Ir ao conteúdo

Computador com linux mint não desliga, só reinicia

Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

Postado

Ontem eu instalei o linux mint 20.2 cinnamon 64 bit no meu computador. Correu tudo bem na instalação, tá funcionando tudo perfeitamente. Só que na hora que eu fui desligar  o computador, ele não desliga. Ele vai desligando, porém logo em seguida religa sozinho, como se tivesse apenas reiniciando. Alguém sabe o que é isso?

Obrigada.

Postado

@Ferox Graxaim Só tem esse sistema operacional. O computador é novo, ele veio com outro sistema operacional, o linux debian, mas tava muito desatualizado e tinha sites que não acessavam, então eu instalei o linux mint e apaguei o debian e deu tudo certo.  Eu instalei pelo pendrive, porque meu computador não veio com drive de dvd. Só na hora de desligar que eu vi que não desligava.

• Membro VIP
Postado

@Camilla Karine Tente iniciar novamente o Linux pela mídia de instalação, e veja se o computador desliga normalmente por lá. (Não é para reinstalar o Linux Mint, e sim para testar se o Live CD desliga normalmente).
"Live CD" é o tipo de mídia que permite iniciar sistema sem instalá-lo, podendo ser um pen-drive ou um CD/DVD.

Sabe dizer se o problema ocorria no Debian?

• Curtir 1
Postado

@Camilla Karine  

- Você atualizou o sistema ? se ainda não o fez., acesse o terminal e execute:

sudo apt-get update "enter"

* informe a senha "enter"

sudo apt-get upgrade "enter"

Instale o gedit , executando:

sudo apt-get install gedit "enter"

após a instalação execute:

sudo gedit  /etc/default/grub   "enter"

No arquivo localize a linha -> GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"

altere a mesma para -> GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash acpi=force"

clique em salvar e feche o gedit.

voltando ao terminal., execute:

sudo update-grub "enter"

sudo reboot  "enter"

• Curtir 1
Postado

Eu fiz o processo no terminal, mas continua sem querer desligar. Depois eu iniciei o linux pelo pendrive e desliguei e ele religou de volta. Ela desliga, fica uns 2 segundos desligados e religa sozinho.

@Ferox Graxaim Fiquei só um ou 2 dias no Debian, mas não aconteceu isso antes.

Fora isso o linux mint tá funcionando tudo perfeito.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Isso ou é bug no BIOS ou incompatibilidade do kernel com o BIOS. Primeiro tenha certeza que o Mint está atualizado, com a última versão do kernel disponível no repositório. Depois, persistindo o problema, teria que ver se existe alguma atualização de BIOS que pudesse ajudar. Ou testar outras distribuições, sem instalar, com kernel mais novo e ver se faz diferença.

• Curtir 2
Postado

@Marcos FRM

- O engraçado é que tenho observado que algumas distros baseadas no Ubuntu estão apresentando esse erro.

Estava com o KDE Neon e o mesmo problema citado no tópico. Ai instalei o Feren Os e não ocorreu o erro. 

* estou com dual boot Manjaro e Feren Os.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...