista que só o sistema operacional já come 30-40% da RAM< então talvez ter mais diminuiria a carga do sistema e faria o jogo rodar sem que o computador fique "no talo".

Postado
2 minutos atrás, Guilherme Ally disse:

queria saber se colocar um segundo pente de 8gb adiantaria algo e me faria conseguir rodar esses jogos, já que o site de benchmark que pesquisei diz que deveria rodar. faço essa pergunta tendo em vista que só o sistema operacional já come 30-40% da RAM< então talvez ter mais diminuiria a carga do sistema e faria o jogo rodar sem que o computador fique "no talo".

Se RAM for o limitante, vai dar uma ajudada.. MAS, vídeo integrado Intel é bem limitado, por si só..

• Curtir 1
Postado
23 minutos atrás, Guilherme Ally disse:

Seguinte, sou proprietário de um saudoso notebook com uma UHD Graphics 620 integrada, 8gb de RAM e um i5 de décima geração e gostaria de saber se aumentar a memória RAM melhoraria o desempenho de alguns jogos.

Mais memória de vídeo não aumenta o desempenho do vídeo integrado, apenas reduz o gargalo ocorrido caso falte memória.
Não é como se fosse ganhar 20 FPS aumentando a quantidade de memória disponível.

• Moderador
Postado
50 minutos atrás, Guilherme Ally disse:

e como eu sei que placas de vídeo integradas usam até metade da RAM do computador como VRAM

Elas não usam até metade da RAM do computador. O vídeo integrado dos processadores tem um limite de quanta RAM eles podem utilizar, sendo que este limite é extremamente baixo em processadores Intel. Colocar mais memória RAM. fazendo um dual-channel, pode sim melhorar o desempenho dos jogos, mas a limitação não está na memória mas sim no fato de você estar utilizando o vídeo integrado de um processador Intel, que é extremamente fraco, especialmente para jogos do tipo.

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Basicamente, a função da memória RAM nos jogos é gerenciar os processos do game através do acesso aos arquivos que estão no HD, SSD ou SSHD, a depender da máquina de cada usuário. No caso dos games, a memória RAM acessa fases, cenários, etc., que estão alocados em algum lugar do armazenamento. E ainda tem os arquivos do sistema para acessar.

Se você tem pouca memória RAM (4GB com uma GPU integrada, por exemplo, é pouco) e ainda precisa dividir a RAM com a placa de vídeo, tanto o sistema quanto a GPU terão gargalos ao acessar informações gráficas e de arquivos do jogo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!