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Pessoal, comprei uma sucata de um velho aparelho Gradiente (SMZ-95) e gostaria de aproveitar o módulo rádio. Já abri ele, separei as placas e vi que a placa de rádio, ligando apenas Vcc, GND, esquerda e direita, está funcionando bem. Gostaria de montar uma bugiganga com ela mas estou cheio de dúvidas.

 

1484094615_placaderadio.jpg.0789ca9629e636624b32c849f67a7766.jpg

 

Será que dá para trocar a chave AM/FM (canto inferior direito da foto), por uma que seja fixável no painel da bugiganga e que, de preferência, tenha 3 posições? (AM/FM mono/FM estéreo). Pergunto isso por duas razões:

 

Uma que às vezes uma estação de FM mais longe não pega tão bem em estéreo quanto em mono. E pelo que entendi, a placa foi montada com apenas duas opções, FM (obrigatoriamente estéreo) e AM.

 

Além disso, seria bom se a única adaptação fosse a de bolar um mecanismo para fazer sincronizar um ponteiro num mostrador dial e o ajuste do capacitor variável. Se eu fosse usar a chave que já está na placa, ficaria com as possibilidades de fixação dela no chassis com menos opções.

 

Pelo que entendi do datasheet e do manual de serviço, se colocar Vcc no pino 16, vale AM, se colocar Vcc no 17, vale FM mono e se não colocar Vcc nem no 16 nem no 17 vale FM estéreo, será que é isso mesmo? Poderiam me ajudar com essas conexões?

 

Por último, como no DS diz que a tensão máxima para esse chip é de 8v, fiz funcionar com 6v mas fiquei pensando: "Se o máximo é 8v, como o aparelho funcionava com 6 pilhas A, de 1,5v cada?" (Em tempo: não ousei ligar o aparelho na tomada antes de desmontar porque achei o trafo muito enferrujado, suspeito...).

 

O datasheet desse chip é esse aqui:

 

ka2293.pdf

 

Não deu para trazer o manual de serviço, pelo tamanho, mas hospedei aqui.

 

Grato!

  • Amei 1
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11 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Pelo que entendi do datasheet e do manual de serviço, se colocar Vcc no pino 16, vale AM, se colocar Vcc no 17, vale FM mono e se não colocar Vcc nem no 16 nem no 17 vale FM estéreo, será que é isso mesmo?

Sim, é isso. Mas podemos interpretar a mesma coisa de uma maneira mais simples, veja:

O pino 16 seleciona AM e FM, independente de ser estéreo ou não. Então pino 16 no VCC e fica no AM. 

 

O pino 17 seleciona Estéreo ou mono, mas só vale pro FM. Se colocar VCC nele o FM fica mono, se deixar livre fica estéreo. 

No AM tanto faz a ligação do pino 17, sempre será mono. 

 

Você pode retirar a chave da placa e colocar 2 outras chaves no seu painel. 

Uma ligada no pino 16 e outra no pino 17.

 

18 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Se o máximo é 8v, como o aparelho funcionava com 6 pilhas A, de 1,5v cada?"

Costumam colocar um resistor em série, ou então algum tipo de regulador (seja zener, transistor ou os 78xx da vida). 

20 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

: não ousei ligar o aparelho na tomada antes de desmontar porque achei o trafo muito enferrujado, suspeito

Deve ter sido só chuva mesmo, mas se já queimou por outro motivo não vai mais causar problema. 

Nesse caso os testes de continuidade com o multímetro ajudam. 

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  • Obrigado 1
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6 horas atrás, Renato.88 disse:

Nesse caso os testes de continuidade com o multímetro ajudam.

 

Pela continuidade parece que está tudo certo. Mas está muito feio, enferrujado, vou guardar mas só como sucata, mesmo. Ainda mais porque acho que vai dar para ter um único trafo tanto para o rádio quanto para o amplificador, o BT, o pré-RIAA e o pré geral.

 

 

Bom, como você orientou, retirei a chave - a única função extra, além de chavear entre AM e FM, era levar alimentação ao led que indica sintonia - e funcionou direitinho: sem nada nos pinos 16 e 17, FM estéreo. Vcc no 17 dá FM mono. Vcc no 16, AM.

 

Agora o que acho que vai dar bastante trabalho: o knob de sintonia. O eixo do capacitor variável, entre os dois limites de frequência - a mais alta e a mais baixa - dá apenas meia volta! Ou seja, qualquer mínima rotação nesse eixo e o rádio perde sintonia. Então vou ter que improvisar algo como esses redutores de velocidade de motores DC... Mas só o redutor, sem o motor. Vamos ver... E, se der, criar um ponteiro num mostrador dial. Tava pensando também num redutor parecido com o das cravelhas de afinar violão, rosca infinita + engrenagem (que como se vê na foto, já tem). E tem que ficar bem firme...

 

Que tal? Teria alguma dica?

Postado
40 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Teria alguma dica?

Nos rádios comuns temos sempre uma roda grande no variável e um eixo fino no botão de sintonia. 

Quem leva a Tração é aquela bendita cordinha que "dá um nó" na cabeça de qualquer técnico que precisa mexer com ela. 

O ponteiro também é levado por ela através de roldanas presas à carcaça do rádio. 

 

Em rádios mais modernos eu já vi sistemas com engrenagens, enquanto que o ponteiro não dependia mais da cordinha. Ele era todo de plástico em um sistema que ia se enrolando ou desenrolando de um carretel. 

 

O sistema da tarraxa de violão é interessante, mas não vai escapar de ter que enrolar o ponteiro numa cordinha. 

 

Eu tenho um rádio assim que eu montei, mas pra evitar confusão nunca coloquei um ponteiro nele. :lol:

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Em 15/11/2021 às 23:45, Renato.88 disse:

Em rádios mais modernos eu já vi sistemas com engrenagens, enquanto que o ponteiro não dependia mais da cordinha. Ele era todo de plástico em um sistema que ia se enrolando ou desenrolando de um carretel. 

 

Esse daqui é assim.

 

Em 15/11/2021 às 23:45, Renato.88 disse:

Eu tenho um rádio assim que eu montei, mas pra evitar confusão nunca coloquei um ponteiro nele.

 

Direto, no eixo do capacitor varável, tô achando muito difícil tanto sintonizar quanto manter a sintonia. Qualquer tremida na mesa, aqui, já tira de estação...

 

Você fez sem ponteiro mas com algum tipo de redução?

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17 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Você fez sem ponteiro mas com algum tipo de redução?

Esse meu é diferente, usei uma sucata de um rádio para automóvel dos anos 70. 

Nele, a bobina que é o variável, naquele tópico do Pionner que rolava aqui no começo do ano deve ter fotos da engenhoca. 

 

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  • 2 semanas depois...
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Pessoal, está bem difícil desenvolver um redutor mecânico para que vária voltas num botão signifiquem poucos graus no eixo do capacitor variável, quem sabe daria para fazer algo com um potenciômetro de, digamos, 10 voltas, um 555 e um servo motor? Um exemplo:

 

 

Como não conheço pessoalmente esse servo motores, antes de gastar dinheiro, tempo e esperança, gostaria de saber o que os mestres acham:

 

Motores desses (por exemplo Tower Pro 9g SG90, esse aqui) tem torque suficiente para girar o eixo do capacitor variável?

 

Esses motores são precisos o suficiente?

 

A ideia seria acoplar direto o eixo do motor ao eixo do capacitor já quem ambos rodam 180°. Será que o magnetismo do motor afetar o capacitor? E que tal circundar a caixinha do servo com uma tira de aço que não dê a volta completa na caixinha mas que quase fique, como naqueles anuladores de magnetismo que há em alguns motores convencionais?

 

(Em tempo: conversei com uma pessoa que lida com impressão 3D para engrenagens e, pelo que ele disse, ficaria mais caro que um portátil com FM novo, desses!

 

 

Postado

@rmlazzari58 ,

 

A menos que seu variável seja aquele tipo com muitas secções de alta capacitância, ele servirá.

Existem modelos um pouco mais caros com potência maior para casos de esforços maiores.

Eles são tipo servo, ou seja, são bem precisos, mas claro que usar um potenciômetro comum vai limitar a resolução do seu sistema.

Uma maneira bem mais precisa é você controlar com um micro controlador, ou um Arduino, que pode gerar o sinal com resolução de décimos de grau para o servo, o que lhe permitiria um controle muito preciso.

 

Um exemplo :

 

https://www.intorobotics.com/tutorial-how-to-control-the-tower-pro-sg90-servo-with-arduino-uno/

 

Teria de dar uma mexida no código para ter a precisão de décimos de graus, mediante um segundo potenciômetro ( ficaria um como COARSE e outro como FINE ) .

 

Paulo

 

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3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

quem sabe daria para fazer algo com um potenciômetro de, digamos, 10 voltas, um 555 e um servo motor?

Eu já tentei isso, até comentei lá no tópico do rádio. 

A diferença é que não tinha potenciômetro, seriam dois push bottons cada um fazia o motor girar para um lado. 

Tinha um sistema de redução retirado de um vídeo k7 e tudo, mas mesmo assim era difícil acertar as estações somente apertando os botões, as vezes ia demais, outras vezes de menos e ficava chiando.

Sem contar a interferência que o motor dava no rádio quando era acionado. 

Acabei desistindo da ideia e procurei fazer com sucatas de um radio digital com diodo varicap. 

 

Por falar neles, é possível substituir o seu variável mecânico por diodos varicap, aí sim um potenciômetro pode fazer o serviço facilmente. 

 

Voltando a ideia mecânica, eu já fiz o seguinte: prendi no variável um disco redondo de uns 7 cm de diâmetro, ao empurrar o dedo pelas bordas fica mais fácil escolher uma estação. Quanto maior o disco melhor. 

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  • Obrigado 1
Postado
Em 30/11/2021 às 12:20, Renato.88 disse:

Quanto maior o disco melhor. 

Dobrei os 7cm, Xará, coloquei com 14 e... quase 15, e ficou bem preciso.

 

O legal é que dá para fazer esse disco com MDF de 3mm, que é relativamente leve, e dá até para fazer uma espécie de cinta ao redor do círculo, dividida ao meio com uma caneta dessas que escrevem em transparência de forma a escrever, do lado de cima da cinta, a escala FM e embaixo, a escala AM, poupando assim o trabalho de inventar um mostrador de dial.

 

Valeu!

 

Vamos ver se consigo bolar um jeito de fazer essa cinta de forma que, com o tempo, o dedo não vá apagando as marcações aos poucos...

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