Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal preciso ligar uma ventoinha nessa fonte da foto, mas eu não tenho voltímetro pra saber qual é o fio positivo e negativo. 

Se fizer por tentativa e erro da certo? Minha chance é de 50%. Caso inverta os vai queimar ela ou a fonte? 

• Membro VIP
Postado
19 minutos atrás, mineirimbb disse:

Caso inverta os vai queimar ela ou a fonte? 

Altas possibilidades. Se tiver 1 led e 1 resistor ou similar é fácil identificar o + e -... tens?

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, PedraX disse:

Não queima.Apenas vai inverter o sentido da rotação.

Nem sempre é assim. Já queimei uma ligando ao contrário, algumas tem um circuito eletrônico interno que pode queimar. 

Outras tem somente um CI dedicado que permite ser ligado invertido. 

@mineirimbb no anúncio diz que tem led de decoração. Você pode alimentar encostando o fio rapidamente, o lado que o led acender é o correto. 

• Amei 2
  • Membro VIP
Postado

Se for motor brushless tem o circuito do @Renato.88 dentro. A descrição menciona 'Conector: Molex 4 Pinos (Fonte) / 3 Pinos (placa-mãe)' ... neste caso pra ligar errado você tem que querer mesmo. Baseie-se nas cores algo como

cabo-molex-para-cooler-4-coolers-x-3-pinusa ser padrão

Não te esqueças de ver se é 12 ou 5V. vermelho/amarelo é + , preto é -

• Amei 1
Postado

@.if Obrigado! Se fosse vermelho e preto seria fácil rs

IMG_20211115_143639.thumb.jpg.407868b5d4b9dca6c38484cde68e1879.jpg

IMG_20211115_143735.thumb.jpg.6dec9e18ccfea50efcf40bc3f10f9a8f.jpg

Todos os cabos são pretos. Mas na primeira foto, o fio que está desencapado tem um riscos brancos nele. O cabo moleza também tem. Eu corto e tiro o conector e utilizo os dois fios dele para ligar nos fios da fonte? (Roa é de 12v). Vou cortar é só encostar. Se funcionarem eu passo fita. 

Postado
8 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Minha pergunta continua. Se são iguais, como você os distinguiu?

Não são iguais. 

Um é somente preto e o outro tem listras. Se tiver um terceiro as listras são diferentes e assim por diante. 

• Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, Renato.88 disse:

Não são iguais. 

Ele disse que são:

29 minutos atrás, mineirimbb disse:

Mesmo os fios sendo pretos, ambos tinham a mesma marcação.

ERRATA

OK... ele disse antes:

2 horas atrás, mineirimbb disse:

Todos os cabos são pretos. Mas na primeira foto, o fio que está desencapado tem um riscos brancos nele.

• Membro VIP
Postado

Não precisava ir pela listra. Basta seguir a posição no conector

IMG_20211115_143735.jpg

e comparar com

cabo-molex-para-cooler-4-coolers-x-3-pin

off 1/2 on

era uma vez um par de fios vermelho e preto desconectado que ligava numa bateria. Liguei de maneira óbvia. vm+ pt- e 💥bummm. Chinês f d p não havia seguido o padrão 😡

• Obrigado 1
  • Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!