Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Estou estudando sozinho a partir de uma apostila que baixei na Internet. O problema é que tem um exercício que não estou entendendo:

_ Ele pede assim

Meça a corrente

fonte( 5v)   resistor(100 R)   A: 

fonte(10v)  resistor(100 R)   A:

fonte(15v)  resistor(100 R)   A:

fonte(20v)  resistor(100 R)   A:

O problema é que o Resistor está pegando fogo !

Fiz tudo certinho: abri o circuito para inserir as pontas do Multimetro na escala de mA , reforcei os cabos com 4mm, mas nada ! O resistor continua pegando fogo. 

Por favor , me ajudem.

Vou mandar fotos:

20211204_174419.thumb.jpg.900d42a18d0d903f32341390d68d0f62.jpg

20211204_174507.jpg

• Curtir 1
Postado

Esse resistor pequeno provavelmente é de 1/4W (0.25W). Com 10V você está colocando 1W sobre ele, mais do que ele deveria aguentar.

Para esse seu experimento você tem que usar aqueles que são maiores (tipo 5W).

Acho que é isso.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Para cada montagem você deverá ter calculado a potência, e usar um resistor a contento: ¼W, 1W, 2W, 5W, e por aí vai. Se for se demorar em cada experimento, calcule com folga ou você danificará o resistor.

P = V² / R

Pa = 5² /100
Pa = 25 /100
Pa = ¼W

Pb = 10² / 100
Pb = 100 / 100
Pb = 1W

Pc = 15² / 100
Pc = 225 / 100
Pc = 2,25W

Pd = 20² / 100
Pd = 400 / 100
Pd = 4W

Você pode comprar um único resistor de 7W, se quiser. Um de 5W também dá.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
13 horas atrás, Renato.88 disse:

a corrente ficará na casa dos uA. Será difícil pra medir

... e ainda mais se estiver medindo com o amperímetro da fonte.

A dica (que acho que já vos dei) é nem mesmo usar o amperímetro do multímetro mas sim um R de valor baixo e uso da lei de ohm. I=V/R

Lei-de-ohm.png?fit=352,394&ssl=1

Como acabas de sentir na pele (quase literalmente), um dado que não pode ser negligenciado é a potência dissipada x capacidade de dissipação pelo componente.

Off 1/2 on ... antigamente  na infância quando eu via os dados do 2n3055 60V e 30A (digitei de memória) de cara multiplicava ambos e imaginava mentalmente que ele suportava uma carga de 1800W. Nem dava bola (nem prestava atenção) aos 115W máximo que constava no datasheet. Os 'atuais' se suportam 40W é muito

🤪

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, .if disse:

...antigamente, na infância, quando eu via os dados do 2n3055, 60V e 30A (digitei de memória), de cara [eu] multiplicava ambos e imaginava mentalmente que ele suportava uma carga de 1800W.

Nem dava bola (nem prestava atenção) aos 115W máximo, que constavam no datasheet.

Os 'atuais' [2n3055], se suportam 40W, é muito! 🤪

É transistor. Deve haver algum detalhe para uma leitura acertada do datasheet. Estou sem tempo para entrar nisso agora.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Esses exercicios são para quem estuda ver na pratica os numeros, e não ficar só na teoria. Isso que você fez mostra a importancia de calcular e colocar um resistor de potencia adequada para não queimar e nem queimar a pcb da placa.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!