Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Função (delay) no Arduino


Posts recomendados

Bom dia pessoal.

 

@Thiago Miotto não sei se entendi bem. O que você chama de portas livres? Pelo que vi aqui, os pinos próximos aos conectores são saídas de 5v e GND, e (não sei) não servem como entrada.

Já os conectores são para encaixe de outros módulos de 4 canais.

Eu também perguntei ao fabricante, mas para ligar a fonte diretamente ao módulo preciso compartilhar o GND com a placa, o que, pelo que tenho aprendido com vocês aqui, não é ligar diretamente - rs.

 

@aphawk obrigado pela super aula que está me dando.

Não sabia nada disso que você está me falando.

Estou vendo aqui para:

1: separar a parte do projeto da parte elétrica, em dois quadros distintos;

2: inserir o resistor que você indicou nos fios de comunicação entre os arduinos (até eu encontrar uma forma melhor de deixar apenas um Arduino funcionando - e a propósito, o UNO não dá conta de processar o app Blynk; só o Mega);

3: pesquisei na internet e vi muitas dicas sobre a confecção de um filtro RC (resistivo capacitivo), usando um capacitor 334k 440v e um resistor 100 ohms ligados em série, para filtrar o ruído de contatoras e bobinas. Você acha que isso já resolveria o problema das interferências?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Alexandre Mariz Paiva disse:

e a propósito, o UNO não dá conta de processar o app Blynk; só o Mega

No github deles diz que é compatível. Que estranho
https://github.com/blynkkk/blynkkk.github.io/blob/master/SupportedHardware.md

 

Mas de qualquer forma, chegou a cogitar colocar um esp no lugar do arduino e retirar o cabo e fazer a conexão por wifi? Embora a maior economia disso que seria o cabo não vai ocorrer se você já tem o cabo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Alexandre Mariz Paiva disse:

Estou vendo aqui para:

1: separar a parte do projeto da parte elétrica, em dois quadros distintos;

2: inserir o resistor que você indicou nos fios de comunicação entre os arduinos (até eu encontrar uma forma melhor de deixar apenas um Arduino funcionando - e a propósito, o UNO não dá conta de processar o app Blynk; só o Mega);

3: pesquisei na internet e vi muitas dicas sobre a confecção de um filtro RC (resistivo capacitivo), usando um capacitor 334k 440v e um resistor 100 ohms ligados em série, para filtrar o ruído de contatoras e bobinas. Você acha que isso já resolveria o problema das interferências?

 

 

Opa Alexandre, eu estou aqui justamente para passar para a frente a experiência que tive em tantos trabalhos diferentes , fico contente que você consiga aproveitar !

 

1 - Nem precisa ser em quadros distintos, mas em barramentos de fiação separados.

2 - OK . Mas quem escreveu esse Blynk não sabe usar muito bem os recursos.... eu estou muito acostumado a tirar sangue de um Atmega328P, que é o que se usa no Uno, e uso Basic e Assembler. Não vejo o porque ele não daria conta do Blynk, talvez porque escreveram tudo em C e não souberam extrair tudo do hardware do Atmega328P.

3 - É un Snubber, isso tira a centelha dos contatos e também dá uma atenuada no ruído. Vale a pena sim.

 

Mas, e quanto à alimentação dos módulos ? O que você vai fazer para filtrar os ruidos que estão causando o travamento da aplicação ? Precisa identificar exatamente qual módulo ( ou quais ) estão travando ...

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia pessoal.

 

@rmlazzari58, @.if, @MOR, @Thiago Miotto, @aphawk e a todos os que ajudaram nesse meu problema.

 

Em primeiro lugar demorei para voltar aqui no post porque após a instalação dos snubbers em cada uma das solenóides e na contatora, deixei o sistema rodando por 10 dias (hoje já está em 12 dias) direto e...AS INTERFERÊNCIAS FORAM SUPRIMIDAS E O SISTEMA ESTÁ FUNCIONANDO!!!! 🥳

 

O módulo relé que estou usando realmente precisa compartilhar o GND com a placa senão não funciona com fonte separada (desde quando isso é fonte separada - 🤣), e como não tinha outro de oito vias aqui comprei e estou esperando chegar pra trocar também.

 

Além disso, relendo os posts vi que me orientaram a colocar um snubber também na entrada de energia, o que vou providenciar, mas o sistema já está funcionando muito bem.

 

@aphawk, com relação ao Blynk concordo com o que disse, e eles acabaram de lançar outra versão do aplicativo, com muito mais recursos e até compatibilidade com comandos de voz, mas não sei se resolveram o problema de ser bem pesado. De qualquer forma, agora cobram por mês para utiliza-lo (antes a cobrança era pelos widgets utilizados no projeto), o que me parece ficou um pouco menos interessante em usar. Vou começar a procurar outra plataforma que faça isso.

 

De qualquer maneira já quero aqui agradecer imensamente a todos que me ajudaram.

 

Muito obrigado mesmo.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 horas atrás, Alexandre Mariz Paiva disse:

 INTERFERÊNCIAS FORAM SUPRIMIDAS E O SISTEMA ESTÁ FUNCIONANDO!!!! 

Kibon. No entanto já ouviu falar da lei de murph?Algo como... a falha pode ocorrer no pior momento e causar o maior estrago e maior prejuízo possível. Para reduzir mas não zerar este risco, considere implementar as outras técnicas e soluções descritas.

 

21 horas atrás, Alexandre Mariz Paiva disse:

a procurar outra plataforma que faça isso

Por acaso já consideraste o appinventor? ( https://appinventor.mit.edu/ ). Meio que já brinquei mas não me achei totalmente nele. É compatível com teu projeto? É que também tenho tais interesses .. futuros 😜

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!