Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Up no setup Ryzen


Posts recomendados

Fala galera, volto ao fórum depois de 4 anos, depois que vocês me ajudaram a montar o meu primeiro PC gamer. Queria agradecer muito a comunidade, e hoje queria pedir uma outra ajuda, na melhoria do meu setup. Segue abaixo:

 

Ryzen 5 1400

ASUS B350-Plus

Hyperx DDR4 2400Mhz 1x8gb

GTX 1050TI Cerberus

2 HD 1TB

Fonte 500w Corsair

Monitor AOC HERO 144hz

Win10

 

Essa config eu fiz a 4 anos e me atendia razoavelmente bem para o que eu jogava (LOL/CS), hoje já tenho jogado que exigem um PC mais qualificado (tava querendo um console, mas os preços estão fora da minha realidade) e gostaria de fazer umas livezinhas.

Gostaria de perguntar para vocês, o que poderia melhorar nessa config? tenho um budget de cerca de R$1700 e o que mais eu gostaria de trocar no momento seria o processador e acrescentar mais um pente de memória de 8gb.

 

Outra dúvida, a placa-mãe teria que comprar uma nova ou apenas atualizar a BIOS? a memória, teria que ser da mesma marca e com mesmo "CL" e Frequência?

 

Abraços!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, iell disse:

Outra dúvida, a placa-mãe teria que comprar uma nova ou apenas atualizar a BIOS? a memória, teria que ser da mesma marca e com mesmo "CL" e Frequência?

Depende do processador que escolher. Chpset B350 suporta até Ryzen de segunda geração. 

7 minutos atrás, iell disse:

a memória, teria que ser da mesma marca e com mesmo "CL" e Frequência?

Memórias não precisam ser iguais para funcionarem juntas, mas o ideal é que elas sejam semelhantes, com frequência e latência (CL) parecidos. 

 

Com 1700,00 você n consegue trocar de placa-mãe para colocar um processador muito melhor, você pode dar um upgrade de processador e colocar um Ryzen 5 2600, hoje você só encontra ele em grandes varejistas, como Magazine Luiza, Americanas, Submarino, ou ent no mercado livre, que é onde eu te recomendo a comprar ele. 

Link do 2600: https://www.mercadolivre.com.br/processador-gamer-amd-Ryzen-5-2600-yd2600bbafbox-de-6-núcleos-e-34ghz-de-frequncia/p/MLB9196241?product_trigger_id=MLB9215959&pdp_filters=category%3AMLB1693&applied_product_filters=MLB9196241&quantity=1

memória RAM, a mais parecida com a sua que achei foi essa: https://www.kabum.com.br/produto/84471/memoria-corsair-vengeance-lpx-8gb-2400mhz-DDR4-cl16-preto-cmk8gx4m1a2400c16

 

Total: 1576,00

 

Eu também recomendo fortemente que você adquira um SSD, nem que seja para você armazenar somente o sistema operacional e principais programas. Uma indicação é esse: https://www.kabum.com.br/produto/100055/SSD-gigabyte-120gb-sata-leitura-500mb-s-gravação-380mb-s-gp-gstfs31120gntd

 

Total (com SSD): 1736,00

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, iell disse:

Fala galera, volto ao fórum depois de 4 anos, depois que vocês me ajudaram a montar o meu primeiro PC gamer. Queria agradecer muito a comunidade, e hoje queria pedir uma outra ajuda, na melhoria do meu setup. Segue abaixo:

 

Ryzen 5 1400

ASUS B350-Plus

Hyperx DDR4 2400Mhz 1x8gb

GTX 1050TI Cerberus

2 HD 1TB

Fonte 500w Corsair

Monitor AOC HERO 144hz

Win10

 

Essa config eu fiz a 4 anos e me atendia razoavelmente bem para o que eu jogava (LOL/CS), hoje já tenho jogado que exigem um PC mais qualificado (tava querendo um console, mas os preços estão fora da minha realidade) e gostaria de fazer umas livezinhas.

Gostaria de perguntar para vocês, o que poderia melhorar nessa config? tenho um budget de cerca de R$1700 e o que mais eu gostaria de trocar no momento seria o processador e acrescentar mais um pente de memória de 8gb.

 

Outra dúvida, a placa-mãe teria que comprar uma nova ou apenas atualizar a BIOS? a memória, teria que ser da mesma marca e com mesmo "CL" e Frequência?

 

Abraços!

 

O melhor cenário seria um R5 5600X com uma A520M DS3H, mas pra isso teria que esperar alguma promoção e vender o kit de processador e placa-mãe antigo. Já aproveitando para vender essa memória de 2400Mhz (uma frequência baixa para os padrões atuais) e comprar dois pentes de 8GB, com no minimo 3200Mhz de frequência.

 

Lembrando que existem sim mais opções mas acredito que a melhor seria essa. (me corrijam se estiver errado)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Breno Kuntz disse:

O melhor cenário seria um R5 5600X com uma A520M DS3H, mas pra isso teria que esperar alguma promoção e vender o kit de processador e placa-mãe antigo. Já aproveitando para vender essa memória de 2400Mhz (uma frequência baixa para os padrões atuais) e comprar dois pentes de 8GB, com no minimo 3200Mhz de frequência.

 

Lembrando que existem sim mais opções mas acredito que a melhor seria essa. (me corrijam se estiver errado)

O cara tem um orçamento de até 1700. Um 5600x + A520 DS3H vai dar no mínimo uns 2300

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Lenhal disse:

O cara tem um orçamento de até 1700. Um 5600x + A520 DS3H vai dar no mínimo uns 2300

Por isso citei a necessidade da venda do kit antigo no caso dessa escolha.

 

E também recomendo o uso de um SSD, pois ainda no Windows 10, os discos rígidos já são lentos demais, com a chegada do Windows 11 creio que a situação piore para usuários de discos rígidos 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Lenhal disse:

O cara tem um orçamento de até 1700. Um 5600x + A520 DS3H vai dar no mínimo uns 2300

Acho que nesse cenário ele venderia o kit atual e já colocava junto no orçamento, até porque trocar um 1400 por um 2600 mesmo que seja o máximo possível dentro do orçamento não vai ter muito ganho de desempenho nisso. Eu também acho que o melhor seria vender e partir para algo mais atual já, e colocar um SSD é algo muito importante também

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Lenhal disse:

O cara tem um orçamento de até 1700. Um 5600x + A520 DS3H vai dar no mínimo uns 2300

Olha, se for pra melhorar o setup, talvez eu consiga fazer um graaaaande esforço pra tentar algo assim. Olhei o R5 5600x com a minha GTX 1050Ti e achei o desempenho interessante, eu só n conseguiria trocar/acrescentar outro pente de memória. Esse setup vale a pena? tem outros mais em conta com o mesmo desempenho? Podem sugerir o que vocês fariam nessa situação, eu procuro um denominador comum e vejo o que faço. (se eu vender meu kit atual de processador e placa-mãe eu consiga uns R$1000)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, iell disse:

Olha, se for pra melhorar o setup, talvez eu consiga fazer um graaaaande esforço pra tentar algo assim. Olhei o R5 5600x com a minha GTX 1050Ti e achei o desempenho interessante, eu só n conseguiria trocar/acrescentar outro pente de memória. Esse setup vale a pena? tem outros mais em conta com o mesmo desempenho? Podem sugerir o que vocês fariam nessa situação, eu procuro um denominador comum e vejo o que faço. (se eu vender meu kit atual de processador e placa-mãe eu consiga uns R$1000)

Vou dar mais duas sugestões mais em conta:

 

i5 10400F +  H410M + Memória Corsair Vengeance LPX, 8GB, 2400MHz, DDR4 (para aproveitar seu pente de memória atual)

 

Ryzen 5 3600X comprado no Aliexpress + B450M + Memória Corsair Vengeance LPX, 8GB, 2400MHz, DDR4 (para aproveitar seu pente de memória atual)

 

As duas vão te trazer um bom ganho de desempenho. Futuramente recomendo a troca das memórias por alguma com frequência mais alta.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, depois de muitas opiniões, decidi pelo upgrade dos itens:

 

Ryzen 5 1400 > Ryzen 5 5600x

ASUS Prime B350- Plus > A520M DS3H ou ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II

?SSD 120gb para Win ou Dual Channel de memória RAM?

https://www.kabum.com.br/produto/118917/placa-mãe-gigabyte-a520m-ds3h-amd-am4-micro-atx-DDR4?gclid=CjwKCAiA1aiMBhAUEiwACw25MYK-HRxOQyhcnCjmRPX1aY9SkVAHBw8Zcvnog3LGjLsnk_A7mwF18hoCB94QAvD_BwE

 

https://www.kabum.com.br/produto/165133/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-a520m-plus-ii-amd-am4-matx-DDR4-90mb17g0-m0eay0?gclid=CjwKCAiA1aiMBhAUEiwACw25MTUjtTuHnG-vJAsI6Vit6uGE7k2J6RhHW0vnbRtsa8-GWaxFVXR_tRoCM_oQAvD_BwE

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15692/processador-amd-Ryzen-5-5600x-37ghz-46ghz-turbo-6-cores-12-threads-cooler-wraith-stealth-am4?gclid=CjwKCAiA1aiMBhAUEiwACw25MVze1bURbEd-uKOfbnA_RZZdVlYxPs3QhoqNUnvVHsZGB8JLtDLxTBoCzAYQAvD_BwE

Total: +/- R$2400 (vamos ver os descontos até a BF). 3 peças estão sendo o valor do meu setup TODO de 4 anos atrás kkkkk, mas fazer o que, BRASIL IL IL

 

No final, o setup ficaria assim:

Ryzen 5 5600x

A520M DS3H ou ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II

GTX 1050TI Cerberus    *vou manter

Hyperx DDR4 2400Mhz 1x8gb ou DDR4 3200Mhz 2x8gb 

2 HD 1TB  *vou manter

SSD 120gb  *talvez

Fonte 500w Corsair  *vou manter

Monitor AOC HERO 144hz    *vou manter

Win10   *vou manter

 

O que acham? 1080p Medium/High em todos os jogos? Outras sugestões?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@iell entre o SSD e mais um pente de memória eu fico com o SSD, mais pra frente se você puder adicione mais memória com uma frequência maior. Pois SSD é algo meio "chato", tem que instalar o sistema nele e etc, memória é só encaixar e ta pronto.

Bom setup, infelizmente os preços no Brasil estão desse jeito, não tem muito o que fazer, mas seu setup ficou com um ótimo custo/beneficio, vai rodar tudo tranquilo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, acho besteira voce trocar agora toda a plataforma para algo que já esta em fim de geração. Os próximos Ryzen que serão lançados daki 3 meses usarão um novo socket AM5 e memórias DDR5...

 

Na minha opinião voce deveria trocar apenas o processador colocando um Ryzen 3600, e acrescentar mais 1 pente DDR4 para fazer dualchannel. Esse conjunto já é suficiente para voce conseguir empurrar até uma RTX 3080, e mais pra frente quando as novas tecnologias de DDR5 e PCIe 5.0 estiverem mais acessíveis aí sim voce troca tudo.

 

Obs: usando a sua GTX 1050ti a diferença de performance entre um 5600x e um 3600 é próxima de zero!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira mas colega, se eu for esperar lançamento dos novos Ryzen, provavelmente eu teria que gastar mais de 3k só em processador, placa-mãe e memoria DDR5

 

Ryzen 5 5600x ta mais barato que um 3600 no momento, e a diferença de desempenho é considerável.

 

Jamais pegaria uma placa de vídeo de mais de R$3000, então uma 3080 ou algo parecido ta fora de cogitação

 

To atualizando o Setup para usar mais uns 3-4 anos (se a placa-mãe que eu comprar der para uma próxima geração, vai ser ótimo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@iell Eu não falei para voce comprar os novos Ryzen e os DDR5 agora mas sim daki uns 2 ou 3 anos. O problema de voce comprar o 5600x é que voce terá que trocar a placa-mãe tambem aumentando bastante os seus gastos. Se optar pelo Ryzen 3600, que custa 980 reais na aliexpress, voce poderia manter a sua placa-mãe atual reduzindo pela metade o seu gasto total. A sua placa-mãe atual eu a considero melhor que a A520, ela possui dissipador de VRM, possui 2 slot PCIe 16x, permite overclock, etc, enquanto a A520 não possui nada disso. Essa A520 DS3H é uma boa placa, eu mesmo já recomendei para diversas pessoas aqui no forum, mas o upgrade natural da sua B350 seria para a B550...
O socket AM4 já esta em fim de carreira, a nova geração dos Ryzen será no socket AM5 e isso já esta certo.

Enfim, essa é apenas a minha opinião. O seu Ryzen 5 1400 4C/8T esta tendo gargalo com a GTX 1050ti?!
Pensando no desempenho em jogos, melhorar o processador vai aumentar muito pouco a sua performance em jogos pois o limitante no seu caso eu acredito que seja a GPU e não a CPU. voce até poderia fazer um overclock nele para melhorar um pouquinho o desempenho e deixar pra resolver a troca do kit inteiro para o ano que vem, pois mesmo que voce não pegue os novos Ryzen com DDR5, com certeza o preço dos Ryzen atuais irão despencar. Eu não duvido nada que a gente passe a ver o Ryzen 3600 sendo vendido por 599 reais que era o preço do 1600AF a poucos meses atrás.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira Entendi... Então se for o caso, é melhor esperar a nova geração? Tenho medo por causa do preço do dólar....  esse upgrade não é urgente, com uns R$3.5k daria pra atualizar o setup ano que vem com a nova geração (placa-mãe + processador + memoria)? Se for mais recomendado, eu junto o dinheiro até lá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, iell disse:

@gutopereira Entendi... Então se for o caso, é melhor esperar a nova geração? Tenho medo por causa do preço do dólar....  esse upgrade não é urgente, com uns R$3.5k daria pra atualizar o setup ano que vem com a nova geração (placa-mãe + processador + memoria)? Se for mais recomendado, eu junto o dinheiro até lá

Se não é urgente, acredito que o melhor seja esperar, também estou pra dar um upgrade no meu computador, entretanto vou esperar lançarem as placas mãe intermediárias LGA 1700 para ter certeza de que não estou fazendo uma escolha errada, já que me arrependo muito de ter escolhido meu i5 kkkk. Enfim, enquanto seu computador te atende, não vejo o porque melhorar, a não ser que tenha dinheiro sobrando, já que, se aguardar mais um pouco, além dos preços dos componentes abaixarem, você também terá mais dinheiro disponível para o upgrade.

Reforço a ideia de, não é porque você vai esperar chegar novos processadores no mercado, que você vai comprar, pois além de virem caros, os processadores mais "antigos" vão continuar tendo um bom desempenho, o Ryzen 5 5600X por exemplo é um monstro e que vai durar ainda uns bons 5 anos ou mais sendo um ótimo processador.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@iell

 

Tu pode fazer o simples: R5 3600 do Ali.. Não olhei preços, mas a BF da China é no 11/11.. Vai que, acha barato lá..

 

É só uma 1050Ti de placa mesmo, vai levar sobrando.. Como placa de vídeo, ainda vai demorar uns 2 anos, pelo menos, pra voltar ao preço normal, tem tempo o bastante pra pensar num up maior....

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!